Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bióloga sobrevive a ataque de
 jacaré e quer voltar  a Mamirauá 

São Paulo - A Reserva Mamirauá, no Amazonas, concentra uma das maiores populações de jacarés na região. Uma bióloga que saiu de São Paulo em busca de um sonho - viver numa das maiores unidades de conservação de vida selvagem da Amazônia – acabou sendo vítima desse animal, perdeu uma perna, mas sobreviveu de forma surpreendente.
Alguns pesquisadores garantem que em Mamirauá existem 90 jacarés para cada habitante da reserva. O jacaré-açu é o maior predador da América do Sul: alguns medem mais de 6 metros.
Quando um bicho desses morde alguém, dificilmente a vítima sobrevive. Em dezembro, na véspera do Ano Novo, em Mamirauá, a bióloga paulista Deise Nishimura limpava peixe na beira da casa flutuante onde morava, quando foi arrastada para a água por um jacaré de mais de 4 metros de comprimento. Mesmo desarmada, ela decidiu lutar pela vida.
“Nessa hora, achei que tinha morrido já, já era. Mas aí lembrei que num documentário eu vi que quando você é atacada por um tubarão, sua parte mais sensível é o nariz. Aí pensei: qual será a parte mais sensível do jacaré? Coloquei a mão na cabeça dele e achei dois buracos, não sei se era o nariz ou o olho, e eu enfiei meus dedos assim, bem forte, e apertei com toda a força. Foi quando ele me soltou, e, nessa hora, percebi que já estava sem minha perna”, relembra a bióloga.
Socorro - Deise nadou até a beirada da casa, mas não conseguiu subir. Teve de escalar um tronco para sair da água. Exausta, ela gritou por socorro. Mas não havia ninguém por perto. Então ela se arrastou até a sala de rádio e pediu ajuda. “Quinze minutos depois, os funcionários da reserva chegaram. Fizeram torniquetes nas pernas e levaram a bióloga até Tefé. No hospital, uma hora depois, o médico ficou espantado.
A bióloga chegou no hospital em estado de choque. Não tivesse a resistência que ela tem e a sorte que ela teve, não teria sobrevivido a esse tipo de ataque. O que mais chamou a atenção do médico é que artéria femural de Deise permanecia bloqueada, mesmo sem o torniquete. Isso impediu que ela morresse de hemorragia.
“Chegando no hospital o médico até estranhou que eu não tinha perdido muito sangue. Ele acha que o jacaré, na hora em que ele estava me girando, deu uma torcida na artéria também e isso estancou o sangue”.
Nos oito meses em que trabalhou na reserva, Deise tirou várias fotos do jacaré, ele gostava de dormir debaixo da casa flutuante onde a bióloga morava.
O jacaré tinha até nome: apesar de ser um macho enorme era chamado de dorotéia. No dia seguinte ao ataque, os ribeirinhos da reserva mataram o animal, encontraram a perna de Deise e levaram até o hospital em Tefé. Mas, segundo o médico Adalberto Villa Lobos, não havia como tentar um reimplante.
“O reimplante foi descartado por causa do tipo de lesão que o jacaré causa numa perna ou em qualquer membro que é atacado”, diz o médico. “Mas, graças a Deus, conseguimos fazer uma intervenção cirúrgica muito boa, conseguimos limpar tudo e não houve nenhuma infecção”.(Fonte: G1)



Temperatura em Manaus chega a 40 graus

Manaus - A capital amazonense está com uma das temperaturas mais elevadas dos últimos tempos, causando granders transtornos aos manauaras e um desconforto absoluto aos turistas que a esta época doano visitam a cidade.
De acordo com instituto nacional de pesquisas espaciais, o Inpe, as temperaturas devem variar neste mês de agosto entre 33 e 36 graus, com sensação térmica de até 40 nas avenidas mais movimentadas. O manauara já está acostumado, mas, e o turista?
Com a alta temperatura, o manauara está consumindo mais água, refrigerantes e o consumo de energbia elétrica certamente dará um grande salto, com o funcionamento mais demorado dos aparelhos de ar condicionado.

Sem manutenção Ponte dos Bilhares
 ameaça motoristas e pedestres

Manaus - Quatro blocos estão se soltando da ponte, sobre o retorno que liga ao Millenium Shopping. Prefeitura disse que vai mandar uma equipe técnica para averiguar o problema.
 Blocos estão seguros por vergalhão de ferro. Foto: Giovana Consentinni Manaus - Blocos de concreto danificados na Ponte dos Bilhares, na Avenida Constantino Nery, ameaçam motoristas e pedestres que passam sob a ponte, no retorno da avenida, local que também dá acesso ao Millennium Center.
São quatro blocos que tiveram o concreto desgastado e estão presos, em grande parte, por vergalhões de ferro. Quando os carros passam sobre a ponte eles vibram, o que faz o concreto se desgastar ainda mais, podendo cair a qualquer momento.
O encarregado de limpeza Aluísio Dias, 50, que trabalha no local desde a manhã desta terça-feira (3), ficou preocupado ao ver o problema. “Isso é perigoso. De repente a gente ta trabalhando aqui e isso cai na nossa cabeça. Uma hora isso pode cair em um carro”, afirma.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o problema foi encaminhado ao setor de engenharia, que agendou uma visita técnica de inspeção das duas pontes para esta quarta-feira (4) e, a partir daí, poderá informar as medidas a serem tomadas.
Já a assessoria de comunicação do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), informa que existe um portal no início do retorno, que indica a altura máxima permitida (4m), e impede que veículos muito altos passem pelo local e arrastem os blocos de concreto.

Caixa não deverá financiar monotrilho

 Manaus - Atendendo à recomendação do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), a Caixa Econômica Federal (CEF) resolveu não aprovar o financiamento requerido pelo Estado do Amazonas para a construção do monotrilho enquanto o projeto básico da obra não atender aos requisitos legais. A decisão foi comunicada, pela CEF, ao Estado do Amazonas por meio do Ofício GIDUR/MN nº 2.444/2010.
O monotrilho, cuja construção está estimada em R$ 1,3 bilhão, é um projeto de mobilidade urbana que faz parte das obras de preparação de Manaus para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. O financiamento da Caixa seria de R$ 600 milhões.
Segundo análise do MPF/AM e do MP/AM, o projeto básico da obra - elemento mais importante na execução da obra pública - não atende às previsões da Lei nº 8.666/93, por ainda estar incompleto e não conter os essenciais projetos estruturais com detalhamento de armadura, os prédios de pátio estacionamento e manutenção, comunicação, sinalização e demais projetos complementares, necessários à perfeita caracterização da obra.
Além disso, a planilha orçamentária não contém a discriminação de todos os serviços previstos, com quantitativos que reflitam o projeto básico, contrariando a Lei nº 8.666/93.
Mera estimativa
A Concorrência nº 31/2010 - CGL, que tem como objeto a contratação de projeto executivo, construção, fornecimento e implantação de um sistema de monotrilho para a Região Metropolitana de Manaus, está marcada para o dia 9 de agosto de 2010, às 9h.
Para o MPF/AM e o MP/AM, não havendo, no momento da licitação, um projeto definido para as obras, o preço ofertado para a execução das obras será uma aleatória estimativa, já que o valor só será efetivamente conhecido após a realização dos projetos executivos, a serem feitos pelo consórcio vencedor da licitação. Esta situação pode trazer sérios prejuízos ao patrimônio público por meio de aditivos de alto valor ou resultar em uma obra paralisada por falta de recursos para conclusão. Diante disso, realizada a licitação com o projeto básico contendo essas falhas, o certame será nulo desde a origem.
Em abril deste ano, o MPF/AM e o MP/AM encaminharam ao Estado do Amazonas recomendação para a suspensão da licitação, inicialmente marcada para 28 de abril, e adequação do projeto básico do monotrilho, com a correção das irregularidades apontadas e a alteração do trajeto do monotrilho para preservação de prédios históricos.
Mesmo com alterações realizadas pelo Estado do Amazonas nos documentos relativos à obra, ainda persistiram as deficiências do projeto.
Obras da Copa 2014
O monotrilho é uma das obras que serão realizadas em Manaus nos próximos anos como parte da preparação da cidade para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Outra obra que já está definida é a da Arena Amazônia, que substituirá o estádio Vivaldo Lima.
O MPF possui um grupo de trabalho que acompanha a aplicação de verbas federais para a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O grupo, criado em agosto de 2009 e composto por procuradores da República que atuam nos estados que sediarão a Copa, tem se reunido periodicamente com diversos órgãos públicos.
O secretário de Estado de Planejamento, Marcelo Lima, informou que o governo do Amazonas vai manter a licitação para o monotrilho de Manaus, marcada para a próxima segunda-feira, mesmo após a Caixa Econômica Federal informar que não vai liberar os recursos enquanto o projeto básico da obra não atender às mudanças propostas pelos Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado (MPE).
Marcelo entende que não há problemas com o projeto básico da obra. Para ele, o que há são divergências de ordem técnica nas análises da Seplan e dos MPF e MPE, que estão sendo avaliadas. Ele informou que o governo do Amazonas não pretende fazer as modificação propostas por entender que o projeto básico atende os requisitos legais.
O secretário acredita que, pelo que tem notado nas negociações, após a realização da licitação e do contrato com a empresa vencedora, o MPF e o MPE “provavelmente” darão entrada em ação na Justiça Federal, que, segundo ele, é a instância de julgamento de mérito das divergências que se tornarem insanáveis.
Marcelo informou que o principal ponto de divergência está na tecnologia para a construção dos pilares para o monotrilho, que ele considera de difícil pormenorização de custos. O secretário disse que os pilares devem ser fornecidos pelos construtores dos trens, donos da tecnologia. “O Ministério Público não entende dessa forma”, disse.
Ele informou que, nesta quinta-feira (5), haverá uma reunião entre os membros do MPF e do MPE com representantes da Caixa, do Ministério das Cidades e da Casa Civil da Presidência da República, em Brasília. “Há interesse do governo federal em financiar uma obra que consideramos importante para a cidade”, considerou.
Para o secretário, a decisão da Caixa poderá ser revertida quando as divergências do governo do Amazonas com o MPF e o MPE acabarem, seja em conseqüência das negociações ou, em último caso, no mérito de uma decisão judicial.
Segundo análise do MPF e do MPE, o projeto básico da obra do monotrilho não atende às previsões da Lei nº 8.666/93, por ainda estar incompleto e não conter os essenciais projetos estruturais com detalhamento de armadura, os prédios de pátio de estacionamento e manutenção, comunicação, sinalização e demais projetos complementares, necessários à perfeita caracterização da obra. “A planilha orçamentária não contém a discriminação de todos os serviços previstos, com quantitativos que reflitam o projeto básico, contrariando a Lei nº 8.666/93”, informou o MPF.(d24am)

Vem aí ...

AMAZÔNIA NA REDE

Aguarde ...
Comportamento de primatas neotropicais
é alvo de pesquisa no Aamazonas


Manaus - A Amazônia é uma região que abriga primatas neotropicais ainda pouco conhecidos. Foi com o objetivo de identificar características sobre os locais onde vivem macacos da espécie Saguinus pileatus que uma pesquisa de iniciação científica realizada no município de Tefé, no Amazonas, constatou a presença do primata em capoeiras baixas com passagens para o ambiente de mata primária, bem adaptado à pressão antrópica (efeitos, processos derivados de atividades humanas, em oposição àqueles que ocorrem em ambientes naturais sem influência humana).
Segundo o bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), financiado pela FAPEAM, Daniel Epifânio Marques, o estudo mostra que a dieta da espécie se é basicamente frugívora-insetívora (alimentam-se a base de frutos e insetos). "Conhecer a ecologia e o comportamento da espécie é de fundamental importância para a elaboração e implantação dos programas de manejo e conservação", afirmou Marques.
O estudo foi realizado nas florestas da zona rural de Tefé (localizada a cerca de 550 km de Manaus), no Médio Solimões, em três sítios distintos na área rural, onde foi aplicada a metodologia de coleta ad libitum, que consiste em verificar todas as ocorrências comportamentais dos indivíduos. "Quando um grupo era avistado foram anotados os seguintes dados: tamanho do grupo, tipo de habitat, altura estimada em relação ao chão, se havia outra espécie associada e dentre outros dados", explicou o bolsista.
Com o título "Como vive Saguinus pileatus nas florestas da Zona Rural da cidade de Tefé no Amazonas?", a pesquisa contou também com a participação da estudante Keiny Wallace Silva dos Santos/UEA-Tefé, sob a orientação da professora Luciane de Souza Lopes, do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tefé.
Resultados obtidos
O período da pesquisa ocorreu durante 18 dias e 76 horas de observação, entre os meses de outubro de 2009 e março de 2010. No total foram anotados treze avistamentos do grupo, sendo 44% na mata primária, 33% na capoeira alta e 22% na capoeira baixa.
O tamanho do grupo foi em média 15,2 indivíduos. Na dieta foram observados 87% de itens de origem vegetal, dentre eles frutos de macucu (Licania spp.) e imbaúba (Cecropia spp.), enquanto 13% foi de origem animal como artrópodes (formigas).
Sobre os macacos neotropicais
Há 139 espécies de macacos na América central e do Sul. Em geral são chamados de primatas neotropicais, vulgo macacos dos novos trópicos mundiais. Os primatas neotropicais consistem em varias espécies, abrangendo o pequeno Mico Pigmeu do Amazonas central (pesando apenas 100 gramas) até o macaco Mono-Carvoeiro do Sudeste do Brasil (que pode pesar mais de 10 quilos).
Os primatas têm uma vida social complexa, algumas espécies são monógamas com até cinco membros em uma família vivendo num grupo só, como o macaco Sauá. Algumas espécies vivem em grupos de até cem indivíduos, como o Macaco-de-cheiro. Sua dieta varia, macacos comem uma mistura de frutas, folhas, insetos, lagartos e algumas espécies gostam até de comer pequenos mamíferos e pássaros. Esses primatas são os únicos macacos que tem o rabo preênsil que usam como um quinto membro para se pendurarem das arvores.

MAIS DE 120 MIL RECLAMAÇÕES
CONTRA A AMAZONAS ENERGIA

Manaus - A Eletrobras Amazonas Energia recebeu 122.827 reclamações de clientes no Estado no primeiro semestre do ano, segundo números da ouvidoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os problemas com a interrupção no fornecimento representaram a maioria das queixas, com 70,9% dos registros contra a concessionária.
Os dados da agência reguladora apresentam 17 tipos diferentes de reclamação. Apenas o atendimento e os problemas na instalação interna na unidade consumidora não receberam queixas dos usuários.
De janeiro a junho, a ouvidoria da Aneel, através do telefone 167, recebeu 87 mil reclamações somente de interrupção do fornecimento de energia elétrica.
O segundo item na lista de reclamações contra a concessionária de serviços elétricos do Amazonas foram os problemas com a fatura de consumo da energia, com 15,4 mil registros, ou 12,6% do total. Questões referentes ao prazo de prestação de serviço também aparecem como um dos maiores problemas enfrentados pelos consumidores do Estado.
Outros problemas frequentes relatados à ouvidoria da Aneel foram os erros de leitura no contador de energia (3.327), além de apresentação ou entrega de contas (2.612), variação de consumo (1.890) e alteração cadastral (2.414). As demais reclamações foram por danos elétricos (569), tensão de fornecimento (449), cobrança por irregularidade (57), suspensão indevida (32) e problemas com a tarifa (16).
Em 2009, segundo indicadores de qualidade da Aneel, o tempo médio de interrupções de energia em Manaus ficou em torno de 18 horas, quase três vezes maior que a média nacional. Conforme os dados, as áreas mais afetadas foram as estações São José e Jorge Teixeira, na zona leste, que atendem juntas 20% dos consumidores. Na estação São José, zona leste, por exemplo, os clientes deveriam ficar no máximo 23 horas sem luz elétrica, mas ficaram 72 horas.
Outras estações como a Cidade Nova, Distrito Industrial e Ponta Negra, que atendem a 91 mil unidades, ficaram cerca de 30 horas a mais do que o padrão estabelecido pela Aneel. Em relação a 2008, a Eletrobras Amazonas Energia conseguiu poucos avanços nas interrupções, foram 54 horas sem energia, segundo a Aneel.
A concessionária possui 679,7 mil consumidores distribuídos pelas classes residencial, industrial, comercial e rural. O consumo estimado pela concessionária em 2009 para a capital foi de 1,5 GWh e para o interior de 703,38 GWh.
A reportágem entrou em contato com a assessoria da Eletrobras Amazonas Energia para comentar o assunto, mas não obteve resposta.(d24am)
INCRA QUER AMPLIAR PARCERIA COM A UFAM

Manaus - A convite da Universidade Federal do Amazonas (FAM) a superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA),Maria do Socorro Marques Feitosa participou ontem pela manhã da solenidade de abertura do Terceiro Encontro Internacional em Materias Verdes (Third Amazonic Green Materials Meeting), presidida pela Magnífica-reitora Márcia Perales e a participação de pesquisadores de instituições americanas e européias, além de cientistas das principais instituições nacionais de pesquisas, como: COPPE/UFRJ, USP e UNICAMP, que até amanhã estarão discutindo as principais pesquisas que estão em desenvolvimento no mundo sobre a utilização de materiais e processos na fabricação de produtos para a engenharia que procuram minimizar o impacto ao meio ambiente.

O encontro promovido pela Universidade Federal do Amazonas e coordenado pela Faculdade de Tecnologia, no auditório Rio Javari, será encerrado amanhã, quando deverá ser anunciado um relatório final dos trabalhos realizados.

Aproveitando a oportunidade, a superintendente Socorro Feitosa, conversou informalmente com a reitora Márcia Peráles e quem sabe, dessa conversa poderá surgir à ampliação da parceria entre INCRA em áreas de várzea, onde os cuidados com o meio ambiente são de fundamental importância.

É Interessante frisar, que entre outras ações de reforma agrária, o INCRA vem trabalhando na construção de casas com recursos do Crédito Habitação e uma parceria com a Universidade para um melhor acompanhamento desse trabalho será importante, até por questões culturais junto aos ribeirinhos, resistentes em alguns pontos que fogem aos seus costumes.

O INCRA já atua em parceria com a UFAM no campo da reforma agrária, na educação, através o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), juntamente com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).Na foto, a reitora Márcia Peráles e a Superintendente do INCRA Socorro Feitosa. ( Fonte: Ascom, INCRA-AM)



Benefícios da ZFM poderão chegar aos
municípios da Região Metropolitna 

Manaus - A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata da extensão dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus que pode beneficiar os municípios de Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Macanapuri, ja conta com mais de 30 assinaturas.
O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) que encaminhou a PEC ao Senado ontem, espera que a proposta seja aprovada até dezembro.
A relatoria deverá ficar a cargo do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Marco Maciel.
Para o senador amazonense a expansão dos benecícios da ZFM que integram a Região Metropolitana, representará um passo importante para alavancar o desenvolvimento desses municípios situados bem próximos a capital. (DEM-PE).
Ressarcimento a usuários
 de ônibus em Manaus


Manaus – Tramita pela Câmara Municipal de Manaus um Projeto de Lei (PL) que ordena o ressarcimento do valor correspondente a passagem do transporte coletivo. O valor seria devolvido aos usuários em casos de interrupção no trajeto de ônibus, como devido a panes por falta de manutenção dos veículos.
Segundo os autores da proposta, os vereadores José Ricardo (PT) e Ademar Bandeira (PT), os usuários sofrem prejuízo com as paralizações antes do ponto final da linha. Um dos problemas apontados seria que, muitas vezes, alguns passageiros chegam a pagar duas passagens para seguir em outro veículo.
 Em plenário ontem, na CMM, José Ricardo defendeu ainda que seja criado um estatuto para os usuários do transporte. O documento estabeleceria direitos e deveres referentes a qualidade de serviços e aos passageiros dos ônibus coletivos na capital. (CMM)



terça-feira, 3 de agosto de 2010

DENGUE E MALÁRIA
DIMINUEM NO PROSAMIM

Manaus - Os números da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) apontam que as doenças hídricas diminuíram, de 2005 a 2010, na Bacia do Educandos, a primeira a receber as obras de urbanização do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Os dados são da coordenadoria do órgão estadual e foram divulgados na última sexta-feira, 30, com a constatação de que os casos de dengue, hepatite, leptospirose e malária caíram significativamente nestes primeiros cinco anos de implantação do Programa.
“No bairro da Cachoeirinha, o primeiro contemplado com ações do Programa, quando o mesmo ainda estava em fase embrionária, a dengue reduziu, nos últimos cinco anos, de 31 para 12 casos. No mesmo local, não houve registro de hepatite este ano. O vírus, em 2005, infectou 14 pessoas”, estima a coordenadora de projetos ambientais do Prosamim, Jane Crespo.
Já na área central de Manaus, que ganhou, em 2007, o Parque Residencial Manaus, substituiu as antigas palafitas por casas padronizadas e condições insalubres por saneamento básico, reduzindo o número de casos de dengue, por exemplo, de 52 para 10 registros. A hepatite do tipo A teve queda de 21 para apenas um registro.
A subcoordenadora ambiental observa, ainda, que em algumas doenças foi detectado um pequeno acréscimo. Segundo ela, este tipo de dado está sendo analisado, pois as evoluções podem estar relacionadas à migração de famílias entre bairros e nem sempre representam, portanto, aumento de casos.
O coordenador da Unidade de Gerenciamento do Prosamim (UGP), Frank Lima, admite que antes do Prosamim era fácil à proliferação de doenças nas áreas onde atualmente estão instaladas as casas padrões em razão da ocupação desordenada dos igarapés. “Além disso, as fossas das precárias construções caiam diretamente nos braços de rio. Hoje a situação mudou porque, além da urbanização, fazemos trabalho de conscientização e orientação para manutenção de higiene nos espaços ocupados pelos beneficiários do Programa”, justifica Lima.
O diretor presidente da FVS, o infectologista Bernardino Albuquerque relata que, com a drenagem dos igarapés nos bairros de abrangência do Prosamim, houve diminuição dos vetores que potencializam doenças como a dengue e malária. “E não só isto. O menor contato do homem com a água contaminada fizeram despencar os casos de leptospirose e hepatite”, exemplifica o médico.
Áreas recuperadas servem para o lazer
Na Colônia Oliveira Machado, Zona Sul, a antiga rua 13 de maio, conhecida por ter sido uma das áreas mais violentas da cidade, com a implantação do Programa se transformou em um lugar de diversão para famílias. No Educandos, Zona Sul, aproximadamente 200 jovens se divertiram, ontem, soltando pipas. De acordo com o vendedor ambulante, Valdinei da Silva Oliveira, 27, que vende pipas há 15 anos em frente ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro, com a criação do Prosamim a área ficou mais agitada, porém segura. “Antes, as crianças corriam pelo meio da rua. Agora com tudo gramado, fica mais fácil para brincar e para vender”, disse. Na avenida Brasil, Zona Oeste, a inovação fica por conta das linhas. Com ou sem cerol, as linhas tornaram-se coloridas. No local são comercializadas linhas com cerol azul, verde e rosa, linha escolhida pelas mulheres que também podem ser vistas em grande número entorno da avenida.
Para a estudante Sâmara Correa, 16, não há competição entre homens e mulheres. Ela disse que todos se divertem e viram até amigos. “Solto pipa aqui (no entorno da avenida Brasil) há dois anos e nunca fui desrespeitada pelos homens. Pelo contrário, até brinco melhor que eles”, disse a jovem.



 Deputados na ALE dimimuem o ritimo

Manaus - Na hora do almoço, líderes da Assembleia Legislativa do Amazonas decidiram que as sessões de terças e quintas-feiras serão apenas para discussões de projetos e matérias.
 Deputados discutiram recesso e empossaram Francisco Campos na manhã desta terça. Foto: Raimundo Valentim Manaus - A Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) decidiu que não fará recesso próximo ao período eleitoral . Em reunião especial fora do plenário, os líderes da casa definiram que até outubro as votações acontecerão exclusivamente às quartas-feiras. As sessões de terças e quintas-feiras serão apenas para discussões de projetos e outras matérias.
A possibilidade de “recesso branco” na casa dividiu os parlamentares. A ideia foi defendida pelo presidente da ALE/AM, que propôs seguir o modelo de paralisação adotado pelo Congresso nacional, durante o período de campanha eleitoral. “Temos que seguir o modelo federal, que é a esfera máxima”, disse Belarmino.
Para o líder de oposição, Luis Castro, o recesso seria desnecessário, e atrapalharia o andamento e votação dos projetos que tramitam na Casa. Segundo o deputado, não houve votação para “derrubar” o recesso previsto para setembro. “Nos reunimos e chegamos ao consenso de não parar. Voltaremos a falar sobre isso no mês que vem, para discutir a flexibilização de expediente apenas na última semana antes das eleições”, informou.

Voos normalizados no Eduardo Gomes 

Manaus - Os voos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus estão operando sem registro de atrasos fora do tempo previsto. Passageiros que viajariam pela Companhia Aérea Gol sofreram com atrasos e cancelamentos ontem (2). Aeroportos de todo o país registraram o problema.
O aeroporto de Manaus registrou 22 atrasos e dois voos cancelados na segunda-feira. Nos principais terminais aéreos do país, 396 voos domésticos sofreram atrasos de mais de 30 minutos.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o motivo dos atrasos em voos de todo o país seria a implantação de um novo sistema de escalas, que culminou na falta de tripulantes da Gol. A Companhia afirmou que os atrasos são reflexos do aumento do movimento com o fim das férias escolares.
Outro motivo para o problema seria a troca da tripulação. De acordo com a assessoria, os aeroportuários atingiram o limite de horas de trabalho e por isso não puderam seguir viagem.



Manaus mostra projetos para Copa 2014


Manaus - Representantes das secretarias de esporte do Amazonas e da prefeitura de Manaus estão em Brasília para apresentar os projetos de mobilidade urbana da cidade para a Copa de 2014. Manaus será a primeira a expor seus projetos entre as cidades-sede do evento esportivo.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Desporte e Lazer (Semdej), Fabrício Lima, foi realizado um sorteio para a ordem de apresentação entre as cidades-sede. "Manaus será a primeira a expor seus projetos não só na área de mobilidade, mas em tudo o que está sendo desenvolvido para a realização da Copa na capital amazonense", disse.
Entre os projetos a serem apresentados está o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que criará vias exclusivas para ônibus. “Estamos estudando fazer essas vias em sentindo contrário para evitar que os carros particulares invadam a rota dos coletivos, a exemplo do que foi feito na África e na França”, disse Lima. Segundo o secretário, o BRT é 90% mais barato que um metrô de superfície, por isso a opção da prefeitura de Manaus em investir no projeto.
Além da mobilidade urbana, Manaus também vai apresentar o trabalho de reestruturação que vem sendo desenvolvido no centro da cidade para retirada de camelôs e ainda a reforma e ampliação do Porto e Aeroporto Internacional da cidade. “Estamos esperando a liberação das verbas, serão R$ 90 milhões para o Porto e R$ 372 milhões para o Aeroporto Eduardo Gomes. A Caixa Econômica é quem vai financiar estes valores”, disse Lima.
Arena
A Arena da Amazônia também terá destaque na apresentação. As obras da construção da Arena já foram vistoriadas por uma comissão formada por conselheiros, auditores, procuradores e técnicos da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE).
Segundo o titular da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), Júlio César, as obras começaram em ritmo acelerado, mesmo sem o repasse de R$ 400 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). O valor total do projeto deverá ficar em torno de R$ 500 milhões.
O secretário informou que até agosto deste ano, toda a estrutura do velho estádio será demolid . Segundo ele, 95% do material demolido será reutilizado no próprio projeto da arena e em outras obras desenvolvidas na cidade.
Dezembro de 2012 é o prazo final estipulado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para as capitais que pretendem sediar a Copa das Confederações, em 2013, concluírem os estádios. A entrega da Arena da Amazônia deve ocorrer no final do mesmo mês.(Portal da Copa)





CMM CRIA CPI PARA INVESTIGAR
CARTEL NOS COMBUSTÍVEIS


Manaus  – A existência de um cartel formado por revendedores de combustíveis será alvo de CPI na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta foi aprovada nesta segunda-feira (2) com o objetivo de investigar alterações nos preços impostas pelos estabelecimentos na capital.
Apresentada pelo vereador Joaquim Lucena (PSB), a CPI quer investigar as oscilações da gasolina e derivados do petróleo, que não corresponderiam aos aumentos vindos de refinarias da Petrobras. O motivo dos reajustes e a necessidade da análise da qualidade dos combustíveis também serão averiguados pela Comissão Parlamentar de Inquérito.
A proposta da CPI recebeu a assinatura de 17 vereadores. Lida nesta manhã pelo presidente da CMM, Luis Alberto Carijó (PTB), foi solicitado que os blocos partidários indicassem membros para a Comissão. A formalização da portaria de instalação da CPI deve acontecer até a próxima segunda-feira .





 Voos no Aeroporto Eduardo
Gomes sofreram atrasos

Manaus  – A exemplo do que ocorreu em ontem em vários aeroportos brasileiros, em Manaus o constrangimento com os atrasos e cancelamentos de vôos não foi diferente.
 Os passageiros que embarcariam em voos da Companhia Aérea Gol sofreram com atrasos e até cancelamentos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O problema aconteceu nesta segunda-feira (2) e foi registrado também em aeroportos de todo o país.
Ao todo, foram contabilizados 22 atrasos e dois voos cancelados em Manaus. Em um dos casos mais graves, um voo com destino ao Rio de Janeiro, que sairia às 14h40 partiu somente às 17h. Entre os passageiros, muitos se mostraram indignados com a situação.
Em todo o país, dos 1.521 voos domésticos previstos até as 16h nos principais terminais aéreos, 396 sofreram atrasos de mais de 30 minutos. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o motivo seria a implantação de um novo sistema de escalas, que culminou na falta de tripulantes da Gol.
De acordo com a Gol, os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo registrados na sexta-feira (30), devido ao aumento do movimento com o fim das férias escolares. A troca de tripulação também foi apontado como outro fator para o problema. A assessoria informou que os aeroportuários atingiram o limite de horas de trabalho e por isso não puderam seguir viagem.
Denúncias
Os atrasos e cancelamentos dos voos da Gol deverão ser explicadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que disse estar acompanhando a situação nos aeroportos. O órgão afirma ainda que, caso o passageiro tenha queixa em relação ao atendimento, pode registrar a denúncia através do número 0800-725 4445.



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Turistas podem trazer do exterior bens
de uso pessoal sem pagar impostos


Brasília – O turista brasileiro já pode trazer do exterior bens considerados de uso pessoal sem pagar impostos. O Diário Oficial da União publicou hoje (2) a Portaria 440, assinada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que inclui essas regras. A portaria também acaba com a necessidade de declaração para a saída temporária de bens já importados.
De acordo com a portaria, é permitido que o viajante traga bens novos ou usados, para consumo pessoal ou para dar como presente, que “pela sua quantidade, natureza ou variedade, não permitam presumir importação ou exportação com fins comerciais ou industriais”.
Estão permitidos bens de uso ou consumo pessoal, como roupas e higiene, por exemplo. Máquinas fotográficas e telefones celulares também fazem parte da permissão, mas foram excluídos filmadoras e computadores pessoais.
O viajante pode trazer, no máximo, 12 litros de bebidas alcoólicas, dez maços de cigarros com 20 unidades cada um, 25 unidades de charutos ou cigarrilhas e 250 gramas de fumo. A Receita Federal liberou de impostos a compra de até 20 unidades de pequenos presentes que custem menos de US$ 10, mas desde que não haja mais de dez idênticas.(Ag.Brasil)






CAMPANHA GANHA FORÇA


                                                                                                              *Osny Araújo

A campanha política para as eleições gerais deste ano, começa a ganhar força no Amazonas, embora com menos intensidade que nas eleições passadas, em função dos novos posicionamentos tomadas pela Justiça Eleitoral, com vistas a moralizar e democratizar o pleito.
Os candidatos ganham as ruas da capital em todas as direções e no interior, o vai e vem é constante de políticos em campanha, mas sem a pompa dos anos passados, face às restrições legais que estão em vigor.
Nas estradas, rios e no ar, ou seja, de carro, barco ou avião, os candidatos se movimentam por todo o Estado, num corre-corre contra o tempo, levando suas idéias e propostas em busca da conquista de votos. Tarefa nada fácil, até porque, o eleitor, em função da velocidade atual dos meios de comunicação, está muito mais informado e politizado e as estratégias de campanha precisam e devem ser alteradas.
Sem a distribuição de camisas, chaveiros, bonés e outros instrumentos utilizados até na campanha passada, os candidato que também não podem mais realizar os famosos “showmícios” com renomados artistas para atrair o público, estão se valendo do corpo-a-corpo e de uma boa conversa com o eleitor, sem poder fazer as famosas barganhas de troca de favores, considerando que os olhos da Justiça Eleitoral estão bem atentos a essas passadas artimanhas políticas.
Com menos recursos nas mãos, os candidatos, realizam campanhas mais modestas, através de adesivos nos veículos, pinturas de muros e outros tipos de propaganda permitidos pela Lei e com isso, a cidade fica menos poluída visual e sonora, fato que tem agrado muito à sociedade, que há menos de três meses do pleito, parece que não vive uma época pré-eleitoral.
As primeiras pesquisas no Estado já estão sendo divulgadas, mas com certeza, ainda não se pode fazer uma real avaliação do quadro político, considerando que a campanha só agora começa a ganhar força.
No início da segunda quinzena deste mês, começa a campanha na mídia eletrônica, radio e televisão e a partir daí, ainda com os debates que certamente serão promovidos pelos veículos de Comunicação, certamente os números serão alterados, fato normal em qualquer campanha política.
Para presidente da República, entendo que no Amazonas a vitória da candidata governista Dilma Roussef, deverá ser um fato consumado, uma vez que os dois principais candidatos ao Governo Omar Aziz e Alfredo Nascimento, em palanques diferentes, defenderão essa candidatura. A briga de fato, será pelo Governo do Estado e pelo Senado, com o ex-governador Eduardo Braga, com a possibilidade de vir a ser o senador proporcionalmente mais votado no Brasil, com base nos números iniciais das pesquisas.
Com relação à campanha pela mídia eletrônica, embora não seja tão aguardada pela população, é eles sejam vistos e ouvidos.
Não troque o horário eleitoral na Tv por filmes ou shows. É importante a sociedade acompanhar a postura, a ética, os pronunciamentos, projetos e propostas dos candidatos, até para que possam ser avaliados e no caso de eleitos. cobrados.
Essa é a função do programa eleitoral de campanha no radio e na televisão e a sociedade, precisa e deve participar com interesse desse processo.
Procure ver o passado dos candidatos, o que já realizaram em favor da sociedade, procure descobrir as suas amizades, o comportamento no seu bairro, o relacionamento com os amigos, enfim, vasculhe a vida dos candidatos e a partir daí e das propostas que oferecerem defina o seu voto. Lembre-se, o voto, é o maior e o mais importante instrumento de uma democracia como a que vivemos. Pense nisso e decida com inteligência o seu voto. Voto, não é e nunca foi pagamento de favor ou retribuição de amizade. Voto é responsabilidade da sociedade com o futuro, por isso, a partir de janeiro do próximo ano, quando os novos eleitos pelo povo assumirem os seus postos na presidência da República, nas Assembléias Legislativas, na Câmara Federal e no Senado da República, serão os responsáveis pelo futuro de todos nós. Pense nisso.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br


Vem aí ...

AMAZÔNIA NA REDE

Aguarde ...
Agronegócios
ABACAXI E BANANA TÊM GARANTIA DE PREÇO
                                                                                                     
                                                                                                    *Thomaz Meirelles
O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, em comum acordo com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, do Banco Central e demais autoridades governamentais, está finalizando os ajustes para a divulgação das normas da Política de Garantia de Preços para Agricultura Familiar – PGPAF para a safra 2010/2011, que contemplará a inclusão de oito novos produtos na pauta: baru, umbu, mangaba (também inseridos este ano na pauta da Política de Garantia de Preços Mínimos-PGPM), abacaxi, banana, cana, maçã e uva. Quanto ao acompanhamento dos preços, é importante ressaltar que para o PGPAF alcançar a efetividade esperada, os municípios eleitos para coleta de preços devem ser representativos tanto em volume de produção quanto em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. O PGPAF (Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar), criado em dezembro de 2006, é uma das ações de apoio à agricultura familiar que compõe o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Com o PGPAF, a agricultura familiar tem a certeza de que os produtos financiados pelo crédito de custeio do Pronaf terão o custo de produção garantido. Assim, o agricultor ou a agricultora não terá que se desfazer de seu patrimônio para pagar o financiamento quando os preços de mercado estiverem abaixo do custo de produção. Não tenho informações precisas sobre o acesso dos produtores rurais do Amazonas a mais este excelente instrumento de apoio à comercialização agrícola, porém, acredito que temos muito a avançar. Entre os objetivos do PGPAF, destaco a garantia da sustentação de preços dos produtos da agricultura familiar, garantir a manutenção das atividades produtivas, estimular a diversificação da produção agropecuária e, ainda, articular as diversas políticas de crédito e de comercialização.
Quem pode ser atendido pelo PGPAF
Agricultores familiares que acessarem o crédito de custeio do Pronaf, a partir da safra 2008/2009. Os produtos cobertos pelo PGPAF serão ampliados a cada safra, portanto, é importante visitar o site do programa para se atualizar: www.mda.gov.br/saf. O Comitê Gestor do programa é composto por cinco órgãos do Governo Federal: MDA, MF, MPOG, MAPA e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Este Comitê é responsável pela definição dos produtos, modalidades de crédito, limite de desconto, preço de garantia e metodologia de cálculo dos preços.
Como funciona o PGPAF
O agricultor familiar que contratar uma operação de custeio do Pronaf, a partir da safra 2008/2009, terá automaticamente seu financiamento vinculado ao Preço de Garantia do PGPAF. O Preço de Garantia é o custo de produção médio da região, levantado pela Conab e definido pelo Comitê Gestor do Programa. Este preço é definido de forma a ser suficiente para cobrir os custos de produção dos produtos financiados em determinada safra e região. É importante destacar que o Preço de Garantia não poderá ser inferior ao preço mínimo e poderá ser até 10% maior ou menor do que o custo de produção, com a finalidade de estimular ou desestimular a produção de determinado produto em função dos estoques reguladores e das condições socioeconômicas das famílias agricultoras. O Preço de Garantia, regionalizado e divulgado anualmente, é publicado por meio de resolução do Conselho Monetário Nacional. Os produtos já garantidos são: arroz, café (arábica e conillon), castanha de caju, cebola, feijão, inhame e cará, leite, mamona, milho, pimenta do reino, raiz de mandioca, soja, tomate e trigo.
Preço de Mercado e o Bônus
O Preço de Mercado é o preço médio mensal de comercialização, obtido a partir de levantamento realizado pela Conab, nas principais praças de comercialização de cada estado produtor. Toda vez que o preço médio mensal de mercado apresentar-se abaixo do preço de garantia da safra, será calculado um bônus em percentual equivalente a essa diferença de preços. Este bônus será aplicado pelo banco, automaticamente, no saldo devedor dos financiamentos de custeio do Pronaf efetivados para os produtos do PGPAF, garantindo que os agricultores familiares tenham assegurado o custo de produção para o pagamento do financiamento. O limite fixado para o bônus para cada agricultor familiar é de até R$ 3,5 mil, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2009. Para aqueles que financiaram o plantio em consórcio, o “desconto” será calculado por cultura, de acordo com a sua proporção no financiamento. No caso de empreendimentos cobertos pelo Proagro ou pelo Seguro da Agricultura Familiar, o bônus incidirá sobre o saldo devedor após a dedução do valor pago pelo consumo

Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio e escreve semanalmente neste endereço. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com



QUADRILHAS DE ROUBOS DE CARROS EM MANAUS PREFEREM AS PICAPES

Manaus - Informações da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil, revelam que as picapes são as mais visadas pelas quadrilhas em Manaus. Segundo a polícia, elas são mais fáceis de ser vendidas nos municípios do interior do Amazonas e em outros Estados, como o Pará.
Entre os principais modelos roubados registrados pela delegacia estão a Toyota Hilux, Ford Ranger, Fiat Strada, além do Honda New Civic e dos Volkswagen Fox, o novo Voyage e o Gol nova geração.
A delegada em exercício da DERFV, Graça Silva, ressalta que as quadrilhas só têm interesse por carros novos porque custam mais caro na hora do repasse. “Carro velho só é roubado quando os bandidos vão fazer um assalto, mas logo em seguida o abandonam”, afirmou a delegada.
De janeiro a junho deste ano, foram registrados 736 veículos e 735 motocicletas furtados ou roubados, de acordo com dados da DERFV. A quantidade reflete uma média de quatro veículos e quatro motos roubadas ou furtadas por dia.
Do ranking dos dez modelos de carros mais roubados no Brasil, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG), só o Gol nova geração também está na lista da DERFV dos mais roubados na capital do Amazonas. Na relação da CNSEG estão os Fiat Uno, Palio, os Chevrolet Corsa e Celta, os Volkswagen Fusca e Parati, além das motocicletas Honda CG 125, CG 150 e CBX.
Segundo Graça Silva, as motos são muito mais fáceis de ser roubadas e levadas para outras cidades. “Os bandidos podem fazer isso até mesmo num barco comercial.
Os carros, segundo a delegada, geralmente são transportados em balsas que partem de portos clandestinos. “Não sabemos onde ficam esses portos, mas há muitos pela orla de Manaus. Essa fiscalização não deve ser feita pela delegacia, essa não é nossa obrigação”.
Na quinta-feira passada, a Polícia Civil prendeu 21 pessoas em Manaus e 13 no município de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus) durante a Operação Mercúrio. Os presos são suspeitos, entre outros crimes, de adulterarem documentos de veículos roubados para ser vendidos em cidades do interior dos Estados do Amazonas e do Pará.
O secretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Thomaz Vasconcelos, afirmou que pelo menos 150 veículos, a maioria do modelo Toyota Hilux e do Honda New Civic foram roubados ou furtados e revendidos em Parintins e em outros municípios do interior amazonense.
Durante a Operação Mercúrio foram apreendidos 15 veículos - Hilux, Cross Fox, Honda Civic, Strada, Celta, Saveiro e Montana - e dez motocicletas, todos roubados.
Para a delegada Graça Silva, falta maior fiscalização nos portos para impedir que os automóveis saiam sem a certidão negativa, documento emitido pela DERFV que autoriza o transporte do carro.
Responsabilidades
Por meio de sua assessoria de comunicação, a Capitania dos Portos da Amazônia informou que é responsável apenas pela fiscalização da embarcação, se esta apresenta algum tipo de risco, se as cargas estão bem distribuídas e não pela parte administrativa ou fiscalização da carga.
A Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Estado do Amazonas (SNPH) informou que é responsável apenas pela parte administrativa dos portos, não pelo que as embarcações transportam.
Cartilha do TRE vai facilitar a
vida do eleitor nas eleições


Brasilia - Você sabia que em caso de empate entre dois candidatos ganha o mais idoso?
Ou que esse ano não será permitida a votação de quem não estiver com título de eleitor e um documento com foto? Pois, para esclarecer essas e outras dúvidas, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE) lançou a Cartilha Eleitoral - eleições gerais 2010, cuja proposta é facilitar a vida do eleitor e de quem irá trabalhar nos dias 3 e 31 de outubro, em que ocorrem o primeiro e segundo turno. A cartilha tem 73 perguntas respondidas pelo TRE, e o material, com 33 páginas, está disponível na Internet (www.tre-rs.gov.br). Confira algumas respostas.
Como é determinado o cálculo do coeficiente eleitoral e partidário nas eleições proporcionais?
O coeficiente eleitoral é obtido pela divisão do número total de votos válidos (nominais e legenda) pelo número de vagas, sendo desprezada a fração, se igual ou inferior a meio, e equivalente a um, se superior. O coeficiente partidário é obtido através da divisão do número de votos válidos (nominais e legenda) dados a cada partido ou coligação pelo coeficiente eleitoral, sendo deprezada a fração, se igual ou inferior a meio, e equivalente a um, se superior. O cálculo da distribuição das vagas não preenchidas pelo coeficiente eleitoral será feito através das divisão do número de votos válidos (nominais e legenda) dados a um partido ou coligação, divididos pelo número de candidatos a que tem direito, mais um. Tomando-se como exemplo a hipótese de existir uma única vaga a ser preenchida pelo cálculo das sobras, a vaga pertencerá ao partido ou à coligação que obtiver a maior média.
Quem não é obrigado a votar?
Eleitores em 16 e 18 anos, idosos com mais de 70 anos, analfabetos, eleitores que tiverem solicitado dispensa por incapacidade física. Lembrando que não são obrigados a votar, mas podem votar se quiserem.
Quem está cumprindo serviço militar obrigatório pode votar?
Não, pois está com seus direitos políticos suspensos.
Qual a punição para quem não vota?
Se não justificar é multado e fica impedido de fazer dezenas de atos e funções, como por exemplo concursos públicos e de receber vencimentos caso ocupe cargo público.
Como saber onde votar?
Pelo site www.tre-rs.gov.br, colocando o nome completo ou número do título, o nome da mãe e a data de nascimento.
O eleitor em trânsito no território nacional poderá votar?
Sim, mas apenas na eleição presidencial e desde que tenha se habilitado pessoalmente em qualquer cartório eleitoral do País até 15 de agosto de 2010.
E se eu perder o título, posso pedir segunda via?
Pode pedir até dia 23 de setembro de 2010 ao juiz do seu domicílio eleitoral.
Qual é a ordem para a votação eletrônica?
Deputado estadual (cinco números) Deputado federal (quatro números) Senador primeira vaga (três números) Senador segunda vaga (três números) Governador (dois números) Presidente (dois números)
Qual a diferença entre o voto branco e nulo?
O voto "branco"é uma opção que consta na urna eletrônica quando o eleitor não deseja votar em alguém.O voto "nulo" é o resultado da confirmação, na urna eletrônica, de um erro que o eleitor comete durante a votação. Ambos são computados como votos válidos.
Posso votar usando broche do meu partido?
Sim, é permitida manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato, revelada exclusivamente por uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Mas é proibida no dia das eleições a aglomeração de pessoas com a mesma vestimenta, portando bandeiras com ou sem veículos de modo que caracterize manifestação coletiva.
Posso utilizar celular na cabina de votação?
Não, qualquer tipo de eletrônico é proibido, pois pode comprometer o sigilo do voto.
E se eu não justificar meu voto no dia da eleição por algum motivo de viagem para o exterior ou doença?
Pode justificar até dia 2 de dezembro para o primeiro turno e 30 de dezembro para o segundo.
Quantas vezes posso justificar?
Não existe limite.
O que acontece com eleitor que votar ou tentar votar por outro eleitor? Constitui crime. Ele pode ser preso por até três anos.
O que acontece com eleitor que violar ou tentar violar o sigilo eleitoral?
Constitui crime. Ele pode ser preso por até dois anos.
Em que casos o eleitor pode ser preso às vésperas das eleições?
No período de cinco dias antes e até 48 horas após as eleições o eleitor pode ser preso apenas em casos de flagrante, delito ou sentença criminal condenatória por crime inafiansável, ou ainda por desrespeito a salvo-conduto.





 IBGE inicia hoje o Censo 2010 no Amazonas


Manaus - A partir de hoje (02), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo realizar o mais completo mapeamento do país. Em Manaus, o prefeito Amazonino Mendes (PTB) foi escolhido para ser o primeiro entrevistado. Os recenseadores entrevistarão Amazonino às 9h desta segunda-feira ( 2) em seu gabinete, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste da Capital.
O censo 2010 baterá à porta de 58 milhões de domicílios espalhados pelos 5.565 municípios para atualizar dados relativos a temas como renda, família, educação, trabalho, raça e religião. No Amazonas, 1.348 recenseadores terão a missão de entrevistar os domicílios localizados nas zonas urbana e rural do Estado.
O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explica que a fotografia produzida nesse levantamento vai revelar mudanças significativas ocorridas na economia, além de consolidar diagnósticos sobre os novos hábitos de consumo dos brasileiros e sobre como as cidades estão se organizando.
Dois questionários foram elaborados pelo IBGE. O tempo previsto para que uma pessoa conclua as respostas desse questionário é de apenas 20 minutos. Já o questionário completo será aplicado a cada cinco domicílios visitados.
A principal inovação do Censo 2010 é a de que domicílios poderão ser habilitados para responderem aos questionários pela internet. O procedimento deverá ser feito somente pelo recenseador ao identificar que no referido domicílio, os moradores passam o dia praticamente fora e não teriam tempo disponível para receber o recenseador. Nesse caso, o preenchimento do questionário deve ser feito pela conexão de internet da própria residência.
Pesquisa
A pesquisa permitirá saber, por exemplo, quantos adultos ainda moram com a mãe. Pela primeira vez também será conhecido o número de pessoas que residem em domicílios coletivos, como penitenciárias, orfanatos e asilos. Até o último censo, de 2000, essa população era agrupada sem diferenciação. A fatia de brasileiros que mora no exterior também será conhecida. Além disso, o censo permitirá saber onde essas pessoas viviam antes de deixar o País.
No censo de 2000, o IBGE contabilizou uma população de 169,8 milhões. Orçada em R$ 1,68 bilhão, os dados da pesquisa começarão a ser conhecidos já no final de novembro, quando os resultados serão apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o repassee de verba do Fundo de Participação dos Municípios.(IBGE)



domingo, 1 de agosto de 2010

Marina e Serra são os próximos
presidenciáveis a debater a Amazônia

Manaus - Os debates organizados pelo Fórum Amazônia Sustentável com os candidatos à presidência para discutir os planos de governo para a região amazônica continuam em agosto.
Marina Silva (PV) falará em Manaus (AM) no dia 14 e José Serra (PSDB) em Belém (PA) dia 19. A série foi iniciada em julho, com Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). A única que não confirmou presença ainda foi a candidata Dilma Roussef (PT).
Os debates são abertos aos associados e convidados do Fórum, jornalistas e representantes partidários. Perguntas podem ser enviadas desde já pela internet -http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/.
As questões serão submetidas a uma triagem; as não respondidas serão encaminhadas à assessoria do candidato, que enviará as respostas para o site do Fórum, onde ficarão disponíveis para consulta. Inscrições e confirmações: fas@imazon.org.br.











Reforma agrária
AMAZONAS HOMENAGEOU EX-SUPERINTENDENTES
NAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DO INCRA

Manaus - Com emocionantes pronunciamentos, resgatando toda a história da instituição, com uma festa patrocinada pela Associação dos Servidores e integral apoio da atual administração, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, do Amazonas, comemorou na última sexta-feira, os 40 anos de criação do INCRA que tem a responsabilidade de promover a política agrária do País.
O ponto alto da solenidade presidida pela superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa foi à inauguração da Galeria dos Ex-superintendentes da Casa, situada no hall de entrada do prédio, na Sala do Cidadão, com as 14 fotos dos ex-superintendentes José Augusto de Azevedo Carioca, Reynaldo Galvão Modesto, Jorge Kenity Naito, Albino Fonseca da Silva, José Maia Cruz, Raimundo Nonato Pinheiro de Almeida, José Marinho Paulo, José Amauri da Silva Maia, Hélio Carlos De Carli, Giovani de Araújo Silva, Maria José Gusmão, George Tasso Lucena Sampaio Calado, Carlos Jorge Ataíde de Oliveira e João Pedro Gonçalves da Costa, que receberam ainda placas alusivas ao evento. No elenco de ex-superintendentes, estão quatro servidores da superintendência do Amazonas.
Também foram homenageados os servidores, representados por Ednelson Lopes, Adailson Soares Ayres (sede) e Maria Terezinha Barbosa (UA-Humaitá), eleitos pelo voto direto dos próprios servidores foram agraciados com troféus alusivos a data. Parceiros do INCRA na difícil missão de promover a reforma agrária, também foram agraciados, além da distinção prestada pela superintendente Socorro Feitosa aos movimentos sociais.
Ainda no hall de entrada da superintendência, na Sala do Cidadão, ex-superintendente João Pedro Gonçalves, se manifestou a respeito do ato e congratulou-se com a superintendente Socorro Feitosa pela inauguração da Galeria e lembrou a época em que foi servidor do Casa, atuando na função de topógrafo.
Gonçalves afirmou na oportunidade que “o INCRA tem uma história bonita e rica no Amazonas, onde as dificuldades e os desafios são imensos, mas com determinação e competência dos servidores desta Casa, a reforma agrária caminha de forma dinâmica, sem perder o foco da sustentabilidade”. Ressaltou ainda, a grande importância social que tem o trabalho do INCRA através as ações de reforma agrária, agora, envolvendo também as populações tradicionais das margens dos rios e da floresta como beneficiários dessa política do Governo Federal. Todos os ex-superintendentes foram homenageados com placas comemorativas.
Ao se manifestar no ato da inauguração, com a maior parte dos homenageados presentes, a superintendente Socorro Feitosa, salientou com emoção, que “todos fazem parte dessa história”, juntamente com os demais servidores do órgão..
FALAS EMOCIONADAS
Na segunda parte da solenidade, ocorrida no auditório da Autarquia, como parte integrante da Mesa, falou em nome dos ex-superintendentes José Maia Cruz, (aposentado da Casa) que realizou até o momento a mais longa administração no INCRA-AM, falou com emoção da história da autarquia, especialmente no Amazonas, onde as dificuldades sempre são maiores e mais diversas.
Lembrou que a história do INCRA é muito rica e disse, que para a instituição chegar aos 40 anos, foi percorrido caminho foi muito árduo. “As dificuldades foram muitas, mas o INCRA, sempre com competência e determinação venceu a todos os desafios e continua fazendo história. Uma história cheia de humanismo e determinação. Uma história cidadã, com a participação direta de todos estes abnegados colegas e de outros que não estão mais no nosso convívio, mas todos, com responsabilidade e compromissos com a reforma agrária, nos permitiram hoje esta bela comemoração”.
José Maia, descreveu os vários momentos vividos no País pela reforma agrária, e segundo ele, acordo com as políticas dos governos, dentro de determinadas épocas e fechou o seu pronunciamento agradecendo a superintendente Socorro Feitosa aos ex-superintendentes pela festa e pela homenagens aos ex-superintendentes da Casa e aos servidores que continuam protagonizando e enriquecendo a história de INCRA cheia de conquistas e grandes realizações.
Na seqüência várias autoridades e parceiros se manifestaram sobre as quatro décadas do INCRA, especialmente pelas ações desenvolvidas no Amazonas. Pela Delegacia do MDA falou Cloves Pereira, Roberto Gomes, foi o porta-voz do Programa Terra Legal – MDA, Izete Rabelo Rodrigues, presidente da FATAGRI, falou em nome dos Trabalhadores rurais. Em todos os pronunciamentos o trabalho do INCRA no Amazonas foi exaltado, especialmente pelo novo direcionamento dado à reforma agrária, agora com mais sustentabilidade do que no passado, envolvendo inclusive, populações tradicionais, como os ribeirinhos e habitantes das florestas, agora todos envolvidos pelos braços da reforma agrária e recebendo os benefícios dessa política do Governo Federal.
Para o porta-voz da Associação dos Servidores do INCRA-(ASSINCRA), patrocinadora do evento, Washington de Vasconcelos, cheio de orgulho, falou de como é difícil trabalhar a reforma agrária na região, por isso, classificou os seus colegas do INCRA, não apenas como servidores competentes, determinados, enfrentando as intempéries regionais no cumprimento das missões nos escritórios e no campo, como “verdadeiros e grandes heróis”.
PRESENTE E FUTURO
Servidora de carreira da casa a mais de vinte anos, a superintendente Socorro Feitosa, não escondeu a emoção ao discursar sobre os 40 anos de criação do INCRA e do trabalho que o órgão realiza no Amazonas.
De maneira cronológica, Feitosa discorreu sobre a história do INCRA, mas o grande enfoque do seu discurso foi sobre as ações que vem sendo desenvolvidas na última década, quando o meio-ambiente passou a ser ainda mais valorizado nos assentamentos e nas áreas beneficiadas pela reforma agrária.
Para ela, o INCRA acumula muitas conquistas no campo e na floresta, focando sempre nos grandes desafios para o desenvolvimento estratégico e sustentável do País, especialmente do Amazonas.
Disse ainda, que entende a “reforma agrária, ação desenvolvida pelo INCRA, como a mais importante forma de democratização do acesso a terra e um valioso instrumento de erradicação da pobreza no meio das populações mais carentes, sendo, portanto, um importante gestor de toda a estrutura fundiária nacional”.
Feitosa discorreu como é feito o trabalho do INCRA, desde o seu início com o cadastramento das famílias com o perfil da reforma agrária, do reconhecimento de populações tradicionais como clientes dessa política de Governo, das linhas de Crédito Inicial (alimento e fomento), Habitação, da assistência técnica, educação nos três níveis nos assentamentos em convênio com a UFAM e UEA, da infra-estrutura etc, tudo com o objetivo de levar maiores e melhores condições de vida aos assentados e beneficiários do processo, promovendo uma verdadeira inclusão social, através de uma reforma agrária cidadão e preocupada com o meio-ambiente.
Durante o seu pronunciamento, a superintendente anunciou que entre este e o ano de 2011, o INCRA deverá contratar a construção de aproximadamente 10 mil casas nos assentamentos e em áreas de reforma agrária, em todos os 43 municípios onde órgão, nos 137 projetos de reforma agrária.
Feitosa encerrou o seu pronunciamento com um emocionado agradecimento aos seus colegas de trabalho e aos muitos parceiros que vem construindo uma reforma agrária cidadã no Amazonas, com inclusão social e respeito à natureza.
EXEMPLO
Representando o Governo do Estado na solenidade, o ex-superintendente George Tasso e atual Secretário de Política Fundiária do Amazonas, garantiu que a reforma agrária no Estado, caminha de forma dinâmica e correta, onde as leis ambientais estão sendo observadas nos projetos de assentamentos e áreas onde chega à reforma agrária.
Conhecedor de todo o processo no Estado, Tasso frisou que “como o Amazonas, com as suas peculiaridades e geografia é um Estado diferente e continental pela sua grande extensão territorial, as políticas de Governo também devem ser diferenciadas e aproveitou para enaltecer a nova visão de reforma agrária que o Amazonas vem trabalhando, com a inclusão das populações tradicionais e da floresta, garantindo ações produtivas e sustentáveis”.
Colocando o Governo do Estado ao lado das ações que vem sendo realizadas pelo INCRA, Tasso chegou a afirmar que a maneira inteligente vem promovida a reforma agrária no Amazonas, deveria servir de exemplo para o País, provando que é possível realizar reforma agrária e promover a agricultura familiar sem agredir a natureza.
A solenidade foi encerrada com um coquetel, os Parabéns a você e o corte de um bolo de mais de um metro por meio de largura, provando que a reforma agrária pode e deve ser feita também com doçura.(Fonte: Ascom,INCRA-AM)