Pesquisar este blog

sábado, 14 de agosto de 2010

Lula visitou Usina de Jirau e Vila
Nova Mutum Paraná em Rondônia

Porto Velho, RO - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem (13) a Usina Hidrelétrica Jirau em Porto Velho - RO. A comitiva ministerial conhecerá o status atual do empreendimento, benefícios e avanços conquistados com a dedicação de 16 mil profissionais.
Na programação está previsto, além da ida ao canteiro de obras, uma visita especial à Vila Nova Mutum Paraná, que recebe as famílias de Mutum-Paraná, distrito que será abrangido pela formação do lago da hidrelétrica.
Lula esteve no canteiro de obras de Jirau em março de 2009. E desde então, quase um ano e meio depois da primeira visita do presidente, a Usina Jirau alcançou 25% de realização no avanço físico da construção.
A Usina Jirau ainda receberá a visita da ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira, que estará na manhã desta sexta conhecendo as instalações da margem esquerda do canteiro de obras da hidrelétrica, acompanhada dos diretores da concessionária Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos (presidente) e José Lucio de Arruda Gomes (diretor Institucional).
Nova Mutum Paraná
Com nome escolhido pela própria comunidade, a Vila Nova Mutum Paraná está localizada na BR-364 a 100 km de Porto Velho (RO) capital e acesso ao estado do Acre. Com total infraestrutura, os moradores, estimados em 5 mil pessoas quando o projeto estiver totalmente concluído, terão um local privilegiado para se viver.
A localidade oferece saneamento básico, ruas pavimentadas, sinal de telefonia móvel e internet 3G, coleta seletiva de lixo, energia elétrica, posto de saúde, escola para 800 alunos, 1.600 residências construídas com material de alta qualidade e ainda prevê uma segunda escola, creche, terminal rodoviário, áreas de lazer, entre outras comodidades.
A UHE Jirau é hoje a maior hidrelétrica em construção no Brasil, com capacidade de gerar 3.450 MW, o que a coloca em 14º lugar no ranking das hidrelétricas de maior capacidade instalada do mundo.(Fonte: Assessoria)


Nenhum comentário: