Manaus - Depois de uma forte estiagem, a chuva resolvbeu dar as graças na cidade, mas ainda assim, bem menos do que ocorria em invernos anteriores, especialmente nesta época do ano.
Nos últimostres quatro dias, tem chovido bastante e com isso,muita gente, especialmente os que residem em ásreas de risco, próximos a encostas ou irapés estão tendo sérios problemas e os bombeiros e a Defesa Civil tem trabalhado muito para socorrer os atingidos pelas chuvas, mas a pesar de tudo isso, o inverno deste ano, segundo fonte especializada não será tão rigoso e choverá bem menos do que o esperado.
O nível de chuva em toda a região norte do país com destaque para os estados do Amazonas, Amapá e Roraima deve ficar abaixo da média histórica registrada em cinco anos.
O nível de chuva em toda a região norte do país com destaque para os estados do Amazonas, Amapá e Roraima deve ficar abaixo da média histórica registrada em cinco anos.
A revelação foi feita na manhã desta quinta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com base em uma análise sobre o fenômeno ‘El Niño’, que é apontado pelo instituto como o principal causador do prolongamento do período de estiagem no Amazonas.
De acordo com a chefe da 1ª Divisão do Inmet, Lúcia Gularte, apesar da chuva que ocorre em determinadas áreas de Manaus e em alguns municípios do Estado, a previsão para o primeiro trimestre de 2010 (janeiro a março) é poucas chuva.
Lúcia explica que é quase certo que choverá até o dia 31 de dezembro, mas após essa data, as ocorrências de chuva serão escassas.
- A chuva registrada neste período em Manaus é causada pela umidade em zonas de convergência em algumas regiões da Amazônia associadas ao calor. É devido à zona de convergência de umidade, que chove vários dias em um único lugar – disse.Segundo ela, o período chuvoso que deveria ter começado na segundo quinzena do mês de novembro, começou apenas no dia 6 de dezembro. O atraso ainda foi reforçado pela má distribuição da chuva.
- A média de chuva para Manaus, este mês, é de 216 milímetros. Registramos até ontem cerca de 100 milímetros. A distribuição da chuva é diferenciada em todas as áreas. Ela é causada por um bloqueio atmosférico. Para se ter ideia, existem lugares em Manaus que ainda não choveu. Em outros, chove na zona Sul, mas não chove na zona Norte, por exemplo - explicou.
Para Lúcia, as cidades que devem ser mais afetadas pela falta de chuva ficam no extremo norte do Amazonas, como São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Novo Airão.
Nível do Rio Negro
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o nível do Rio Negro registrado na manhã de hoje está em 17,64 metros o que mostra, segundo o gerente de recursos hídricos do órgão, Daniel Oliveira, um aumento de 25 centímetros nas últimas 48 horas.
- O Rio Negro está subindo desde o dia 5 de dezembro. Nessa mesma data no ano passado, o nível do Rio estava em 21,08 metros. Isso significa que ele está 3,44 metros abaixo da média, mas continua dentro da normalidade – disse.(Fonte:Inmet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário