Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Concurso
Aeronáutica reabre as inscrições para oficial

No total são 90 vagas para o Quadro de Oficiais Aviadores, para ambos os sexos; 49 para o de Intendentes, também destinadas a ambos os sexos; e 25 para o de Infantaria, destinadas somente a candidatos do sexo masculino.
A Aeronáutica reabriu as inscrições do concurso que oferece 164 vagas nos cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria de 2011. Devido à decisão do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) que derrubou o limite de idade para participação, o cadastro agora poderá ser feito até o dia 15 de julho, no site www.fab.mil.br. A taxa de participação custa R$ 60.
Do total de oportunidades, 90 são para o Quadro de Oficiais Aviadores, destinadas a ambos os sexos; 49 para o de Intendentes, destinadas a ambos os sexos; e 25 para o de Infantaria, destinadas somente a candidatos do sexo masculino. O edital permite aos interessados concorrer às vagas de mais de um curso.
Os aprovados farão o curso de formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), em regime de semi-internado. O curso tem duração de quatro anos e oferece o diploma de bacharelado na área específica de formação.
Durante o curso, os cadetes receberão remuneração fixada em lei, alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. Após o curso, eles serão nomeados aspirantes-a-oficial da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.


domingo, 4 de julho de 2010

Que pena ...
Paraguai fora da Copa
e Larissa continuará vestida


Quem saiu ganhando de verdade foi a própria modelo. Ela já tinha um contrato de publicidade com um fabricante de celulares - daí colocar o aparelho entre os seios –, mas hoje Larrisa, que assistiu ao jogo no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, exibia na mesma parte do corpo o logotipo de uma marca de desodorante “tatuada” (adesivo).
Com os dois contratos foram para seu bolso 25 mil dólares (10 de um, 15 de outro), e mais três convites para estampar mais capas de revistas masculinas.
De acordo com a mídia internacionakl que cobre a Copa do Mundo na Africa do Sul, a modelo apostou que se o Paraguay fosse Camepão do Mundo, iria aparecer para o mundo da forma que veio ao mundo, ou seja, sem roupa.
O fato é com a disposição da modelo de tirar a roupa para comemorar o título de seu país, a torcida paraguya cresceu assustadouramente nos gramados africanos e no Brasil e no Amazonas, nunca pensei que tivessesm tantos paraguayos - falsos, mas tinha em grande número. Fica para a próxima Copa, em 2014 no Brasil.(Fonte: Cia. de Talentos)
,
Dilma terá dois palanques no AM
 enquanto Serra dividirá com Marina


Manaus - A presidenciável Dilma Rousseff conta com dois palanques fortes no Amazonas na sua corrida ao Palácio do Planalto. A ex-ministra receberá o apoio do governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição, e do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), que também concorre ao governo. Segundo o quadro eleitoral local, os dois irão polarizar a disputa no Estado.
Somente no último dia das convenções, a coligação formada pelos partidos PSDB, PPS e PV viabilizou um espaço para o tucano José Serra. As siglas lançaram o vereador Hissa Abrahão ao governo do Amazonas, um nome sem muita expressão diante dos adversários. Como o PV vai apoiar Marina Silva, o grupo não seguirá coeso na disputa à Presidência.
Segundo a última pesquisa Ibope, Dilma tem uma situação confortável no Estado com 66% das intenções de voto, contra 18% de Serra e 10% de Marina. No âmbito local, seus apoiadores também lideram. Omar aparece na mesma pesquisa com 51% dos votos contra 36% do ex-ministro Alfredo.
A coligação de Omar é a que reúne o maior número de partidos e de lideranças políticas. Dos 62 prefeitos amazonenses, incluindo o do capital, 40 assinaram um manifesto de apoio a ele. Também é apoiado por seis deputados federais dos oito que formam a bancada e dos 24 deputados estaduais cerca de 20 dão apoio a ele.
Fazem parte da coligação de Omar o PMN, PMDB, PP, PCdoB, PRP, PTB, PTN, PTC, DEM, PRTB, PHS e PSC. O ex-secretário de governo José Melo (PMDB) é o vice na chapa de Omar.
Alfredo é apoiado pelos partidos PR, PSB, PDT, PT, PTdoB, PRB e PSL. O ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB) é o candidato a vice.
Até o mês passado, o ex-ministro trabalhava para unir em único palanque toda a base aliada em torno do seu nome, mas teve seus plano frustado devido a decisão de Omar em disputar à reeleição.
As duas coligações disputam as oito vagas na Câmara Federal e as 24 na Assembléia. Segundo as últimas sondagens, a de Omar deve fazer cinco federal e a maioria esmagadora no legislativo local.

Falta de manutenção em parques de
diversões compromete segurança


Manaus – No período de férias escolares, toda a família procura diversão e atrações para crianças e jovens no período de descanso das aulas. Os parques de diversões da cidade são ótimas opções, mas a segurança ainda é uma das principais preocupações dos visitantes.
No bairro Alvorada 2, os brinquedos do parque Real Brasil estão deteriorados. O funcionário que cuida dos equipamentos, Antônio Carlos, de 20 anos, afirmou que a manutenção provisória é feita pela equipe do parque diariamente, mas os funcionários não adotam nenhuma medida prévia de segurança.
O responsável pelo parque não foi encontrado no local. Os brinquedos não possuem placas com indicação de idade para os visitantes. Antônio Carlos disse que o local não passa pela vistoria periódica dos bombeiros.
Ao contrário do Parque Real Brasil, outros parques adotam medidas de segurança e fazem manutenção regular dos brinquedos. O responsável pelo parque Mirage, Paulo Robatine, afirmou que os funcionários fazem vistoria nos equipamentos todos os dias. Segundo Paulo, a cada seis meses o parque é vistoriado pelo Corpo de Bombeiros.
O Mirage está instalado no Centro Social Urbano (CSU), no Parque 10, zona Centro-Sul da capital. De acordo com o responsável, nunca houve acidente grave no local. Caso alguém se machuque ou passe mal em algum dos brinquedos, Paulo disse que os funcionários prestam socorro imediato e acionam as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Funcionamento
Os parques de diversões, que em período de festas juninas se espalham por todas as zonas da cidade, precisam ter o registro de Alvará de Funcionamento da Prefeitura. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM), coronel Antônio Dias, para obter o documento, o estabelecimento passa por uma vistoria do órgão.
Entre os requisitos a serem cumpridos pelos proprietários dos parques, segundo Dias, é necessário o acompanhamento de um engenheiro responsável pela segurança e montagem dos equipamentos e brinquedos.
O coronel Antônio Dias também informou que os bombeiros já receberam denúncias de alguns parques que não tinham autorização para funcionar na capital. Neste caso, ele afirma, que o estabelecimento precisa se regularizar para não ser interditado.
Acidente
No último dia 19, uma idosa de 61 anos morreu após cair de uma montanha russa em um parque de diversões na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros em estado grave, mas morreu antes de dar entrada no hospital. A polícia investiga o caso.(P.Amazonia)



Nova pesquisa
SERRA SE RECUPERA E VOLTA
A EMPATAR COM DILMA

Rio - Pesquisa Ibope sobre a intenção de voto para presidente da República, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, aponta empate em 39% entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em abril, Serra tinha 40%; na virada de maio para junho, caiu para 37%, depois para 35%; agora subiu e aparece com 39%. Com a margem de erro, teria entre 37% e 41%. Dilma tinha 32%, depois foi a 37%, a 40% e agora aparece com 39%. Com a margem de erro, também teria entre 37% e 41%.
Marina Silva (PV) se manteve em 9% nas três pesquisas desde abril e agora tem 10%. Com a margem de erro, estaria entre 8% e 12%. Brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%.
Segundo turno
O Ibope também pesquisou a intenção de voto num eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff.
Em abril, Serra tinha 46%; caiu para 42% na virada de maio para junho; depois, para 38% e agora aparece com 43%. Com a margem de erro, teria entra 41% e 45% dos votos em um segundo turno contra Dilma. A candidata do PT tinha 37%. Depois, 42%. Foi a 45% e agora foi a 43%. Com a margem de erro, teria entre 41% e 45%. Brancos e nulos somaram 8% na simulação de segundo turno. Indecisos, 7%.
Avaliação do governo
O levantamento mediu o grau de aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Setenta e seis por cento consideram o governo ótimo ou bom; 19%, regular; 4%, ruim e péssimo e 1% não souberam ou não responderam.
Abrangência
O Ibope ouviu 2002 eleitores entre os dias 27 e 30 de junho em 140 municípios. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 17245/2010.



Torcida brasileira comemora
chocolate alemão nos hermanos

Cidade do Cabo, Africa do Sul - A torcida argentina comemorou bastante a eliminação do Brasil na sexta-feira, mas a festa dos hermanos não durou mais que um dia. Desta vez, a Alemanha não precisou de pênaltis e nem de sofrimento, como em 2006: sem dar chances ao time de Diego Maradona, os alemães aplicaram um chocolate inapelável por 4 a 0 na Cidade do Cabo e estão classificados para a semifinal da Copa do Mundo, contra a Espanha. Como disse o diário “Olé” para os brasileiros, os argentinos agora também podem comprar uma televisão para assistir ao restante do Mundial no conforto do sofá de casa.
Maradona desfilando sem roupa no Obeslico em Buenos Aires? Fica para a próxima.
Klose vibra, Messi lamenta: a Alemanha despacha a Argentina e avança às quartas de final (Foto: AP)Na última Copa, a Alemanha também eliminou a Argentina nas quartas de final, mas com uma sofrida decisão por pênaltis. Neste sábado, no Green Point, não deu nem tempo de roer as unhas: Müller abriu o placar antes do terceiro minuto de jogo e fez o gol mais rápido do torneio na África do Sul. Depois recebeu um cartão amarelo e está fora da semifinal. Klose marcou duas vezes e agora tem 14 em Copas, um a menos que o recorde de Ronaldo. O zagueiro Friedrich também deixou o seu. Schweinsteiger não marcou, mas foi o maestro do time e acabou sendo eleito o melhor da partida pelos internautas no site da Fifa.
A torcida argentina era maioria no estádio, mas quem riu por último foi o meia Michael Ballack, que ficou fora da Copa por contusão, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ambos presentes no estádio. Melhor jogador do mundo em 2009, Lionel Messi teve atuação apagada e deixou a competição sem nenhum gol marcado.
A seleção de Joachim Löw enfrenta agora a Espanha, que bateu o Paraguai por 1 a 0. O jogo que vale vaga na decisão está marcado para quarta-feira, em Durban. Um dia antes, Uruguai e Holanda decidem na Cidade do Cabo o primeiro finalista.
Gol relâmpago
A Alemanha parecia com pressa para abrir o placar. Parecia, não. Realmente estava. Com exatos 2m38s no relógio, Schweinsteiger cobrou falta, Otamendi ficou parado, Müller subiu e tocou de cabeça. A bola bateu na perna do goleiro Romero, que estava mal posicionado, e entrou: 1 a 0, gol mais rápido da Copa do Mundo.
Oficialmente, a Fifa arredonda para cima e considera a marca como 3 minutos. O inglês Gerrard fez aos 3m31s contra os Estados Unidos, mas na súmula aparece 4. Agora, Müller está ao lado de Higuaín (Argentina), David Villa (Espanha), Vittek (Eslováquia) e Sneijder (Holanda) no topo da artilharia do Mundial, com quatro gols.
O 1 a 0 no placar deixou a Alemanha ainda mais confiante e deu uma pane na Argentina. Principalmente pelo lado direito da defesa de Maradona. Perdido em campo, Otamendi levava um baile de Podolski. O lateral argentino ainda levou cartão amarelo aos 11, por falta em Friedrich no campo de ataque. Um exemplo de que nada dava certo para os hermanos aconteceu aos 16: Tevez tentou puxar contra-ataque, mas se enrolou, perdeu a bola e a chuteira, que ficou no gramado. Na beira do campo, o Pibe olhava de braços cruzados. O que fazer?
Na arquibancada, a maioria argentina resolveu “jogar” aos 20. Os torcedores pulavam e cantavam, mas os jogadores não correspondiam em campo. Culpa da Alemanha, que tinha uma defesa muito bem montada por Joachim Löw e era perigosa na frente. Como aos 23, quando Heinze se enrolou ao tentar cortar um passe, Müller invadiu a área e rolou para Klose, que bateu por cima.
Em sua primeira Copa como técnico, Maradona volta para casa nas quartas de final (Foto: agência Reuters)Apagado, Messi passou a procurar mais o jogo. Maradona viu que Otamendi era o ponto fraco e mandou Di Maria sair da esquerda e ir para direita. Assim, o lateral parou de subir ao ataque e Podolski ainda tinha que se preocupar com a marcação do novo jogador do Real Madrid. A tática deu certo e a Argentina passou a ter mais chances. A melhor foi aos 36. Müller tocou a mão na bola na entrada da área e recebeu amarelo. Na sequencia da falta mal cobrada por Messi, Tevez recebeu sozinho de Heinze na área e cruzou para Higuaín tocar para o fundo da rede. Mas quatro argentinos estavam em impedimento na jogada, bem anulada.
Em 45 minutos, a Alemanha deu dez chutes, mas apenas um na direção do gol: justamente o que resultou no 1 a 0 da primeira etapa. Os argentinos deram nove e tiveram 55% de posse de bola.
Schweinsteiger não marcou, mas comandou a Alemanha e foi eleito o melhor em campo (Foto: Getty Images)Quem voltou com pressa no segundo tempo foi a Argentina. Mas sem a mesma pontaria de Müller no início da partida. Aos três, Di Maria arriscou de longe a bola passou rente à trave alemã. O empate não saiu por pouco, alguns centímetros.
Com a vaga na mão pela vantagem no placar, a Alemanha se fechou ainda mais, apostando nos contra-ataques. E deixou a Argentina ser dona da bola, como Maradona pediu a semana inteira. Mais passe, mais chutes dos hermanos. Para fora, nas mãos de Neuer e até na cara do adversário: aos 17, Di Maria cruzou da direita, Maxi Rodriguez ajeitou com o peito e Tevez soltou a bomba, que explodiu no rosto de Mertesacker.
Os hermanos ainda tiveram duas chances, com Higuain e Tevez, que pararam nas mãos do goleiro. Se a principal arma argentina não dava certo – o toque de bola -, a maior falha voltou a aparecer: o lado direito da defesa. Na velocidade, a seleção de Lahm roubou a bola pela esquerda do ataque aos 23 e, sentado, Müller tocou para Podolski, que invadiu a área e rolou para Klose fazer seu 13º gol em Copas do Mundo, passando Pelé (12) e ficando a dois do recordista Ronaldo (15).
O tiro de misericórdia saiu aos 29. Mais uma vez pelo frágil lado direito da zaga argentina, que até nem contava mais com Otamendi, substituído logo após o gol por Pastore. Schweinsteiger fez o que quis pelo setor, driblou três argentinos na sequência, entrou na área e rolou para o zagueiro Friedrich pegar de primeira no bico da pequena área: 3 a 0.
Ainda havia tempo para mais um contra-ataque, e a desgraça argentina se consolidou com mais um gol de Klose, aos 44. Bola de pé em pé, de Özil para Podolski, de Podolski para Özil, de Özil para Klose, que bateu de pé direito e fez seu 14º gol em Copas, o quarto neste Mundial, assumindo a artilharia ao lado de Higuaín, Vittek David Villa e Müller. A Alemanha avança cheia de moral para as semis, e está carimbado o passaporte dos hermanos, não para a próxima fase, e sim de volta para casa. Adeus, Argentina. Até 2014, se conseguirem a vaga para jogar no Brasil.(Rede Globo)



,
Felipe Melo é xingado e se assusta
com tumulto na chegada da seleção


Rio - Os jogadores da seleção brasileira foram recebidos por cerca de 100 torcedores e um batalhão de jornalistas no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Depois de dez horas de voo, o avião que partiu de Joanesburgo, na África do Sul, chegou às 2h05m (de Brasília) deste domingo, mas os atletas começaram a desembarcar apenas 50 minutos depois do pouso. Houve muita confusão e correria, principalmente quando o volante Felipe Melo apareceu. Alguns carros esperavam os jogadores, que saíram por dois portões diferentes.
A saída de Felipe foi a mais tensa. Escoltado por um segurança, ele aproveitou o momento em que os zagueiros Juan e Thiago Silva falavam com os jornalistas para deixar o local. O jogador era esperado pelo pai em uma caminhonete. O veículo foi cercado por fotógrafos, cinegrafistas e torcedores. Para abrir caminho, foi preciso acelerar e buzinar. Felipe Melo foi xingado, chamado de "vacilão" e se assutou com o tumulto.
Por outro lado, o goleiro Julio Cesar foi bem recebido. No momento em que saía, se emocionou com os aplausos e com o carinho das pessoas que o aguardavam no portão. O camisa 1 falou rapidamente com a imprensa e deixou o aeroporto em um carro particular. Chorando muito, foi consolado pela mãe.
- Estou muito emocionado. Agradeço à torcida brasileira. É fruto de três anos e meio de trabalho. A seleção resgatou o amor da torcida pela seleção - disse.
Apesar de muita confusão, o lateral-esquerdo Gilberto, primeiro a desembarcar, atendeu os jornalistas pacientemente. Depois dos atletas, foi a vez do auxiliar técnico Jorginho, que se irritou com a aglomeração em torno dele e da sua família. Ele pediu para que as pessoas saíssem da frente e empurrou o carrinho com suas malas para abrir passagem. Jorginho chegou a discutir com um jornalista que reclamava da falta de organização. A entrevista teve de ser feita no estacionamento.
O volante Kleberson e o médico José Luiz Runco também conversaram com a imprensa. O restante da delegação seguiu para São Paulo e de lá partem para as respectivas cidades.
Na Felipe Melo faz cara de assustado no desembarque da seleção (André Durão / Globoesporte.com)

















sábado, 3 de julho de 2010

Rodoviários ameaçam nova paralisação em Manaus


Manaus - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM), Elcio Campos, confirmou a ameaça de greve geral para a próxima semana, caso o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Sinetram) não cumpra o acordo do pagamento de reajuste salarial da categoria na próxima terça-feira (6).
Representantes do Sinetram e rodoviários se reuniram ontem em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para tratar o cumprimento do acordo firmado há cerca de dois meses após a deflagração da greve do transporte coletivo que parou a cidade por cinco dias consecutivos.
Durante a reunião desta quinta-feira (1), o STTRM comprometeu-se a notificar com antecedência de 72 horas o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Sinetram a possível paralisação, definida previamente em Assembleia Geral dos trabalhadores.
Segundo Elcio Campos, a categoria pretende evitar ao máximo a deflagração de uma nova greve para não trazer mais transtornos à população. “O pagamento está em dia, mas queremos evitar uma nova greve. Se eles pretenderem voltar atrás no acordo, convocaremos os trabalhadores para organizar o movimento”, afirmou. O descumprimento da notificação prévia cabe multa no valor de R$ 500 por hora ao STTRM.
Acordo
O reajuste salarial acordado durante o período de paralisação foi de 4%, apesar do pedido de reajuste de 10% dos rodoviários. Os trabalhadores do sistema de transporte coletivo paralisaram o serviço no período de 30 de abril a 4 de maio deste ano, reivindicando pagamento do dissídio coletivo. Durante a greve, 60% da frota de ônibus foi retirada de circulação das ruas de Manaus.





Fim da era Dunga na seleção
PANE NA AFRICA DO SUL

Manaus - A derrota da seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol espalhou um forte sentimento de tristeza pela torcida. Em Manaus, não foi diferente. Torcedores de todas as idades falaram da decepção e do choro que acompanharam o adiamento do sonho do hexacampeonato por pelo menos quatro anos, até o próximo mundial.
Para Francisco Barros, de 40 anos, a palavra que melhor representa o sentimento após o jogo é tristeza. O torcedor comenta que a dor fica ainda mais forte pela confiança no potencial dos jogadores. Barros acredita que o maior erro da equipe foi menosprezar a seleção holandesa no segundo tempo da partida. “Eles voltaram sem disposição, sem foco. Achavam que a vitória estava certa”, afirmou.
Já a estagiária Grace Kelly assume que a derrota foi tão inesperada que ela não resistiu e chorou no final da partida. “Chorei duas vezes, inclusive quando o goleiro Júlio César foi entrevistado e também não segurou as lágrimas”, comentou. Segundo ela, o coração ficava apertado ao ver os gols da Holanda e o tempo passar sem ter uma reviravolta por parte do Brasil, mas que acreditou até o último minuto em uma revanche. “Orei, pedindo a Deus, para que desse tudo certo”, confidenciou. Para ela, a expulsão de Felipe Melo e a falta de Elano contribuíram para o abalo emocional da seleção.
Outro torcedor que ainda não conseguiu acreditar na eliminação do Brasil na competição é o auxiliar administrativo Bruno Castro. A decepção foi a palavra que resumiu o resultado do jogo para ele, que explicou que o Brasil poderia até ter perdido, mas que tinha muito mais futebol a mostrar. “Deveriam ter mostrado o futebol que o Brasil realmente tem e que todos temem. Perderíamos com honra, sabendo que o Brasil deu o máximo de si”, comentou. Ele explica que na conversa que teve com amigos, todos acreditam que o 1º tempo da partida foi a melhor atuação do Brasil nesta Copa, mas que o excesso de confiança culminou na falta de amor pela camisa. “Faltou garra, uma palavra que sempre foi o slogan do Brasil”, e completa, “antes do juiz apitar, a vontade que eu tinha era de chorar. É realmente difícil de aceitar, difícil mesmo”.
Quem também falou da tristeza com a derrota foi a coordenadora de treinamentos, Luciana Abreu. Ela, que ainda usava a blusa da seleção, contou que estava arrasada. “Foi como nadar e morrer na praia”, disse. Luciana comentou ainda que estava tão confiante na vitória desta sexta-feira que já havia comprado uma outra blusa para usar no próximo jogo e que a maior expectativa dela era ver a Argentina e o Brasil na final da Copa.
A assistente comercial Sâmara Costa, que acompanhou cada minuto do jogo, disse que acabou desistindo de assistir a partida após o segundo gol da seleção holandesa. “Foi péssimo. Com o segundo gol eu já tinha visto que estava acabado”, explicou. Ela, que também acredita que a partida foi uma das melhores do Brasil até agora, disse que ver a equipe voltando para casa foi um dos momentos mais marcantes. Para ela, o abalo emocional da equipe prejudicou o desempenho, e quando voltou, já era o final da partida, não havendo mais tempo para a revanche.
Torcida
Com a eliminação do Brasil na Copa do Mundo, a torcida agora se mostra dividida. Enquanto uns torcem para que um país da América do Sul traga a taça, outros confiam no poder das seleções europeias, como é o caso de Francisco Barros, que aposta da Espanha. Já Luciana Abreu e Bruno Castro ainda não sabem em quem vão torcer a longo prazo, mas que no momento querem ver a Alemanha vencer a Argentina. Quem também já escolheu a aposta para este mundial foi Grace Kelly, que agora torce para Gana.
Avenida das Torres vai ganhar linha de ônibus

Manaus - O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) deve inaugurar já na próxima semana a linha de ônibus 457, a primeira a atender regularmente a Avenida das Torres. Técnicos do órgão estudam a instalação dos pontos de parada e realizam uma pesquisa sobre a demanda de passageiros no local, o que pode resultar na criação de outras linhas para operação na via.
A linha com quatro veículos terá o trajeto Águas Claras II, Efigênio Sales, Terminal 1 e Centro, conforme sugerido por moradores das comunidades Águas Claras e Parque das Garças. No centro de Manaus, as paradas seletivas serão no Colégio D. Bosco, Avenida Epaminondas; no Terminal Central, na Praça Matriz; no Edifício Garagem, Avenida Floriano Peixoto; na Beneficente Portuguesa e no Hospital Dr. Fajardo, ambos na Avenida Getúlio Vargas.
O itinerário inclui ainda a Alameda Cosme Ferreira, Avenida Perimetral, no bairro Parque 10; rua Recife e a rotatória do Eldorado, além das Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery.





sexta-feira, 2 de julho de 2010

Perigo à vista
PASSARELA PODE DESABAR
NA TORQUATO TAPAJOS

Manaus – Uma passarela de pedestres localizada no início da Avenida Torquato Tapajós, na zona Norte da Cidade, corre o risco de desabar. A estrutura de sustentação da passarela está comprometida e escorada por um poste de energia elétrica. A base metálica está inclinada e foi corroída por ferrugem.
Apesar do risco, pedestres insistem em passar pela passarela. O vendedor João Miranda, conta que todos os dias utiliza a passarela para atravessar a avenida. Segundo ele, não há outra alternativa para os pedestres, uma vez que o fluxo de veículos e a velocidade com que eles passam na avenida são intensos.
De acordo com a assessoria do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), a passarela foi interditada e será desativada nos próximos meses. Por essa razão explica o órgão, ‘não está prevista nenhuma obra de reforma ou manutenção no local’.
O Instituto informou ainda que colocou faixas para impedir o uso da passarela por pedestres, mas foram retiradas do local. O IMTT se comprometeu a recolocar as faixas e reforçar a orientação.
Com a retirada da passarela prevista para ocorrer até o fim do ano, um recuo para melhorar a fluidez de veículos será construído na área. A travessia na Avenida será feita em outra passarela localizada próximo à rodoviária da cidade. A obra, segundo o órgão, é de responsabilidade do Governo do Estado.(P.Amazonia - foto: Florêncio Mesquita)




,

Copa do Mundo 2010 
Seleção brasileira enfrenta  hoje a
 Holanda com o uniforme azul

Porto Elizabeth, Africa do Sul - O Brasil vai entrar em campo para enfrentar a Holanda, nesta sexta-feira, em Porto Elizabeth, pelas quartas de final, pela primeira vez com o uniforme azul nesta Copa do Mundo. A seleção vai jogar de camisa azul, calção branco e meias azuis. Já a Holanda joga com a tradicional camisa laranja, calção preto e meia laranja. A decisão foi tomada nesta quinta-feira no encontro técnico realizado pela Fifa com representantes das duas delegações.
Será a terceira vez em quatro encontros com a Holanda em uma Copa do Mundo que o Brasil jogará com o uniforme azul. Em 1974, na derrota por 2 a 0, e em 1994, na vitória por 3 a 2 nas quartas de final, a seleção entrou em campo com o segundo uniforme. Já em 1998, quando o Brasil venceu na semifinal nos pênaltis após o empate por 1 a 1, a seleção jogou com o uniforme amarelo.
O uniforme azul será usado pelo Brasil pela décima vez em Copas do Mundo. O retrospecto é positivo: sete vitórias, um empate e uma derrota. Destaque para a vitória sobre a Suécia, na final da Copa do Mundo de 1958. A última vez que a seleção jogou com a camisa azul no Mundial foi na vitória sobre a Inglaterra, em 2002, pelas quartas de final.
Todos os jogos da seleção brasileira com o uniforme azul em Copas do Mundo
1938 - Brasil 6 x 5 Polônia
1958 - Brasil 5 x 2 Suécia
1974 - Brasil 2 x 1 Argentina
1974 - Brasil 0 x 2 Holanda
1978 - Brasil 3 x 1 Polônia
1994 - Brasil 1 x 1 Suécia
1994 - Brasil 3 x 2 Holanda
1994 - Brasil 1 x 0 Suécia
2002 - Brasil 2 x 1 Inglaterra





Foragidos da Justiça são presos com armas em Manaus com armas


Manaus – A Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil prendeu ontem, três foragidos da Justiça do Estado do Acre, onde são acusados de vários assaltos. Em Manaus, os policiais apreenderam com os acusados, três pistolas de uso restrito das Forças Armadas, uma semi-metralhadora nove milímetro, munição, dois celulares, duas máquinas fotográficas digitais e um veículo.
Ermilson da Cunha Cipriano, conhecido como “Romário”; Cledson Araújo das Neves e Elivaldo Silva da Costa, 30, conhecido por “Nego Felpo”; foram presos pela manhã, na zona Norte de Manaus. A Polícia chegou aos três assaltantes após várias denúncias e investigação de duas semanas. Os foragidos serão autuados em flagrante por porte e posse ilegal de arma e já encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.
Os celulares, computadores e o carro modelo Siena de cor vermelha e placa NOP-2124, utilizado por Ermilson, serão periciados pela Polícia. As investigações agora analisam se os acusados fazem parte de uma quadrilha criminosa interestadual.
Ernilson Cipriano, Cledson Araújo e Elivaldo da Costa encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa - Foto: Divulgação



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Te mando um passarinho

                                                                       *Bessa Freire

Na região do Rio Negro, no Amazonas, as mulheres acordam bem cedinho e vão pra roça buscar mandioca pra fazer o beiju nosso de cada dia. No caminho, às vezes, encontram um boêmio que está voltando da farra, requebrando seu rabo comprido, peludo e enfeitado. É o quatipuru, um mamífero roedor, primo-irmão do caxinguelê, que passa a noite toda na esbórnia. Ele tem hábitos noturnos. Gosta das baladas da náite.
Depois de cada noitada de orgia, o quatipuru, cansado, passa o dia inteirinho dormindo. Por isso, ficou com fama de dorminhoco, a tal ponto que quando morre uma pessoa, logo que o corpo apodrece, a alma do dito cujo, que vai dormir o sono eterno, sobe ao céu em forma de quatipuru. Ele é, indiscutivelmente, o dono do sono. Era a ele que as mulheres da Amazônia se dirigiam, quando embalavam seus filhos na rede, cantando uma canção de ninar em nheengatu – a língua geral dos amazonenses – na qual pediam:
- Acutipuru ipurú nerupecê / Cimitanga-miri uquerê uaruma
A tradução ao português dessa canção de ninar foi feita pelo cônego Francisco Bernardino de Souza, que em 1873 publicou um livro com a letra, mas não nos deixou nenhuma partitura com a representação da música. As mães que embalavam seus filhos pediam mais ou menos isso:
- Acutipuru, me empresta o teu sono, que eu quero fazer meu filho dormir.
Pára-tudo
Escrevo sobre o quatipuru, porque na hora do jogo Brasil x Portugal fiquei falando sobre ele, mas meu pensamento estava na África do Sul. É que naquele momento, eu dava uma conferência na Biblioteca Nacional de Bogotá, contando histórias sobre o quatipuru, passarinhos, borboletas e outros bichos. Podes crer, bicho! Não vi o jogo.
Na hora do jogo, eu conversava num enorme auditório com cerca de 800 bibliotecários e bibliotecárias provenientes de todas as regiões da Colômbia, que participavam do II Congresso Nacional de Bibliotecas. O evento foi encerrado na sexta-feira com meu papo sobre o livro “Te mandei um passarinho”, que ainda não foi publicado, e que recolhe textos e ilustrações de índios de mais de trinta etnias. Os autores são, portanto, somente índios escritores e artistas plásticos, mas quem organizou o livro fomos nós, apaixonados por essa literatura: Nietta Monte, Ira Maciel, Nubia Melhem e eu.
O título do livro nós pedimos emprestado a José Vieira Couto de Magalhães, um mineiro rico, filho de fazendeiros, que foi presidente da Província do Pará (1864-1865), onde aprendeu a falar o Nheengatu, língua ainda amplamente disseminada naquela época por toda a Amazônia. Escreveu – ‘O Selvagem’- que foi traduzido e editado em várias línguas: francês, inglês, alemão e italiano.
Couto de Magalhães recolheu a literatura oral indígena na Amazônia e no Mato Grosso. Um dia, viajando pelo rio a bordo de uma embarcação a vapor, ele descansava no passadiço e ficou ouvindo a conversa dos tripulantes do barco. Entre eles havia um índio Kadiwéu, apelidado de ‘Pára-tudo’, que era um puta contador de histórias.
- Foi esta a primeira vez que minha atenção foi despertada para os mitos nacionais, escreveu Couto de Magalhães, que aprendeu o Nheengatu só para poder entender essas histórias. Depois, no Tocantins, encontrou o cacique Anambé, que lhe contou o mito de Ceiuci – “uma espécie de fada indígena, uma velha gulosa que vivia perseguida pela fome”. Registrou ainda uma canção recolhida no Pará em 1865, quando ainda era cantada com muita frequência. Trata-se de um texto bilíngue português-nheengatu, no qual ambas línguas convivem sem o predomínio de uma sobre a outra.
- Te mandei um passarinho / Patuá miri pupé / pintandinho de amarelo / iporanga ne iaué.
Na época, como no Amazonas todo mundo falava português e nheengatu, todo mundo entendia a letra. Mas agora nós estamos apresentando o livro para neo-leitores, pessoas recém-alfabetizadas em programas de Educação de Jovens e Adultos, que não conhecem a língua geral. Portanto, nesse contexto, numa publicação destinar a circular no Brasil, era necessário traduzir ao português os versos escritos em nheengatu, o que fizemos recorrendo à versão de autoria não identificada, que ficou assim:
- Te mandei um passarinho / dentro de uma gaiolinha / pintadinho de amarelo / e bonito como você.
Gaiola ou cesto?
O tradutor anônimo, que usou “gaiolinha” como equivalente a “patuá mirim”, parece ter entendido que a forma mais apropriada de presentear alguém com um passarinho era aprisioná-lo dentro de uma gaiola para evitar sua fuga. Afinal, a cultura regional urbana naturalizou a gaiola como o lugar de pássaros que vivem em espaços domésticos.
No entanto, não é o que os índios guarani pensam e praticam. Essa tradução, submetida a um teste de recepção com professores bilíngues guarani do Curso de Formação Docente de vários estados do Sul e Sudeste do Brasil, que são meus alunos, causou entre eles uma visível sensação de desconforto. A discussão se deu em torno do verso “dentro de uma gaiolinha”, particularmente com relação à palavra ‘gaiolinha’. A reação foi unânime. Eles rejeitaram essa tradução.
Um professor guarani sintetizou o pensamento de todos: “Está errado. O que é que os leitores vão pensar de nós? Que somos malvados e aprisionamos pássaros? Nós não fazemos isso”. O grupo analisou o texto, viu que se tratava de uma “tradução”, entendeu que o original está escrito em Língua Geral da Amazônia, cuja base é o tupinambá antigo – língua aparentada ao guarani – mas propôs outra palavra para traduzir essa expressão: – “Por que não colocamos o passarinho numa cestinha?”.
Aceitamos a proposta. Colocamos o passarinho na cestinha, embora conscientes de que o guarani é outra língua, diferente do nheengatu, e de que os índios proponentes desconhecem a região amazônica, lugar de produção dos versos. Conferimos no Stradelli, um italiano que fez um dicionário Português x Nheengatu, Nheengatu x Português (1929) e ele confirma que “patauá” significa efetivamente “cestinha”. A versão final do livro proposto ao MEC foi, então, modificada, e ficou assim:
- “Te mandei um passarinho / dentro de uma cestinha / pintadinho de amarelo e bonito como você”.
O responsável pela coleta, Couto de Magalhães, maravilhado com as histórias “originais e belas” dos índios, fala delas como um “verdadeiro colar de pedras finas, tanto pelo espírito e animação do enredo, como pelo laconismo, sobriedade das cenas e clareza”. Ele não hesita em situá-las dentro do quadro da literatura universal, dizendo que elas estão no mesmo nível que as fábulas de Esopo, Fedro e La Fontaine.
Os moradores de Soure, no Pará, também ficaram maravilhados. Fomos lá, em 2008, fazer um teste de recepção do livro, a convite da minha amiga, a pajé Zeneida Lima, que organiza a Jornada Cultural da Ilha do Marajó. Apresentei os versos em nheengatu coletados por dois naturalistas alemães Spix e Martius, em março de 1820, no rio Urariuá, afluente do Madeira, que dizem:
- Nitio xá potar cunhang / Setuma sacai wáa / Curumú ce mama-mamane / Baia sacai majaué / Nitio xá potar cunhang / Sakiva-açu/ Curumú monto-montoque / Tiririca-tyva majaué.
Os participantes da Jornada Cultural se divertiram com a tradução ao português:
- Não gosto de mulher / de perna muito fina / Porque pode me enroscar / como cobra viperina. Não gosto de mulher / de cabelo alongado / Porque pode me cortar / como tiririca no roçado.
Um negão, porém, protestou:
- Desculpa, professor, com todo respeito, mas comigo não tem disso não. Traço mulher de perna fina, de perna grossa, de cabelo alongado e até careca. Esse cara que fez essa poesia devia ser boiola.
É isso aí, leitor. Tentei dar o meu recado aos colombianos. Parece que gostaram de ouvir essas histórias, porque queriam comprar o livro até hoje não editado pelo MEC. De qualquer forma, daqui de um hotel em Bogotá, de onde escrevo esse artigo, te mando também um passarinho, dentro de uma cestinha, esperando que a seleção brasileira, no próximo jogo, consiga enfiar vários gols na cestinha do time adversário.(Transcrito do Blog do Sarafa)

Sucuri de 5 metros é capturada em
quintal de morador de Manaus


Manaus -  Uma cobra de 5 metros de comprimento foi capturada em Manaus, no Amazonas, depois que um morador ligou para a Polícia Militar Ambiental da cidade dizendo que o bicho estava em seu quintal. O incidente ocorreu em uma via secundária da Estrada do Tarumã, que corta o município.
Segundo a Polícia Militar Ambiental de Manaus, o local fica próximo a uma área de preservação, provável local de origem do animal. O morador ficou preocupado com a presença da sucuri no quintal porque tem 5 filhos pequenos em sua casa, de acordo com os policiais.
A cobra foi capturada na noite do último sábado (26) e não chegou a atacar ninguém. Os policiais entregaram a sucuri ao Centro de Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheira, que deve cuidar do animal e depois devolvê-lo à natureza.
Bicho pode ter vindo de área de preservação perto da casa. (Foto: PMAM/ Divulgação)
Segundo policiais, ela não atacou a ninguém e deverá voltar à natureza. (Foto: PMAM/ Divulgação)
Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível fotos ou vídeos. (Globo Amazonia)





Agronegócios
Governo divulga Plano Agrícola e Pecuário 2010/11

                                                                  *Thomaz Meirelles

O Ministério da Agricultura divulgou, no último dia 7, o Plano Agrícola Pecuário 2010/2011 mantendo as taxas de juros dos financiamentos de custeio em 6,75%. Os produtores terão R$ 116 bilhões para financiar a safra 2010/2011. O valor é 7,4% maior do que o disponibilizado na safra passada. Um dos destaques do plano é a criação do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que terá R$ 2 bilhões para financiamento de tecnologias na lavoura que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, como o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. O governo ampliou ainda os recursos e condições de financiamentos para aumentar a capacidade de armazenamento. O Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem (Moderinfra) terá R$ 1 bilhão (o dobro do ano passado) destinado à construção, adequação e manutenção de armazéns. O produtor interessado na linha de financiamento para construir armazéns em sua fazenda poderá contratar com até R$ 1,3 milhão a juros de 6,75% ao ano. Quando se tratar de empreendimentos coletivos, o limite de financiamento sobe para R$ 4 milhões. O reembolso poderá ser feito em até 12 anos com carência de 3anos. O poder público, no Amazonas, precisa adotar providências, urgentes, visando facilitar o acesso do nosso produtor rural a esses bilhões, pois ocupamos um dos últimos lugares entre os estados brasileiros. Este assunto deve, obrigatoriamente, fazer parte da pauta de ações do próximo governador, caso contrário, continuaremos sacrificando nosso agricultor e importando alimentos básicos.
Pacote inclui programa ecológico
A assessoria de comunicação da Federação de Agricultura do Paraná divulgou nota fazendo alguns comentários a respeito do novo plano. São eles: O principal destino dos recursos do plano safra continuará sendo o custeio e a comercialização, que passam a contar com R$ 75 bilhões, 14% a mais que no ciclo 2009/10. A novidade entre os programas foi a criação de uma linha de investimento para redução das emissões de gases na atividade agrícola, o Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Com a iniciativa, o Brasil vai cumprir parte das metas que assumiu em Copenhage (Dinamarca) em dezembro, durante a conferência mundial sobre mudanças climática. Com R$ 2 bilhões na primeira edição e limite de R$ 1 milhão por produtor, o ABC tem condições de pagamento melhores que as demais linhas de investimento, a começar pelo juro de 5,5% ao ano. O produtor tem carência de três anos para pagar, num prazo total de 12 anos. Podem ser financiadas atividades como a implantação de sistemas produtivos que integram lavoura, pecuária e floresta ou o plantio direto na palha. “O volume de recursos é bom. Estávamos esperando um programa específico para recuperação de áreas do Arenito (Noroeste do estado). Agora, essas áreas poderão ser recuperadas com o ABC”, disse o gerente técnico e econômico das cooperativas do Paraná, Flávio Turra. O plano prevê R$ 18 bilhões para programas de investimento, valor 29% maior que o do ciclo passado. A manutenção dos preços mínimos também é apontada como “o lado bom” do pacote. Apesar de as cotações estarem caindo, o governo continuará usando os patamares atuais de referência em operações de aquisição ou pagamento de prêmio para escoamento. Os recursos do Plano Safra devem ser liberados a partir de agosto.
Busca em bancos
Os R$ 100 bilhões vão suprir cerca de 25% da necessidade de crédito do ciclo 2010/11, estimou o economista Pedro Loyola, da Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Segundo ele, produtores continuarão tendo de buscar dois terços dos recursos nos bancos e nas tradings (incluindo sistemas de troca de produto por insumo). E por falar em banco, lembro que, no Amazonas, com sua imensa geografia e o baixíssimo número de bancos oficiais, a peregrinação do nosso produtor rural ao crédito continuará sendo tarefa das mais difíceis.
Crédito e cotação
A necessidade de crédito teria crescido num ano de produção recorde. “O problema é que o câmbio desfavorável reduziu a renda dos produtores”, aponta Loyola. Um estudo da Faep mostra que a cotação média do dólar ante o real entre janeiro e maio caiu 19,8% de 2009 para 2010 e que isso fez com que as cotações internas dos grãos fossem reduzidas bem mais do que as internacionais. A soja recuou 4% na Bolsa de Chicago e 27% no Paraná. No milho a diferença foi de 5% para 18% e no trigo, de 10% para 17%, aponta o relatório da Faep. O produtor está arrecadando menos e enfrenta problemas para quitar as dívidas que se acumulam desde 2004, afirma Loyola. O endividamento do setor está aumentando também na percepção de Turra. Os últimos números oficiais, divulgados ano passado, indicavam dívida acumulada de R$ 70 bilhões. Do total do plano, R$ 2,4 bilhões serão destinados para que produtores de etanol invistam em estocagem de álcool, em uma linha de crédito operada pelo BNDES com juros de 9% ao ano. O ministro da Agricultura lembrou que os recursos a juros menores para o setor devem contribuir para diminuir as oscilações de preços do produto nas bombas dos postos.

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio, escreve semanalmente neste endereço. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com



Elano fora da Copa - contusão é grave


Africa do Sul - Meio-campista está fora do jogo contra a Holanda, e médico da seleção fala em até um mês para recuperação total
Uma ressonância magnética tardia, realizada na terça-feira pelo departamento médico da seleção brasileira, apontou que a contusão do meio-campista Elano é mais grave do que se imaginava. Com o resultado do exame em mãos, nesta quarta, o jogador e o médico José Luiz Runco falaram em tom de lamentação sobre o problema, que tira o atleta da partida contra a Holanda, na sexta-feira, e ameaça seriamente a permanência dele na Copa do Mundo.
“Infelizmente, agora chegamos a uma conclusão do que eu tenho”, disse Elano, que fez a ressonância porque voltou a sentir dores no treino de terça-feira. “O que ele tem é um edema no osso. Chama-se edema ósseo. Por favor, entendam bem: não é fratura. A recuperação pode levar alguns dias, pode levar algumas semanas ou um mês. Ele vai ficar até o final desta semana fazendo trabalho físico”, explicou Runco.
Questionado sobre o possível corte do jogador, Runco foi cauteloso. “Não seria tão categórico. Diria que ele não joga na próxima sexta-feira. Vamos a cada dia observar como ele vai evoluir e vamos posicionando vocês (jornalistas)”, afirmou.
Runco recapitulou o que aconteceu com o jogador. “O Elano teve um traumatismo no jogo do dia 20. A imagem da televisão é bastante forte”, lembrou, citando a entrada dura do meio-campista Tioté, da Costa do Marfim, no jogo pela primeira fase do Mundial.
O médico explicou que o jogador sentia-se à vontade para treinar, por isso o exame não foi feito anteriormente. “Ele teve uma evolução muito boa, e ele mesmo nos passava isso. Fomos colocando cada vez mais carga de trabalho. Na segunda-feira ele trabalhou fisicamente, e ontem (terça) iniciou o trabalho visando a partida da próxima sexta. E quando ele forçou demais, sentiu um incômodo. O que incomoda é o momento da desaceleração, aquela parada brusca”.
Runco prosseguiu com sua justificativa. "Primeiro eu trato o doente, depois faço a imagem. Caso contrário, viro fotógrafo. Médico é exame clínico e histórico do paciente. Desde Hipócrates é isso. Depois eu faço o exame complementar".
O jogador também saiu em defesa do departamento médico da seleção. "Não foi tomada nenhuma providencia antes por minha causa. Agora temos uma conclusão mais certa", afirmou o meia, referindo-se ao exame de ressonância magnética que apontou o tamanho do problema.
Sem Elano, Daniel Alves deve seguir entre os titulares do Brasil diante da Holanda. A outra dúvida de Dunga também está no meio-campo. Felipe Melo, que se lesionou diante de Portugal, vai treinar nesta quarta-feira e tem chance de enfrentar a Holanda. O mesmo vale para Júlio Baptista. Ramires, suspenso, não joga pelas quartas de final.
Elano leva solada do marfinense Tiote. O árbitro Stéphane Lannoy não marcou falta no lance
Jogador reclama de critérios da arbitragem
Chateado com a contusão que pode tirá-lo da Copa, Elano aproveitou para criticar os árbitros. Segundo ele, os jogadores faltosos não estão sendo punidos de maneira correta: "No momento do lance (entrada de sola do marfinense Tiote), mesmo com dor, falei com o árbitro que ele nem tinha dado falta. O Runco me disse que, se estivesse com a perna fixa no chão, poderia ter quebrado", disse. "Os árbitros estão errando muito e não estão sendo punidos. Quem erra tem que ser punido", completou.
Elano também mostrou-se frustrado por ter se machucado justamente em um momento no qual vinha se destacando: "Quando comecei a minha preparação para a Copa do Mundo, coloquei que esse era o objetivo principal da minha vida. É um sentimento difícil, porque a Costa do Marfim está fora, e eu estou aqui, com dor, querendo voltar para ajudar, e não posso", finalizou o meia, autor de dois gols no Mundial.
Na foto a esquerda, o médico da Seleção Luiz Ronco, fala da gravidade da contusão do jogador e na esquerda, Elano sofre entrada criminosa do jogador da Costa do Marfin, Tioté, que não foi punido nem com o cartão amarelo.



















Folclórico
A história do Boi Caprichoso o campeão de Parintins


Parintins, AM - O Boi Caprichoso, associação folclórica pertencente ao Festival Folclórico de Parintins, Amazonas, representado pela cor azul, é uma das duas agremiações que competem anualmente no Festival.
O Boi-Bumbá Caprichoso tem sua história atrelada a uma família. A professora e folclorista parintinense Odinéia Andrade afirma que o bumbá foi fundado em 1913 pelos irmãos Raimundo Cid, Pedro Cid e Félix Cid.
Os três teriam migrado do município de Crato, no Ceará, passando pelos estados do Maranhão e Pará, até chegarem à ilha, onde fizeram uma promessa a São João Batista para obterem prosperidade na novo município.
Isso foi motivado pelas influências recebidas pelos Cid durante a trajetória até a ilha, quando puderam conhecer vários folguedos juninos por onde passaram. Duas manifestações folclóricas chamaram a atenção: o Bumba-Meu-Boi, maranhense, e a Marujada paraense.
Andrade (2006) afirma que o Boi Caprichoso assimilou elementos desses dois folguedos, uma vez que o bumbá adotou como cores oficiais o azul e o branco, usadas nos trajes dos marujos, e denominou seu grupo de batuqueiros, responsáveis pelo ritmo na apresentação do boi de Marujada de Guerra.
Vitórias do Boi Caprichoso: 1969, 1972, 1974, 1976, 1977, 1979, 1985, 1987, 1990, 1992, 1994, 1995, 1996, 1998, 2000 (empate), 2003, 2007 e 2008.
O Boi de Parintins
O slogan do Boi Caprichoso, desde 1997 é O Boi de Parintins.
As Toadas
Até o final dos anos 80 as toadas eram músicas cujas letras exaltavam o boi e demais personagens como Pai Francisco, a Sinhazinha, dentre outros, além de exaltarem a cultura cabocla parintinense.
No início dos anos 90, a temática indígena, já introduzida com sucesso no Boi Bumbá pelo Boi Caprichoso, ganhou mais força, principalmente com o advento dos rituais indígenas, que se tornaram o ponto alto do Festival. O Boi Caprichoso foi o que melhor utilizou a temática, alcançando grande destaque graças ao sucesso que crítica e público concederam a toadas indígenas como Fibras de Arumã, Unankiê, e Kananciuê.
Com o sucesso de tais toadas, O público da capital, Manaus, que gostava timidamente do ritmo, passou a abraçar a toada e a adotou como símbolo da cultura amazonense.
No ano seguinte, o grupo Canto da Mata, composto por Maílzon Mendes, Alceo Ancelmo e Neil Armstrong, iniciou um outro estilo de toada que também tomaria conta do grande público de Manaus e de Parintins, a Toada Comercial.
Em 1995, com o uso dos teclados - que tinham sido usados pela primeira vez de maneira tímida em 1994 - o grupo compôs a toada Canto da Mata, que foi um grande sucesso nas rádios e ajudou o Boi Caprichoso a vencer o Festival.
Em 1997, compuseram uma toada que se tornou fenômeno no Amazonas: Ritmo Quente, grande sucesso nos ensaios do boi e também em eventos turísticos da Capital Manaus, como o Boi Manaus e o Carnaboi, até os dias de hoje.
A Galera
Em 1989, o jovem Arlindo Júnior assumiu o posto de Levantador de Toadas, iniciando um trabalho de evolução da galera. Até então, as galeras se limitavam a balançar bandeiras, mas durante os primeiros anos da década Arlindo fez a galera executar diversas coreografias novas com as mãos. A partir de 1996, iniciaram os chamados Medleys, mistura de vários arranjos durante os quais a galera executava coreografias com os braços que causavam grande impacto na arena. De 94 a 2000, foram 7 vitórias seguidas no item galera. Arlindo costumava dizer: "Nossas bandeiras são os nossos braços".
Os rituais
Em 1994 o Boi Bumbá Caprichoso, deu um espetáculo inesquecível com belíssimas alegorias, tudo culminando num momento mágico: o ritual indígena. Naquele ano foram encenados os rituais Unankiê, Fibras de Arumã e Urequeí.
Em 1995 foram outros três grandes rituais: Lagarta de Fogo, Templo de Monan e o inesquecível ritual Kananciuê, que mostrava um Urubú-Rei lutando com o pajé, Valdir Santana. Durante esse ritual, a Marujada parou e pela primeira vez houve texto em uma apresentação de ritual: o pajé perguntava "onde está a luz" e o urubu-rei respondia "eu não sei". No momento em que o urubu foi derrotado, um espetáculo pirotécnico saiu de dentro da alegoria representando a libertação da luz, para delírio e êxtase da galera.
Os campeonatos
A década de 90 representou um dos melhores momentos da história do Boi Caprichoso. De 1990 a 1999, ganhou seis dos dez festivais disputados - perdeu em 1991, 1993, 1997 e 1999. (Portal Amazonia)
Convenção confirma  Hissa
Abrahão para o Governo


Manaus - Mais de duas mil pessoas participaram da convenção partidária do PSDB, PPS e PV, realizada nesta quarta-feira, no Dulcilas Buffet. A chapa homologou o nome do vereador Hissa Abrahão como candidato ao governo do Estado e Arthur Neto para o Senado.
Hissa Abrahão afirmou que entra na disputa eleitoral para dar uma alternativa à população, se contrapondo ao grupo que governa o Amazonas há 30 anos. “Vamos derrotar dois Golias, um no primeiro e outro no segundo turno”, afirmou.
O deputado Arthur Bisneto, candidato à reeleição, disse que a coligação reafirma o compromisso de trabalhar pela reeleição do senador Arthur Virgílio.
A coligação terá chapa de deputado federal com 12 candidatos e uma chapa com 70 nomes, dos quais 50 homens e 20 mulheres, para deputado estadual. As vagas serão distribuídas entre os três partidos. O PSDB vem com uma chapa para deputado estadual formada pelo deputado Arthur Bisneto; o vice-prefeito de Humaitá, Renato Gonçalves; e o médico Francisco Tussolini.
À frente da chapa do PV, estão o médico Marcus Barros e o vereador Jeferson Anjos.
O PPS apresenta uma chapa composta por nomes como o do deputado Luiz Castro, que busca a reeleição, do ex-deputado estadual Joaquim Corado, e do ex-prefeito de Codajás, Linconl Abraão.
Twitteiros -
Assim que a convenção da Coligação Amazonas de Todos Nós (PSDB, PPS, PV) terminou, por volta das 14h, no Dulcila´s da Ponta Negra, vários candidatos da coligação foram convidados à sala de imprensa onde interagiram com os internautas por meio de suas contas pessoais no twitter.
O senador Arthur Neto, candidato à reeleição, lembrou a PEC que tramita no Congresso Nacional e deixou sua impressão sobre o processo eleitoral que se inicia: "Mto feliz c a festa da coerência. Sempre gostei mto de ter votos. Mas nunca abri mão de ter conceito. Ñ vale tudo, ñ", disse Arthur, em um de seus posts. "Tá confirmado, sou candidato a governador", twitou Hissa Abrahão.
O deputado Luiz Castro também não se fez de rogado e postou: "Vamos estar juntos com coragem e compromisso verdadeiro com o povo da Amazonas".





Investimentos de US$ 237 milhões vão
gerar 542 empregos na Zona Franca

Manaus - A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) avaliará amanhã pauta de investimento no valor de US$ 237,602 milhões de reais. De acordo com a assessoria de imprensa, serão avaliados 27 projetos industriais e de serviços, sendo 13 de implantação e 14 de diversificação, ampliação e atualização, totalizando investimento global de US$ 237,602 milhões e investimento fico de US$ 106,476 milhões como geração de 542 novos empregos.
A reunião será presidida pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, e contará com a presença da superintendente da autarquia, Flávia Grosso, além de outras autoridades.
A Suframa também deve liberar R$ 2,2 milhões de investimento para a implementação do Polo Joalheiro de Manaus. O Polo vai produzir também biojoias com utilização de sementes amazônicas. Saiba mais.
Pisos de madeira
Dentre os projetos de implantação, tem-se o da empresa IPA Indústria de Pisos da Amazônia Ltda para fabricação de pisos de madeira. A empresa será instalada no município de Iranduba (distante 25 quilômetros de Manaus) e contribuirá para a expansão da atividade industrial no interior do Estado.
O investimento total é de US$ 4,003 milhões e geração de 100 postos de trabalho.
Estaleiro
Outro projeto de implantação que deverá ampliar a atividade industrial do setor naval local é o do Estaleiro Tarumã da Amazônia Ltda para produção de estrutura flutuante (balsa para transporte), com investimento global de US$ 3,267 milhões e geração de 91 empregos.
Fios e cabos
Também serão avaliados os projetos de implantação da Flexcables da Amazônia Indústria e Comércio Ltda para fabricação de fios e cabos com conectores;
Embalagens
G.P Embalagens da Amazônia Ltda e Indplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda para produção de artigo de matéria plástica (exceto de poliestireno) para transporte ou embalagem;
Chapa de aço
Poliwall Indústria de Poliuretano da Amazônia para fabricação de artefato a partir de laminado (chapa) de aço e telha metálica;
Tecido
Ictec Representações Comércio e Serviços Ltda voltado a confecções em tecido;
Plástico
L.R Embalagens Ltda para fabricação de chapa, folha, tira, fita e película de plástico e da Pentech Indústria de Plásticos da Amazônia Ltda para produção de peças plásticas moldadas por injeção, caneta esferográfica e matéria plástica reciclada (triturada).
Lixa,confeção,resíduos e transporte
Além dos simplificados de implantação aprovados da Abrasivos Montagna Ltda (cintas de lixa, lixas em formato diversos e rodas de lixa); da Indústria e Comércio de Confecções Café com Leite Ltda (confecções em tecidos); e os de prestação de serviços, da Terra Serviços e Soluções Integradas para Resíduos Ltda (coleta e transporte de resíduos) e da Doulos Serviços Ltda (serviços de transporte de passageiros).
Segmento de duas rodas
Dos projetos de diversificação, ampliação e atualização, destaca-se o da Sodécia da Amazônia Ltda para fabricação de partes e peças pintadas e soldadas para motocicletas e similares, bem como o da Sawen da Amazônia Indústria Metalúrgica Ltda para fabricação de um mix de produtos, que inclui peças metálicas formatadas por usinagem, partes e peças soldadas para ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos, molde para modelagem de matérias plásticas ou de borracha por injeção, esteira transportadora para linha de produção, molde para modelagem de metais ou carbonetos metálicos por compressão e bancada industrial.
Eletroeletrônico
Há ainda projetos de diversificação, ampliação e atualização para o segmento Eletroeletrônico, entre os quais, o da Elcoteq da Amazônia Ltda para fabricação de telefone celular digital; da Philco Eletrônicos Ltda - que está retornando ao Polo Industrial de Manaus (PIM) - para fabricação de microcomputador portátil; e da Semp Toshiba Amazonas S.A, também para produção de microcomputador portátil (notebook).
Projeto regional
O projeto da Jutal - Empresa Industrial de Juta S/A para produção de fibra cardada de juta destaca-se por se tratar de investimentos com foco nas potencialidades regionais.
Outros projetos
Na pauta constam ainda os projetos da Intelbras S/A (câmera de TV para circuito fechado); Tectoy S/A (televisor em cores); H-Buster da Amazônia Indústria e Comércio Ltda (monitor de vídeo com tela de cristal líquido); Procomp Amazônia Indústria Eletrônica Ltda (aparelho de controle de freqüência com micro processador); Orbisat da Amazônia Indústria e Aerolevantamento S/A (módulo de comando elétrico à distância para alarme e rastreador/imobilizador para veículos automotores com GPS); Tecplam Indústria Eletrônica Ltda (autorrádio); Amacon – Amazonas Bebidas e Concentrados Ltda (extrato aromático de vegetais naturais para bebidas não alcoólicas) e o da Avanplas Polímeros da Amazônia Ltda (resina termoplástica extrudada).Fonte: Assessoria Suframa.





Sinalização precária
AV. DAS TORRES JÁ PROVOCOU
ACIDADENTE DE TRÃNSITO


Manaus – A Avenida Governador José Lindoso, conhecida como Avenida das Torres, inaugurada no início da semana, já fez a suas primeiras vitimas no trânsito e tudo, por falta de uma melhor sinalização, isso na opinião de que já trafegou pela artéria. Ontem foi registrado  o primeiro acidente no início da tarde.
 colisão entre um microônibus e um carro deixou dois feridos. O acidente aconteceu 24h após a inauguração.
O motorista do microônibus saiu de uma via secundária em direção à Avenida das Torres quando o carro modelo Gol, que tinha a preferência, o atingiu. O microônibus faz rota para o Distrito Industrial.
Os dois ocupantes do Gol tiveram fraturas e foram encaminhados ao Pronto-Socorro. Segundo a diretora do Detran, Mônica Melo, o acidente ocorreu por falta de atenção dos condutores. (LG)
Para quem vive o dia a dia do trânsito na cidade, Manaus é uma das cidades mais mal sinalizadas do Brasil, tudo é confuso, quando não são as poucas sinalizações que deixam tanto o motorista quanto pedestre bobeando, são os sinais da cidade que não funcionam corretamente. Ontem mesmo na Av. Buriti, o sinal fechou para os dois lados e ai!? Quem podia passar? Nessas horas temos que ser cuidadosos para não bater e arriscar quem sai na frente. Essa cidade já está virando um verdadeiro circo, onde só tem palhaços trabalhando no poder
Eu passei pela Avenida hoje e ela está sim mal sinalizada.Como sempre em Manaus tudo é inaugurado nas coxas. Agora, nesse caso ai relatado, é verdade o que houve mesmo é barbeiragem