Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

UM GRANDE DESAFIO


                                      Osny Araújo*

Até por comodismo e falta do que fazer por lá, fazia algum tempo que não visitava o tradicional centro histórico de Manaus, mas infelizmente esse jejum terminou na última sexta-feira, quando precisei até a rua Izabel, no centro e ainda cai na besteira de ir de carro. Uma lástima e uma fábrica de estresse.

O centro da cidade que já era algo horrível, antes da enchente, tudo em função do aglomerado de “camelôs”, piorou muito mais com as mudanças do trânsito na região que estaria com as suas galerias, ainda construídas se não me engano pelos ingleses comprometidas em função dos anos e da cheia.

Repito, se a coisa era ruim antes da enchente, ficou bem pior agora e penso, que revitalizar, retirar os ambulantes que emporcalham esse ponto nobre da capital amazonense, revitalizar o espaço e organizar o trafego, será sem nenhuma dúvida, um dos grandes desafios a ser enfrentado pelo próximo prefeito de Manaus. Se preparem, senhores candidatos.

A cosia está feia e a sociedade vai cobrar uma nova cara para o centro histórico da ex-cidade sorriso.

Sem nenhum exagero, o centro de Manaus está simplesmente horroroso e para se ajeitar, será necessária uma grande maquiagem a fim de que a paisagem desse ex-ponto nobre da cidade volte a ser agradável e que volte a dar prazer nas pessoas em caminhar pelo centro e deixe de causar uma impressão horrível aos turistas que nos visitam.

De quatro em quatro anos temos eleição para os municípios, como agora, por exemplo e os candidatos, todos sem exceção prometem revitalizar o centro, retirar os ”camelôs”, etc e tal.

Como estamos acostumados com o fato, prefeito assume e esquece o discurso de campanha e tudo continua como antes e o problema só voltará a ser lembrado nas próximas eleições e o desleixo vai tomando contra do nosso tradicional centro histórico e comercial.

Nas últimas décadas, só me recordo de um que tentou retirar os ambulantes do centro e por isso, recebeu m grande número de críticas, mas acho que ele acertou. Arthur Neto, que tenta novamente chegar a Prefeitura , foi um dos poucos que tentou livrar o centro dos ambulantes. Naquela oportunidade fez essa proeza e o centro ficou mais limpo, mais agradável, mais humano e bonito.

Por tudo isso, reafirmo que consertar o centro de Manaus, será sem nenhuma dúvida, fora questões como saneamento básico, educação, saúde, questões sociais, limpeza urbana, um grande desafio que será jogado no colo do futuro prefeito da capital e vamos torcer para que ele tenha pulso, competência e vontade política para solucionar o problema, que certamente agradará uns e desagradará outros, mas com certeza a grande maioria ficará agradecida.

Observei as propostas dos candidatos a Prefeitura de Manaus e todos tocam nesse assunto, por isso, vamos aguardar que eles possam realmente cumprir com as promessas, até esquecendo a questão de que tudo não passa de promessa política e esperar que realmente esse que está sendo exposto nas campanhas dos principais candidatos sejam materializados.

Manaus merece um centro revitalizado, alegre, com segurança, bonito, com vida e dignidade e não essa cosia que está aí, nos envergonhando e dando aos turistas uma péssima impressão da nossa cidade, que já foi apelidada um dia de “cidade sorriso”.

Para encerrar, for dizer uma coisa pra vocês. A próximo vez que por esses tempos precisar me deslocar até o centro, o farei de ônibus, com a certeza de que a viagem também será demorada, mas ficarei livre do estresse provocado no tumultuado e confuso trânsito de Manaus. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: