Tambaqui de 44 quilos é fisgado em
Maraã e doado ao INPA para pesquisa
Manaus - Um pescador da cidade de Maraã, a 635 quilômetros de Manaus, encontrou um tambaqui de 44 quilos no Ati Paraná, um braço do rio Solimões que desagua no rio Japurá. O animal mede 1,14 metros.
O peixe foi trazido para Manaus pelo prefeito do município de Maraã, Dilmar Santos Ávila e será doado ao INPA para estudos.
Segundo a biológa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Sidinéia Amádio é o maior peixe já encontrado na região. Com base no tamanho do animal, a estimativa é que tenha 13 a 15 anos.
- Desconheço um peixe maior do que esse. Já estudamos no INPA tambaquis de até 36 quilos, mas nunca um desse tamanho. Vamos estudá-lo e fixá-lo em formol para visitação pública, informou.
O prefeito informou que o pescador pegou o peixe com um caniço. Segundo ele, após ver o tamanho do animal, o pescador atingiu com um arpão e o puxou para a canoa.
- Não sei se é história de pescador, mas segundo o ribeirinho que o pegou, havia um maior do que esse nadando ao lado. Só que o outro ele não conseguiu pescar,disse.
A região de Maraã é uma das regiões mais piscosas do Amazonas. O município é banhado pelo rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro.
No dia 21 de junho, em cerimônia realizada no Tiwa Eco Resort, o americano William Gassman recebeu o certificado de homologação do novo recorde mundial de pesca esportiva de outro peixe amazônico, o tucunaré. O responsável pela façanha foi o norte-americano William Gassmann, que pescou um tucunaré de 13 quilos e com 93 centímetros de comprimento, na cidade de Santa Isabel do Rio Negro, também no Amazonas. (Portal Amazonia, foto de Florêncio Mesquita)
Nenhum comentário:
Postar um comentário