Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Jovens de Manaus aderem aos esportes para ter vida saudável e social


Amazonianarede - Osny Araújo
 
Manaus - Enquanto milhares de jovens brasileiros se jogam nos rios das drogas e nos campos da criminalidade, abdicando da própria vida, felizmente, outros milhares procuram os bons caminhos para levar uma vida saudável de corpo, alma e mente, ou seja, saudáveis socialmente, enveredando pelos caminhos do esporte, onde cuidam da saúde, reencontram velhos e fazem novas amizades, verdadeiros grupos de confraternização com a bandeira do esporte e o lema do viver bem e com saúde corpórea e social
 
Através desse salutar caminho, além das praticas dos exercícios nas Academias, que já virou moda, os jovens manauras começam a se organizar em grupos para participar de exercícios físicos coletivamente e uma das modalidades esportivas preferidas para esse tipo de exercício, tem sido as corridas pedestres, em locais amplos, como a Ponta Negra, CSU do Parque Dez, a Vila Olímpica, o chamado calçadão da Suframa e outros que nas manhãs, finais de tarde e especialmente nos finais de semana, reúnem centenas de jovens que saem correndo sem se preocupar com a colocação em que vão chegar ao final da prova. Para eles, o importante é participar e cuidar da saúde do corpo e social.
 
O fato é que esses grupos de “atletas” começam a aumentar na cidade e é fácil vê-los se exercitando todos os finais de semana nos espaços bucólicos da Ponta Negra, o que segundo eles, o “exercitando físico cansa um pouco, mas tudo é recompensado pelo bem que faz ao corpo e a alma” – dizem.
 
Vale ressaltar, que antes de entrar num desses grupos, se não é um participante de academia, é recomendável que o médico seja consultado, para saber as condições de saúde e colher a opinião de um especialista em esportes, como por exemplo, um professor de educação física para receber algumas orientações de como se comportar nos exercícios, especialmente, logo no início das atividades, a fim de que, alguns possíveis transtornos possam ser evitados em função das atividades físicas, para alguém que leva uma vida sem essa prática.
 
Tudo tem que ser feito por etapas e sem exageros a fim de que os reais objetivos sejam alcançados.
 
DEMOCRATICO
 
O jovem Fabrício Frank Lacouth de Araújo garante que o grupo que está ainda em formação, não espera ser uma exclusividade dos jovens, só com garotões e garotonas, mas também, está aberto aos “coroas” que tenham espírito jovem e desejam levar uma vida saudável e com dignidade.

“O grupo é democrático e não tem maior e nem menor idade para poder participar. Estamos abertos a todos os interessados a trilhar este caminho conosco, com a certeza de que estamos cuidando da nossa saúde e fazendo uma coisa muito prazerosa que é praticar exercícios físicos e o esporte, como as corridas que sempre estamos realizando, por entendermos, que isso, representa qualidade de vida” – disse Lacouth, o “atleta de final de semana”.
 
GRUPO ANIMADO
 
O turismólogo e acadêmico de Direito, Fabrício Frank Lacouth, que também treina exercícios físicos em academia, resolveu de maneira tímida começar a se exercitar solitariamente na Ponta Negra aos sábados.
 
Aos poucos foi ganhando gosto pela modalidade de corrida e hoje começa a formar um grupo de jovens amigos, dos quais fazem parte o advogado Alfredo Guerra, a odontóloga Patrícia Guerra e outros para uma corridinha de cinco a seis quilômetros aos sábados e ainda cansados, retornaram as suas residências satisfeitos com os desempenhos e com o aumento da quilometragem alcança que é registrado a cada corrida.
 
Conversamos com o Fabrício, idealizador do grupo batizado de Grupo Pró-saúde, com logomarca e tudo nas camisas e explicou as razões dessa determinação dele e dos demais componentes dos jovens que integram o grupo e pareceu muito entusiasmado quando falou as razões do projeto que ainda é embrionário, com amplas possibilidades de crescimento, considerando que sempre existe lugar para mais um no grupo e parafraseando o aluno da saudosa Escolinha do professor Raimundo, afirmou, entre outras coisas: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.
 
O PORQUE
 
A respeito do assunto e respondendo a pergunta do Portal Amazonianarede porque tanto empenho e entusiasmo com as corridas de sábado na Ponta Negra, Lacouth, o corredor dos finais de semana com os companheiros de grupo, foi categórico: “Cuidar do corpo é também cuidar da mente”, sempre recebi incentivos em casa, pelos meus pais, para a pratica de esportes, então isso vem de muito cedo. Mas, às vezes com o tempo e os afazeres você se afasta bastante das praticas esportivas e hoje em dia cuidar da saúde nunca foi tão fácil e no seu contrapeso, nunca também foi tão difícil.

A correria do dia a dia, os afazeres, estudos, projetos pessoas tendem a lhe oferecer uma vida sedentária e somente você pode fazer a diferença em sair desse marasmo que se encontra seu corpo. Confesso que nem sempre é fácil, você volta ainda com certa timidez, muitas vezes esta cansado do dia corrido, puxado de trabalho, porém, com perseverança, com determinação e organização o resultado aparece, ainda que aos poucos e, você nota a diferença no seu dia a dia.
 
 É bom lembrar que, a sua insistência pessoal pode sim se tornar incentivo para outros amigos e que você não esta neste “barco” sozinho e que outros podem se espelhar em você e dar o primeiro passo, quem sabe de uma futura corrida de grupo, assim como foi o meu, pelos inúmeros incentivos que recebi de meu saudoso amigo Neto Gusmão, ou ainda, pelos incontáveis apoios de meu Amigo Angelo Araujo, proprietário da Academia Atletica Manaus, que por sua vez também receberam incentivos e, assim as correntes vão se formando, as amizades vão crescendo e se moldando em um meio saudável e prazeroso, ainda que de certa forma singular, mas de grande crescimento coletivo.
 
E a quem interessar, aos sábados e domingos pela manhã na ponta negra é um excelente local para essa pratica e, em parceria com meu amigo de treino Alfredo Guerra, aos Sábados com inicio às 07h30min, o qual se tornou um grande entusiasta na pratica desse esporte, foi se formando a vontade de que mais pessoas viessem ao nosso encontro para essa atividade ao ar livre, como uma opção a mais, surgindo assim a Ideia da formação do Grupo Pró-Saúde, que não se constitui de participação financeira e sim da sua vontade em fazer algo diferente pro você.
Continuando a falar sobre a questão relacionada aos exercícios físicos e especialmente sobre os grupos de corrida que estão se formando em Manaus, Fabricio Lacouth afirmou: “Nunca houve tantos praticantes nas ruas de Manaus e espero sinceramente que isso só tenha a aumentar e que todos se conscientizem que todos podem realizar algum exercício físico, seja ele uma corrida, uma pedalada, ou uma simples caminhada”.
 
ALFREDO GUERRA
 
Cnonversamos com outro corredor de final de semana, o advogado Alfredo Guerra, que explicou como ocorreu a idéia para a formação do Grupo Pró-Saúde: “Já há algum tempo, tinha vontade de iniciar a prática de corridas de rua, com o intuito de ter uma vida mais saudável.
 
Graças ao estímulo de amigos, consegui tornar esse projeto realidade. Assim, com o objetivo de incentivar também outros amigos, surgiu o Grupo Pró-saúde que atualmente é formado por 50 amigos e está aberto a todos que pretendam ter uma qualidade melhor no seu dia a dia. Nele, trocamos idéias e informações sobre a importância do esporte, além de informarmos sobre os Eventos realizados em todos o Brasil. Aos sábados, pela manhã, os integrantes sao convidados para uma corrida entre amigos na Ponta Negra.
 
Já tem algum resultado positivo?
Apesar de termos iniciado em Jan/2013, os resultados tornam-se cada vez mais satisfatórios, à medida em que um amigo decide sair da ociosidade graças aos estímulos do Grupo.
E como fica a vida de quem resolve iniciar a prática?
É unanimidade entre aqueles que tomaram essa decisao dentro do Grupo que a sua vida melhorou 100%, tendo mais vontade para as demais atividades na vida. Importante, todavia, informar que um acompanhamento nutricional e atividades físicas complementares por profissionais da área sao importantes para o efetivo resultado almejado, já que o Pró-saúde visa preponderantemente ao estímulo para a prática de corridas”.

Nenhum comentário: