Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Fisioterapia nas UTIs reduz tempo de internação dos pacientes

Publicado em Segunda, 01 Abril 2013 08:40
Amazonianarede - Redação

Manaus - Estudos apontam que as sessões de fisioterapia quando realizadas de forma integral reduzem em até 40% o tempo de internação de um paciente em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A atuação do profissional, muitas vezes desconhecida, é uma das etapas mais importantes da recuperação, explica o presidente da Associação Amazonense de Fisioterapia, Daniel Xavier, ( foto).

Xavier, que é doutor em Fisioterapia Intensiva, afirma que o profissional fisioterapeuta tem uma visão geral do paciente, pois atua de maneira complexa no amplo gerenciamento do funcionamento do sistema respiratório e de todas as atividades correlacionadas com a otimização da função ventilatória, que cuida da respiração do paciente. “É fundamental que as vias aéreas estejam sem secreção e os músculos respiratórios funcionem adequadamente. Isso é verificado pelo profissional fisioterapeuta”, explicou.

Daniel ressalta ainda que o fisioterapeuta possui o objetivo de trabalhar a manutenção dos músculos, tanto esqueléticos como respiratórios com técnicas de treinamento muscular, diminuir a retração de tendões e evitar os vícios posturais e imobilidade que podem provocar outras complicações, como úlceras de pressão. “É uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Isso pode ocorrer com um paciente que ficam muito tempo acamado”, informa Daniel.

Para isso, Daniel explica que o profissional utiliza técnicas, recursos e exercícios terapêuticos em diferentes fases do tratamento e de acordo com as condições clínicas e necessidades do paciente, para alcançar uma melhor efetividade do tratamento. “A reabilitação pode auxiliar no desenvolvimento de um sentimento de independência, estabelecer responsabilidade de auto-ajuda e melhorar a auto-estima do paciente. A fisioterapia tem o papel de potencializar o caminho da humanização e projetar uma nova sociabilidade futura”, disse.

Redução de riscos

Para o presidente da Assafi, o trabalho intensivo dos fisioterapeutas diminui o risco de complicações e infecções hospitalares, causando também uma redução do sofrimento dos pacientes e, consequentemente, permite a liberação mais rápida e segura das vagas dos leitos das UTIs.



Nenhum comentário: