Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

AMEAÇÃS EM VÃO

                                                         Osny Araújo*

Conhecendo e mantendo amizade há mais de 35 anos com o prefeito Arthur Neto, posso afirmar categoricamente que, apesar das supostas ameaças contra o secretário municipal que trata de reorganização do centro histórico de Manaus, com realce para a retirada dos incômodos “camelôs”, será realizada sim e não é uma ameaçazinha como essa que fará o Arthur desviar o seu caminho em relação ao reordenamento do centro da cidade.
O fato, é que o centro de Manaus é uma grande favela, um cartão postal negativo para os turistas que visitam a nossa cidade e levam nas lentes das máquinas e na retina, uma visão distorcida e que depõe certamente contra a nossa hospitaleira e bonita cidade. O centro, não mostra o que realmente é a cidade.
O certo, é que há muitos anos o centro parece que foi abandonado pelos vários prefeitos que passaram e nada fizeram para que a cidade tivesse um centro histórico digno, que atraia cada vez mais o visitante à esse orgulho dos manauaras.
O último prefeito que conseguiu limpar a área dos “camelôs” faz muito tempo e foi exatamente o Arthur que, mesmo criticado, conseguiu dignificar o centro com a reirada dos ambulantes, o que espero ocorra novamente, para que os manauras possam ter orgulho do seu bonito centro histórico, hoje uma grande favela urbana.
Não estou escrevendo nada contra o trabalho dos “camelôs”, pois sei que a grande maioria trabalha com dignidade para o sustento das famílias, mas com a infiltração de aproveitadores e falsos ambulantes a coisa fica um pouco mais complicada.
Para os verdadeiros ambulantes, sei que o prefeito quer conseguir locais adequados e dignos para trabalharem, e isso, sem a presença dos falsos “camelôs”, desses que devem estar ameaçando o secretário e o trabalho da Prefeitura na revitalização do centro, mas posso reafirmar, que essas possíveis ameaçadas de nada adiantarão, pois confio na revitalização do centro e em locais dignos para que os ambulantes possam continuar a trabalhar e a ganhar com honestidade o sustento das suas famílias.
Revitalizar o centro e ordenar principalmente os “camelôs” não será nenhuma tarefa fácil de ser executada, mas certamente o projeto sairá do papel e até a Copa chegar, iremos vislumbrar Manaus com um centro revitalizado, bonito, digno e com os “camelôs” atuando de forma organizada e em locais apropriados, servindo inclusive também de atração turística, como ocorre em outras capitais brasileiras.
Volto a repetir, que as possíveis ameaças que estão fazendo ou tentando fazer para atrapalhar ou desvirar o foco da atual Prefeitura para com o centro da cidade, de nada adiantarão, o prefeito é um cara acostumado a enfrentar ameaças e a vencer desafios e esse, será apenas mais um.
Nós e o Portal Amazonianarede, emprestamos todo o apoio ao prefeito Arthur Neto nessa árdua e difícil missão de restaurar e reorganizar o centro de Manaus, devolvendo-lhe a dignidade e livrando-o da favela a céu aberto que hoje toma conta da área que um dia já foi muito bonita e tem muita história.
Espero que os nossos vereadores, mesmo sendo da oposição, tenham a consciência de que o prefeito precisa do apoio de todos para levar em frente essa tarefa, pois será uma vitória não só do prefeito Artur Neto, mas de todos os habitantes da cidade de Manaus.
(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. amazonianarede@gmail.com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nenhum comentário: