Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ELEIÇÕES, ARTICULAÇÕES E DEFINIÇÕES

                                  Osny Araújo*

Com o calendário eleitoral afunilando em relação às eleições municipais de outubro, os partidos e especialmente os políticos que tentam disputar a Prefeitura de Manaus, correm contra o tempo para viabilizar em tempo hábil as candidaturas.

O momento agora é de muitas conversas, complicadas articulações políticas e poder de convencimento para a composição de alianças e conseqüentemente, ampliar o leque de apoio político, até por conta do horário eleitoral obrigatório no radio e na televisão.

Em Manaus, apenas os nomes do ex-senador Arthur Virgílio Neto, (PSDB) do ex-prefeito Serafim Correa, (PSB) e do vereador Hissa Abrahão (PP), surge quase oficialmente como candidatos, com a plena concordância dos seus respectivos partidos. Além desses especula-se e correm opor fora nomes fortes da política amazonense como o ex-governador e atual senador Eduardo Braga, (PMDB), deputados federais Henrique Oliveira (PR) e Rebeca Garcia e Pauderney Avelino (DEM), além do próprio prefeito Amazonino Mendes, que ainda não se definiu se atende ou não os apelos do partido e de correligionários para entrar na disputa.

O mais provável, segundo afirmam amigos próximos do prefeito é que Amazonino, alegando cansaço, problemas de saúde e “falta de saco”, fique quieto no seu canto e apenas empreste o seu apoio político a determinado candidato. Vamos aguardar, até porque o grande trunfo é conquistar o apoio do governdor Omar Aziz.
Pelos nomes expostos e especulados, o certo é que deveremos ter uma eleição acirrada e muito disputada para a Prefeitura de Manaus, considerando os “caciques” que se apresentam como postulantes vários deles com passagem pelo cargo. A “briga” será feira e de gente grande e o mais importante, é que o juiz será o povo, o eleitor.

O que deve facilitar e muito para a análise do eleitor é que os candidatos de peso e em condições de vencer, são nomes sobejamente conhecidos e há muito envolvidos na política e isso deverá facilitar em muito a definição do eleitor na escolha do candidato.

O eleitor terá plena condição de analisar os discursos, as propostas para governar Manaus e o que realizaram na vida política, especialmente dos que já ocuparam o cargo. Analise, reflita e decida pelo melhor nome na sua concepção para governar Manaus, uma capital-estado, repleta de problemas e com muitas coisas para serem resolvidas, até porque, o trabalho inicial devera ser dinâmico em função da Copa de 2014, da qual a capital amazonense é uma das sub-sedes.

Pense, reflita e analise todas as propostas com muito carinho e com a responsabilidade de quem vai eleger o prefeito da cidade que no meu entendimento deverá tentar colocar em prática uma administração enxuta, transparente, dinâmica e procurar fazer as cosias que o povo quer, como por exemplo, a revitalização do chamado centro histórico e a retirada dos incômodos “camelos” que assusta os turistas que chega por aqui e dessa forma, os habitantes da cidade, possam levar uma vida melhor e com mais dignidade.

Pense nisso. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético),

*Osny Araújo é Jornalista e analista político.
E-mail: Osny Araújo@bol.com.br

Nenhum comentário: