Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PARA TODOS OS GOSTOS


                                                                                                                      Osny Araújo *


Nas voltas que a política dá, muitas coisas acontecem de surpresa e um quadro que estava prestes a ir para a moldura muda por completo e a partir daí surge uma nova situação. Isso foi o que ocorreu no apagar das luzes para as convenções que definiram nove candidatos a Prefeitura de Manaus, a maior e mais importante capital da Amazônia brasileira.

Com a surpreendente desistência da deputada federal Rebeca Garcia (PP), de concorrer a Prefeitura, mesmo com importantes apoios políticos declarados, como do governador Omar Aziz (PSD) e do senador Eduardo Braga (PMDB), horas antes da convenção, talvez vitima de um “fogo amigo” saiu da disputa e a candidatura com todo esse apoio político caiu no colo da comunista Vanessa Grazziotin, senadora pelo PCdoB.

Desfeitas as divergências, as cartas do baralho político no jogo para a Prefeitura de Manaus estão à mesa e caberá a sociedade, ou melhores, ao eleitor mexer com as cartas e decidir que irá governar Manaus a partir de 1º de Janeiro de 2012, substituído no “trono” o prefeito Amazonino Mendes, que mesmo pressionados por correligionários e aliados, desistiu de disputar

Nessa rodada política, tem candidatos para todos os gostos. Têm “caciques políticos”, deputados federal, deputado cassado com recurso na Justiça, ex-prefeitos e os costumeiros candidatos de todas as eleições, dos chamados “partidos nanicos” que disputam só pelo prazer da disputa, sem nenhuma chance de sucesso. Isso faz parte da democracia.

As cartas políticas que estão no jogo para conquistar a Prefeitura de Manaus, são nominadas como: Arthur Neto (PSDB), Henrique Oliveira (PR), Herbert Amazonas (PSOL), Luiz Navarro (PCB), Pauderney Avelino (DEM), Vanessa Grazziotin (PCdoB), Serafim Correa (PSB), Jerônimo Albuquerque, (PMN) e Sabino Castelo Branco (PTB), com seus respectivos vices formado pelas coligações.

Dos nomes que estão à mesa, arrisco a prognosticar que apenas três ou quatro entrarão pra valer na briga e cito os candidatos Artur Neto, Vanessa Grazziotin e Serafim Correa, numa briga que poderá ser direta e correndo por fora, com poucas possibilidades, a meu ver, os deputados federais Henrique Oliveira e Pauderney Avelino. Os demais são cartas do baralho fora do jogo.

Passados os momentos das articulações e rasteiras políticas e fogo amigo antes das convenções, os jogadores, ou seja, os candidatos começarão a mostrar para a sociedade os seus programas de Governo para administrar Manaus e é a partir daí que a sociedade deverá ficar mais atenta do que nunca.

Ouvir as propostas estudá-las e se possível questioná-las em encontros formais com amigos, nas rodas de bar, nas esquinas, nas reuniões de fins de semana. Enfim, é interessante essa discussão para que após uma avaliação criteriosa, o voto possa ser definido de acordo com certos critérios estabelecidos por cada um. Vale à pena participar. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br



Nenhum comentário: