Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

 Amazonas  em alerta contra Dengue tipo 4


Manaus  - Após o surgimento de casos da Dengue tipo 4, no Estado de Roraima, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) está em alerta sobre a notificação de casos positivos da doença. Devido a proximidade com o estado vizinho é importante atenção, pois a possibilidade do vírus da dengue entrar no Amazonas é grande.
De acordo com o diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, o risco para a saúde pública é a possibilidade do desenvolvimento de situações epidêmicas pelo fato de ser um sorotipo para o qual a população não apresenta imunidade.
- Além das fronteiras por rios, existe a ligação por terra, passando por Presidente Figueiredo. De janeiro a julho desse ano foram registrados no estado 1.075 casos de dengue, sendo 256 em Manaus. Apesar do Amazonas ter reduzido consideravelmente o número de casos da doença é importante manter as medidas de prevenção e controle pois o mosquito transmissor está em constante reprodução, afirma Bernardino.
Risco e Medidas
A Dengue tipo 4 não é diferente dos outros tipos de dengue e tem os mesmos sintomas, não sendo mais ou menos grave que as demais. Qualquer pessoa está exposta ao risco de contrair, inclusive aquelas que já tiveram outros sorotipos da doença, pois a mesma não oferece imunidade.
A partir dos casos confirmados da doença no estado vizinho, a FVS realizou reuniões técnicas com as secretarias municipais de saúde dos municípios de Manaus e Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), por serem as principais possíveis portas de entrada para o novo vírus no Estado.
As medidas de controle serão intensificadas a partir de amanhã (11), nesses dois municípios, principalmente no que se refere ao controle vetorial do mosquito transmissor da dengue, seja na fase alada ou de larvas. Essa medida visa reduzir níveis de transmissão.
Outra medida importante que também deve ser tomada a partir da próxima semana é o monitoramento da circulação viral, através da implementação da coleta de sangue em pessoas suspeitas de dengue, fazendo assim o isolamento viral.
Alerta
As ações de educação em saúde também devem ser reforçadas nos próximos dias. Em Presidente Figueiredo isso já vem sendo feito com as escolas. A FVS pede alerta a população quanto aos sintomas de dengue, principalmente aquelas que vieram de Roraima ou da Venezuela nos últimos 15 dias.
Ao sentir febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações, nos olhos ou manchas avermelhadas pelo corpo a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. A participação da população é muito importante, pois os criadouros podem estar nas casas das pessoas, explica o Diretor. Eliminar possíveis criadouros do mosquito eliminando lixo acumulado, entulhos de construção e materiais que acumulam água parada são formas de prevenção da contra a doença. (TV Amazonas)



Nenhum comentário: