Pesquisar este blog

sábado, 14 de julho de 2012

                                      GOL DE PLACA DE OMAR

                                                                                                                        Osny Araújo*

Dentro de pouco tempo Manaus e o Amazonas deixarão de ser conhecidos apenas pelas suas belezas naturais, florestas, o poético Encontro das Águas, o Teatro Amazonas etc. e passará a ser visto também, como uma referência na educação superior brasileira com a implantação por parte da Universidade do Estado do Amazonas, a nossa UEA, da Cidade Universitária de Irambuba, integrante da Região Metropolitana de Manaus, há pouco mais de 27 km longe do centro da capital e interligada pela Ponte Rio Negro, cujo projeto e maquete foram apresentados no dia 12 deste mês em concorrida solenidade numa das dependências do Manauara Shopping pelo governador Omar Aziz.

Para falarmos da UEA e da revolução que a instituição vem fazendo no ensino superior do Amazonas ao lada da UFAM e de vários instituições privadas, é necessário que pensemos dez ou doze atrás no grandioso trabalho do atual prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, então governador do Estado para viabilizar a aprovação do projeto na Assembleia legislativa do Estado, visto por muitos como um projeto que daria com os burros n´agua, alegando que o Estado não teria com manter essa pesada estrutura e terminaria por ser mais um elefante branco criado pelo Governo do Estado.
Amazonino não esmoreceu com as criticas. Foi à luta, recorreu aos empresários do Polo Industrial de Manaus e começou a viabilizar recursos para bancar a nossa UEA. A semente estava plantada dessa Casa do Conhecimento, hoje é mais um orgulho dos amazonenses.

O criador entregou a obra ainda no nascedouro, para a criatura, o hoje senador e então governador Eduardo Braga, que tratou de fortalecê-la e amplia-la, criando novos cursos e espalhando os seus galhos por vários municípios do Estado, que passaram a ter um ensino superior de qualidade, em polos estrategicamente definidos pelo Governo com o objetivo de facilitar o acesso dos futuros acadêmicos nas diversas calhas dos rios do Amazonas. Hoje, os prédios pintados em verde e branca, as cores da UEA estão presentes pelo interior, levando não apenas a esperança, mas a certeza de um futuro melhor através de um ensino superior de qualidade aos nossos irmãos interioranos.

A bonita história da UEA continua, até porque a obra não está concluída e o bastão para continuar esse grandioso projeto foi passado por Eduardo Braga para o seu sucesso Omar Aziz, que acaba de marcar um “gol de placa” com o anúncio da Cidade Universitária do Iranduba, uma obra grandiosa, orçada em torno de R$ 300 milhões, numa área de 13 milhões de metros quadrados e que se transformará sem nenhuma dúvida no maior e mais moderno complexo do ensino superior no Brasil, uma grande referência para o Estado e para o Amazonas.

O pensamento do governador Omar Aziz é que esse grande complexo comece a funcionar parcialmente já em 2014, quando a capital amazonense estará recebendo jogos da Copa do Mundo e isso, certamente dará ainda maior visibilidade ao Amazonas durante o grande evento esportivo protagonizado pela FIFA.

O fato é que essa obra não significará apenas melhoria e impulso na educação a nível superior no Estado. Os seus benefícios se espalharão em outras áreas, fortalecendo a nossa economia e fomentando especialmente o turismo interno e externo, além de tornar Iranduba não apenas a Cidade Universitária, mas um grande polo de desenvolvimento socioeconômico bem próximo da capital.

Comparando esse acontecimento que dá o título a este artigo de “gol de placa”, se fosse narrado por um locutor esportivo, desde que não fosse o falastrão Galvão Bueno, a narração seria mais ou menos assim, envolvendo os três baluartes dessa história.

Amazonino está conduzindo a bola para a criação da UEA e sofre falta da oposição próxima a linha de escanteio, pela esquerda. Amazonino não se intimida, bate a falta cruzada para Eduardo Braga que dá um passe na medida para Omar Aziz que num vôlei espetacular, quase uma bicicleta marca um gol de placa para o ensino superior do Amazonas com o anuncio e criação da Cidade Universitária a de Iranduba. É gol de placa de Omar para a educação superior do Amazonas. É um golaço para a maior qualificação do ensino superior e do conhecimento brasileiro. (Publicação simultânea nos sites:

Postagens simultaneas nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é Jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: