Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

BENEFÍCIOS DA REFORMA AGRÁRIA
CHEGAM AO PDS LAGO DO TUCUNARÉ

Fonte: Ascom, INCRA,AM
”O INCRA está trazendo esperança e dignidade para a nossa comunidade e com isso, a vida começa a melhorar por aqui. Agora estamos recebendo esse primeiro benefício, vamos esperar pelas casas, o Luz Para todos e outras coisas boas que certamente vão acontecer graças ao trabalho do INCRA e do Governo Federal que resolveu de um tempos pra cá olhar também pelos pobres”.

Foi com essa afirmação de esperança e agradecimento que o Sr. Alcino Benedito da Silva (59), falou à reportagem após a entrega do primeiro benefício que os beneficiários da reforma agrária do PDS Lago do Tucunaré, no município do Careiro, receberam em forma de Crédito Apoio Inicial (Alimento e fomento).

Quando a voadeira com a equipe do INCRA atracou no porto da Comunidade, dava para sentir de longe a alegria e emoção dos produtores, que faziam questão de demonstrar essa alegria posando próximos aos kits, compostos de rancho e material de fomento.

Reunidos no pátio frontal da Escola Municipal Francisco Cândido Brito, à margem direita das negras águas do Lago Tucunaré que empresta o nome ao projeto, lá os beneficiários da reforma agrária, do projeto criado em dezembro de 2008 receberam os primeiros e benefícios e os gestos eram de agradecimento ao INCRA por esse trabalho de cidadania e inclusão social que estavam vivendo naquela manhã de tempo fechado e banhado por um chuvisco amazônico.

O PDS tem capacidade para 100 famílias, mas apenas 72 já estão reconhecidas pelo INCRA e dessas, apenas 44 estavam aptas a receber o Credito Inicial, no valor unitário de R$ 3.200,00 e global de R$ 140.800,00. As 28 famílias restantes, ainda dependentes da assinatura de documentos, deverão ser agraciados nos próximos dias, uma vez que os direitos já estão garantidos.

DIFICULDADES

O Chefe da UA do Careiro, que trabalha em 19 projetos nos municípios do Careiro, Manaquiri e Autazes, Elias Humbelino falou das dificuldades para a realização do trabalho e fez questão de afirmar que o INCRA e o Governo esperam muito dos beneficiários e essa resposta deverá se dada através do aumento da produção e produtividade do projeto, mas de forma sustentável, com cuidados para não degradar a natureza, até porque a origem do projeto é sustentável.

“As dificuldades foram muitas. Os sacrifícios grandes, mas nós chegamos e estamos aqui, com o propósito de desenvolver esta comunidade e melhorar a vida de vocês, oferecendo-lhes melhores condições de vida e dignidade. O INCRA está fazendo a sua parte e espera que os senhores cumpram com as suas partes, que é de produzir sem destruir o meio-ambiente”.

Nos kits entregues aos 44 beneficiários da reforma agrária, além do rancho, estavam equipamentos e implementos agrícolas, como por exemplo: 03 canoas de madeira certificada de 06 metros, 22 roçadeiras, 08 frízeres, 15 caixas d’água, 16 rabetas, 18 rodas de arame farpado, 15 bombas d’água, 03 motos-bomba e 08 pulverizadores, além de carrinhos de mão, fornos para a torração de farinha de mandioca e outros.

IMPORTÂNCIA DO PDS

Representando a superintendente Socorro Feitosa, José Brito falou da importância do PDS l

Lago do Tucunaré para os assentados e para o município, considerando a boa parceria que o INCRA mantém com a prefeitura do Careiro e ressaltou a importância da parceria estabelecida com a Secretaria do Patrimônio da União, abrindo espaço para que o INCRA possa também desenvolver a reforma agrária em áreas de várzea.

Após explicar com maiores detalhes o que é um Projeto de Desenvolvimento Sustentável e o que ele representa, Brito falou das dificuldades do INCRA para viabilizar as ações de reforma agrária na região e garantiu que outros benefícios deverão chegar num futuro próximo, como as casas, com recursos do Crédito Habitação, o crédito para a agricultura familiar, através do Pronaf A, a educação através do Pronera, o Luz Para todos, que não é do INCRA, mas tem compromissos com os assentamentos de reforma será substituído pelo Contrato de Concessão de Uso Real da Terra (CCDRU), o que amplia o leque direito dos beneficiários da reforma agrária, inclusive a nível de aposentadoria. Na sequencia de fotos, os assentados próximos aos kits, José Brito faz uma entrega e as canoas solicitadas pelos beneficiários da reforma agrária.






Nenhum comentário: