|
COMITIVA DE PESO
|
|
*Osny
Araújo
Político inteligente e com
muito jogo de cintura, Omar Aziz, que foi eleito governador do Estado com
aval do então governador Eduardo Braga, que teria rompido um acordo informal
feito com o então presidente Lula para apoiar a candidatura do senador
Alfredo Nascimento (PR), após andarem meio afastados, agora viajam juntos
pelo interior amazonense, levando ajuda humanitária e do Governo para as
vitimas da grande enchente e anunciando investimentos.
Quem não deve estar gostando
muito dessa reaproximação, são os políticos de oposição que almejam a
Prefeitura de Manaus e logo em seguida o Governo do Estado, mas com Braga e
Aziz unidos, essa tarefa se tornará cada vez mais difícil de ser
concretizada.
Quando vice-governador, Braga
fazia rasgados elogios a Aziz e agora, Braga e agora, nessa viagem política
pelo interior amazonense, lá pela calha do Purus, certamente os dois
“caciques políticos” sentados lado a lado nas poltronas do avião, terão muito
tempo para atualizar a conversa e quem sabe, traçar planos e estratégias para
a corrida eleitoral que se avizinha. Jornalistas reunidos, só falam em jornalismo,
médicos só falam em medicina, arquitetos só conversam sobre projetos e lógico
que numa reunião de políticos, o prato principal é a política tendo como
sobremesa política.
A comitiva governamental
liderada pelo próprio governador Omar Aziz, contando com dois senadores,
parlamentares estaduais e federais, secretários e gestores de autarquias, é
peso pesado e certamente, terá bons reflexos para o Governo e municípios
interioranos e isso, certamente deixa a oposição muito preocupada.
Claro que o principal objetivo
da viagem não é essa conversa que com certeza os dois políticos estão
travando, mas que o momento é propício, disso ninguém discorda e
naturalmente, possíveis arestas que possam existir, fato muito natural em
política, serão aparadas e os dois que sempre falaram a mesma língua voltarão
a se entender com facilidade e não terão nenhuma dificuldade para uma nova
caminhada política lado a lado.
Não resta a menor dúvida, de
que essa viagem dos dois importantes políticos juntos pelo interior, será benéfica
para o Governo que terá mais poder de reivindicação em Brasília através do
governador e do líder do Governo do Governo no Congresso Nacional e quem
sabe, possa tornar as coisas um pouco mais fáceis, até porque, as conquistas
políticas para o Amazonas, sempre foram muito trabalhosas e cheias de
dificuldades, até pela pouca representatividade que temos no Congresso
Nacional.
Mesmo não se sabendo nada
oficialmente em torno de algum problema entre os dois políticos, essa viagem
deverá renovar os laços de amizade e políticos entre os dois e esse fato, sem
nenhuma duvida benéfico para o Amazonas.
A coisa parece muito claro,
isso em se falando de 2014, pois não acredito que Eduardo Braga tenha
disposição de disputar a Prefeitura de Manaus e como Omar Aziz não poderá
concorrer à reeleição, pois está no segundo mandato e Braga, se assim desejar
poderá disputar o Governo do Estado sem renunciar o Senado e ainda de quebra
o atual governador poderá ser um nome governista no Amazonas a disputar a
vaga que será aberta no Senado com o término do mandato do senador Alfredo
Nascimento (PR), que poderá ser ou não candidato a reeleição devido ao grande
desgaste político que sofreu e vem sofrendo desde que deixou o Ministério dos
Transportes, envolvido em uma série de denúncias e escândalos. Isso, só o
tempo dirá. As possibilidades são largas para os dois políticos, que para o
Senado deverão contar com a sempre efetiva participação do ex-senador Arthur
Neto, do PSDB. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora,
Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br
|
sábado, 21 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
FAROFA NO VENTILADOR
Osny Araújo*

O Senado da República e a Câmara dos Deputados estão resolvidos a criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com o objetivo de investigar políticos que tenham se envolvido com as propinas do contraventor Carlinhos Cachoeira, a exemplo do ex-bom moço e exemplar promotor de justiça e senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que de um momento para outro deixou de ser exemplo e virou vilão, indo rapidamente do céu ao inferno.
Como começa uma CPI ou CPMI todos sabemos. Primeiro, são colhidas as assinaturas necessárias e quando criada e instalada, passa a trabalhar, mas ninguém sabe ao certo como ela termina. Na prática, a maioria do crédito é negativo, considerando que a maioria as CPIs brasileiras acabam terminando em pizza, pois a sociedade hoje já não lhes dá tanto crédito.
Apesar desse triste histórico, a sociedade torce muito para que a “CPMI do Cachoeira”, como está sendo chamada, atue com responsabilidade e apure devidamente os fatos, mostre os possíveis parlamentares e autoridades envolvidos com Cachoeira. Se tudo for feito com responsabilidade, certamente muita água vai correr no Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes.
O fato é que essa CPMI deverá mesmo ser instalada, levando em conta o clamor popular que está deixando muitos senadores e deputados de saias justas. Enquanto isso, as assinaturas estão sendo colidas e aposto que tem senador e deputados perdendo o sono e por tudo o que se tem tido notícias, essa preocupação deve ser grande e de tirar o sono de muitos dos nossos bons, pobros e abnegados parlamentares, sejam eles correligionários do Governo, aliados, companheiros, camaradas e até da oposição. Vamos aguardar para ver o que acontecerá com a futura “CPMI do Cachoeira”.
Não podemos generalizar a questão, pois sabemos da existência de poucos, mas existem, políticos honestos, dedicados e compromissados com o povo e o Estado brasileiro, mas. infelizmente, parece que esses formam na minoria.
Uma coisa é certa. Se apertado, Cachoeira não ficará calado e não levará a culpa de maneira solitária e com certeza, o homem vai falar e é exatamente aí que mora o perigo tão temido pelos parlamentares que dizem fazendo figas que são favoráveis a CPMI, mas na verdade, gostariam que todos esquecessem esse assunto.
Pelo sim, pelo não, o ventilador está sendo azeitado e deverá mesmo ser ligado e aí, amigos, quem for podre que se quebre, porque o homem deve falar e certamente a lista de beneficiários com o dinheiro fácil da contravenção será bem extensa. Se ligarem mesmo o ventilador, a farofa vai se espalhar pelo Congresso Nacional e quem sabe, atinja também alguns intocáveis da Esplanada dos Ministérios, o que alias, não seria nenhuma novidade.
Pela “profissão” escolhida a de “contraventor”, Carlinhos Cachoeira, acostumado a lidar com essa turma, a e a essa altura do campeonato deverá estar listando os seus “parceiros de traquinagem” e isso poderá ser um grande benefício para a política brasileira e para o Brasil. Basta que para isso o homem fale e dê nomes aos bois e aí sim, a sociedade passará, a saber, quem é quem que representam a sociedade no Parlamento brasileiro.
Na verdade, essa Comissão, poderá ser um divisor de águas na vida nacional e poderá também representar um verdadeiro choque de ordem na política brasileira, desde que nãotermine em pizza. Essa é a grande esperança.
Tomara, que não seja como a do “mensalão”, que falou-se, falou-se e até agora, bem poucos foram punidos, a não ser os cabeças da coisa, para dizer que alguém pagou o pato, embora saibamos que existem muitos envolvidos e que para piorar as coisas, continuam exercendo suas funções políticas no País. Como diria o Boris Gazoy: “Isso é uma vergonha”.
(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br
terça-feira, 10 de abril de 2012
REVANCHE ANUNCIADO
Osny Araújo*
O jornal Diário do Amazonas, na edição do último sábado, noticiou que o prefeito Amazonino Mendes, não estaria disposto a disputar a reeleição, mas acenou com a real possibilidade de sair candidato ao Governo do Estado em 2014, o que certamente tornará pleito bem mais disp0utado e interessante.
De acordo com o jornal, Amazonino Mendes num a reunião com assessores mais próximos deu a entender que não está muito disposto a disputar a reeleição para a Prefeitura de Manaus, mas acenou com a firme possibilidade de disputar o Governo do Estado em 2014, cargo que já ocupou em várias oportunidades.Se isso realmente vier a ocorrer e caso o senador Eduardo Braga, que também já governou o Estado por duas oportunidades, teremos uma eleição das mais disputadas, com o criador (Amazonino) e a criatura (Eduardo) numa disputa que deverá ser polarizada entre os dois políticos no Estado.
Amazonino, hoje prefeito de Manaus mais uma vez, teve na opinião do articulista, entre as muitas obras realizadas, a maior de todas elas foi à criação da Universidade do Estado do Amazonas, hoje inteiramente engajada no ensino público superior do Amazonas, fazendo parceria com a UFAM. Já Eduardo Braga, tem como o seu cartão de visitas no que diz respeito a obras, o Prosamim, que vem dando novas feições aos igarapés que cortam Manaus e melhorando a vida dos que moram nessas áreas de riscos.
São dois “caciques políticos” do Amazonas, com passagens pela Prefeitura, Governo do Estado e Congresso Nacional, que se resolverem disputar o Governo do Estado em 2014, certamente teremos um dos pleitos mais concorridos do Estado e não vejo adversários para os dois, até porque o governador Omar Aziz, que cumpre o segundo mandato por força legal na poderá entrar na disputa e caso não entra na disputa o ex-senador Artur Neto, outro “cacique” da política amazonense que já foi prefeito de Manaus e não teve sucesso numa disputa eleitoral para o Governo do Amazonas, essa possível disputa será de grandes estratégias, até porque será uma grande revanche política.
Alias, com relação a Arthur Neto, os seus próprios correligionários não sabem se ele disputará ou não a Prefeitura e Manaus e muito menos o Governo do Estado em 2014, pois segundo ele mesmo está cansado de afirmar, que a sua vocação é para o Legislativo e não para o Executivo. E essa realmente é a grande interrogação sobre o futuro político do ex-senador “tucano”.
Como política é uma atividade extremamente dinâmica e as coisas acontecem do dia para a noite, algumas de forma inesperada, ninguém pode afirmar ainda quais serão os candidatos a Prefeitura de Manaus nas eleições te ano e ao Governo do Estado em 2014, o certo é que esses três “caciques” tem bagagem para a disputa e a nós, observadores e leitores, só nos cabe esperar para ver que bicho vai dar. Por enquanto, tudo fica no campo da especulação.
Se tudo correr como andam comentando nos corredores políticos do Estado, em 2014 poderemos ter uma revanche política sensacional entre os dois ex-governadores do Amazonas. É esperar para ver. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.E-mail: osnyaraujo@bol.com.br
sexta-feira, 6 de abril de 2012
sábado, 24 de março de 2012
ESPECIAL: PRAIA DO FORTE, ONDE AS TARTARUGAS MARINHAS SÃO TRATADAS COMO RAINHAS.
Amazonianarede/Osny Araújo, enviado especial/fotos: divulgação
“Nunca vi os meus filhos tão felizes. Este passeio certamente jamais será esquecido po0r eles, até porque já tiram muitas fotos e até filmei tudo para levar como recordação deste lugar maravilhosa e destes animais que parecem pré-históricos, mas extremamente dóceis”. A afirmação é da professora paulista Liliane Mafra, garantindo que voltará outras vezes a Bahia e a Praia do Forte para ver as tartarugas do Projeto Tamar.
Amazonianarede/Osny Araújo, enviado especial/fotos: divulgação
Barra da Mata, BA - O Portal que trata com carinho e respeito à biodiversidade, o Portal Amazonianarede foi até o litoral baiano ver de perto como é e como funciona o Projeto Tamar, que trabalha com tartarugas marinhas e deixou o local maravilhado com o trabalho que os biólogos, veterinários e técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalham ajudando com o Projeto Tamar a preservar as várias espécies de tartarugas marinhas que tem nas belas praias do litoral baiano um ninhal dos mais importantes para a nossa biodiversidade, hoje inteiramente monitorado pelo Instituto.
Como se não bastasse os cuidados com as tartarugas marinhas, o projeto transformou a Praia do Forte, hoje um distrito do município de Barra da Mata, num dos mais importantes pontos turísticos do Estado da Bahia, por isso, recebe diariamente centenas de turistas, onde além das tartarugas, encontram um distrito com reais características turísticas, com restaurantes, lojas, quadricíclos para passear pelas suas ruas com paralelepípedos, lojas, pousadas, bancos praia e toda uma bela estrutura turística.
No Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, (INPA), realiza um trabalho mais ou menos parecido com o Projeto Peixe-Boi, onde o órgão, com base científica trabalha na tentativa de reproduzir em cativeiro esse mamífero dos nossos rios e ainda cuida dos filhotes que anualmente são resgatados e após receberem os cuidados necessários são devolvidos à natureza.
ORIGEM
A antiga aldeia dos pescadores deu origem ao que é hoje a Praia do Forte. Um destino imperdível, com biodiversidade e beleza natural que fica apenas á cinquenta quilômetros do Aeroporto Internacional, “Luís Eduardo Magalhães”, de Salvador.
É na rua principal, chamada Alameda do Sol, que turistas do mundo inteiro, circulam e apreciam as diversas lojinhas, restaurantes, bares, cafés, todos em estilo rústico, com requinte e sofisticação.
A Praia do Forte é um local que atrai jovens e adultos, crianças e idosos, enfim, toda a família, pois têm quilômetros de praias, onde o turista pode praticar diversos tipos de esportes náuticos, como por exemplo: surfe, windesurf, mergulho, pesca oceânica e canoagem.
Além disso, tem piscinas naturais com águas cristalinas que atraem um público eclético. Eles mergulham nas águas mornas em busca de peixes, que se distinguem em cores e embelezam o universo aquático das praias do “Lord” e “Papa-Gente”.
Nos meses de maio a junho, é possível encontrar tartarugas marinhas gigantes, nadando no imenso oceano de águas azuis e de julho á outubro, com um pouco de sorte, o visitante poderá se encantar com as visitas das baleias Jubarte.
Elas chegam da Antarctica para alegrar os turistas que visitam aquele local paradisíaco e se entusiasmam quando avistam essas imensas baleias com os seus filhotes, em exuberantes acrobacias.
Praia do Forte é isso tudo, no meio das belas praias, da fauna e flora, da preservação ambiental, lagoas, cachoeiras, trilhas, reservas ecológicas estão os coqueiros, que enfeitam o ambiente baiano e evidenciam o que a Bahia tem de mais peculiar.
TRÊS DÉCADAS
Os abnegados e felizes servidores do projeto Tamar que está comemorando três décadas de muito trabalho, desafios e satisfação, garantem que trinta anos não significa nada na relatividade do tempo, se para o ser humano isso representa mais ou menos a metade da vida, para as tartarugas é apenas o momento em que se tornam adultas, atingem a maturidade sexual e estão preparadas o seu ciclo de vida, produzindo os primeiros ovos e gerando os primeiros filhotes.
Desde 1980 que o Projeto Tamar, traves de sua equipe técnica, percorre de carro, basco, cavalo e avião toda essa rica costa brasileira e ilhas oceânicas, tentando conhecer e compreender esses animais de vida longa e complexa, que mesmo a despeito da sua origem pré-histórica ainda guardam segredos e mistérios para a ciência desvendar e de lá para cá, mais de dez milhões de filhotes das várias espécies ecxist4ent4es na costa brasileira, nasceram, receberam cuidados especiais e foram devolvidas ao oceano.
Os técnicos do projeto garantem que as vitórias alcançadas são muitas, mas sabem que não podem relaxar a vigilância e combater sem cessar as ameaças que insistem em dizimar recursos naturais tão fundamentais para a vida humana, como as tartarugas marinhas e outros habitantes di mar.
Eles defendem uma política de desenvolvimento concreta para a ocupação do litoral brasileiro e que sejam criadas leis e mecanismos capazes de contribuir e influenciar na criação de novas unidades de conservação e cada vez unir mais forças em defesa do mar e seus habitantes.
“TARTARUGAS VOADORAS”
Quem visita a Praia do Forte para aproveitar as praias e piscinas naturais e ainda ver de perto algumas tartarugas nos seus grandes aquários, fica maravilhado com tudo que observa.
A beleza das praias, a grande do Projeto Tamar, a simpatia do distrito bem, cuidado, enfim, com toda uma infraestrutura turística de fazer inveja a muitas grandes cidades brasileiras.
Conservamos com alguns turistas e todos eram unânimes em demonstrar a sua alegria e o prazer da visita. “Aqui é tudo bonito e diferente e ainda tive o privilégio de ver de perto essas maravilhosas tartarugas. Alias, aqui é tão diferente, tem até tartaruga voadora” – disse o turista mineiro Francisco Ângelo Aguiar, que estava acompanhada da família. A alusão de que “aqui até tartaruga voa” era em razão da cobertura do bonito palco para shows, existir algumas talhas de tartarugas presas por arames, como se estivessem voando. Interessante.
Para a criança tudo é festa durante uma visita. As tartarugas, soberanas em seus aquários de águas cristalinas são as grandes modelos para os turistas posaram próximo a elas para as tradicionais fotos de recordação. Uma festa, especialmente para as crianças.
“Nunca vi os meus filhos tão felizes. Este passeio certamente jamais será esquecido po0r eles, até porque já tiram muitas fotos e até filmei tudo para levar como recordação deste lugar maravilhosa e destes animais que parecem pré-históricos, mas extremamente dóceis”. A afirmação é da professora paulista Liliane Mafra, garantindo que voltará outras vezes a Bahia e a Praia do Forte para ver as tartarugas do Projeto Tamar.NINHOS VIGIADOS
Durante o período de desova, o trabalho é redobrado no projeto. Durante a noite as tartarugas sobrem à praia para a desova e pela manhã, os técnicos do Tamar começam a recolher os ovos (mais de 100 por animal) e colocam em nascimento das tartaruguinhas que após alguns cuidados e dias, são colocados ao mar e “quando isso acontece, é um grande espetáculo” – garantem.
Muita gente não acredita, mas os técnicos garantem que os filhotes ali nascidos daqui a trinta anos,quando começarem a desovar, estarão voltando àquela praia a desova, por isso, essa parte do litoral pé considerada como um grande berçário das tartarugas marinhas na Bahia, por isso, foi transformada numa Unidade de Conservação, com apoio da Marinha e gerenciada pelo ICMBio, órgão do Governo Federal, subordinado ao Ministério do Meio-Ambiente.
A PARCEIRA PETROBRAS
A Petrobras, provando que não atua apenas na exploração de petróleo e gás, a vinte e oito anos atuam como a grande e mais importante parceria do projeto Tamar.
Através do seu Código der Ética, a Petrobras se compromete a contribuir para a preservação e recuperação da diversidade biológica através da gestão de impactos potenciais das suas atividades e projetos de proteção a áreas e a espécies ameaçadas, o que vem sendo operacionalizado em vários projetos, através de convênios.
De acordo com dados fornecidos pela empresa, o Projeto Tamar nos últimos dois anos, registrou mais de vinte mil desovas, considerando os ninhos Dio litoral e das ilhas oceânicas, em aproximadamente mil quilômetros de praia, contra 55 desovas no seu primeiro ano de atividade em 1980.
A Petrobras diz se orgulhar dessa parceria, considerando que o litoral brasileiro é hoje uma das principais áreas da tartaruga de pente no Atlântico e a empresa atenta a esse importante detalhe tornou-se a maior patrocinadora da biodiversidade marinha na América Latina.
Com o patrocínio da Petrobras, o Projeto Tamar vem crescendo a cada ano e hoje monitora vinte e três bases de pesquisas espalhadas ao longo de nove estados brasileiros – Bahia, (sede do projeto, na Praia do Forte, município de Barra da Mata), Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (atol das Rocas) Ceara (Almofala), Espírito Santo, Rio de Janeiro (Bacia de Campos), São Paulo (Ubatuba) e Santa Catarina. Na Bahia, o turismo tem valor estratégico de desenvolvimento econômico e social, que vem contribuindo para o bem estar das comunidades. Os investimentos privados, com a implantação de equipamentos hoteleiros de alta qualificação estão cada vez mais visíveis neste estado.
ESTRUTURA TURISTICA
Não é segredo para ninguém que o turismo na Praia do Forte evoluiu com a implantação do Projeto Tamar e hoje, passou a ser um dos mais importantes destinos turísticos do estado.
Por ser um ponto muito procurado pelos turistas nacionais e internacionais, a Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura. Vários resorts se instalaram na região, os hotéis e pousadas são de alta categoria, além disso, possui um Albergue da Juventude, que é uma excelente opção para os mochileiros.
Também conta com excelentes restaurantes, que se destacam por sua comida típica baiana e internacional como italiana, francesa, espanhola, japonesa e argentina, entre outras.
Entre os serviços que podem ser encontrados na Praia do Forte estão: caixas eletrônicos 24h, estacionamento, Posto de Saúde, Agências de Turismo, Agências de Esportes de Aventura, Correio, casas de câmbio, serviços de táxi, locadoras de veículos, farmácias e até um aeroporto, com serviço de táxi aéreo e opção de pouso para pequenas e médias aeronaves.
quarta-feira, 21 de março de 2012
A FALTA QUE ELE FAZ
Osny Araújo*
Ainda ontem no percurso aéreo de Salvador para Manaus vinha pensando com os meus botões o que trataria neste artigo e após pensar um pouco, cheguei à conclusão de que o ex-presidente Lula, homem de um carisma impressionante, muita conversa, tapinhas nas cotas e jogo de cintura, tirou oito anos de Governo sem os problemas que a presidente Dilma, sua “afilhada política” em pouco mais de um ano de Governo, tem enfrentado sérios problemas políticos, inclusive com os aliados e já contabiliza uma derrota no Senado da República, por isso, acho que Lula está fazendo muita falta na engrenagem de Governo, mesmo apenas na qualidade de conselheiro.
Devido ao problema de saúde do ilustre companheiro, a presidente Dilma parece que ficou sem o seu conselheiro e confidente a quem ela confia plenamente todos os seus problemas, alegrias e dissabores e por isso, vem sofrendo com alguns problemas criados pela base aliada, gerando muito desconforto no Palácio do Planalto.
Voltando aos tempos de Lula, essas coisas não aconteciam e quando estourava alguma coisa, ele com o jeitão que todos conhecem, fala mansa e tapinha nas costas de aliados e até adversários políticos conseguia tirar de letra e isso, Dilma não sabe fazer. Não resta dúvida que a ela falta o ingrediente político chamado jogo de cintura e dizer um não com rodeios e não simplesmente NÃO. Os companheiros e aliados não gostam muito dessas respostas frias e monossilábicas.
Colocada na parede pelos artilheiros do “fogo amigo”, a presidente colocou em ação a ministra-bombeira Ideli Salvati, mas ainda assim o fogo não apagou naquela oportunidade e foi obrigada a trocar de lideranças no Senado e na Câmara Federal e a cosia acalmou um pouco, mas certamente quer a medidas é apenas paliativa e sem conversas com companheiros e aliados e o tal toma lá, da cá, como a liberação de emendas orçamentárias etc. e tal, outros embates surgirão e a situação do Governo junto ao Legislativo ficará cada vez pior.
Na verdade, os estilos de Lula e Dilma é como café e leite, bem diferentes, por isso, ele faz falta nessas horas de dificuldades para o Governo. Por tudo isso, a presidente deve esta torcendo muito pela recuperação da saúde do “padrinho e amigo” e com isso, certamente o conselheiro retornará e quem sabe, o mar político em Brasília voltará a ficar calmo e sem fortes ondas ou marolas que possam dificultar as ações do Governo e quem sabe, influenciar até mesmo na governabilidade.
Claro que não se deve e se pode comparar estilos e jeito de trabalhar, mas em política, existem coisas que devem sem sempre par4ecidas, como por exemplo, olhar sempre com bons olhos os aliados e tratar bem e com respeito os adversários que poderão ser os aliados de amanhã, assim como, os aliados poderão trocar de lado, como fez recentemente o PR, que após perder o Ministério dos Transportes com a saída do senador Alfredo Nascimento, que é também o presidente do Partido, resolveu ficar “independente”, ou melhor, marchar com a oposição. No tempo de Lula, com o seu carisma e com “mestrado em política”, certamente isso não aconteceria. Porém agora, os tempos no Planalto, por isso, o clima não é dos melhores entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional e sem o conselheiro Lula as coisas ainda poderão piorar, o que não será bom para ninguém e muito menos para o Brasil e os brasileiros.
O mundo vive dificuldades com a crise na Europa, por isso, a presidente deve estar com a cabeça fria para pensar como administrar este momento difícil, com os descontroles econômicos que poderão afetar o Brasil, por isso, deve ter tranquilidade para lidar com inteligência com a situação e não ficar se preocupando com briguinhas de políticos que só querem as benesses do Governo, o resto é conversa pra boi dormir. Vamos torcer para que o bom Lula volte logo para casa e com a saúde em ponto de bala para ajudar a presidente Dilma a enfrentar as fortes ondas do Lago Paranoá. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalisrta e analisrta político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br
.
quarta-feira, 7 de março de 2012
TIME DE MULHERES DA REFORMA AGRÁRIA FAZ
SUCESSO NA FEIRA SOLIDÁRIA DO CASSAM
Amazonianarede/Asscom, INCRA-AM
Manaus - “Olha a banana, maracujá, macaxeira” grita uma daqui e o coro para chamar a atenção da clientela continua na outra banca. “Mamão, couve, tomate, cheiro-verde”, tudo da horta para a sua mesa e a preços baratinhos”. É a “mulherada da reforma agrária” participantes da Feira da Economia Feminista e Solidária de produtos Regionais, recém-inaugurada pelo Governo do Estado, que já está sendo chamada popularmente de “feira das mulheres”.
Ocupando um grande espaço em galpões cobertos do Clube dos Suboficiais da Aeronáutica (Cassam), vinte e seis mulheres assentadas de três projetos sustentáveis do INCRA, (Panelão e Piranha, em Manacapuru e Nova Esperança, no Iranduba), comandadas por d. Edna Ramos e Antonia Eliana, comandam a mulherada na feira, onde segundo elas os negócios estão “muito bem e dá para ganhar um dinheirinho. Está uma beleza, graças a Deus” afirmam as assentadas da reforma agrária.

A feira é realizada aos sábados, duas vezes ao mês e tem atraído um grande público, o que tem deixado às mulheres produtores satisfeitas com o sucesso dos pequenos negócios que realizam.
As produtoras, dos três assentamentos nos dois municípios que integram a Região Metropolitana de Manaus, chegam à feira com a ajuda do INCRA e das Prefeituras, que atuam na coleta da produção e no transporte para Manaus.
Um fato que está alegrando muito as feiras, é que o trabalho na feira é relativamente leve. “Nós chegamos aqui por volta das seis horas, e já lá para o meio dia estamos indo embora, com tudo vendido e isso é muito legal” – diz a assentada Maria de Nazaré.
Elas elogiam a boa organização da feira e falam com carinho do apoio que o INCRA está oferecendo, os produtos da reforma agrária dos assentamentos sustentáveis, próximos a Manaus, cheguem ao consumidor sem a participação do atravessador, comercializados pelas próprias produtoras e com isso, a preços menores. “Isso é muito bom e estamos colhendo bons frutos” – diz. A assentada Antonia Eliana, que trabalha exclusivamente com frutas.
Elas não gostam muito de falar em faturamento, mas aos poucos vão dizendo alguma coisa, para justificar a satisfação que estão sentindo ao se engajarem na “Feira das Mulheres do Cassam”. “Aqui a gente vem bem e conseguimos tirar em média de R$ 500 a 600 reais por feira e isso, para nós é um bom negócio” garante d. Edna.
“Graças a Deus, ao Governo do Estado que organizou esta feira e ao INCRA estamos aqui com os nossos produtos, vendendo e felizes com tudo o que está acontecendo. Os produtos são novos, de qualidade e a população está prestigiando e comprando e isso é muito importante” – assegura a assentada Maria de Nazaré.
terça-feira, 6 de março de 2012
CARAMURI GANHA ADEPTOS IMPORTANTES E
PODERÁ SER O NOME DA BOLA DA COPA DE 2014.
Amazônianarede/Osny Araújo
Manaus - Assim como a Copa do Mundo, que só acontece de quatro em quatro anos, a fruta amazônica silvestre Caramuri, só aparece também de quatro em quatro anos e devido a essa coincidência esse fruto amazônico, pouco conhecido dos próprios amazonenses e que corre risco de extinção, poderá dar nome a bola da Copa de 2014, tornar o fruto conhecido e quem sabe, salvar da extinção.
O portal procurou o autor desse importante projeto, o contador amazonense Beto Mafra e fomos encontra-lo no seu local de trabalho, na Associação Amazonense dos Municípios e com orgulho contou detalhadamente como nasceu o projeto que hoje ganha adeptos em todo o planeta, até porque, fala-se muito numa “Copa Ecológica” e nada melhor para sustentar essa afirmação, do que um nome amazônico como o da fruta Caramuri, lembrando que na Copa da África do Sul , a estrela maior do espetáculo, a bola, foi batizada de “Jabulani, divulgando a cultura daquele continente.”
Alias essa história de dar nome à bola da C0pa começou no ano de 1970, oportunidade em que o Brasil ganhou mais um título, no México.
A partir daí, as bolas utilizadas nas partidas das Copas do Mundo de Futebol passaram a ser especialmente confeccionadas para o evento e receber nomes. Telstar foi à primeira. O nome homenageava o primeiro satélite de comunicação. Em 1974 novamente a FIFA utilizou a Telstar na Copa da Alemanha.
De lá para cá a família só cresceu: 1978/Argentina: Tango; 1982/Espanha: Tango España; 1986/México: Azteca; 1990/Itália: Etrusco Unico; 1994/Estados Unidos: Questra; 1998/França: Tricolore; 2002/ Japão e Coreia do Sul: Fevernova, 2006/Alemanha: Teamgeist; e 2010/África do Sul: Jabulani. Na Copa de 2014, no Brasil, a família das bolas ganhará mais uma integrante e seu nome poderá ser o de um fruto amazônico. Se for aprovado, o nome da bola será Caramuri.
O “mundurucanho” (apelido dado a quem nasce em Maués), contou que o projeto nasceu por acaso, “!mas veio para ficar” – acrescenta.
APENAS POR PRAZER
Mafra afirma que o seu projeto nada tem a ver com questão financeira. “Não elaborei esse projeto e nem estou trabalhando com determinação nele em busca de resultados financeiros. Tudo o que fiz e farei é apenas pelo prazer, agora se no futuro surgir alguma coisa que envolva questões financeiras, claro que aceitarei, mas esse não é o principal objetivo e sim, o de divulgar a Amazônia, esse delicioso fruto e quem sabe evitar a sua extinção, logo o grande objetivo é ecológico” – assegura.
O gerente administrativo da Associação Amazonense dos Municípios, Beto Mafra, conta que “a ideia de utilizar o nome Caramuri na Copa de 2014 vem desde 2010, quando teve uma safra da fruta na fazenda do meu irmão Barrô Mafra, em Maués, e ele mandou-me uma sacola com aproximadamente cem frutas, que distribuí com amigos em Manaus. Um jornal da cidade fez uma matéria comigo na qual falei sobre o Caramuri e sugeri que fosse utilizada como atração turística. Em janeiro do ano passado tive a ideia de dar nome à bola da Copa, depois de ler uma matéria contando a história de cada bola utilizada nas Copas passadas, então vi que tinha tudo a ver com a história do Caramuri”, contou.
Voltou a lembrar, que não existe nenhum interesse financeiro por traz de toda essa história. “Não existe nenhum interesse financeiro, mas como estou trabalhando com vários parceiros, pode até ser que surja alguma coisa, mas esse não é o fator principal”.
O importante mesmo, em se tratando de uma Copa do Mundo no Brasil e no Amazonas e quando se fala numa Copa ecológica, nada melhor que darmos a bola um nome amazônico e aí, surgiu à ideia do Caramuru, que como a Copa só tem de quatro em quatro anos.
“O objetivo é divulgar o Amazonas, a sua natureza e quem sabe, salvar esse fruto maravilhoso que é o Caramuri da extinção, mas se ocorrer alguma coisa financeira, depois de tudo isso, certamente que será bem-vindo, mas legal é o prazer que sinto em trabalhar este projeto”- garante.
GRANDE CHANCE
Como tem recebido um grande apoio da mídia nacional e internacional, de personalidades importantes do Governo, o próprio governador Omar Aziz, do prefeito Amazonino Mendes,de, artistas, intelectuais etc, como o ministro dos Esportes Aldo Rebelo, do nosso campeão da UFC José Aldo, que tem sido também o nosso “garoto-propaganda”, do poeta Thiago de Melo e tantos outros, acredito que o nosso Caramuri tem grande chance de batizar a bola da Copa de 2014.
“Tem muita gente torcendo por isso e penso que a “gorduchinha” que nasceu idealizado por ideia dos amigos do locutor esportivo Osmar Santos, em São Paulo, não me parece um adversário tão perigoso e poderá ser vencido, sim” – diz com convicção.
As chances do Caramuri dar o nome da bola da nossa Copa é grande e Mafra muito nessa possibilidade, até pelos constantes contatos que mantém com membros da FIFA e com a matriz da Adidas, na Alemanha, fabricante das bolas das copas desde 1970.
SEM COMPETIÇÃO
Ao contrário do que muita gente pensa, que tudo acontece em função de um concurso lançado pela FIFA, Mafra esclarece que não existe nada disso e tudo transcorreu de forma absolutamente espontânea.
Acrescentou que não existe nenhuma competição ou concurso para a escolha do nome da bola. “Tive conhecimento que, em São Paulo, estão fazendo campanha para que o nome da bola seja “gorduchinha”, em homenagem ao radialista Osmar Santos. O meu projeto foi um ato isolado, pessoal. Normalmente a nova bola é apresentada um ano antes da Copa, então, a minha expectativa é que saia uma definição em 2013, para que ela seja usada já na Copa das Confederações”.
O caboclo, não ficou “pávulo” com o sucesso do seu projeto, mas deixa transparecer um grande orgulho com o sucesso e garante que em função desse trabalho hoje é um nome que já atravessou fronteiras, através de matérias jornalistas veiculadas no Brasil e no mundo promovendo o Caramuri, o Brasil e o Amazonas e naturalmente, lá está o nome de Beto Mafra, o caboclo lá das barrancas de Maués, a terra do Guaraná.
Conta, que tem dado muitas entrevistas, feito uma série de palestras falando sobre o projeto e o próxima, segundo ele, deverá ocorrer no plenário do Senado Federal, em Brasília, que aprovou proposição da senadora Vanessa Grazzaiotin.
Além disso, considera importantes os contatos permanentes com membros da FIFA e da Adidas, na Alemanha, a fabricante das bolas e demonstra muita certeza no sucesso do “projeto caramuri,” um trabalho de cunho social, econômico, cultural e ambiental.
Anunciou que dentro de pouco tempo, o “projeto Caramuri” será mostrado em um folheto em 12 países da Europa e falou da música que poderá virar um CD, caso haja patrocinador, falando do caramuri. “A musica, Caramuri, preservar é preciso” de autoria de Simão Pessoa e Dudu do Banjo.”. A música é muito legal, muito bacana, pode acreditar.
O QUE É
Mafra, fala com certa tristeza que a literatura sobre o belo, saboroso e amarelado fruto amazônico, com predominância na região do baixo e médio Amazonas, como Itacoatiara, Urucurituba, Maués, Autazes, Parintins e outros municípios, ainda é muito desconhecida pelos próprios habitantes da Amazônia. “Pouco se tem na literatura e pouco se sabe sobre o Caramuri, mas penso que isso é coisa do passado, pois o nome Caramuri começa a fazer parte do vocabulário amazônico” – garante esperançoso. Explica, que o Caramuri, parente do abiu, outro saboroso fruto amazônico, tem uma particularidade interessante. Só aparece de quatro em quatro anos como a Copa do Mundo e coincidentemente nos anos em que são realizadas as copas. Até parece uma coisa predestinada”
O nome Caramuri não tem uma definição especifica, mas segundo os ribeirinhos e os índios saterê-mawê, o significado seria “fruta da floresta que alimenta homens e animais”.
Disse ainda o nosso entrevistado, que por ser uma árvore grande, chegando aos 25 metros de altura, tantos os índios como os caboclos, para colher os frutos, derrubam as árvores e com isso, vai desaparecendo aos poucos da mata, tudo por falta de melhor orientação, mas com certeza, a partir de agora essa pratica será alterada e ao invés da derrubada das árvores, os frutos serão colhidos naturalmente.
Mafra disse ainda que dentro de alguns anos, os manauenses poderão ver arvores do Caramuri em plena cidade de Manaus. “Em solenidades, já foram plantadas algumas mudas em pontos estratégicos e turísticos da cidade, inclusive pelo governador Omar Aziz e a primeira Dama Nejmi Aziz.
Na Vila Olímpica, o ministro Aldo Rebelo, plantou uma muda outra na Ponta Negra, pelo nosso campeão José Aldo, tudo com o objetivo de popularizar o fruto e com isso evitar a sua extinção.
Assinar:
Postagens (Atom)




















