Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MANAUS TERÁ BAIRRO MODELO PARA A COPA 2014


Brasilia - O Senado Federal aprovou a primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (ProUrbis), que propõe a criação de um bairro modelo em área carente da capital. O projeto foi aprovado ontem (16) e deverá contar com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Prefeitura de Manaus deve implantar o programa nos próximos meses com recursos orçado em US$ 50 milhões pelo BID. O projeto foi aprovado anteriormente pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e também pelo ministro da Fazenda Guido Mantega e deferido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
O ProUrbis irá beneficiar, inicialmente, três mil famílias que moram em uma área de 55 hectares na zona Leste, que corresponde a uma parte dos bairros Jorge Teixeira 3ª Etapa e Arthur Virgílio, considerada a de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Manaus.
O programa é considerado pelo BID o maior projeto de requalificação urbana do Norte do país. O contrato de financiamento deverá ser assinado ainda no primeiro semestre de 2010, em Washington (EUA), pelo prefeito Amazonino Mendes.
De acordo com a superintendente da Unidade de Gerenciamento da Prefeitura de Manaus (UGPM), Cristiane Sotto Mayor, o ProUrbis é um dos maiores projetos na área de desenvolvimento urbano e social com foco na Copa de 2014. A meta é concluir a primeira fase em três anos.

Aprovação

O parlamentar Arthur Neto (PSDB) afirmou que a negociação para aprovação do empréstimo começou na administração do ex-prefeito Serafim Corrêa, e teve prosseguimento sob a administração do atual prefeito de Manaus, Amazonino Mendes.
- Trata-se de empréstimo relevante para Manaus. Visa a obras de saneamento e à criação de infraestrutura de que a capital amazonense tanto necessita, ainda mais porque será uma das Subsedes da Copa de 2014-, afirmou Arthur.
O senador enfatizou ainda que o município tem capacidade para contrair o empréstimo e que esse aporte de capital dará grande impulso a Manaus. Ele alegou ter recebido pedidos tanto do ex-prefeito Serafim quanto do atual, Amazonino, para defender a aprovação.(Ag.Senado)

Nenhum comentário: