Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013


PROPOSTA INFELIZ

                                                                                            Osny Araújo*

A Arena da Amazônia, que será uma das mais bonitas do Brasil, ainda em construção e que deverá servir de palco  para quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, ainda em construção é já tem gente, ou melhor, autoridades, querendo compartilhar as funções da moderna Arena,  orçada em mais de  mais R$ 600 milhões.
Como no Brasil, os presídios estão com superlotação e no Amazonas não é diferente, surgiu um palpite infeliz, ou seja, uma proposta absurda partida de uma autoridade, do ilustre magistrado, desembargador Sabino Marques, presidente  do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Amazonas, ligado ao TJAM, sugerindo simplesmente que a Arena da Amazônia, sirva após a Copa do Mundo, de Centro de Triagem de presos. Apenas isso e nada mais.

Como o Amazonas, segundo o magistrado, tem um excesso de cinco mil presos, ele acha que a Arena pode servir de um presídio temporário e com isso,  acabar paliativamente com a superlotação. Nas redes sociais, internautas  se posicionaram contra a infeliz ideia, o mesmo ocorrendo nas ruas. Ouvimos muitas pessoas e todos reprovaram a ideia, considerando que uma obra cara como a Arena, possa abrigar jogos de futebol e grandiosos espetáculos, por isso  e não se transformar em presídio , ainda que temporário.
Conheço,  respeito e admiro o desembargador Sabino Marques a muitos anos, mas não posso concordar com a  proposta defendida por ele.

Sei do problema da superlotação nos presídios, mas deverá ter outro meio para solucionar o problema e não ocupando a Arena da Copa para isso e uma das soluções, me parece que está dentro do próprio Poder Judiciário.
Uma delas,  para se acabar com a superlotação nos presídios, poderá ocorrer través de uma ação mais célere da Justiça, julgando em tempo hábil os processos que se acumulam  no Judiciário  e dessa forma, os presos inocentados, e isso acontecerá com certeza, possam deixar os presídios e abriram vagas para outros detentos. Se o Judiciário agir dessa forma, vai ajudar a diminuir o excesso da nossa população carcerária.

O fato, é que a infeliz proposta do desembargador desagradou grande parte da população do Estado e o que se espera, é que os nossos políticos, tanto na Câmara Municipal de Manaus, na Assembleia Legislativa do Estado e em Brasília, no Senado e Câmara Federal, ajudem o governador Omar Aziz  a abortar essa infeliz ideia e a Arena da Amazônia possa realmente cumprir o seu papel, com jogos de futebol, outros eventos esportivos, shows e outros encontros  culturais.
Felizmente, a proposta do desembargador ainda está apenas na palavra, uma vez que nada de oficial chegou até o momento ao próprio Poder Judiciário, à Secretaria de Segurança Pública e a Unidade Gestora da Copa do Mundo. Menos mal.

O que se espera, é que essa proposta morra no nascedouro, a final, seria absurdo se gastar tanto dinheiro na construção de um moderno e luxuoso presídio.

Uma idéia, que talvez o desembargador não pensou, poderia sugerir ao Estado seria arrematar o Hotel Tropica, na área nobre da Ponta Negra, que ameaçado de ir a leilão. Sairia bem mais em conta e os presos ficaram muito bem acomodados. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br – amazonianarede@gmail.com

 

Nenhum comentário: