Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TELES NA MIRA DOS POLÍTICOS


                                                                                                                                Osny Araújo*

Este artigo deveria ter sido postado ontem, mas devido um colapso na internet por aqui, somente hoje foi possível.

Inicio este comentário, com a compreensão dos meus leitores evangélicos, pedindo a benção de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e com um apelo especial para que ela ilumine os nossos dirigentes e os nossos políticos para que possam trabalhar mais e melhor em prol da sociedade e parabenizar as crianças, pela passagem do seu dia, elas que certamente serão cuidarão do nosso futuro daqui a algum tempo. Que elas tenham mais carinho, mais amor, compreensão e que sejam olhadas com mais respeito pelo estado brasileiro. Que sejam tratadas com mais responsabilidade na prática, e não apenas com discursos festivos e demagogos.

O certo, é que tenho muitos assuntos bons para abordar neste comentário, como por exemplo, o jogo político dos partidos e possíveis candidatos as próximas eleições. O nascimento forte do PSD sob o comando do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, coadjuvado pelo do Amazonas Omar Aziz e outras lideranças políticas nacionais. O fortalecimento do prefeito Amazonino Mendes com o restabelecimento do apoio político na Câmara Municipal de Manaus, o mal-estar que certamente deverá existir entre o Judiciário e o Executivo amazonense, face às fortes e justas declarações do governador Omar Aziz, o polêmico reajuste nas tarifas dos transportes coletivos, atingindo também os alternativos e tantos outros.

Consultei os meus botões e resolvi abordar uma questão que não está entra as citadas. Mas de grande importância política e econômica social. Trata-se da comunicação via telefonia e internet, com o sistema no Amazonas, funcionando como se ainda estivéssemos no tempo da pedra lascada, com falta de qualidade operacional e técnica e o pior, com a falta de respeito e comprometimento público das várias operadoras do sistema. Se na capital a situação é péssima, no interior, chega a ser de calamidade.

Ontem, a Assembléia Legislativa do Estado, realizou uma das mais importantes audiências públicas do ano, provocada por um requerimento do deputado Marcus Rota, onde a questão das telecomunicações no Estado foi discutida amplamente, com a presença de pessoas importantes dos setores, como por exemplo, do presidente Ronaldo Sardenberg, da Agência Nacional de Telecomunicações, operadoras e outros interessados.

O que quase não viu na Aleam, foi público, (muito reduzido) mesmo em se tratando de uma audiência pública, onde todos que queiram têm o direito de se manifestar e discutir o assunto. Mesmo assim, valeu a iniciativa provocada pelo deputado Marcus Rota e quem sabe, possamos dar mais alguns passos à frente em busca de melhorias técnica e operacional.

Por tudo o que foi dito na audiência, a coisa parece mesmo caminhar para a instalação no Congresso Nacional de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sugerida pelo senador Eduardo Braga, PMDB-AM que é também presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que contou com o imediato apoio de vários parlamentares e do presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Jair Souto, de Manaquiri, garantindo que os municípios amazonenses não podem continuam surdos e mudos pela inoperância do setor de telecomunicações na região.

O mais grave de tudo, é que o Sr. Sardenberg disse com todas as letras que desde Janeiro a Anatel vem notando o agravamento na qualidade dos serviços de telecomunicação na região Norte e apesar disso, nada foi feito. Limitou-se a dizer, que vai esperar as demandas partidas da audiência para começar a tomar providências, exigindo que todas as metas do Plano Geral das Telecomunicações sejam cumpridas. Ora, amigo, isso parece brincadeira. Se o órgão vem monitorando a questão, porque não foram tomadas providências? A sociedade quer saber e já.

As propagandas das operadoras na mídia são constantes e muito promocionais e com isso, os celulares são vendidos como farinha ou banana nas lojas especializadas e os serviços, continuam frustrando os usuários que pagam caro e muito pelas contas no fim do mês ou de vez em quando nos cartões para carregar os celulares.

Entendo que a CPI das Teles, batizada, chegará numa hora certa e a partir daí, com as investigações que serão feitas pelos parlamentares, possa se arrancar esse véu r que encobre as operadoras e a sociedade possa saber de fato, o que ocorre com o sistema e com isso, possa funcionar com boa qualidade e quem sabe, por um menor preço. Que assim seja. (Postagem simultânea nos Sites, Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e Blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br



Nenhum comentário: