Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

INCRA ABRE A VII FEAF-AM E ASSINA CONVÊNIO COM IDAM


Manaus -A superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Maria do Socorro Marques Feitosa, abriu ontem a noite, no estacionamento do estádio Vivaldo Lima, a VII edição da Feira da Agricultura Familiar do Amazonas, promovida pelo INCRA e parcerias com outros órgãos federais, Governo do Estado, prefeituras municipais e movimentos sociais.

A solenidade de abertura contou com a participação do diretor de Programa do INCRA, Raimundo Lima, representando o presidente da instituição Rolf Rackbart do secretário de Produção Rural, Eron Bezera, representando o governador Eduardo Braga e outras autoridades.

Um dos pontos marcantes da solenidade, foi a assinatura de um convênio entre o INCRA e o Governo do Estado, através o Instituto de Desenvolvimento do Amazonas –IDAM, no valor de R$ 1.288.000,97, para a prestação de assistência técnica para 3.220 famílias em 31 assentamentos de reforma agrária, abrangendo 14 municípios. O documento foi assinado pela superintendente do INCRA, Maria do Socorro Marques Feitosa e pelo presidente do IDAM, Edmar Visolli.

Este ano, a feira conta com a participação de 27 municípios e 48 assentamentos e 150 expositores-assentados que estarão mostrando os produtos da reforma agrária, como pescado, com destaque para pirarucu, tambaqui e matrinxã, oriundos da reservas extrativistas, artesanato, doces e compotas, animais de pequeno porte, como aves e porcos, além de vários produtos do campo como: Farinha de mandioca, farinha de tapioca, macaxeira, coco, batata, pimenta de cheiro, pupunha, cupuaçu, café, ovos, milho, mel de abelha, licores, perfumes, sabonetes de ervas regionais, compotas, óleos essenciais de andiroba, copaíba, cumaru, pau-rosa, plantas medicinais, tucupi, pimenta de cheiro, tucumã, laranja, mamão, abacaxi, melancia, açaí e queijo.

Em razão da grande enchente, provocando a queda da produção, especialmente nos assentamentos situados nas várzeas e agora com a forte vazante, dificultando o escoamento da produção, alguns assentamentos inscritos, não conseguirão chegar com os seus produtos a Manaus e consequentemente ficaram fora do evento.

Alguns assentamentos não poderão estar representados em função da forte cheia que prejudicou a produção. Os mais atingidos ficam nos municípios de Manaquiri, Careiro Castanho e da Várzea, Beruri e Manacapuru.

Durante a realização da Feira, no período de 3 a 5 de dezembro, os expositores também participarão de um seminário de interesse dos assentados, abordando os vários aspectos do setor primário, objetivando melhorias na produtividade dos assentamentos de reforma agrária no Amazonas.

O público expositor é formado prioritariamente por assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária, contando ainda com os técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos projetos de assentamentos, chefes das Unidades Avançadas do INCRA, comunidades ribeirinhas e ONGs.

OBJETIVO

Segundo a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, o principal objetivo da Feira da Agricultura Familiar, que chega à sua VII edição, é a promoção, divulgação e a comercialização dos produtos da reforma agrária, além da divulgação das políticas e ações que o INCRA vem desenvolvendo no Estado, agora com um olhar especial para as populações tradicionais, com destaque para os produtores da várzea e a criação de assentamentos sustentáveis de reforma agrária.

Outro grande objetivo, segundo a superintendente, é incentivar a produção da agricultura familiar, além de propiciar espaço para degustação e venda de produtos diretamente do produtor para o consumidor.

“A intenção – disse Socorro Feitosa - é divulgar para o público visitante, a temática da agro-industrialização, e apresentar protótipos demonstrativos de agroindústrias, máquinas e equipamentos, além de proporcionar um grande intercâmbio entre assentados, público e técnicos da área, além de palestras e oficinas direcionadas aos assentados, onde serão discutidas estratégias de produção e de comercialização para os produtos da reforma agrária e da agricultura familiar.

Além do passeio pelos stands, os visitantes poderão provar muitos pratos da culinária regional na praça da alimentação e se divertir com muitos shows que serão apresentados todas as noites, das 20 às 22 horas, com destaque para a Banda Arrasta o Fole, Banda Natinho e Grupo Correnteza e Banda Impacto. O show da abertura ficou por conta da banda de forró Arrasta o Fole.(Fonte: Ascom INCRA-AM - foto: Johanan de Paula)

Nenhum comentário: