Pesquisar este blog

domingo, 3 de janeiro de 2010

ONÇA PINTADA PODERÁ SER O MASCOTE DA COPA DE 2014

Manaus - A três anos e meio da Copa chegar ao Brasil, internautas da comunidade Globo Amazônia no Orkut já querem garantir que o mascote oficial seja um animal brasileiro. De preferência, em extinção. “Em 2014 o Mundo estará de olho no Brasil! O momento é esse!”, afirma um usuário que criou um perfil na rede social para promover a Copa em Manaus.
Entre araras azuis, tucanos, peixes-boi, saguis e botos-cor-de-rosa, quem disparou na preferência dos orkuteiros foi a onça-pintada. “É um animal muito belo e guerreiro, pois luta para sobreviver (ela é brasileira e não desiste nunca).”, diz a internauta Maria Juliana Klein.
Onça-pintada vivia em quase toda a América. (Foto: Messias Costa-Museu Goeldi/Divulgação)
Zoológico de Belém recebe do Ibama onça órfã de seis meses Onça que vivia em condições precárias encontra novo lar Fiscais encontram máscara de pele de onça em fazenda desmatada no PA Leitores escolhem o nome 'Gira-oca' para filhote de onça do Amazonas Filhote de onça-pintada é encontrado em fazenda no Tocantins Com doação de empresário, onça apreendida no AM vai ganhar lar
Se o critério fosse escolher um animal exclusivo do Brasil, a onça estaria fora. Ela ocupa um território que vai desde o norte da Argentina até o sul dos Estados Unidos, mas é mais conhecida no Brasil porque já deixou de existir na natureza na maior parte da América. A Amazônia é um dos seus últimos refúgios.

Saci e Pelezinho

E se a onça se consolidar como o animal preferido dos internautas, ainda terá que brigar com os poderes mágicos do saci e com as habilidades do Pelezinho.
O grupo Sosaci (Sociedade Brasileira de Observadores de Sacis), guardião do folclore brasileiro, quer a entidade sapeca como símbolo da Copa. Na visão deles, o menino de uma perna só simboliza a cultura do país, que também merece preservação.
Já Pelezinho, que vem dos quadrinhos infantis, é defendido por ninguém menos que Maurício de Souza – que inventou o personagem – e o próprio Pelé em pessoa. Em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, o desenhista afirmou que Pelezinho representa o mundo do futebol e simboliza nosso maior atleta.
A onça aguenta a peleja? Precisa ser substituída por algum bicho mais feroz – uma sucuri ou jacaré-açu? Ou a Copa precisa de um bicho mais fofinho – um boto ou peixe-boi? Dê sua opinião na comunidade do Globo Amazônia no Orkut.

Nenhum comentário: