Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


LEGISLATIVOS JÁ FUNCIONAM
 NUM ANO DE ELEIÇÕES

                                                                                                                     Osny Araújo*

Inicio a semana, neste ano politicamente interessante em função das eleições municipais, falando das reaberturas dos Poderes Legislativos nas três esferas, com as apresentações das mensagens dos governantes mostrando em linhas gerais o que foi feito no exercício anterior e os caminhos a serem percorridos  em 2011.

Começo pela mensagem do governador do Amazonas Omar Aziz, apresentada na solene sessão de abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa do Estado.

Nela, o governador deixou um recado mais ou menos claro para os pré-candidatos as prefeituras dos municípios amazonenses, avisando que não deixará de estar presente nas articulações políticas, mas não subira em nenhum palanque, por entender que as eleições municipais não representam prioridade para as ações de Governo.

Na Câmara Municipal de Manaus, o prefeito Amazonino Mendes, também fez um ligeiro balanço de 2010 e disse como pretende governar o município em 2011, num plenário com 90% dos vereadores que ouviram atentamente a palavra do prefeito, que ressaltou a importância de um trabalho harmonioso entre o Executivo e o Legislativo em favor da sociedade.

O prefeito destacou bem na mensagem o que vêm sendo feito nas áreas de educação, saúde e assistência Social e falou de importantes projetos que serão desenvolvidos este ano, tornando Manaus mais bonita, humana, moderna, enfim, construindo onde todos possam viver de forma tranqüila, em segurança e felizes.

Na mensagem encaminhada pela presidente da República Dilma Roussef ao Congresso Nacional, pelas mãos da ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman, ela não fala nada sobre as denuncias de corrupção no seu Governo, se esquiva de falar em política partidária, fala de austeridade que será praticada pelo Governo, afirmando que exigirá de todos, disciplina e ousadia dentro do Governo.

Na mensagem encaminhada ao Congresso Nacional, a presidente reforça o seu compromisso com o social, combatendo de forma sistemática a pobreza e atuando de forma firma na inclusão social, apontou caminhos para o incremento da produção e a geração de empregos e fez questão de frisar que o Governo está atento a crise econômica no mundo e que o Brasil está preparado para enfrentar o problema com determinação.

De um modo geral as mensagens forem bem elaboradas e otimistas e agora, é ficarmos na torcida para que elas possam ser viabilizadas, com responsabilidade, retidão e transparência. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br






Nenhum comentário: