Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

CUTUCAR ONÇA COM VARA CURTA

                                                                                                                 *Osny Araújo

Ouvi no início da semana uma entrevista do vereador Paulo De Carli (PRTB), no jornal Em Cima da Notícia, da Radio Amazonas FM, apresentado pelos amigos Patrik Mota e Odinéia Araújo e ficou claro que o político está se preparando para cutucar onça com vara curta, ou seja, vai transformar a Câmara Municipal de Manaus num verdadeiro vespeiro. É só uma questão de tempo.
O fato, é que Paulo De Carli, considerando que o Regimento da Câmara é muito antigo e precisa de renovação, até pelo número de vereadores, que precisam de mais tempo para os seus discursos etc. e tal, quer alterar o horário de funcionamento do plenário, ou seja, quer aumentar o trabalho dos vereadores, sem alterar o trabalho nas Comissões Técnicas da Casa.
Caso a idéia seja aprovada, os nossos nobres vereadores passarão a trabalhar um dia a mais no plenário e com duas horas a mais diariamente e certamente, nem todos os nossos abnegados representantes do povo concordarão com De Carli, que vai arrumar muita sarna para coçar.

O pensamento é salutar, a idéia é boa e já começa a ganhar o apoio da sociedade e o princípio é ético, resta saber, se os demais vereadores pensam da mesma maneira, o que eu duvido.
Uma coisa é certa. A proposta de Carli vai gerar uma baita discussão na CMM, como deve ser um Legislativo dentro de um regime democrático como o nosso. Mas, não é apenas com o horário de trabalho em plenário que o vereador quer mexer.
Ele proporá também que o aumento salarial dos nobres vereadores, ao contrário do que ocorre no momento, quando eles mesmos aumentam os seus salários, siga o mesmo trâmite e em percentual igual ao do salário mínimo, ou seja, passe a ser igual ao percentual oferecido pelo Governo aos demais trabalhadores brasileiros. A idéia além de justa, é das mais simpáticas.
Pelo regime atual, hoje os vereadores só atuam no Plenário de segunda a quarta feira, ou seja, três dias por semana, três horas por dia, bem diferente dos tradicionais trabalhadores que por sei são obrigados a suarem as camisas quarenta horas semanais.
Não resta a menor dúvida de que o vereador De Carli vai comprar uma grande briga com os seus pares, mas, por outro lado, vai ser olhado com mais respeito pela população, especialmente os seus eleitores e com isso, vai alicerçando o caminho de uma reeleição ou quem sabe, vôos mais altos na política.

No momento em que a classe política brasileira está em queda livre perante a sociedade brasileira, caso a Câmara Municipal de Manaus aprove as mudanças, até por pressões populares, o fato poderá reabrir a possibilidade de a sociedade voltar a acreditar um pouco mais nos nossos políticos e além saindo na frente nesse processo moralizador, e possa servir de exemplo para o Brasil, fomentando discussões e mudanças em outras Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e no próprio Congresso Nacional. Coisas que só acontecem na democracia.

Será interessante, que para a discussão dessas importantes questões, a Câmara Municipal de Manaus chame a sociedade civil organizada pelos seus vários seguimentos para uma ampla discussão da matéria, até pela sua grande importância, como para que possa receber contribuições pára o seu melhoramento. Isso é o que se espera de uma democracia plena, especialmente em se tratando de um Poder cujos membros são eleitos pelo povo, lembrando sempre que “O Poder emana do povo e em seu nome será exercido”. Que assim seja.
Está na hora, dos nossos políticos criarem coragem e atuarem com mais seriedade no Parlamento, com propostas que realmente interessem à sociedade, deixando de lado o fisiologismo e as questões que digam respeito ao povo possam ser trabalhadas com mais vontade, seriedade e dedicação, como está ensaiando fazer o vereador Paulo De Carli, mesmo sabendo que vai comprar uma grande briga com vários de seus pares e para vencer a batalha, precisará ter um poder muito grande de convencimento, isto porque, a idéia do vereador é alterar a carga horária de trabalho e mexer na parte mais sensível do corpo humano – o bolso.(Com publicação simultânea nos Sites noticianahora,tadeudesouza, amazonianarede e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br





Nenhum comentário: