Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011


A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS
Osny Araújo*

Os brasileiros estão mesmo mais interessados na política partidária e com isso, mais politizados e atentos aos políticos e suas ações, especialmente nas casas legislativas, como Câmara Municipais, Assembléias Legislativas e Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e Senado da República.

A prova dessa consciência política, foi  testada durante a semana passada pelo portal Amazônianarede que lançou uma pesquisa sobre o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Manaus, passando dos atuais 37 para 41, como defendem alguns vereadores manauaras.

Os manauaras, atenderam ao apelo  do Site e responderam negativamente a pretensão de se aumentar o número de vereadores em Manaus, e 90,2% votaram contra essa pretensão  e nos vários comentários encaminhados a redação, justificaram a posição contrária, alegando que 37 vereadores é mais do que suficiente e alguns, acham até  que ao invés de se aumentar as vagas, deveriam ser diminuídas, e aproveitar o dinheiro  que sobraria com o pagamento de menos vereadores em outras questões importantes para o município, como em educação, saúde, transporte etc. É aquela história, a voz do povo é a voz de Deus.

Tenho o maior respeito e apreço pelo Legislativo e conseqüentemente  pela Câmara Municipal de Manaus. Vejo como importante o trabalho desenvolvido pelos vereadores, mas o fato, é que 37 vereadores  é o bastante para Manaus que tem pouco menos de dois milhões de habitantes.

O certo, é que a grande maioria dos vereadores não parece muito interessada em trabalhar a favor da cidade e sim, busca simplesmente trabalhar pelos seus próprios interesses, esquecendo que eles foram eleitos pelo povo para trabalhar para esse mesmo povo e isso, depois de eleitos e empossados, os senhores vereadores, deputados e senadores, parece que esquecem e pouco ou nada fazem em favor da sociedade.

Por tudo isso, entendo que os maunaras estão absolutamente certos quando  uma maioria esmagadora  se posiciona contra o aumento de número de vereadores, entendendo que os 37 atuais, são suficientes para trabalhar, fazer leis, aprovar leis, fiscalizar o executivo e servir de porta-voz das comunidades juntos aos órgãos gestores.
Ao invés de tentarem aumentar as vagas para  comportar mais políticos, de acordo com os interesses dos partidos, a Câmara ou seja, os vereadores, deveriam estar preocupados em trabalhar mais em favor da sociedade, votando projetos de leis interessantes para melhora a vida dos munícipes, fiscalizando com mais clareza o executivo e auxiliando o prefeito nas questões do interesse da coletividade e para isso, o número atual de vereadores parece ser perfeitamente suficiente.

Não será simplesmente aumentando o número dos seus pares, que a Câmara Municipal de Manaus passará de um momento para outro a ser mais atuante e os recursos a serem empregados para a manutenção de mais quatro gabinetes aliado aos salários e outras regalias  desses possíveis novos vereadores, poderão ser gastos em investimentos nas mais variadas  áreas de atuação do município, especialmente nas mais carentes.

Ao invés disso, os vereadores deveriam levar mais a sério as suas atribuições a começar por mais assiduidade nas reuniões  da  Casa onde as questões de interesse do município devem ser amplamente discutidas e votadas.(Com publicação simultanea nos sites, Noticianahora, Amazonianarede e Tadeude souza)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: