Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011


MANAUS ANIVERSARIA E O
AMAZONAS GANHA PRESENTES

                                                                                                                                            Osny Araújo*

O dia 24 de outubro foi de muitas festas em Manaus em comemoração aos 342 da capital, que teve os Parabéns á Você cantado por milhares de pessoas há zero hora no “sambódromo”, ou mais precisamente no “Carna-Boi” e pela manhã a grande inauguração da Ponte Rio Negro que interliga as cidades de Manaus, Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, em ato que t4eve como anfitrião o governador Omar Aziz, as presenças do senador e ex-governador Eduardo Braga, iniciador da grande obra e o prestígio de várias outras autoridades e políticos brasileiros, entre os quais a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, mas quem ganhou presentes foi o Amazonas.

 Quando da sua última visita a Manaus, a presidente Dilma prometeu vir para a inauguração da ponte e trazendo um presente para o Amazonas. Ela não só veio, como cumpriu a promessa e ao invés de um trouxe dois presentes que foram entregues solenemente no ato da inauguração da grande obra sobre o rio, que felizmente não leva o nome de ninguém e homenageia a natura, batizada com o suntuoso nome de Ponte Rio Negro.

Entre os discursos com fortes apelos políticos, o que pode ser visto como natural, em função da multidão que prestigiou o ato, entre os quais o governador Omar Aziz, o senador Eduardo Braga, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, nada que tirasse o brilho da grande festa em homenagem a Manaus e pelo momento histórico da inauguração da maior ponte de água doce do mundo, pois aquela história da Globo de que pé menor um metro que uma ponte citada no Jornal Nacional, segundo o Google, nada disso é procedente. O que quiseram apenas foi tirar o mérito da grande e fantástica obra em Manaus, mas não adiantou. Com um metro a menos ou a maias, para nós, será sempre um grande orgulho.

Além do presentão que Manaus ganhou com a inauguração da ponte, saem de circulação as velhas e cansadas que por mais de 30 anos operaram na travessia do rio Negro, transportando pessoas e veículos tirando de circulação às velhas e cansadas balsas levando passageiros e veículos, o Amazonas, ganhou ainda a assinatura da proposta de prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, assinado solenemente pela presidente Dilma durante o ato e ainda a interiorização desse fantástico modelo de desenvolvimento para toda a Região Metropolitana de Manaus, o que certamente alavancará a socioeconomia dos sete ou oito municípios que integram a RMM.

Na verdade, o primeiro e importante passo para a prorrogação da ZFM foi dado com a assinatura da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pela presidente, mas nada ainda está consolidado. A briga agora vai para as Comissões Técnicas e Plenário do Congresso onde o projeto será analisado e torcemos para que seja aprovado, isso, contando com o apoio da bancada aliada do Governo. Vai ter muitos guabirus contra, mas chegaremos lá. arquitetônica e ajudando a desenvolver o Estado.

Ainda com relação à ponte, para a alegria da grande maioria e frustração de alguns poucos, daqueles que só torcem pelo quanto pior melhor, a Ponte está aí com a sua beleza arquitetônica e certamente ajudará muito no desenvolvimento da Região Metropolitana.

Não foi aqui entrar no mérito se foi cara ou barata a obra, se demorou pouco ou muito tempo para ser concluída, o importante é que já está funcionando, mesmo que isso tenha contrariado alguns membros do Ministério Público Federal que dois ou três antes da sua inauguração tentaram impedir o ato. Um absurdo, mas felizmente que a Justiça Federal resolveu o problema indeferindo a ação.

Como bem disse o governador Omar Aziz em seu discurso, a ponte, não servirá apenas para ir de um lado para o outro do Rio Negro, mas representa um gigantesco passo para o desenvolvimento.

Termino este comentário com um afetuoso abraça a cidade aniversariante e também um agradecimento a Manaus que acolheu braços abertos este interiorano de Urucurituba, que aqui chegou para estudar, estudou e se apaixonou por Manaus, está bela e fantástica cidade plantada no coração da selva amazônica e por isso mesmo, a sua rainha. Parabéns Manaus, minha cidade querida. (Publicação simultânea nos sites: Noticianahora, Amazônianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br




Nenhum comentário: