Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Superintendente do INCRA reune com assentados e
aguarda demandas dos assentamentos de Manicoré


Fonte: Ascom, INCRA,AM
Manicoré, AM - Após visitar o Projeto de Assentamento Agroextrativista Jenipapo e fazer a entrega de 123 casas produto do Crédito Habitação em quatro comunidades, a superintendente do INCRA Maria do Socorro Marques Feitosa, reuniu na Câmara Municipal de Manicoré com as lideranças dos assentamentos do município, para discutir as questões relacionadas a reforma agrária e definir as demandas para que as coisas possam acontecer com maior rapidez.

Na reunião, que contou inclusive, com a participação do presidente da Câmara, vereador Mario Ruy Lacerda Junior, além de falar das ações que o INCRA desenvolve no município, a superintendente pediu que os assentados e beneficiários da reforma agrária trabalhem unidos e organizados para que os benefícios possam chegar com maior rapidez.

Por solicitação de Socorro Feitosa, as lideranças dos assentamentos já começaram uma série de oficinas para discutir as demandas dos projetos a serem encaminhados a superintendência do INCRA, o que deverá ocorrer lá para o fim de março, quando voltarão a reunir com a superintendente e técnicos do INCRA para definir o que poderá ser feito a curto, médio e longo prazos.

TRABALHO POSITIVO

Para o presidente da Câmara Municipal de Manicoré Ruy Lacerda Junior “o trabalho que o INCRA vem realizando no município é altamente positivo, até pela qualidade de vida que começa a melhorar e muito na zona rural onde estão os assentamentos”.

O vereador pediu a união dos assentados e beneficiários da reforma agrária, afirmando que é preciso valorizar os benefícios que estão sendo levados pelo INCRA ao município. “O que nós desejamos é que o INCRA se sinta feliz vendo a felicidade dos assentados”

O vereador ressaltou que o trabalho do INCRA no município é tão grandioso, que a Câmara Municipal resolveu aprovar por unanimidade projeto do vereador Elton Rodrigues Paes (PT), concedendo o título de Cidadã de Manicoré à superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, honraria a ser entregue possivelmente no mês de março.

AGRICULTURA FAMILIAR

Socorro Feitosa abordou alguns problemas que ainda existem nos assentamentos e após reafirmar os compromissos do INCRA com o município, garantiu que os percalços que ainda persistem são pequenos diante das cosias boas que certamente acontecerão nos assentamentos, por isso a necessidade do diálogo.

Garantiu que as ações de reforma agrária no município estão avançando muito, especialmente nos PAEs, não apenas no que diz respeito à liberação do crédito inicial (alimento e fomento) e outros benefícios virão, como por exemplo, o financiamento do Pronaf A, que é um crédito específico para a reforma agrária, o que certamente dará um maior impulso na agricultura familiar e nas ações de extrativismo, a liberação dos CCUs, a inserção dos nossos projetos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros benefícios. “Queremos disse Feitosa – que a agricultura familiar, que não desmata e ajuda manter o meio ambiente seja respeitada”.

Por tudo isso, a superintendente falou da importância das reuniões entre as lideranças dos assentados e beneficiários que começam a acontecer a partir de agora, para que as demandas sejam vistas e analisadas de maneira global e não de forma isolada, onde as ações possam ser devidamente planejadas, em etapas diferenciadas, para que possam ser viabilizadas de forma mais dinâmica e os benefícios possam chegar aos assentamentos com maior rapidez.

PARCERIA ESTREITA

Num encontro que manteve com o prefeito Manoel de Oliveira Galdinio, a superintendente mostrou em linhas gerais o trabalho que o INCRA desenvolve em Manicoré, oportunidade em que ressaltou a importância de uma parceria mais estreita com a Prefeitura, considerando que a reforma agrária não deve ser uma ação exclusiva do INCRA, por isso, a importância da participação de todos os seguimentos para que as cosias aconteçam de forma mais abrangente e o leque de benefícios possa ser ampliado.

O prefeito agradeceu a visita de Feitosa, reconheceu o trabalho do INCRA no município e garantiu que a Prefeitura estará sempre de portas abertas para essa parceria, que ele também considera fundamental para o sucesso das ações do INCRA.

“Conhecemos o trabalho do INCRA em nosso município e pode ter certeza, superintendente, que a Prefeitura estará sempre à disposição para um dar de mãos com o INCRA para que o desenvolvimento surja de forma mais abundante nas zonas rurais, através das ações de reforma agrária. O INCRA pode contar com a Prefeitura” – finalizou.





Nenhum comentário: