Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2011


PARINTINS DO RELIGIOSO AO PROFANO COMEMORA 159 ANOS

Fonte: PMP

Parintins, AM - Completando 159 anos neste dia 15 de outubro, a Ilha Tubinabarana comemora um período próspero e de desenvolvimento marcado por uma gestão que foi responsável de inúmeras evoluções na cidade, seja no âmbito da saúde, do social, da educação ou da inclusão. Investimentos que nunca foram feitos, agora são realidade na segunda maior cidade do Amazonas, Parintins.
Promotor de uma gama de investimentos, o prefeito Bi Garcia, ao lado do vice-prefeito Messias Cursino, avalia que a cidade de Parintins é destaque por inúmeras benfeitorias à população. “É uma cidade universitária, oferece uma saúde de qualidade, tem um crescimento ordenado, é palco da maior festa cultural do norte e não tenho dúvida de que é uma das melhores cidades do interior do Amazonas para viver”, diz Bi.
O prefeito afirma que o dia 15 de outubro além de ser um momento festivo, também é uma oportunidade de reflexão, pois Parintins como qualquer outra cidade enfrenta problemas. “O nosso governo trabalha para proporcionar qualidade de vida ao parintinense, que é um povo alegre, inteligente, respeitado e hospitaleiro, mas muitos problemas hoje são reflexos de administrações desastrosas do passado”.
Durante sete anos de mandato como prefeito, Bi Garcia construiu uma administração marcada com a construção de escolas, centros de saúde, o Centro do Idoso, a urbanização de vários bairros, luz e sistema de abastecimento de água na zona rural, programas sociais, incentivo ao esporte, o estímulo do turismo e dos valores culturais. ”Vamos continuar até dezembro de 2012, que é o último mês de trabalho, eu e Messias vamos estar como estivemos desde o começo, superando as dificuldades financeiras e a perseguição de pessoas que já passaram pela prefeitura, tiveram a oportunidade de fazer o que fazemos, mas não fizeram nada”, afirma Bi, que compara Parintins como uma mini-capital, que oferece uma estrutura de qualidade.
 

Outra coisa inédita em Parintins foi o reconhecimento da cidade com prêmios voltados à administração como “Prefeito Empreendedor, Prêmio Integration Latino Americano, Prêmio Juscelino Kubitschek e o Diploma e Medalha Luso Brasileiro, prêmios oferecidos aos 100 melhores prefeitos do Brasil e as 100 melhores secretarias de turismo do país. Sem falar ainda o incentivo a inclusão digital, onde a prefeitura oferece internet de qualidade em pontos de acessos gratuitos na cidade, nas escolas e na Biblioteca Municipal “Tonzinho Saunier”.
E para comemorar o aniversário de Parintins, a criação do festival de toadas, que neste ano completa cinco edições. Para Bi é uma forma de valorizar as raízes culturais da cidade e de promover uma grande festa à população parintinense, além de ser uma oportunidade de revelar novos compositores e intérpretes.
“Peço ao povo parintinense que continue acreditando no nosso governo, que nós continuamos sempre unidos pelo bem de uma Parintins cada vez melhor, em busca de um futuro seguro para nossos filhos. A minha mensagem é de otimismo, responsabilidade e compromisso com a cidade que eu amo, com a cidade onde nasci e pelo povo que a escolheu para viver e amar.
 

Eu e meu vice Messias Cursino desejamos mais progressos para nossa cidade. Parabéns Parintins”, destacou o prefeito.A fundação da localidade só foi realizada em 1796, por José Pedro Cordovil, que veio com seus escravos e agregados para se dedicar à pesca do pirarucu e à agricultura, chamando-a Tupinambarana. A rainha D. Maria I deu-lhe a ilha de presente. Ali instalado, fundou uma fazenda de cacau, dedicando-se à cultura desse produto em grande escala. Ao sair dali, algum tempo depois, ofertou a ilha à rainha. Tupinambarana foi aceita e elevada à missão religiosa, em 1803, pelo capitão–mor do Pará, o Conde dos Arcos, que incumbiu sua direção ao frei José das Chagas, recebendo a denominação de Vila Nova da Rainha.

A eficiente atuação de frei José provocou um surto de progresso e desenvolvimento na localidade, mediante a organização da comarca do Alto Amazonas. Em 25 de julho de 1833, passa à freguesia, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana. Era ainda Tupinambarana simples freguesia quando inicioua revolução dos Cubanos no Pará, e se alastrou por toda a província. O seu vigário, padre Torquato Antônio de Souza, teve atuação destacada durante a sedição, servindo de delegado dos legalistas no Baixo Amazonas. Tupinambarana, talvez porque estivesse bem defendida, foi poupada aos ataques dos Cabanos.

Em 24 de outubro de 1848, pela lei provincial do Pará nº 146, elevou a freguesia à categoria de vila, com a denominação de Vila Bela da Imperatriz, e constituiu o município até então ligado a Maués. Em 15 de outubro de 1852, pela lei nº 02, foi confirmada a criação do município. Em 14 de março de 1853, deu-se a instalação do município de Parintins. Em 24 de agosto de 1858 foi criada pela lei provincial a comarca, compreendendo os termos judiciários de Vila Bela da Imperatriz e Vila Nova da Conceição. Em 3º de dezembro de 1880, pela lei provincial nº 499, a sede do município recebeu foros de município e passou a denominar-se Parintins. Em 1881 foi desmembrado do município de Parintins o território que constituiu o município de Vila Nova de Barreirinha.

A divisão administrativa de 1911, figurou o município com quatro distritos: Parintins, Paraná de Ramos, Jamundá e Xibuí. Em 1933, aparece no quadro da divisão administrativa com um distrito apenas – o de Parintins. Em 1 de dezembro de 1938, pelo decreto-lei estadual nº 176, é criado o distrito da Ilha das Cotias, passando assim o município a constituir-se de dois distritos: Parintins e Ilha das Cotias.

Em 24 de agosto de 1952, pela lei estadual nº 226, a comarca de Parintins perdeu os termos judiciários de Barreirinha e Urucará, que foram transformados em comarcas. Em 19 de dezembro de 1956, pela lei estadual nº 96, foi desmembrado do município de Parintins o distrito da Ilha das Cotias, que passou a constituir o município de Nhamundá. Em 10 de dezembro de 1981, pela emenda constitucional nº 12, o território de Parintins é acrescido do distrito de Mocambo.


Nenhum comentário: