Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

TELEFONIA CELULAR EM MANAUS
 NA MIRA DAS AUTORIDADES

Manaus – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) apresenta amanhã (10) uma nova resolução para viabilizar a expansão da cobertura das empresas de telefonia móvel. A proposta foi discutida em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com as operadoras TIM, Oi, Vivo e Claro.
A resolução será apresentada ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), devido as operadoras atribuírem as falhas nos serviços à proibição de instalação de novos equipamentos na cidade. A proposta será apresentada pelo secretário da Semmas, Marcelo Dutra, e deverá substituir a atual, que tem normas severas quanto à delimitação para instalação das antenas.
Caso a legislação seja aprovada, as operadoras de telefonia terão prazo determinado para adaptação, seguindo orientações técnicas que devem evitar a degradação do meio ambiente. Para isso, as empresas terão de apresentar um planejamento de expansão e um relatório com todas as antenas já instaladas.
A previsão é que o licenciamento das novas antenas comece já na próxima quarta-feira (18).
Clandestinidade
Durante a audiência pública, um outro problema foi discutido nesta segunda-feira: o uso de antenas clandestinas. Segundo a CMM, a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, vereadora Mirtes Sales (PP), questionou a quantidade de antenas instaladas em Manaus. O número confirmado pelas operadoras teria sido maior que o correspondente ao registrado na Semmas.
Apesar de a Secretaria afirmar existir cerca de cem solicitações de instalação de antenas em processo de licenciamento, empresas como a TIM afirmaram ter 70 equipamentos na cidade, além de outros 40 sendo instalados. Já a Claro disse ter 106 antenas, das quais 18 foram instaladas recentemente. A Oi e a Vivo afirmaram ter 105 e 136 equipamentos, respectivamente.(Portal Amazonia)



Nenhum comentário: