Pesquisar este blog

domingo, 5 de setembro de 2010

SAIR DE CARRO DE MANAUS É
 PRECISO TER MUITA PACIÊCIA

Manaus –  Como sempre ocorre nos chamados "feriadões", milhares de pessoas deixaram a capitgal em carros e barcios rumo ao interior, especialmente por parte dos interioranos que residem ou tgem familiares nos municíopios, mas o movimentgo no aeroporto Eduardo Gomes, também está sendo bem movbimentado.
Para o interior, os municíopios mais procurados são os que gtem oigação rodoviária com a capaital, como Itacoatira, Careiro, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, presidente Figueiredo, Novo Ayrão e Autazes. Desdes, os preferidos pelos retirantes, são Itacoatiara, onde está se realizxando o FECANI que encerra hoje e Careiro-Castanho onde se realiza mais uma edição da Feira Agropecuária do municípoio e o Festival de Verão em Presidente Figueiredo.
MULTIDÃO
O feriado prolongado do dia 7 de setembro, somado a festas em vários municípios do interior do Amazonas, leva uma multidão a sair da capital. Somente por meio das balsas, aproximadamente 74 mil pessoas devem atravessar o rio Negro. A procura já gera longas filas e espera na entrada dos portos da cidade. Para organizar o intenso fluxo de pessoas, a fiscalização é intensificada nas rodovias e o tráfego de veículos pesados e caminhões sofre alterações.
Segundo a Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH), estima-se que 6 mil veículos de passeio e 50 mil pedestres utilizem as balsas, que trabalham em regime de plantão. Na entrada dos portos, o volume de veículos impressiona. Na Ceasa, zona sul de Manaus, a fila de espera para uma das balsas chega a quase seis quilômetros. No bairro São Raimundo, o tempo de espera gira em torno de 3 horas.
A entrada dos pedestres está sendo organizada pela frente do terminal hidroviário, enquanto os carros e caminhões tem acesso pela lateral. Às 14h deste sábado (4), aproximadamente 500 carros esperavam o embarque no porto do São Raimundo. A operação 7 de Setembro deve encerrar somente no dia 8 de Setembro, ao meio dia. Até lá, a SNPH garantiu o funcionamento do Núcleo de Manutenção das balsas, para eventuais problemas mecânicos.
Apesar do tempo fechado e com risco de chuva, o Disque Travessia da SNPH informou que o serviço não deve ser prejudicado, nem apresenta riscos.
PRF ATENTA NAS ESTRADAS
A Polícia Rodivária Federal também intensificou ações especiais para o feriado prolongado. Também entitulada Operação 7 de Setembro, os trabalhos da PRF priorizam a BR 174, devido a obras de recuperação. Em alguns pontos da rodovia, apenas um sentido da BR está aberta para o tráfego. A Polícia esclarece que a liberação dos sentidos está sendo feita em turnos.
A ação nas Estradas está trabalhando com rondas e a verificação da situação dos veículos. A documentação dos condutores é outro ponto de vigilância cobrança dos policiais. Neste sábado, o fluxo de caminhões deve ser normal, porém, no domingo e no feriado do dia Sete de Setembro, o retorno é prioritário para carros de passeio e ônibus.
A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de saúde do Estado também vão colaborar nas operações.
,

EX-VEREADOR NEGA ENVOLVIMENTO
EM CAMPANHA CONTRA OMAR AZIZ

Manaus – Denúncia envolvendo distribuição de camisetas com a frase "Pedofilia, eu sou contra. E você?", levou o radialista Braz Silva a prestar esclarecimentos à Polícia Federal (PF) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta sexta-feira (03) em Manaus. O radialista negou envolvimento no crime eleitoral e em campanha contra o candidato ao governo do Amazonas Omar Aziz (PMN).
A Polícia Federal apreendeu 324 blusas do carro da esposa do radialista, que estava estacionado na Avenida Eduardo Ribeiro, no centro da cidade. Durante a apreensão, ocorrida por volta das 20h, um funcionário do radialista que estava no veículo modelo Picape Ranger foi abordado pela Polícia Militar (PM). Ele informou que Silva estava apresentando um programa na Rádio Rio Mar, localizada nas proximidades.
“É lamentável que um cidadão de bem não possa manifestar a sua decisão contra a pedofilia. Eu mandei confeccionar 500 blusas com o meu dinheiro, porque participo de movimentos católicos. No momento em que eu estava apresentando o meu programa na Rádio, a Polícia Federal, o Tribunal Regional Eleitoral e a Polícia Militar, invadiram a emissora, quebrando a corrente, vasculharam todo o local, como se estivessem procurando droga. Chegaram a impedir a entrada da diretora da emissora e do meu advogado Fábio Castelo Branco”, explicou o radialista por telefone na manhã de ontm ao Portal Amazônia.
CRÍTICA A AÇÃO
O radialista criticou a ação e o despreparo dos fiscais do TRE. “Faltou preparo do TRE sob o comando do juiz Carlos Zamith, pois eles achavam que eu era candidato nestas eleições de 2010 e não sou, isto é uma total falta de informação. Parabenizo a ação da PF, que com um profissionalismo soube me ouvir no depoimento". Segundo ele, o depoimento terminou às 4h da manhã deste sábado. A Polícia Federal não abriu inquérito policial para apurar o caso.
Em nota, assinada pelo diretor da Rádio e Fundação Rio Mar, Padre Charles Cunha e pelo Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira explica que o material de divulgação da campanha contra a pedofilia estava no carro do radialista Braz Silva, estacionada na Avenida Eduardo Ribeiro.
A nota diz ainda que no momento da apreensão, o radialista apresentava o programa "Fé e Esperança", de produção independente, de cunho religioso e que após a apreensão do material no carro do radialista, a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral dirigiram-se para o prédio da Rádio Rio Mar, em busca de material de propagada eleitoral, nada ficando constatado.
A Arquidiocese de Manaus e a Rádio e Fundação Rio Mar esclareceram que não estão a frente da campanha e buscam manter a postura ética, nao violando o processo eleitoral em curso no País.
NÃO ESTÁ ENCERRADO
Segundo o juiz da Propaganda Eleitoral do TRE, Carlos Zamith, o caso não está encerrado, porque Braz Silva tem aparecido na propaganda eleitoral gratuita na TV pedindo votos para o candidato a deputado estadual Sabá Reis (PR). “Quem vai decidir esta situação é o delegado da Polícia Federal, em seguida o caso será repassado ao Ministério Público. Realizamos a apreensão, porque recebemos uma denúncia”, esclareceu o juiz.
De acordo com o artigo 39, parágrafo 6º, da Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97), é vedada na campanha eleitoral a confecção, utilização, distribuição por comitê, candidato, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.
O Portal Amazônia tentou contato com o delegado-geral da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM), Sérgio Fontes, mas não obteve resposta. (Portal Amazonia-foto de Orlando Farias - Blogdafloresta)



SEMANA PODERÁ SER
CHUVOSA NO AMAZONAS

Manaus – Caso as previsões climáticas estejam corretas, o Amazonas deverá respirar um pouco aliviado durante a semana que começa hoje, com uma temperatura mais agradável.
Ontem, já caiu uma chuva em Manaus e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), deveremos ter alguma chuva durante a semana na capital e em vários municípios do Estado.
De acordo com a estimativa do Inmep, as pancadas de chuvas serão isoladas e não devem diminuir consideravelmente a temperatura. A máxima no Estado está firmada em 39ºC até a terça-feira (7). Na quarta-feira (8), a temperatura máxima cai, ficando em 38ºC. Neste domingo (5), a máxima fica 36ºC e a mínima 20ºC.
Já a temperatura mínina no Amazonas pode chegar a 20ºC neste domingo (5), na região Norte do Estado, e em 25ºC, na região Nordeste. Em áreas sem chuva, o tempo fica nublado a parcialmente nublado. O Inmep prevê ainda que a intensidade dos ventos será fraca nos próximos dias.(Fonte:INMET)

sábado, 4 de setembro de 2010

Vem aí ...

AMAZÔNIA NA REDE

Breve.............Aguarde

VITÓRIA DA DEMOCRACIA

                                                                            *Osny Araújo

Com a sábia decisão do ministro Carlos Ayres Brito, do Supremo Tribunal Federal – (STF), os humoristas brasileiros poderão continuar a trabalhar satirizando os políticos brasileiros, mesmo em época de propaganda eleitoral.
Com uma canetada inteligente e em respeito à própria Constituição brasileira, o magistrado, suspendeu parte da lei que engessava os nossos humoristas não permitindo fazer piadas com políticos, em atendimento a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) e agora, a expectativa se volta para a votação em plenário do STF, quando a matéria voltará a ser discutida e votada.
O que se espera, é que mais uma vez a democracia saia vitoriosa, mantendo viva a liberdade de expressão, como preconiza a nossa Constituição cidadã.
Não é novidade para ninguém, que pelo próprio comportamento dos políticos, que parecem viver fazendo piadas dos seus eleitores, quando não cumprem com as suas promessas de campanha, eles sempre foram vitimas de piadas e outros tipos de brincadeiras por parte da sociedade e também dos profissionais do riso, como humoristas e os palhaços, isso sem contar com os malhadores de Judas, que adoram malhar os políticos no rompimento da Aleluia para o mundo cristão, quando o traidor de Cristo, em forma de bonecos fica inteiramente nas mãos do povo, para uma espécie de vingança pela sua traição. Político, que parece é visto pela sociedade como uma espécie de Judas moderno.
O fato, é que eles sabem porque são os alvos preferidos dos malhadores de Judas e dos humoristas, logo não adianta reclamar e sim, trabalhar com seriedade para sair do foco dos fabricantes do riso.
A sabia decisão do ministro Ayres Brito, garante essa liberdade aos humoristas, jornalistas, radialistas etc, desde que não se caracterize em propaganda política eleitoral, em tempo de campanha, as brincadeiras com os políticos, através de piadas, trucagem ou paródias, dá ao brasileiro o direito de sorrir com esses personagens, que certamente muito fazem sofrer a população brasileira, a final, a Lei maior do País, preconiza a liberdade de expressão.
O que tentaram fazer com a essa absurda proibição, foi aleijar a democracia, engessando os profissionais do humor em produzir com a inspiração nos políticos, que peças engraçadas, provocadoras do riso, certamente um bem para a alma, continuassem a ser produzidas e apresentadas no radio, televisão, teatros e charges em jornais, revistas e na Internet.
É preciso que se entenda que as brincadeira e sátiras que os humoristas fazem com os políticos, as análises critica do comportamento desses cidadãos poderosos e que pouco ou nada fazem pela sociedade, emitido por jornalistas e radialistas, atores teatrais etc, fazem parte da democracia de um país livre como o Brasil.
Diz o relator em seu voto acompanhado pelos ministros pelos ministros Cármem Lucia, Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso, “que nos editoriais é possível fazer críticas. O que não se pode é encampar, patrocinar, bancar determinada candidatura. Eleição é um período em que a liberdade de imprensa deve ser maior. No processo eleitoral, retirar da imprensa a capacidade crítica é uma demasia, é desnaturar a própria imprensa”.
Diz ainda que é um momento do eleitor escolher seus candidatos, logo é também o momento que ele mais precisa de plenitude de informação. Tenho certeza, que os políticos sérios, éticos, cumpridores dos seus deveres e compromissados com o bem comum, que buscam através de suas ações políticas no desempenho dos seus cargos construir dias melhores para que o Brasil se torne um país mais igualitário, desenvolvido e justo, estão longe das penas dos jornalistas e no caso específico, fora do foco dos humoristas, tão temido pelos maus políticos. Viva a democracia e a liberdade de expressão.

*Osny Araújo é jornalista e analista político,
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Defesa Civil confirma vazante
mas não fala em emergência



Manaus  – A seca se prenuncia uma das maiores este ano e já começa a preocupar as autoridades, em razão do comportamento das águas, espoecialmente nos rios Solimões, Purus e Madeira, onde vários municíopios começam a tger problemas com a vazange e os prefeitos e as populações tgemem pelo pior se a baixada das águas continuar no riutimo que está.
A Defesa Civil do Estado concedeu ontem a tarde erntrevista  coletiva para esclarecer a situação da seca no interior do Amazonas. Segundo o órgão, a situação é alarmante, mas não há caso de emergência em nenhum município do Estado. A informação é em resposta a dados apresentados na quinta-feira (2), pela Associação de Municípios do Amazonas, que afirmou existir isolamento em cinco municípios.
Segundo o secretário de Defesa Civil, tenente coronel Roberto Rocha, não há previsão da seca deste ano ser maior que 2005. Ele afirmou que o rio Juruá deve voltar a subir já no fim deste mês. Com a reunião, a Defesa Civil disse querer desfazer o alarde divulgado nos últimos dias, afirmando não haver a grande proporção que os prefeitos teriam alegado. “Não há isolamento total”, disse.
Roberto Rocha explicou que uma das poucas regiões onde a Defesa já considera com dificuldade está próxima ao município de Boca do Acre, a 1028 quilômetros da capital. De acordo com o secretário, no local, o nível das águas já está próximo da maior vazante.
A Defesa Civil afirmou também que já trabalha na prevenção e preparação para situação de emergências há 45 dias e que, para o melhor trabalho, é preciso que os prefeitos anunciem as questões com alguma antecedência. Até o momento, nenhum pronunciamento oficial teria sido feito por parte dos municípios ao órgão. (IP)(Foto seca em Manaquiri, arquivo portal Terra)



EX-VEREADOR BRÁS SILVA
FOI DETIDO PELA FEDERAL

Manaus - O radialista Brás Silva está depondo na Policia Federal. Ele foi detido por volta de 20 horas, depois que seu carro, uma Ranger, foi apreendido com cerca de 300 camisetas contendo frases contra a pedofilia.
As camisetas e outros panfletos estavam sendo distribuídos pela mulher do vereador. O juiz Carlos Zamith, que comandou a operação, entendeu que havia clara relação entre as camisetas e a campanha que relaciona o governador Omar Aziz à pedofilia.
 A prisão do ex-vereador, cujo carro estava adesivado com propaganda do candidato ao Governo, Alfredo Nascimento, ocorreu dentro do prédio da rádio Rio Mar,da Igreja Católica.
Desde que frases contra o governador Omar Aziz começaram a surgir, com pichações em muro, havia a suspeita de que membros de uma ala radical da igreja, ligada ao movimento familia com Deus pela liberdade, estava por trás da campanha difamatória.
Mas investigações da polícia dão conta que não existe nenhum vinculo entre o material encontrado no carro do ex-vereador e a rádio, pertencente a Arquidiocese de Manaus, ou desta com a campanha empreendida contra o governador, fato confirmado também por Brás Silva, em depoimento a Polícia Federal.
Assessores e amigos do radialista a ex-vereador, garantgem que as camisetas com frases contra a pedofilia eram da Igreja católica, levando em consideração que o radialista, segundo informações atua profissionaklmente na Radio Rio-Mar de Manaus, que é de propriedade da Arquidiocese, sendo por conseguinte uma radio católica.





PORTO DE PARINTINS PODE FECHAR
PARA REFORMA

Parintins, AM - O 2º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, responsável pela execução da obra de reforma e readequação do porto de Parintins solicitou a interdição da balsa flutuante após o feriado da semana da pátria.
Segundo a SNPH (Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias de Parintins) o projeto contempla a extensão da ponte em 45 m a fora da margem do rio e a reforma da estrutura do prédio administrativo numa previsão de 60 dias para ser entregue a população. Todos os anos durante o período de seca do rio Amazonas o cais do porto de Parintins sofre transtornos, devido à grande inclinação da rampa de acesso as balsas de atracadouro.
O prefeito em exercício Messias Cursino juntamente com o subsecretário de obras do município Lucas Dias, explicaram que o porto provisório será composto por rampas e duas balsas que serão instaladas na baixa de São José para atender o grande fluxo de embarcações de cargas e passageiros. Messias Cursino justifica a decisão da transição do porto para a baixa do São José como a melhor alternativa, por dispor de uma ampla área, propícia para as operações de embarque e desembarque de cargas e passageiros da região.
O que mais preocupa os trabalhadores e a população parintinense é o difícil acesso que terão de enfrentar no porto provisório da baixa do São José por ser um ambiente inadequado que não possui infra- estrutura suficiente para comportar esse tipo de operação, tendo em vista que a interdição do cais do porto tem previsão de 60 dias para a entrega de sua obra. Gerlean Brasil fonte: a folha do povo
Falta de voo
Show de abertura da EXPOAP
é cancelado em Apuí

Apuí, AM - O Show com a cantora gospel Cassiane que marcaria a abertura da XXXIII EXPOAP 2010, marcado para quinta-feira (02) em Apuí/AM, foi cancelado em cima da hora e deixou centenas de fãs à espera na arena onde seria realizado o espetáculo, principalmente, aos evangélicos que estavam em maioria à espera da cantora que não compareceu.
Na tentativa de esclarecer o ocorrido, um vídeo com a cantora pedindo desculpas pela ausência foi exibido na arena do rodeio, onde Cassiane justificava que problemas no embarque do avião que a levaria de Manaus até Apuí teria sido o motivo de seu não comparecimento ao show de abertura da EXPOAP.
Na manhã de sexta-feira (03), o prefeito da cidade de Apuí, Marcos Maciel, falou com exclusividade ao jornal “O Curumim” a respeito do ocorrido. Marquinhos Da Macil disse que quando decidiram contratar um show gospel para a festa de Apuí, foi realizada uma consulta com as “igrejas evangélicas”, ficando decidido que a melhor opção seria a cantora Cassiane.
“Diante do acordo, entramos em contato com assessoria da cantora e agendamos o show para a abertura da XXIII EXPOAP, com o intuito de abrilhantar ainda mais o evento e proporcionar à comunidade ‘evangélica’ um espetáculo jamais oferecido na cidade”, disse o prefeito. Da Macil revelou que no último mês começou na cidade, indagações sobre o porquê de colocar “evangélicos” na festa da EXPOAP, uma vez que, segundo os opositores dessa iniciativa, seria um desrespeito para aquela categoria religiosa.
O prefeito relatou que diante do impasse reuniu em seu gabinete cerca de 12 pastores, representantes de todas as igrejas evangélicas existentes na cidade de Apuí. “Falei a todos que da mesma forma que a ‘Marcha para Jesus’ se realiza na Avenida Paulista, mesmo local onde acontece a ‘Parada Gay e, que assim como ‘O encontro Nacional da Assembléia de Deus’ é realizado no Sambódromo em Manaus, que anormalidade teria acontecer um show gospel na arena de um rodeio? Além disso, a arena seria um bom local de concentração, sem contar o fato que poderíamos usar o mesmo som para várias situações”, disse Marquinhos.
Diante do acordo, o prefeito relatou que na última semana, sofreu pressão de populares e opositores políticos que o colocavam sob suspeita de está usando o povo “evangélico” para promover a festa de rodeio. “Pediram até a paralisação total a EXPOAP, inclusive com a retirada das barracas.”, argumentou Da Macil, que iniciou imediatamente um diálogo com o Sr. Jairzinho, esposo e empresário da cantora Cassiane, onde conseguiu mudar a data do show para segunda-feira (06), logo após o final da EXPOAP. “Dessa forma não terá mais bailão, bebidas alcoólicas e nem muvuca”, disse.
Questionado por que não comunicou a tempo população sobre a ausência da cantora, Marcos Maciel disse que apesar de ter começado as negociações com o Sr. Jairzinho ainda na terça-feira (31/08), somente ontem (02) à noite, recebeu a confirmação de que a cantora só poderia comparecer na segunda-feira.
“Mudamos a data para não constranger o povo ‘evangélicos’ em uma das festas mais tradicional do município. Entendemos que um show como este é esperado em várias regiões do Brasil, porém, tanto quanto sua realização é importante também o respeito pelos princípios que doutrinam o comportamento religioso de qualquer segmento social, no caso as igrejas evangélicas”, falou o prefeito.
Marcos Maciel explicou que grupos políticos contrários à sua administração têm ligação com toda a reviravolta, desde a contratação até a não realização do show na data prevista, mas, que a administração municipal está trabalhando para tentar isentar toda e qualquer “politicagem”, das realizações que pretende para o município, apesar de ver nisso “[...] uma tarefa muito difícil”.
Na tentativa de melhor esclarecer o acontecido, “O Curumim” tentou na tarde desta sexta-feira (03) entrar em contato com a assessoria da cantora Cassiane, para ouvir a versão da artista. Solicitamos que enviasse uma “nota de esclarecimento” sobre o ocorrido, mas, até o fechamento desta matéria não havíamos recebido nenhum tipo de comunicado oficial.(fonte: o curumim e Amazonasnoticias)

CONTRAN altera lei para
transporte de crianças


Brasília – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu rever dois pontos da lei que regulamenta o transporte de crianças em veículos. Naqueles que tenham apenas cintos de segurança de dois pontos, o cinto abdominal, as crianças de até 4 anos devem ser levadas no banco da frente com o bebê-conforto ou a cadeirinha instalada.
Além disso, crianças de 4 a 7 anos e meio estão dispensadas do uso do assento de elevação do banco traseiro e podem usar apenas o cinto abdominal. A publicação será feita na próxima segunda-feira (6) no Diário Oficial da União.
Nos veículos equipados com cinto de três pontos, as regras continuam as mesmas e, portanto, todas as crianças de até 7 anos e meio devem continuar usando os diferentes modelos de cadeirinha no banco de trás. Aquelas com até 1 ano deverão usar o bebê-conforto, as que têm de 1 a 4 anos, cadeirinhas e as de 4 a 7 anos e meio, assentos de elevação, mas os departamentos de trânsito (Detrans) de alguns estados adiaram a fiscalização para antes promover blitze educativas. A multa para quem não cumprir as exigências é de R$ 191,54, além de 7 pontos na carteira de habilitação.
A norma vale apenas para veículos de passeio, mas o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo entrou, no último dia 25, com um pedido de liminar para que o Contran regulamente, ainda que de forma temporária e educativa, o uso das cadeirinhas nos veículos de transporte coletivo, escolares e táxis.
O Contran estuda a implementação da obrigatoriedade em veículos escolares, mas já eliminou a possibilidade nos táxis, pois o taxista precisaria ter vários equipamentos diferentes, e nos ônibus, que não têm cinto de três pontos.(Agência Brasil)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

COMEÇA HOJE O XVI
FECANI EM ITACOATIARA

Itacoatiara, AM -  O esquema de segurança pública para o 16º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), de 3 a 6 de setembro, já está pronto e instalado. Para garantir que o sucesso de anos anteriores se repita, quando nenhuma ocorrência policial grave foi registrada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), deslocou desde o dia 2 pouco mais de 300 homens, entre policiais, peritos e agentes administrativos e de serviços, e mais de 50 viaturas das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. No GGI estão, além dos órgãos do Estado, as instituições parceiras federais e municipais.
De acordo com o coordenador do GGI, coronel PM Almir David, o planejamento segue o padrão de eventos parecidos, como os festivais de Parintins, Manacapuru e o desafio de futsal Brasil x Argentina, no mês passado, quando a tranqüilidade foi mantida para moradores e visitantes, com as polícias trabalhando de forma integrada. Segundo ele, são esperados cerca de 30 mil turistas para o festival de Itacoatiara.
Uma central de comando do GGI será montada dentro do parque de eventos de Itacoatiara, de onde serão acompanhadas pelos dirigentes dos órgãos todas as atividades desenvolvidas. Entre elas, o policiamento ostensivo da Policia Militar a pé, motorizado, montado a cavalo e embarcado. A Polícia Civil se encarrega das investigações e lavratura dos boletins de ocorrência e flagrantes. No trânsito, o Detran fiscalizará o deslocamento desde a barreira da rodovia AM-010 até a circulação no município de Itacoatiara, realizando ainda ações educativas. Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros faz atendimento de salvamento, resgate, remoção e prevenção e combate a incêndios.
Outro recurso bastante utilizado e que vem fazendo muito sucesso nos municípios é o monitoramento por câmeras da cidade e área do evento. O Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) já instalou sete câmeras para fazer vigilância 24 horas dos pontos de maior movimentação de pessoas, como o centro de convenções onde acontece o Fecani e as principais vias de acesso e saída de Itacoatiara. Como novidade, o CIOPS também instalará o disque-denúncia 181, que complementará o atendimento das linhas emergenciais do 190 e 193.

 Pirarucu e tracajás apreendidos


Manaus  – Cerca de duas toneladas de pirarucu e 140 quelônios, da espécie tracajá, foram apreendidos no Vale do Javari, próximo à área de tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, no interior do Amazonas. O material seria enviado a Manaus ou Letícia, na Colômbia, onde o quilo do pirarucu seria comercializado entre R$ 15 e R$ 40. A ação aconteceu após denúncias de indígenas do alto rio Itaquaí.
A apreensão aconteceu na última quarta-feira (1) e foi comandada por agentes Fundação Nacional do Índio (Funai) no Amazonas. O órgão recebeu a denúncia do crime ambiental através de índios Kanamary, que perceberam o crime durante uma viagem em direção à Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus. O local é conhecido por ser uma região onde vivem milhares de índios em situação de isolamento.
Indígenas que participaram da apreensão recolhem o pescado e os ovos de tracajá - Foto: Funai - Divulgação
A Polícia Federal acompanhou parte da operação nesta quinta-feira (2), quando foi ao local procurar os acusados. Segundo o delegado Gustavo, responsável pela ação, dos quatro pescadores levados para Tabatinga, dois conseguiram fugir. Ele explicou que o trabalho da PF aconteceu para garantir a segurança dos suspeitos. Segundo informações, os quatro acusados estavam armados e disseram ter ficado 19 dias na mata para a pescaria.
Nesta sexta-feira (3), agentes ainda trabalham na contagem dos peixes para saber o peso exato do material apreendido. No ano passado, outra ação apreendeu 2,5 toneladas de pirarucu. (IP)Foto: Vicente Coelho - Funai - Divulgação






PRF intensifica fiscalização
no estradas no feriadão 

Manaus - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, hoje (03), a Operação Sete de Setembro nas rodovias federais do Amazonas. O objetivo é reforçar a fiscalização e a segurança dos condutores que viajam durante o feriado.
A PRF alerta aos motoristas cuidado redobrado na BR-174. A rodovia requer maior atenção no trecho da reserva indígena Waimiri-Atroari que apresenta buracos. Na ocorrência de chuvas, o risco de atolar é iminente. O tráfego em alguns trechos da rodovia acontece somente em um sentido por vez.
A PRF estabeleceu períodos de restrição de tráfego nas rodovias de pista simples aos caminhões bitrens e cegonhas durante o feriado da independência. O motorista que descumprir a determinação será multado em R$ 85,13 (infração média), receberá quatro pontos na CNH e permanecerá com o veículo estacionado até liberação pelo agente.
No Amazonas, a restrição vale para BR 174 (Manaus/Boa Vista) e na BR 319 (Manaus/ Porto Velho) é válida no trecho a partir do km 13. No sábado (04), a restrição acontece das 6h às 12h. No domingo (07), os condutores encontram restrição na via no período de 16h às 22h.
Multas e acidentes nas estradas
A PRF divulgou na última terça-feira (31) um balanço com a quantidade de multas aplicadas aos condutores no primeiro semestre deste ano. De acordo com o órgão um total de 2.678 mil infrações foram registradas contra condutores em todo o Estado.
A PRF também informou que os acidentes nas rodovias federais do Amazonas causaram seis mortes. No primeiro semestre deste ano, 86 pessoas ficaram feridas. Nove acidentes ocorreram na BR 319 (Manaus/Porto Velho). Na BR 174, 40 acidentes aconteceram nos quilômetros zero e 45 da rodovia que liga Manaus a cidade de Boa Vista.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, foram registrados 181 acidentes nas rodovias BR 174 e 319, em 2009. 

TRF suspende demolição do camelódromo


Brasilia  - O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), Daniel Paes Ribeiro, determinou  a suspensão da demolição do ‘camelódromo’ em Manaus. O desembargador suspendeu a decisão do juiz da 3ª Vara Federal, em Manaus, Ricardo Sales.
O juiz federal determinou a demolição imediata da obra embargada desde o dia 2 de agosto. Segundo o despacho do desembargador Daniel Ribeiro, a decisão é para que o processo de embargo seja melhor examinado pela Corte.
Apesar da tentativa de entendimento dos empresários com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), não houve negociação. Segundo Ministério Público Federal, em Manaus (MPF/AM), a paralisação da obra foi feita com base no laudo elaborado por arquitetos da Antaq.
O laudo aponta que a construção do shopping impede a visibilidade da orla do Rio Negro e do prédio da Alfândega de Manaus. Segundo a Antac, a irregularidade gera prejuízos ao patrimônio histórico da cidade.
A Antac também informou que antes do início das obras o grupo de empresários deveria ter consultado a agência para pedir autorização para construir o shopping, como determina a legislação. De acordo com o MPF/AM, a obra permanece paralisada até que as irregularidades sejam solucionadas.







INCRA FAZ INVESTIMENTOS
NO PAE BELA VISTA II


Manaus -  A Superintendência do INCRA no Amazonas Amazonas complementou ontem a liberação do Crédito Inicial (alimentação e fomento) para os reconhecidos da reforma agrária no Projeto Agroextrativista (PAE) Bela Vista II, em áreas localizadas nos municípios do Careiro da Várzea, Manaquiri e Manacpuru, com a liberação de 138 créditos, no valor global de R$ 441.600,00.
A entrega dos kits (composto entre outras coisas, por um racho, rabetas, frezeers, roçadeiras, malhadeiras, mini-gereadores, maquinas de costura etc) ocorreu pela manhã na comunidade do Igarapé-Açu, no lago do Janaucá, com a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa representada no ato pelos chefes de divisões Giovani Araújo (Desenvolvimento) e Omar Oliveira (Administração), num trabalho de responsabilidade da Unidade Avançada do Careiro, chefiada por Elias Humbelino e coordenado no local pela técnica Sonia Tereza Gomes de Oliveira.
Omar Oliveira ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo INCRA-AM nos três municípios em termos de reforma agrária, levando as ações essas ações de Governo também para as áreas de várzea, através de projetos sustáveis.
Giovani Araújo ressaltou a importância da ação para o desenvolvimento da reforma agrária. “Este trabalho, é gratificante, mas de muita responsabilidade. É um trabalho que o INCRA vem realizando ao longo de sua história, procurando criar melhores condições de vida para os assentados e beneficiários da reforma
Disse ainda que o INCRA trabalha para o progresso dos assentados, para que possam no futuro caminhar com os seus próprios pés, afirmando que isso só será possível com um trabalho dedicado, a união de todos e o incremento de parcerias, considerando que a reforma agrária não é missão exclusiva do INCRA”.
“Para o presidente da comunidade, assentado Braulino Cosmo de Souza, a liberação dessa última etapa do crédito inicial para o PAE Bela Vista II, ´” é a prova de que as ações do Governo estão chegando aos mais humildes. “Muitos não acreditam, mas agora todos estão vendo que as cosias estão acontecendo e nós desta comunidade, só temos a agradecer ao INCRA e ao Governo Federal pelos benefícios que estão chegando. Isso vai melhorar em muito as nossas vidas porá aqui” – disse o assentado.
NOVO INVESTIMENTO
Elias Humbelino, chefe da UA do Careiro, salientou que agora, o INCRA começa a trabalhar para a liberação do crédito habitação, considerando que a parte inicial do cadastro já foi feita pela Unidade, com o cadastramento de 2.582 famílias.
Giovani Araújo, chefe da Divisão de Desenvolvimento do INCRA-AM, salientou que ainda este ano será liberado o Crédito Habitação para aproximadamente 1.200 famílias, totalizando investimento da ordem de R$ 21.600.000,00, o Crédito Inicial de R$ 5.001.600,00 e o Habitação no valor de 21.600.000,00, o INCRA investirá somente este ano no PAE Bela Vista II, recursos da ordem de 25.601.000,00.
O PAE Bela Vista II tem uma área de 64.845,4300 há capacidade para três mil famílias e já estão cadastradas como beneficiárias da reforma agrária 2.825 famílias, produzindo as culturais naturais de várzea, como mandioca, maracujá, macaxeira, mamão, hortaliças, pimenta de cheiro, pimentão, pepino, melancia, jerimum, pimenta-de-cheiro, cheiro-verde e outras.
Ainda este ano, segundo anunciou Giovani Araújo, o INCRA estará entregando 900 Contratos de Concessão de Uso (CC), através desse documento ficará assegurado o uso e gozo da área do projeto, além do acesso a outros benefícios como crédito, infra-estrutura básica suficientes para o ingresso no programa da agricultura familiar além de acesso aos serviços sociais indispensáveis ao progresso social e econômico.(Fonte:Ascom-INCRA-AM)








quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Rede Amazônica comemora aniversário
 de 38 anos com transmissão digital

Manaus – A partir desta quarta-feira (1º), data em que a Rede Amazônica de Rádio e Televisão comemora 38 anos, telespectadores de toda a região receberão em seus televisores uma transmissão 100% em alta definição (HD). A mudança também marca o surgimento de um novo conceito de jornalismo na TV Amazonas, pioneira na implantação de recursos tecnológicos no Norte do País.
Até ontem, a TV Amazonas transmitia simultaneamente os sinais analógico e digital. A partir de agora, toda produção da emissora será produzida com equipamentos em formato digital. O conteúdo produzido pelas afiliadas Acre, Rondônia e Amapá, que integram a Rede Amazônica, serão diariamente convertidos do formato analógico para o digital.
Já nas primeiras horas do dia, o telespectador percebeu a melhor qualidade do sinal da TV, além da mudança no cenário do jornal Bom Dia Amazônia, que trocou as cores em tons escuros por mais claras e atraentes. A mudança também poderá ser vista nos jornais Amazônia TV e do Amazonas. Em todos os casos, a ideia foi garantir que o novo formato desse mais mobilidade ao apresentador, favorecendo a interação com entrevistados e telespectadores.
De acordo com a gerente de jornalismo da TV Amazonas, Ercilene Oliveira, o novo ciclo muda também o conceito de trabalho. A redação ganhou vinte e seis computadores que também são ilhas digitais de edição autônomas, a serem operadas pelos próprios repórteres que, além de apurar as informações, editarão suas matérias.
“Esse momento marca um novo conceito de trabalho, com recursos que possibilitam maior interação, atualizações e compartilhamento imediato. O avanço tecnológico gera agilidade, ganho de tempo e qualidade nas produções”, afirma Ercilene Oliveira.
Além das novidades tecnológicas, o telespectador poderá ser surpreendido nas transmissões. O dueto nas apresentações também ganha interatividade, com apresentadores podendo estar juntos na apresentação em bancada no estúdio ou em links ao vivo de qualquer lugar da cidade.
Camêra de 360º
A câmera PTZ (Pan Tilt Zoom) é uma das principais inovações tecnológicas adquiridas para reforçar o novo formato de jornalismo. O equipamento de ultima geração está instalado na cobertura do prédio da Receita Federal, no Centro de Manaus, e transmite em tempo real e em alta definição qualquer imagem com alcance de 60X, conforme explica o gerente de desenvolvimento da TV Amazonas, Gilberto Oliveira.
Com o equipamento, é possível ver a qualquer dia da semana, horário ou condição climática, em 360º, qualquer acontecimento no Centro de Manaus, além de bairros como São Raimundo, Glória, Praça 14 e as duas margens do Rio Negro. “Isso significa que qualquer fato que esteja acontecendo nessas localidades serão exibidas ao vivo pelo jornalismo da TV Amazonas”, disse Ercilene Oliveira.
História
No dia 1º de Setembro de 1972, a Rádio TV do Amazonas Ltda. entrou oficialmente em operação em Manaus. A cerimônia de inauguração fez parte das festividades do Sesquicentenário da Independência do Brasil, no Amazonas.
Um número expressivo de autoridades e figuras da sociedade estavam presente na cerimônia de abertura, além do prefeito de Manaus, Dr. Paulo Pinto Nery e Dona Nazira Chamma Dou, madrinha da Rádio TV do Amazonas.
O Blog, através dos amigos Felipe Daou e Milton Cordeiro, parabeniza a todos os colegas jornalistas que integram a Rede Amazônica de Telçevisão e aos demais servidores da Casa, reconhecendo o grandioso trabalho que a rede realizada, especialmente na divulgação das coisas do Amazonas.(Portal Amazonia)



BRT prevê espera de um
minuto nas estações em Manaus


Manaus – A espera dos usuários do transporte coletivo de Manaus nos pontos de ônibus será reduzida para um minuto após a implantação do Sistema de Transporte Público Bus Rapid Transit (BTR). A estimativa foi anunciada na manhã de hoje (01) pela empresa VTech Engenharia, contratada para fazer os estudos preliminares da implantação do sistema.
A obra está orçada em R$ 230 milhões e deve ser concluída em 24 meses a partir do início dos trabalhos. A audiência pública foi realizada pela Prefeitura de Manaus para discutir o projeto do sistema e apresentar os eixos de circulação do transporte na cidade.
De acordo com o diretor da VTech, Airton Mergulhão, a redução no tempo de espera dos usuários para 1 a 3 minutos é possível com base na estimativa de 80 veículos em circulação nas ruas. Caso o sistema opere com esse número, Mergulhão prevê o fim das longas filas nos pontos de ônibus. “O BRT é mais interessante que o monotrilho para a cidade de Manaus”, disse.
Valor da Tarifa
Segundo ele, o valor da tarifa do BRT ficará entre R$ 2,20 e R$ 2,25. A tarifa também foi confirmada pela Prefeitura de Manaus que pretende tornar o BRT a solução definitiva para o transporte coletivo da cidade. Para o arquiteto urbanístico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Claudemir Andrade, o valor será mantido e não deve onerar o sistema.
Funcionamento
Os veículos que atuarão no sistema são do tipo articulado e bi-articulado. Segundo Mergulhão, os ônibus podem ser movidos a gás e eletricidade. O trajeto do BRT terá 19 quilômetros de extensão e o total de 20 estações e três terminais. A distância entre cada terminal de integração será de 800 metros.
O traçado inicial do anel viário interligará as zonas Norte, Leste Sul e parte da zona Centro Oeste e Centro da cidade. Entre os pontos de integração destacam-se a estação Grande São José Operário, estação Acariquara e Clube do Trabalhador, estação Grande Circular/ São José Operário, além do terminal da Manaus Moderna.
O sistema vai funcionar 19 horas por dia e terá velocidade média de 25 quilômetros por hora. Cada veículo terá capacidade máxima de 270 passageiros. O sistema terá corredores exclusivos para melhorar a rapidez do trajeto dos ônibus.
CORRIDA DO FOGO SIMBÓLICO ABRIU
FESTEJOS DA PÁTRIA E DO AMAZONAS


Manaus - Foram inciadas hoje as  as festividades cívicas da Semana da Pátria e do Amazonas. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades parceiras, em 2010, as comemorações trazem como tema “O Amazonas e suas múltiplas dimensões” e buscam levar a sociedade à uma reflexão sobre os valores cívicos nacionais e estaduais. Abrindo oficialmente a “Semana da Pátria”, na próxima quarta-feira, acontecerá a partir das 8h, na Catedral Metropolitana de Manaus (Igreja da Matriz), a Cerimônia de Benção do Fogo, seguida da Corrida do Fogo Simbólico.
Celebrada este ano pelo pároco José Carlos Sabino, a cerimônia do Fogo Simbólico é um ritual centenário onde acende-se o Fogo Simbólico da Pátria que permanecerá ‘ardendo’ até o encerramento das atividades cívicas no dia 7 de Setembro. Na Igreja da Matriz, a cerimônia contará com a participação de 120 estudantes da Escola Estadual Princesa Izabel (Centro) e repetirá o ritual que será promovido simultaneamente nesta mesma data em todo o território nacional.
Dando sequência à programação do dia 1º de setembro, após a cerimônia na Catedral será realizada a tradicional ‘Corrida do Fogo Simbólico da Pátria’. Contando com a participação de 120 estudantes do Colégio Amazonense D. Pedro II/Seduc, Colégio Militar de Manaus e escola municipal Aristófanes de Castro/Semed, a corrida percorrerá as Avenidas Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro, 10 de Julho e Getúlio Vargas, somando 2,8 Km de percurso.
Participando dela, os estudantes revezaran-se-se na condução da tocha que simboliza o ardor do sentimento pátrio. O fogo conduzido pelos jovens busca homenagear e cultuar a memória dos grandes vultos nacionais e regionais, rememorando os fatos mais expressivos na história de nosso Estado e País.
Os estudantes participantes foram acompanhados por membros das Forças Armadas, representados pelo Comando Militar da Amazônia, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e ainda, Corpo de Bombeiros e Polícia de Choque.
No trajeto da Corrida, o Fogo Simbólico passou por vários pontos históricos de Manaus, tais como o Teatro Amazonas, a Ponte de Ferro Benjamin Constant e o Palácio Rio Negro, chegando ao Largo do Mestre Chico onde será concluído o cerimonial de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas, com a presença de autoridades civis e militares.



,
INCRA COMPRA PATRULHAS MECANIZADAS PARA
RECUPERAR ESTRADAS NOS ASSENTAMENTOS

Manaus - A Superintendência Regional do INCRA incrementa a partir de agora os serviços para a abertura ou recuperação de estradas e vicinais nos projetos de reforma agrária tradicionais implantados seis municípios do Amazonas, com a aquisição de 06 patrulhas mecanizadas.
Com isso, serão beneficiadas 11.187 famílias, de 13 Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária (tradicionais) nos municípios de Apuí, Careiro, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Lábrea e Manaus, que passarão a ter esses serviços executados através das Prefeituras, com patrulhas mecanizadas disponibilizadas pelo INCRA através de comodato a ser assinado com as prefeituras nos próximos dias, onde estarão estabelecidas as metas e responsabilidades das partes envolvidas no processo.
De acordo com o setor de infra-estrutura do INCRA, os 13 projetos que serão beneficiados com os equipamentos, possuem uma malha viária de 2.176 km de estradas vicinais.
A Superintendente do INCRA, Maria do Socorro Marques Feitosa, explicou que o projeto visa estabelecer as condições efetivas para as parcerias entre as várias esferas de Governos no que diz respeito às ações de recuperação e manutenção de ramais e vicinais nos projeto tradicionais de reforma agrária no Amazonas. As patrulhas já foram adquiridas através de pregão eletrônico, com investimento de R$ 13.277.200,00.
Cada município ficará sob a sua responsabilidade com uma patrulha mecanizada composta de: 01 pá carregadeira, 01 trator de esteira, 02 caçambas, 01 moto-niveladora, 01 retro-escavadeira, 01 rolo-compactador e 01 caminhão de carroceria 3/4.
Segundo a superintendente Socorro Feitosa, os municípios foram selecionados obedecendo alguns critérios, tais como: Numero de projetos de assentamentos, extensão territorial e famílias assentadas, quantidade e extensão da malha viária, além da produção agropecuário e infra-estrutura social.
IMPLEMENTAÇÃO
Socorro Feitosa assegurou que esse projeto será implementado numa parceria do Governo Federal, através o INCRA, o Governo do Estado, as prefeituras municipais dos municípios já citados, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável e representante dos trabalhadores rurais assentados e demais entidades voltadas para a questão da reforma agrária no Estado.
Essa ação, segundo explicou Feitosa, assegurará aos assentados da reforma agrária as condições necessárias para o escoamento e comercialização da produção, além de acesso aos demais serviços da política de reforma agrária, como assistência técnica, crédito, saúde, luz para todos, educação e lazer, ou seja, levando dignidade, cidadania e inclusão social ao campo. Para a superintendente do INCRA no Amazonas, “ isso é qualidade de vida”.
COMO FUNCIONARÁ
De conformidade com o projeto, a parceria funcionará da seguinte maneira: Será formado um Comitê Gestor composto pelo INCRA, Prefeituras, Sindicatos Rurais, Conselhos e Associações de Assentados que terá a responsabilidade da governança e acompanhamento de toda a gestão, o que ocorrerá através de um mecanismo institucional participativo e democrático.
Socorro Feitosa anunciou ainda que a definição das estradas, ramais e vicinais a serem recuperadas ou abertas, serão de responsabilidade do Conselho em conjunto com o INCRA e as prefeituras municipais, levando sempre em consideração a população existente, a produção agrofloresal, rede armazenadora e distância dos mercados consumidores.
De acordo com o projeto, a manutenção, envolvendo recuperação, mão-de-obra operacional, abastecimento e reparos nos equipamentos, será das prefeituras, podendo, inclusive, ser criado um fundo de manutenção, objetivando dar maior transparência e durabilidade ao projeto.
A meta para cada prefeitura é trabalhar pelo menos da recuperação de 120 Km de ramais anualmente, de acordo com os projetos básicos simplificados aprovados pelo Conselho Gestor e INCRA e recepcionados por técnicos credenciados do órgão e membros das comunidades beneficiadas.
NOVO MOMENTO
Para a superintendente do INCRA no Amazonas, o maior entrave detectado para o desenvolvimento sustentável das famílias assentadas nos projetos de reforma agrária, está relacionada à precariedade da malha viária dentro dos assentamentos e considera que o fato tem contribuído muito para o êxodo rural, a comercialização ilegal e a reconcentração de parcelas, além da evasão escolar, a degradação dos recursos naturais e o empobrecimento das famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária e o projeto atual, poderá mudar completamente essa fotografia na reforma agrária amazonense.
Com assinatura dos Termos de Comodatos com os municípios, o que deverá ocorrer nos próximos dias, o INCRA prevê grande melhoria para os assentamentos, que deverão viver um novo momento, considerando que os elevados custos de que envolvem os trabalhos de implantação e recuperação de ramais, nos moldes tradicionais utilizados pela instituição, são fatores que limitam a participação dos municípios, que não possuem/ recursos financeiros e equipamentos para esse trabalho, o que não ocorrerá a partir de agora com a disponibilização das patrulhas mecanizadas pelo INCRA para as prefeituras.(Fonte:Ascom, INCRA-AM)



ARGENTINA UTILIZARÁ PROSAMIM COMO MODELO


 Manaus - O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim)  que vem sendo elogiado em várias partes do mundo em relação ao meio-ambiente e saneamento básico, servirá de modelo ao projeto de recuperação do entorno do Rio da Conquista em Buenos Aires, Argentina. O interesse dos técnicos e arquitetos do segundo maior país da América do Sul pelo programa do Governo do Estado teve um impulso maior por ser considerado um programa integrado que investe em urbanização, saneamento básico e sustentabilidade sócio-ambiental.
Durante o 1º Seminário de Saneamento Básico e Meio Ambiente na Amazônia que aconteceu nos dias 30 e 31de agosto em Manaus, os visitantes estrangeiros tiveram acesso às informações técnicas e as melhorias geradas pelo Prosamim, tanto no aspecto ambiental, quanto na qualidade de vida das pessoas de baixa renda que moravam às margens dos igarapés. O Secretário de Obras e Serviços Públicos do Município Tres de Febrero, Humberto Olmedo, acredita que o Prosamim tem muito a acrescentar ao projeto argentino. “No entorno do Rio da Conquista vamos ter que fazer algumas desapropriações, mas numa proporção muito menor que em Manaus. O projeto terá 1000 casas e vamos levar como exemplo esta estrutura que oferece moradia gratuita com todos os serviços básicos, além de disponibilizar áreas de lazer às pessoas”, compara.
Os técnicos e arquitetos estrangeiros pertencem aos Ministérios de Infraestrutura e Economia da Argentina e buscam firmar parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) que desde o início das obras do Prosamim é um dos grandes investidores. De acordo com o especialista de água e saneamento do Bid, Frederico Basanes, são mais de 370 milhões de reais que o banco já investiu no projeto do Governo do Estado. Ele acrescenta ainda que o Bid promove uma ampla visibilidade ao programa de saneamento em outros países estrangeiros. Em junho de 2008, o Prosamim foi escolhido como exemplo do Bid na conferência sobre Água e Cidades em Saragoza, Espanha e na Turquia.
Com previsão de entrega para o final deste ano, a segunda etapa do Prosamim II, localizado no bairro da Cachoeirinha, vai reunir 168 unidades com toda a infraestrutura custeada pelo Governo do Estado. O coordenador do Prosamim, Frank Lima, disse que a obra serve de referência para outros países, uma prova dessa relevância é o premiação que o Goveno do Amazonas irá receber, em setembro, em Estocolmo, na Suécia. “Durante a celebração da Semana Mundial da Água, o Prosamim vai ser reconhecido mais uma vez pelos resultados em saneamento sem degradação ao meio ambiente”, ressalta Frank.
O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) servirá de modelo ao projeto de recuperação do entorno do Rio da Conquista em Buenos Aires, Argentina. O interesse dos técnicos e arquitetos do segundo maior país da América do Sul pelo programa do Governo do Estado teve um impulso maior por ser considerado um programa integrado que investe em urbanização, saneamento básico e sustentabilidade sócio-ambiental.
Durante o 1º Seminário de Saneamento Básico e Meio Ambiente na Amazônia que aconteceu nos dias 30 e 31de agosto em Manaus, os visitantes estrangeiros tiveram acesso às informações técnicas e as melhorias geradas pelo Prosamim, tanto no aspecto ambiental, quanto na qualidade de vida das pessoas de baixa renda que moravam às margens dos igarapés. O Secretário de Obras e Serviços Públicos do Município Tres de Febrero, Humberto Olmedo, acredita que o Prosamim tem muito a acrescentar ao projeto argentino. “No entorno do Rio da Conquista vamos ter que fazer algumas desapropriações, mas numa proporção muito menor que em Manaus. O projeto terá 1000 casas e vamos levar como exemplo esta estrutura que oferece moradia gratuita com todos os serviços básicos, além de disponibilizar áreas de lazer às pessoas”, compara.
Os técnicos e arquitetos estrangeiros pertencem aos Ministérios de Infraestrutura e Economia da Argentina e buscam firmar parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) que desde o início das obras do Prosamim é um dos grandes investidores. De acordo com o especialista de água e saneamento do Bid, Frederico Basanes, são mais de 370 milhões de reais que o banco já investiu no projeto do Governo do Estado. Ele acrescenta ainda que o Bid promove uma ampla visibilidade ao programa de saneamento em outros países estrangeiros. Em junho de 2008, o Prosamim foi escolhido como exemplo do Bid na conferência sobre Água e Cidades em Saragoza, Espanha e na Turquia.
Com previsão de entrega para o final deste ano, a segunda etapa do Prosamim II, localizado no bairro da Cachoeirinha, vai reunir 168 unidades com toda a infraestrutura custeada pelo Governo do Estado. O coordenador do Prosamim, Frank Lima, disse que a obra serve de referência para outros países, uma prova dessa relevância é o premiação que o Goveno do Amazonas irá receber, em setembro, em Estocolmo, na Suécia. “Durante a celebração da Semana Mundial da Água, o Prosamim vai ser reconhecido mais uma vez pelos resultados em saneamento sem degradação ao meio ambiente”, ressalta Frank.





Plebiscito
População aprova retirada
 dos camelôs  do centro 
Manaus - O Prefeito Amazonino Mendes recebeu ontem (31), o resultado oficial do plebiscito realizado na semana passada pelo Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Manaus (Sincovam). A consulta indica que 98% dos quase dez mil entrevistados concordam com a saída dos camelôs das ruas do centro da cidade.
A entrega foi feita por membros do Sincovam, que estavam acompanhados pelo presidente do grupo Uai, Elias Targinele, e um representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Juliano Valente.
Amazonino lamentou a decisão judicial, que determina a demolição do camelódromo. Segundo ele, independente da Copa do Mundo de 2014 é necessário arrumar uma solução para o problema, que de acordo com estudos técnicos da Prefeitura, tendem a aumentar. ”Não podemos por os camelôs em um local distante. A única solução é alojá-los, de forma decente, em área de grande movimento. A ideia de usar aquela área do porto foi muito inteligente”, ressaltou Amazonino.
Para o prefeito, a vontade do povo de ver as calçadas livres, aliada a vontade dos camelôs, de deixar as ruas, deve fazer com que o bom senso prevaleça e a obra do camelódromo possa ser concluída. “Não se pode condenar a cidade e a revitalização do centro, é preciso que o bom senso prevaleça. Eu sempre apostei nisso, e acredito que vamos construir o camelódromo provisório lá, é só uma questão de tempo”, disse Amazonino.
O presidente do Grupo Uai, Elias Targilene disse que o planejamento do camelódromo observou todos os detalhes técnicos necessários e que o empreendimento é fundamental para que Manaus receba a Copa de 2014. Ele destacou que a instalação dos camelôs na área do porto é provisória. “Desde que o projeto foi apresentado, ficou claro que esta primeira etapa será temporária e que o local do Centro Popular de Compras definitivo já está definido”, disse Elias ao se referir a área do Boothline, próxima ao Porto Privatizado.
Juliano Valente, representante do Iphan explicou que a posição do órgão é trabalhar junto às instituições envolvidas para garantir que as instalações provisórias cumprirão todos os prazos determinados.
Segundo ele, o Iphan está de acordo com a obra e acredita que a construção do camelódromo em uma área provisória “Queremos garantir que a ocupação do espaço do porto será temporária em vista de um local definitivo. É preciso iniciar o trabalho de revitalização do centro”, disse Valente.
A vendedora ambulante Socorro Freitas lamentou a determinação da justiça de demolir a estrutura já construída. “Hoje, nosso sentimento é de tristeza, gostaria que a pessoa responsável por tudo isso parasse e refletisse no bem estar da cidade de Manaus”, apelou.





A PARTIR DE HOJE O USO DAS CADEIRINHAS
NOS CARROS É OBRIGATÓRIO

Brasilia -  A partir desta quarta-feira (1º) se torna obrigatório em todo o país o uso de cadeirinhas no transporte de crianças em carros de passeio. O Conselho Nacional de Trânsito prevê multa de R$ 191,54, mais sete pontos na carteira de habilitação para quem descumprir a nova regra.
A fiscalização começa hoje, mas no Rio de Janeiro haverá somente advertências, sem autuação, até o próximo dia 8. Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai multar já a partir desta quarta. Mas o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) informa que de hoje a domingo fará apenas blitz educativas.
Em pesquisa realizada no mês de março com 500 mães em cinco capitais brasileiras, o grupo Ipsos constatou que só 32% dizem possuir cadeirinha entre as que transportam seus filhos em automóveis. na opinião de algumas mães, elas  defendem o dispositivo de segurança, mas contam que o uso às vezes se torna complicado.
A advogada Soraia Magalhães tem três filhos, todos abaixo dos 7 anos. Por isso, circula com três cadeirinhas no carro. "A minha sorte é que no meu carro elas cabem. Se você não tem como colocar as três cadeirinhas, será multada a toda hora.”
SEM CADEIRINHA
A nova lei de transporte de crianças com dispositivos de segurança, na faixa etária dos 4 aos 7 anos e meio, não vai se aplicar aos veículos que possuem apenas cintos de segurança com apenas dois pontos, a maioria fabricada até 1998. A orientação é que não sejam aplicadas multas nesses casos, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
De acordo com o órgão, esses veículos de passeio não serão obrigados a colocar o assento para transporte de crianças, conforme lei que entra em vigor amanhã em todo o país. As crianças deverão ser transportadas apenas com o cinto de segurança de dois pontos, colocado na região abdominal, segundo orientação do Denatran.
A exclusão se deu devido à inexistência de produtos certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Em 1998, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que veículos produzidos a partir de 1º de janeiro de 1999 no Brasil deveriam ter cinto de três pontos nos assentos dianteiros e nos assentos traseiros laterais, por conta da falta de segurança dos dispositivos de dois pontos.
As novas regras estão previstas na resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), aprovada em 2007. O texto previa uma adaptação de dois anos. A fiscalização deveria ter começado em junho, mas foi adiada para setembro.(G-1  e Ag.Estado)







Mega Sena: último dia para concorrer
 ao prêmio de R$ 70 milhões


Brasilia - Máquina de alimentar o sonho dos brasileiros, a Mega Sena coloca hoje para girar suas engrenagens de promessas milionárias. Desta vez, o concurso 1.210 pode distribuir um prêmio estimado em R$ 70 milhões entre quem acertar as seis dezenas.
Confira a lista dos maiores prêmios pagos pela Mega-Sena
É a nona vez consecutiva que a loteria acumula desde o dia 28 de julho. Com esse dinheiro, quem acertar as seis dezenas poderá comprar 2,8 mil carros populares zero-quilômetro ou se tornar o feliz proprietário de pelo menos 70 apartamentos de luxo.
O valor total acumulado no sábado para o sorteio de hoje ficou em R$ 59.900.458, 51, mas a Caixa Econômica Federal estima que o prêmio pode até mesmo superar a marca de R$ 70 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília).
O maior prêmio já oferecido pela Caixa foi o da Mega da Virada, em 31 de dezembro do ano passado, que chegou a R$ 144,9 milhões. O valor foi repartido por dois ganhadores, de Brasília e de Santa Rita do Passaquatro (SP). Cada um deles embolsou R$ 72.450.747,46.(Zero Hora)





,