Licitação do Monotrilho
é mais uma vez adiada
é mais uma vez adiada
Manaus – A Comissão Geral de Licitação (CGL) adiou para próxima quarta-feira (11) a licitação para escolha da empresa que vai executar as obras do monotrilho na capital.
O novo sistema de transportes faz parte das obras previstas para realização da Copa do Mundo de 2014 e a construção está estimada em R$1,3 bilhão.
A justificativa para o adiamento é a falta de informações da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN). Segundo o presidente da CGL, Epitácio Neto, a licitação foi adiada para que não fiquem dúvidas a respeito do processo.
Financiamento
A Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou na última semana que não vai aprovar o financiamento requerido pelo Estado para a construção do monotrilho enquanto o projeto básico da obra não atender aos requisitos legais. A decisão foi tomada após recomendação do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM).
Segundo análise do MPF/AM e do MP/AM, o projeto básico da obra – elemento mais importante na execução da obra pública – não atende às previsões da Lei nº 8.666/93, por ainda estar incompleto. O projeto não contém detalhamento de armadura, os prédios de pátio estacionamento e manutenção, comunicação, sinalização e demais projetos complementares, necessários à perfeita caracterização da obra.
O monotrilho é uma das obras que serão realizadas em Manaus nos próximos anos como parte da preparação da cidade para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Outra obra que já está definida é a da Arena Amazônia, que substituirá o estádio Vivaldo Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário