Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013





Boa sorte, prefeito Artur Neto,
na reconstrução de Manaus

                                                                                                                    Osny Araújo*

Neste artigo, o último de 2012 e primeiro do ano novo abrindo a série de 2013, inicio desejando ao prefeito eleito Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto que amanhã toma posse pela segunda vez na Prefeitura de Manaus de quem tenho o prazer de privar de uma velha amizade, os votos para que faça uma administração audaciosa e competente, para tornar a cidade mais bonita, humana e agradável, para os que aqui vivem e para os visitantes.

Político inteligente e experiente com prestígio nacional torço para que Artur consiga resolver pelo menos parte os cruciais e graves problemas da cidade, como a revitalização do centro histórico, sem a presença dos incômodos camelôs que no momento “favelizaram o centro”, que consiga proporcionar um transporte coletivo de qualidade à cidade, que Manaus ganhe mais áreas de lazer, escolas, saúde, enfim, que tome um novo ordenamento, transformando-a numa cidade bonita de se visitar e agradável de viver.

Tenho consciência prefeito, que a cidade que o senhor recebe hoje para administra pela segunda vez, é bem diferente daquela que já administrou no passado, com mais ou menos a metade da população atual e também dos problemas, por isso, o desafio será extremamente maior, como é também, a sua experiência adquirida ao longo dos anos na vida pública.

Manaus, a maior e mais importante capital da Amazônia, precisa senhor prefeito, ser olhada com mais responsabilidade e carinho e isso, tenho certeza que terá de sua parte, um político viajado pelo mundo, mas que nunca se desligou das suas raízes caboclas, por isso, a população espera muito do seu prefeito e não deixe que essa esperança vá para o ralo.

Tenho a convicção prefeito, de que o senhor e a sua equipe, terão muitas dores de cabeça na administração da cidade problemática, desordenado e populosa, mas vejo como os maiores problemas a serem solucionados em curto prazo, o caos no trânsito e a retirada dos camelôs do centro histórico que se prepara para abrigar jogos da Copa do Mundo do próximo ano.

São desafios de grande porte e que o senhor precisará vencê-los a qualquer custo. Mas fora esses, a cidade está repleta de problemas que precisam de ações ágeis e inteligentes para resolvê-los como a falta de água, invasões em áreas de risco, saneamento básico e por aí vai. São muitos e incontáveis, que já devem estar devidamente levantados pela sua equipe.

Manaus, prefeito, precisa voltar a ser a “cidade sorriso”, hospitaleira e bonita para os turistas e para orgulho dos seus habitantes. Uma cidade que os visitantes a deixem com suade e vontade de voltar e não recepcionados por um monte de “camelôs” com ocorre, um péssimo cartão postal para quem aqui chega pela primeira vez.

A cidade, com o seu “jeitão” caboclo de ser, com o seu tambaqui assado na brasa, tucunaré a escabeche, pirarucu de casaca, caldeirada de tambaqui, sucos de açaí, buriti, café com tucumã, macaxeira e cara cozidos, pamonha, canjica, bolo de macaxeira, farinha de tapioca e tantas cosias boas que temos para oferecer, precisa de uma grande maquiagem para que os visitantes se apaixonem por ela, precisa ser vaidosa e elegante, mas para isso, muitas providências deverão ser tomadas, considerando que a cidade precisa realmente de uma grande transformação.

Como jornalista e como amigo, acompanha a trajetória política de Artur desde o início da sua vitoriosa caminhada e sei do quanto ele é apaixonado por política e por Manaus, por isso, tenho certeza de que o desafio de administra-la pela segunda vez, (ele que se diz mais afeito ao parlamento do que ao Executivo), realizará uma administração para ficar na história moderna da cidade, revigorando-a, modernizando-a, humanizando-a e transformando-a realmente numa grande metrópole, por isso, certamente enfrentará o grande desafio com muita competência e determinação. É isso que o povo quer, é isso que o povo deseja.

Diplomata de carreira, o novo prefeito de Manaus já deu várias provas de que quando necessário parte para o tudo ou nada, deixa a diplomacia de lado entra para valer na briga em busca de soluções políticas e administrativas para os problemas que afetem o Estado do Amazonas e a cidade de Manaus.

Esse comportamento estará presente no seu dia a dia na administração no comando da Prefeitura de Manaus tendo ao seu lado o jovem e promissor vice-prefeito Hissa Abrahão, juntando a experiência de um com a juventude do outro e essa dobradinha poderá dar um bom samba. Boa Sorte, prefeito Artur Neto na reconstrução de Manaus e tenha um feliz e abençoado Ano Novo a todos, com as bênçãos do G.:A.:D.:U.:, O Senhor de todos os mundos.

(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

Publicada no dia 31-12-2012
E-mail: osnyaraujo@bol.com.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. – amazonianarede@gmail.com

Nenhum comentário: