Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MPE RECEBE HOJE MODERNA SÉDE

Manaus  - A Procuradoria-Geral de Justiça recebe, hoje,o novo prédio administrativo do Parquet. Construído para dar condições de trabalho a funcionários, o que vai gerar um incremento de qualidade no atendimento à população.
O prédio anexo ao MP tem quatro pavimentos, sendo composto por uma recepção, uma copa, trinta salas, oito banheiros e dois elevadores. A nova sede administrativa terá o nome do Procurador-Geral de Justiça Aderson Pereira Dutra, uma homenagem ao chefe do MP no período de 1979 a 1983.
O quadro funcional do Ministério Público do Estado conta hoje com aproximadamente 400 pessoas, entre membros, servidores, colaboradores, estagiários e assistência militar.
Tal contingente demandou, junto com a modernização das rotinas, o redimensionamento do espaço físico, com o fim de adequá-lo às atividades desenvolvidas e prepará-lo para receber os novos integrantes do quadro de membros e servidores.
Quem foi Aderson Pereira Dutra
Doutor Aderson Pereira Dutra foi o primeiro Presidente da Companhia de Eletricidade de Manaus, no período de junho de 1958 a abril de 1967; o primeiro Juiz Federal Substituto da Seção Judiciária no Estado do Amazonas participando da instalação da mesma em 1967 onde permaneceu até agosto de 1970; atuou como Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas; foi Secretário de Justiça do Amazonas, Reitor da Universidade Federal do Amazonas e Catedrático de Direito Administrativo.
Entre os diversos títulos e condecorações almejadas estão os de Membro da Academia Amazonense de Letras, Membro da Academia de Letras Jurídicas, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e recebeu as medalhas do Mérito do Ministério Público do Estado do Amazonas, em 1993; Medalha Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas “Grande Mérito” em 2002 e recebeu ainda a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da 11ª Região “Comendador” em 2004. (MPE-AM)





Obras da Cigás provocam engarrafamentos e transtornos no trânsito

Manaus – As obras de tubulação de gás natural executadas pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) já causaram diversos transtornos à população de Manaus, desde congestionamentos nas principais vias a acidentes.
Na madrugada da última sexta-feira (30), a empresa bloqueou o trânsito na passagem de nível da avenida Darcy Vargas, impedindo o fluxo no sentido do Amazonas Shopping ao Dom Pedro e também da Avenida Constantino Nery ao Dom Pedro. Motoristas reclamam da falta de aviso antecipado referente às mudanças.
Há alguns meses, alguns acidentes aconteceram na mesma avenida. Em um deles, um veículo modelo Peugeot 307 sedan bateu em um dos tubos expostos na via, próximo à Concessionária de veículos da marca Hyundai.
Outros casos relatados eram de carros que tiveram o pneu estourado por conta dos buracos causados na via após o reparo feito pela Cigás. O resultado disso é que a empresa foi obrigada a recapear várias vias, adiando a data de conclusão dos trabalhos.
Moradores do bairro Dom Pedro e adjacências criticam ação da empresa, que teria aberto buraco há meses para colocação dos tubos e, agora, novamente a Darcy Vargas encontra-se com as valas, e os tubos espalhados pela rua.
Na madrugada de sábado (1), dois veículos caíram em uma das valas abertas na estrada da Ponta Negra, nas proximidades do Dulcillas Festas. O Fiat Palio de placas JWR 5089 teria caído às 3h30 e, em menos de uma hora, uma picape Ford Ranger caiu sobre o veículo, deixando o motorista com vários ferimentos.
Agentes de trânsito que estiveram no local criticaram a sinalização das obras. Segundo eles, o alerta para desvio dos veículos deve ser de, no mínimo, 50 metros de distância dos reparos.







Prevenção
Bombeiros começam fiscalizar
sistemas de incêndio no centro hoje


Manaus - O Corpo de Bombeiros vai realizar nesta segunda-feira (3) de maio, a partir das 8h, fiscalização educativa nas lojas e hotéis do Centro de Manaus.
De acordo com o comandante da corporação, coronel Dias, a iniciativa tem por objetivo orientar os empresários para a efetiva regularização dos seus estabelecimentos e adoção de medidas indispensáveis à prevenção de incêndios.
Nesta primeira etapa, que vai ser realizada até o dia 7 de maio, os bombeiros fiscalizarão o lado esquerdo da Avenida Sete de Setembro, partindo da Rua da Instalação até a bifurcação da Floriano Peixoto.
Estarão envolvidos na fiscalização 20 bombeiros e 3 viaturas, com o apoio da Policia Militar e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM).
A equipe técnica vai buscar informações sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), e das edificações e dos seus proprietários (razão social do imóvel).
Os bombeiros querem saber qual é a situação atual do sistema preventivo instalado nas edificações. Depois vão oferecer um curso gratuito, para os funcionários das lojas, voltado à formação de brigadistas.





Arthur Neto mostra no Senado fatores que
 impedem o desenvolvimento do Amazonas

Brasilia - Em discurso pronunciado na última sexta-feira  no Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto elencou 19 pontos que, a seu ver, estrangulam o desenvolvimento econômico no interior do Amazonas.
1. Internet: é lenta em Manaus e é grotescamente lenta no interior do Estado;
2. Telefonia: apagão parcial ou total. Não funciona há dias a telefonia no município de Manicoré, no Rio Madeira;
3. Energia: há apagão de energia no interior e já racionamento. Ninguém pode pensar em investimento em agroindústria no interior do Amazonas porque há um apagão de energia, como há um apagão disfarçado em Manaus.
4. Vicinais: para se produzir e se pensar em escoar, depois, a produção, é preciso estradas vicinais pavimentadas.
5. BR-319. “O presidenciável José Serra assumiu o compromisso de viabilizar essa estrada. Disse, de maneira séria, acabando com esse jogo de empurra de ministério para ministério, que vai decidir se será ferrovia ou rodovia. Ele vai decidir o que é que preciso fazer, com os cuidados ambientais, para se liberar para valer e se construir, ao longo do governo dele, essa estrada. Vai acabar com o chove e não molha.”
6. Aeroportos. O de Manaus está estrangulado para cargas e para passageiros. Os aeroportos do interior são precários.
7. Portos. A quantidade é insuficiente e a funcionalidade precária.
8. Hidrovias. Os rios têm que ser balizados, preparados para que as viagens fluviais sejam mais curtas e mais seguras.
9. Ibama e Instituto Chico Mendes. Precisam ter muita cautela em relação ao homem humilde do interior. “Há muita paciência da parte deles em relação aos poderosos e muita impaciência em relação às pessoas humildes”, frisou o senador.
10. Investimento em infraestrutura. Não há investimento em infraestrutura. O Governo contingencia praticamente tudo da Suframa.
11. Barcos seguros – O Amazonas precisa de barcos seguros, feitos com financiamento do BNDES. (O senador propõe que os barcos que hoje oferecem risco sejam substituídos por barcos que não afundem se bater numa madeira.)
12. Transporte aéreo. Arthur acha um absurdo uma passagem de Manaus a Tabatinga custar R$ 1.900,00, R$ 2.000,00, quando por R$ 600,00, numa promoção, se vai e volta de Manaus a São Paulo. “Precisa concorrência e fiscalização”, disse.
13. Educação de qualidade. “Em Parintins o prefeito Bi Garcia inaugurou a primeira escola de educação infantil, aquela de 3 a 5 anos de idade, o que é até inovação do ponto de vista da educação pública no Estado. Mas é preciso educação de qualidade, sem o que não se vai para frente, nem no município, nem no Brasil.”
14. Saúde funcional – o Governo do Estado, de modo geral, deixa nas mãos dos prefeitos todo o encargo. “Se querem municipalização para valer, passem os recursos”, disse o senador.
15. Pesquisas sobre a biodiversidade. É preciso investimentos de verdade, dinheiro bastante nas mãos do Inpa, no Amazonas, ou no Museu Goeldi, no Pará.
16. Agroindústrias. Com base nas pesquisas e com todo o cuidado ecológico, para explorar a biodiversidade, os fármacos e os cosméticos do futuro.
17. Macrozoneamento econômico e ecológico. É necessário finalizá-lo. Arrasta-se desde o governo Collor.
18. Comando Militar da Amazônia. É preciso– “até porque é o mais importante, é o mais estratégico” – no maior Exército do País. “Não tem cabimento ter mais soldados no Leste do que na Amazônia”, ressaltou.
19. Inpa. Há muita gente se aposentando. “É fundamental que abra concurso público e que se atraia, por transferência, doutores, PHDs, não só para substituir os que estão se aposentando, como para aumentar o número de PHDs. Na USP (Universidade de São Paulo) tem mais PHDs que em toda a Amazônia Legal.”(Ag. Senado)





domingo, 2 de maio de 2010

Prefeitura  reinaugura Praça da Saudade
e resgata cartão postal da cidade


Manaus - O prefeito Amazonino Mendes entregou a Manaus, na última sexta-feira, dia 30, um belo cartão postal da cidade totalmente renovado, a Praça 5 de Setembro, mais conhecida como Praça da Saudade, localizada no Centro da capital amazonense. Além de entregar um símbolo da cidade preservado, a Prefeitura de Manaus, ainda vai presentear a população com o sistema de acesso à Internet wireless permanente, instalado por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Administração (Semad).
Segundo Amazonino Mendes, concluir essa obra além de um compromisso com a cidade, também é um resgate de parte da sua juventude. “Os bougainvilles (flores conhecidas no Amazonas como ‘primaveras’) eram a marca registrada da praça, e agora as novas gerações vão poder contemplar esse espaço bucólico que é cara da Manaus no período da Belle Époque”, declarou o prefeito.
A revitalização desse espaço tão importante para a história da nossa cidade, teve início em 2008, mas só em junho de 2009 suas obras foram intensificadas. A restauração faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa. No total, foram investidos aproximadamente R$ 2,7 milhões de reais para recuperar uma área de 11.293,53 m².
O projeto de restauração buscou ser fiel ao original, incluindo pistas externas (pedras tipo carranca) e internas (pedras tipo Miracema), a iluminação com postes estilo republicano, e pergolado em madeira de lei.
Além de bancos em estilo francês, lixeiras tipo joy (ferro fundido), bancas de revistas, cabines telefônicas e espaços gastronômicos.
Outro símbolo marcante, o monumento a Tenreiro Aranha, foi totalmente restaurado, inclusive com granito da base da estátua semelhante ao utilizado na época em que a praça foi construída.
As ruas do entorno da praça receberam melhorias no pavimento e a sinalização horizontal foi refeita. A fachada emblemática do Atlético Rio Negro Clube que compõe aquela área histórica ganhou nova pintura, por meio de uma parceria entre a empresa de tintas Suvinil e a Prefeitura de Manaus.
Paisagismo
O paisagismo é outro detalhe importante dessa obra que recebeu atenção especial, com o plantio de mudas de mini-ixórias, alamandas, durantas, palmeiras, açaizeiros, bougainvilles, oitizeiros e pau-pretinho.
A jardinagem remonta aos jardins europeus que enfeitavam nossa cidade no período áureo da borracha, através de espécies compatíveis com o clima amazônico, a Prefeitura de Manaus, por meio de sua equipe de arquitetos, buscou transformar a Praça da Saudade em um lugar de contemplação.
A aplicação de todos esses detalhes faz parte do empenho da Prefeitura em resgatar um patrimônio que tem 154 anos de história, e que agora renovado, volta receber a população, como mais uma alternativa de lazer.
Para os engenheiros e arquitetos da Seminf, concluir esse projeto foi gratificante e prazeroso. “Uma obra de restauração é sempre um resgate ao passado e nos remete a boas lembranças. Como executores e planejadores estamos com sentimento de dever cumprido com a nossa cidade”, destacou Américo Gorayeb Jr.
História da praça
• 1865-Construção da praça;
• 1926-Recebe o nome de Praça Washington Luís;
• 1928-Recebe o nome de Praça Getúlio Vargas;
• 1931-Retoma o título original de Praça da Saudade;
• 1932-Construção de jardins, passeios e a instalação do monumento à elevação da Comarca à categoria de Província; início das obras de transformação do extinto cemitério São José em um jardim que passou a fazer parte da praça;
• 1937-Lei Municipal oficializou o nome do espaço para Praça Cinco de Setembro;
• 1938-Traçado original da Praça modificado, canteiros renovados com magnólias e acácias, bancos de cimento e madeira substituídos por maiores e mais resistentes, traçado retangular entrecortado por oito alamedas que convergiam para o centro da área e formavam um passeio circular; recebe o monumento a Tenreiro Aranha; o jardim da Praça que foi construído no lugar do antigo cemitério dá lugar à sede do Atlético Rio Negro Clube
• 1962-Governo do Estado constrói prédio do Palácio da Cultura, onde funcionou a secretaria de estado da Educação-Seduc e, depois, a Sociedade de Habitação do Estado do Amazonas – SHAM; jardins refeitos, instalação de espelho d’água com duas estátuas de bronze que representavam os homens primitivo e moderno; retirada dos caramanchões.
• 1968- Instalação de um chafariz entre as duas esculturas;
• 1975-Chafariz dá lugar a uma fonte, lâmpadas são instaladas no espelho d’água, construção de dois playgrounds, pavimentação com blocos de concreto e um estacionamento para a Seduc;
• 1977-Um avião DC-3 em tamanho original, doado pela empresa aérea Varig-Cruzeiro, é instalado na praça. A aeronave foi desmontada em 1984 por uma empresa de táxi-aéreo;
• 1985-Construção de um estacionamento na rua Simão Bolívar, um anfiteatro atrás do prédio da Sociedade de Habitação do Estado do Amazonas - SHAM, sanitários, terminal para o veículo de passeio Trenzinho da Alegria, mesas com tabuleiros para jogos, calçamento com ladrilho hidráulico, substituição da fonte luminosa por chafariz com lâmpadas coloridas e retirada das esculturas dos homens primitivo e moderno. Posteriormente, as esculturas voltaram ao espelho d’água, mas em posições invertidas;
• Década de 90-Construção de um marco de concreto em frente ao chafariz com a figura de uma Bíblia aberta que levou a comunidade evangélica a chamar o espaço de Praça da Bíblia;
• Abril de 2010 – O prefeito Amazonino Mendes entrega a Praça da Saudade totalmente restaurada.
Fonte: Semcom.

Homenagem polêmica
Com gastos de R$ 1,3 milhão, festa
reúne multidão no sambódromo


Manaus – A polêmica Festa do Trabalhador, realizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/AM) com recursos públicos de mais de R$ 1 milhão, levou milhares de pessoas ao sambódromo de Manaus, na noite do feriado do Dia do Trabalho (1).
Com estimativa de reunir 70 mil pessoas , o evento iniciou às 19h, com as bandas locais Cuka Fresca, Tô a Tôa, Contatos Imediatos, Bagaceiros do Forró e atrações dos bumbás Garantido e Caprichoso.
Com o sucesso do ritmo paraense Techno Brega, a banda Djavú, surgida na Bahia, foi a grande atração da noite.
A entrada da festa era um pacote de leite, que será doado a instituições filantrópicas como Moacir Alves, GAC (Grupo de Apoio à Criança), Raio de Sol e Lar Batista Jannel Doly.
"Escândalo"
O alto valor investido no evento, em torno de R$ 1,3 milhão, foi alvo de críticas durante toda a semana na capital amazonense. A Prefeitura de Manaus doou mais de R$ 500 mil à festa, e o Governo do Estado, R$ 800 mil.
Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas, Valdemir Santana, dos recursos do Governo do Estado, R$ 221 mil seria para a locação do espaço físico e organização do evento, e R$ 617 mil destinados ao pagamento da taxa do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (ECAD) e das atrações musicais.
O dinheiro doado pela Prefeitura seria para pagamento do som e iluminação do palco, no valor de R$ 97 mil, e R$ 280 mil para a confecção de mais de 50 mil abadás.
As empresas do PIM se responsabilizaram pelos prêmios sorteados para os trabalhadores presentes, como eletrodomésticos e TVs de LCD.
O presidente da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), Valderli Bernardo, taxou de absurda a quantia doada, e afirmou que irá processar o presidente CUT-AM por uso indevido do nome CTB na propaganda do evento.(P.Amazonia)



OS MILAGRES DE UM ANO ELEITORAL

                                                                                                                        *Osny Araújo

Acho muito interessante as transformações dos comportamentos dos políticos em ano eleitoral, onde tudo é feito para demonstrar simpatia e conquistar votos. Para muitos, os meios justificam os fins, e isso, não me parece nada correto.
Assisti pelo Amazon Sat, a recente entrevista concedida pelo pré-candidato à presidência da República José Serra, do PSDB e me espantei, quando ele falou com simpatia sobre a Zona Franca de Manaus, prometendo, inclusive, perenizá-la.
Confesso que fiquei surpreso com a mudança de comportamento do Sr. José Serra em relação ao Amazonas, e, principalmente a esse fantástico modelo de desenvolvimento regional que é a Zona Franca de Manaus, onde temos um Pólo Industrial de ponta que ajuda muito o Brasil na balança de exportação, mas ainda assim, importantes lideranças brasileiras são contrários a esse modelo, inclusive, o Sr. Serra.
Conheço o pré-presidenciável “tucano” há muitos anos e na qualidade de jornalista político já o entrevistei em duas ou três oportunidades, a última, quando ministro da Saúde no Governo Fernando Henrique Cardoso e posso assegurar, que nunca vi nesse político, nenhuma boa vontade com o nosso Estado, ou melhor, com o Norte brasileiro.
Intimamente ligado a Federação das Industrias de São Paulo, a toda poderosa FIESP, ele sempre se posicionou primeiro a favor de São Paulo, depois São Paulo e finalmente São Paulo, com acenos generosos para as regiões Sul e Sudeste, sem um olhar de misericórdia para o Norte e Nordeste.
Daí a minha grande surpresa com a entrevista concedida pelo competente político ao Amazon Sat, quando demonstrou uma grande simpatia pelo Amazonas e pela Amazônia e o melhor, de apoiar caso seja eleito presidente da República incondicionalmente a nossa Zona Franca de Manaus, com a qual, nunca simpatizou por entender que o modelo prejudica industrialmente o poderoso Estado de São Paulo, como se isso fosse possível ou verdade.
Mas essa é uma das vantagens de um ano eleitoral como o que vivemos. Os comportamentos e até os ideais filosóficos se alteram. O importante é conquistar votos.
Os políticos, geralmente sofrem de amnésia, esquecem o passado e pregam o futuro, como se todos os outros eleitores sofressem da mesma doença. O fato é, que não parece normal ou possível, alguém com convicções tão fortes, mudar de pensamento de um momento para outro. Realmente, não dá para acreditar.
Espero que o candidato, tenha realmente olhado com carinho a importância da ZFM para o Amazonas e para o Brasil e que a entrevista concedida ao Canal de TV amazonense, não tenha sido uma coletânea de falácias, e realmente coloque em prática o que falou, em caso de vitória nas urnas, para o bem do Amazonas, da Amazônia e do Brasil, até pela grande importância que o vitorioso modelo representa para o meio-ambiente.
Serra rejeitou a tese de que não vê com bons olhos o Amazonas e a Zona Franca, dizendo que isso é conversa de política. O fato candidato, é que essa tese existe, o senhor demonstrou em várias oportunidades esse posicionamento e tomara, que o compromisso assumido com o Estado no transcorrer da entrevista, não entre rol das promessas esquecidos. Tomara que seja realmente um compromisso político e não politiqueiro.
Estou escrevendo este artigo, por dever de ofício e pelo compromisso que tenho com a informação e com meus leitores. Por tudo que já vi e ouvi do Sr. José Serra a respeito da ZFM, não poderia acreditar de cara, no que ele falou na entrevista, ou seja, nessa mudança repentina de pensamento a favor da Zona Franca de Manaus, até porque, não sou muito afeito a acreditar em milagres.
Ele sabe, inteligente como é, que esse modelo de desenvolvimento socioeconômico é vital para a região e especialmente para o Amazonas e conseqüentemente, um prato cheio para político, mesmo não sendo o Amazonas, um grande colégio eleitoral. Como em política, só valem duas operações aritméticas, somar e multiplicar, o apelo foi feito e certamente, renderá dividendos, mas não por falta de aviso.
É aquela velha história presidenciável José Serra: Quem te viu e quem te vê, por isso torço e muito, para que essa amnésia não tenha cura.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

,

Amazonas reduz em 38,8% o número
de casos confirmados de malária

Manaus  – Segundo o balanço parcial da da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Manaus apresentou uma redução de 38,8% no número de casos confirmados de malária em abril, no quadro comparativo com março deste ano. Ao todo, foram registrados 800 casos da doença em abril, contra 1308 em março.
Os dados de abril representam, ainda, queda de 20,3% na quantidade de ocorrências de malária, em relação ao mesmo período do ano passado, e de 49,6%, quando comparados com abril de 2008. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a redução deve-se às ações desenvolvidas através da Operação de Combate à Malária da Prefeitura de Manaus, executada em parceria com o Governo do Estado.
A Operação começou no dia 18 de janeiro e se encerra nesta sexta-feira (30). “Essas ações, realizadas nos feriados prolongados e fins de semana, se intensificaram principalmente nos meses de fevereiro e março, o que explica a baixa nos casos de malária em abril”, afirma Deodato.
A Operação de Combate à Malária visa eliminar a circulação do agente causador da doença – o Plasmodium sp. Além das visitas aos sítios, balneários e ocupações desordenadas da área rural das zonas leste e oeste da cidade, onde a incidência dos casos é maior, a Operação incluiu ações de intensificação de controle vetorial (borrifação, termonebulização e aplicação de biolarvicidas), busca de casos de infecção, por meio da coleta de material em lâmina, e campanhas educativas, com distribuição de folders, cartazes e panfletos sobre a doença.
Neste período, a Semsa também realizou telagem de portas e janelas de 3.800 imóveis da área rural, sendo 2.600 na zona Leste e 1.200 na zona Oeste da capital. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), distribuiu mosqueteiros especiais de longa duração, impregnados com inseticida, a duas comunidades da zona rural.
Segundo dados da Semsa, a maior incidência de casos de malária é verificada entre os meses de junho e setembro e tem relação direta com o clima da região. Segundo o chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Vanderson Sampaio, o fenômeno está relacionado ao clima.
“Historicamente, os registros aumentam nessa época do ano. A diminuição das chuvas e, por outro lado, o aumento do calor, típico daestação, são condições favoráveis para o desenvolvimento e a reprodução do mosquito”, explicou.
Vanderson orienta a população a manter cuidados de proteção individual e coletiva à malária, independente da época do ano.
“Nos fins de semana e feriados, durante as idas a balneários, sítios, clubes ou mesmo lugares mais distantes do centro urbano, é necessário utilizar repelente. Para os cuidados coletivos, o indicado é que o lugar visitado, ou mesmo de moradia, mantenha equipamentos como proteção de tela, mosqueteiros, entre outros. É importante, também, não se expor entre o anoitecer e as primeiras horas da manhã, porque esse é período do dia de maior atividade do mosquito”, alerta.
Conforme Sampaio, as áreas de risco de infecção contam com dois fatores: a presença de vetor e população infectada. “Por isso, nesses lugares, a atenção tem que ser redobrada”, ressalta. Na foto, o fumacê sendo aplicado numa área rural do município de Coari.



Mancha de petróleo já triplicou nos EUA


Nova York, EUA - A mancha de petróleo que atinge o Golfo do México e a costa do sul dos Estados Unidos triplicou de tamanho nos últimos dias e já mede mais de 200 km, segundo análise de imagens de satélite feita por cientistas da Universidade de Miami.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajará nas próximas 48 horas para o golfo do México. O anúncio foi feito ontem pela Casa Branca. Não foram divulgados detalhes sobre a hora ou o local da viagem.
O vazamento já atingiu a costa da Louisiana, e ameaça a exploração de peixes e camarões na região, assim como áreas pantanosas e a vida selvagem que lá vive, no que pode se tornar o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.
Alerta da Guarda Costeira
A mancha de óleo gigante deve atingir a costa norte-americana do Golfo do México "em algum ponto", afirmou neste sábado o chefe da Guarda Costeira dos Estados Unidos. "Há óleo suficiente lá fora, é lógico que ele irá atingir a costa", disse o almirante Thad Allen, em uma teleconferência com jornalistas. "A questão é onde e quando."
O vazamento de óleo ainda não afetou linhas vitais de navios que vão ao rio Mississipi e a portos da costa do golfo, como Pascagoula, Mississipi, mas tem o potencial de causar isso, disse Allen.
Segundo a Guarda Costeira norte-americana, é "impossível" estimar a quantidade exata de óleo que vazou no oceano e que o acidente causará "um montante extraordinário de problemas".
Acredita-se que o equivalente a até 5 mil barris de petróleo estejam vazando para o mar a cada dia, desde o desastre, na semana passada.
O governo Obama colocou pressão sobre a petrolífera britânica BP, proprietária do poço que provocou o vazamento, e quer que a empresa faça mais para conter a saída de petróleo e a mancha de óleo que se espalha.
Catástrofe
Cinco mil barris (quase 800 mil litros) de petróleo jorram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma, na semana passada. O vazamento é cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano.
Mancha de óleo já atingiu a costa americana, e três estados declararam emergência. (Foto: Reuters)Os ventos empurram o óleo para o continente, a poucos quilômetros da área de pântanos no delta do Rio Mississipi. Autoridades disseram que farão de tudo para manter o tráfego aberto no rio.
Até agora os esforços para conter o avanço da mancha, que incluem até uma barreira de lona, foram insuficientes. O governo americano reforça a ajuda à região para tentar evitar um desastre ambiental ainda maior.
Os estados do Alabama, Louisiania e Flórida declararam estado de emergência, alegando que a catástrofe é uma série ameaça ao ambiente e à economia.
Louisiana
Mapa mostra local do vazamento. (Foto: Arte/G1)O vazamento atingiu a costa da Louisiana na noite de quinta-feira (29). As agências de notícias France Presse e Associated Press informaram, com base na apuração com autoridades locais, que a mancha de óleo alcançou uma ilha perto do delta do Rio Mississippi, ameaçando a flora e a fauna da região.
Vários estados americanos estão em alerta por causa do vazamento de petróleo. Há temor de que praias e refúgios de vida selvagem sejam danificados em quatro estados. Lontras, pelicanos e outros pássaros estão no caminho da mancha de petróleo, e o serviço de preteção ambiental do país tenta proteger as espécies ameaçadas.(G-1)









Policiais civis e militares
prometem parar amanhã


Manaus - Policiais civis e militares estão prometendo paralisar as atividades nas ruas, quartéis e delegacias a partir da próxima segunda-feira,3, em Manaus. O motivo do movimento é por questões salariais. Integrantes das duas polícias rejeitarem, durante Assembléia Geral, a proposta do governo de Estado de conceder reajuste de apenas 5%. As duas categorias reivindicam 20%.
As associações de Cabos e Soldados, Subtenentes e Sargentos, Clube de Oficiais da PM, e Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Amazonas (Sinpol) anunciaram que a paralisação segue o movimento nacional que resultou em greves das polícias Civil e Militar dos Estados da Bahia, Goiás, Ceará, Pernambuco, Pará, dentre outros.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Amazonas (Sinpol), José Ailson de Souza, as entidades irão cumprir o que estabelece a Lei de Greves, ou seja, 30% dos efetivos das duas polícias estarão fazendo o atendimento dos serviços essenciais, mas só em delegacias e nos quartéis. Operações e policiamento ostensivo não serão realizados enquanto a greve continuar.(Emtempo)

sábado, 1 de maio de 2010

Lula chora na festa da CUT e diz que ‘ego engorda’

S.Paulu - Em discurso emocionado na festa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou neste sábado (1°) ao falar do fim de seu governo. Ele afirmou que foi leal aos trabalhadores e disse que vai continuar morando no mesmo apartamento em São Bernardo do Campo (SP) quando deixar o poder. Lula mencionou ainda a inclusão de seu nome entre os mais influentes do mundo pela revista Time e disse que “ego engorda” e que ele quase “não cabe nas calças”. O evento da CUT acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo.
As lágrimas de Lula vieram na parte final do discurso quando mencionou sua saída do governo. “Quando eu deixar a Presidência, vou continuar morando no mesmo apartamento, na mesma distância do sindicato em que realizei as greves mais maravilhosas deste país. (...) E eu vou poder levantar de manhã e dizer bom dia companheiro porque eu fui leal àquilo que nós pretendíamos”, afirmou Lula, antes de ser interrompido pelas lágrimas.
O presidente já tinha se emocionado antes ao dizer que foi alertado de que seu governo não poderia errar. “Eu tinha um medo de não dar certo (o governo) porque eu ia quebrar o que tinha de mais sagrado, que era a relação de amizade que eu tinha com vocês”, disse Lula à platéia formada por trabalhadores e representantes sindicais que gritavam o seu nome.
Vocês começam a dar muita importância para a revista Time e daqui a pouco meu ego cresce e não cabe mais nas calças. Vou ter que encomendar uma calça mais larga porque o ego vai crescendo e o ego engorda"Presidente LulaDurante algumas vezes no discurso o presidente citou a reportagem da revista Time. O tema já tinha sido lembrado por dirigentes sindicais que discursaram antes de Lula. “Vocês começam a dar muita importância para a revista Time e daqui a pouco meu ego cresce e não cabe mais nas calças. Vou ter que encomendar uma calça mais larga porque o ego vai crescendo e o ego engorda”, brincou o presidente.
Lula usou o exemplo da revista para rebater críticas que recebeu no começo de seu mandato de que seria incapacitado para governar o país porque não falava outros idiomas. “Não precisa falar bem muitos idiomas, é preciso falar bem o idioma que seu povo entende”. Durante o discurso ele destacou também a importância de suas viagens internacionais a destinos como America latina, África e Oriente Médio.
Este foi o terceiro evento no qual Lula esteve acompanhado da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. O presidente falou brevemente sobre sua sucessão e não citou o nome da aliada. “Eu sei que a legislação não me permite falar em candidato, só depois de julho”. Neste momento, sua fala foi interrompida pelos gritos dos presentes em favor da candidata. Lula repetiu que não podia falar do tema e mudou de assunto. Antes, em evento da Força Sindical, ele já afirmou que as pessoas já sabiam quem ele queria que o sucedesse.
Dilma também discursou no evento da CUT. Ela destacou o aumento do salário mínimo e a geração de empregos no governo Lula e afirmou que ainda há muito para ser feito. "Sabemos que temos muito o que fazer porque conquistamos um direito fundamental, o direito de olhar para o futuro, foi isso que Lula nos deu".
PSDB critica "campanha antecipada"
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), fez críticas à forma como Lula e Dilma estão participando dos eventos neste sábado. O partido vai estudar a possibilidade de entrar com uma ação na justiça eleitoral por campanha antecipada. Uma das principais críticas é o fato de estatais patrocinarem os eventos, que acabam sendo usados, na visão da oposição, para fazer campanha.
“Todos tem a convicção que o limite da lei deve ser respeitado. Se a seis meses da eleição estão fazendo isso, imagina aonde vão chegar. Todo dia, toda hora, o governo passa por cima da lei sem a menor cerimônia”, reclamou Guerra.



MENSAGEM DO INCRA
 PELO DIA DO TRABALHO 

Manaus - A Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (INCRA-AM), encaminhou  à midia,  mensagem de parabenizações aos trabalhadores e trabalhadoras,  especialmente aos que atuam no campo e na agricultura familiar, pela passagem do Dia do Trabalho,  comemorado no 1º de maio.
A mensagem, que transcrevemos na íntegra, é assinada pela superintendenrte do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa.
Na foto, a superintendente do INCRA na GFeira da Agricultura Familiar, anualmente promovida pelo órgão, em Manaus, com a participação dos assentamentos de reforma agrária do Estado.

Mensagem

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Superintendência Regional do INCRA-AM
Assessoria de Comunicação Social


Mensagem aos trabalhadores e trabalhadoras


Ao transcorrer mais um 1º de maio, dia consagrado ao trabalho, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (INCRA), congratula-se com todos os trabalhadores e trabalhadoras, em especial aos trabalhadores da reforma agrária, nos nossos projetos de assentamentos espalhados em 43 municípios do Amazonas, pela passagem deste dia que presta de forma justa, merecidas homenagens a todos os  homens e mulheres que  labutam, nos  mais diferentes seguimentos.
Valorizem as conquistas, lembrando  sempre que o que o trabalho enobrece e dignifica homens e mulheres, daí, a necessidade de cuidarmos bem de tudo o que já conseguimos com muito trabalho, dedicação, suor e esforço.

Feliz Dia do Trabalho.
Manaus, 1º de maio de 2010

Maria do Socorro Marques Feitosa
Superintendente Regional do INCRA



,
Efeito da greve
Prefeito age rápido e faz
mundanças no Sinetram


 Manaus - O prefeito Amazonino Mendes (PTB), agiu ráapido e  em função da paralização dos rodoviários, reuniu ontem a  tarde-noite com a direção do Instituto Municipal de Trânsioto e Transporte (IMTT), com o prefeito demonstrando muita irritação
 Sem rodeios e até dando alguns gritos, o prefeito chamou a direção do IMTT à responsabilidade, demitiu sumariamente Diretor de Trânsito do órgão, Capitão Carliomar Brandão, ameaça outros de demissão neste final de semana, e nos bastidores sua assessoria já deu como certa a demissão do Presidente Rafael Siqueira, (aquele que recebeu 2 milhões em precatórios “graciosos” quando entrou no órgão). Para o seu lugar já teria sido convidado um ex-secretário do último governo Amazonino Mendes no Estado.
Segundo foi possível ouvir, o prefeito disse que deu “ordens claras nesta semana para que não acontecesse a greve, porque os rodoviários tem o melhor salário do país”, e “assim eles estariam apenas atrapalhando a população porque a questão já está na Justiça, e os rodoviários deveriam esperar a sentença.” Por isso, segundo o prefeito a greve é política e o IMTT deveria tê-la debelado “de qualquer jeito, fosse com o sindicato dos trabalhadores ou com as empresas.”(Fonte: Portal Manoreporter)
Greve dos rodoviários
Frota de ônibus opera com apenas
40% dos veículos em Manaus


Manaus – A greve dos rodoviários continua hoje (30), em Manaus. Na tarde de ontem (29), os trabalhadores fizeram uma paralisação de advertência que interditou parcialmente o trânsito nas Avenidas Leonardo Malcher, Floriano Peixoto e Getúlio Vargas, no Centro da capital.
Os motoristas e cobradores de coletivos que faziam a rota pelo Centro pararam os veículos em fila indiana e abandonaram os ônibus. Os passageiros deixaram o transporte e se aglomeraram no local. Os veículos com rota para os Terminais 3, 4 e 5 continuaram operando normalmente. Durante a manifestação, pelo menos quatro ônibus foram quebrados.
Segundo informações, a frota de ônibus vai operar apenas com 40% dos veículos nesse feriado e a paralisação deve continuar por tempo indeterminado.
Em nota oficial divulgada pela Prefeitura Municipal de Manaus, o prefeito Amazonino Mendes afirmou que os motoristas da capital são os mais bem pagos do país. Segundo o prefeito, a greve tem interesses políticos. Fonte: Portal Amazônia

Carreata de São José no Dia do Trabalhador


Manaus - O Dia do Trabalhador é comemorado hoje (1º), em vários países. No Brasil é feriado. Além de festa, muita gente aproveita a data para homenagear São José Operário, considerado o padroeiro dos trabalhadores.
Em Manaus, uma carreata realizada na manhã deste sábado, marcou essa devoção. Ela saiu da zona Leste, em direção à Paróquia localizada na Praça 14, zona Sul. Muitas famílias ornamentaram os carros e motos da passeata. Durante uma hora, os devotos pediram proteção a todos os trabalhadores.
As comemorações do Dia do Trabalhador, têm como origem uma tragédia ocorrida em 1886 na cidade norte-americana de Chicago, onde ocorreram manifestações de empregados reivindicando melhorias das condições de trabalho.





Voleibol masculino
Florianópolis para o Montes Claros e
conquista o tetracampeonato da Superliga

S.Paulo - Eles foram de Santa Catarina a São Paulo carregando o peso de defender o tricampeonato diante de um embalado estreante. Em uma quadra supostamente neutra, depararam-se com uma barulhenta torcida adversária, que tinha vindo de longe para tentar derrubá-los. Mas, depois de 2h37m de partida, são eles que vão poder arrumar as malas com um troféu a mais. Uma taça que os coloca no topo da lista dos maiores vencedores do país. O Florianópolis é, agora, ao lado do Minas, tetracampeão da Superliga masculina. O título veio neste sábado, depois de uma vitória sobre o Montes Claros, no ginásio do Ibirapuera, por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/20 e 31/29.
No início da temporada, na mineira Montes Claros, a conquista do título da Superliga, por vezes, pareceu depender de um milagre. Mas, para um time que conta com o apoio até do padre da cidade, transformar o sonho em troféu poderia ser apenas uma questão de tempo. Os jogadores tentavam repetir a façanha dos adversários de Santa Catarina, que, em 2005, então estreantes, derrubaram o todo-poderoso Minas. De lá para cá, o Florianópolis foi a todas as finais. Neste sábado, assim como o Minas, tornou-se também o único clube a levar três títulos consecutivos.
- A primeira coisa que passou pela minha cabeça foi o trabalho que nós fizemos. Esse título veio coroar tudo o que fizemos durante a temporada - disse Thiago Alves.
O técnico Talmo de Oliveira escondeu o jogo, ou melhor, a escalação do Montes Claros, até quando pôde. Nas arquibancadas, faixas de apoio a Lorena, astro do time mineiro e maior pontuador da competição.
Em quadra, com Diogo, a equipe marcou o primeiro ponto da partida. Quando Rodriguinho salvou uma bola com o pé e, depois de um longo rali, o Montes Claros abriu 6 a 3 em um bloqueio duplo, a torcida percebeu que o sonho era, sim, possível.
Éder comemora um ponto na final da Superliga O Florianópolis acordou com Thiago Alves, que, em dois ataques seguidos, botou o time em vantagem pela primeira vez (10 a 9). Lucão sentiu o tornozelo esquerdo e acabou deixando a quadra por alguns minutos. Ainda assim, a equipe conseguiu manter a calma. Do outro lado, Lorena chamava a responsabilidade.
- Joga em mim – falava ao levantador Rodriguinho.
O placar estava 23 a 19 para o Florianópolis quando Lorena explorou o bloqueio e diminuiu a diferença. Mas, com um ataque na rede, cedeu o set point para os rivais. Talmo de Oliveira reuniu o time, e, na volta, Piá salvou o primeiro set point. Em seguida, um ataque para fora irritou a comissão do Florianópolis, e foi a vez de Marcos Pacheco parar o jogo. Piá, porém, sacou na rede: 25 a 22.
No início do segundo set, Lucão, com um ace, abriu 4 a 0. Lorena marcou o primeiro ponto do Montes Claros, e Bruninho reclamou com o árbitro. Mas o levantador manteve a calma. E, enquanto os mineiros apostavam basicamente em Lorena, o time catarinense mesclava mais as jogadas e convertia praticamente todos os contra-ataques.
Paciência parecia ser a palavra-chave. Como no momento em que, após 26 segundos de rali, Thiago Alves marcou o 15º ponto e chamou a torcida catarinense, até então discreta, para o jogo. O Montes Claros encostou (15 a 14), e Pacheco tentou, como pôde, acalmar os jogadores.
Lucão e Acácio fazem ‘aposta do bem’ para a final da Superliga neste sábado Na alegria e na tristeza, fã privilegiado do Florianópolis acompanha o time de perto Vôlei transforma rotina dos moradores e resgata o orgulho em Montes Claros Bernardinho segura a lista e mantém o suspense sobre o retorno de Ricardinho No ano do Mundial, líberos da seleção brasileira ganham camisa retrô Jogadores do Florianópolis destacam união e comemoram com 'Rebolation'
Lorena tentava manter o time na briga, porém via os rivais se distanciarem no placar. Bob marcou o 24º ponto, mas Diogo salvou (24 a 20). Com o semblante tenso, Bernardinho, pai de Bruninho, assistia a tudo das arquibancadas. E só relaxou um pouco quando Thiago Alves fechou a segunda parcial - 25 a 20.
Bastava um set para o tetracampeonato. Para o time e a cidade de Montes Claros, era a última chance para reagir e sonhar com o inédito título. Lorena, melhor sacador da competição, até então estava zerado no fundamento. O time, assim como ele, pecava nos saques. Éder deu o troco: fez um ace e empatou em 5 a 5. Renato, com um bloqueio em Lorena, deixou o time em vantagem antes do primeiro tempo técnico.
O Montes Claros também deixava a desejar nas bolas de meio. A fervorosa torcida, no entanto, continuava acreditando, e gritava sem parar o nome de Lorena. Piá, com um ace, pôs o time na frente (15 a 14). Diogo, com um ataque na diagonal, abriu dois pontos (18 a 16). Mas eles, sozinhos, não foram suficientes para conseguir parar o Florianópolis. Não conseguiram evitar a festa de Bruninho, Lucão, Thiago Alves & cia.
Lorena salvou um match point, mas, em um erro de saque, deu outro ponto decisivo aos rivais. Para sorte dele, Éder sacou para fora. Renato botou o time de novo em vantagem, e Ezinho salvou. Renato apareceu de novo, e Ezinho, de novo, salvou. Lorena encheu a mão, e seu time teve seu primeiro match point. Bob esfriou a torcida mineira. Num bloqueio de Éder, o Florianópolis recuperou a vantagem. Bob, enfim, marcou o ponto do tetra.



Receita recebeu 24.678.740 declarações
do Imposto de Renda 2010 pela internet

Brasília - O número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 enviadas pela internet foi de 24.678.740 contra 25.565.859 enviadas em 2009. O número diminuiu em função das modificações implementadas pela Receita Federal neste ano. O prazo terminou às 23h59min59s, horário em que o sistema passou a não receber mais nenhuma informação.
Somente na próxima segunda-feira (3), às 8h, o sistema volta a receber as declarações. Atualmente, mais de 99% dos contribuintes usam a rede mundial de computadores para enviar as informações à Receita.
A multa mínima para quem perdeu prazo é de R$ 165,74 ou até 20% do imposto devido. Quem nãBrasília - O número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 enviadas pela internet foi de 24.678.740 contra 25.565.859 enviadas em 2009. O número diminuiu em função das modificações implementadas pela Receita Federal neste ano. O prazo terminou às 23h59min59s, horário em que o sistema passou a não receber mais nenhuma informação.o enviou as informações também corre o risco de entrar para a lista de CPFs irregulares. Por isso, é importante que, mesmo fora do prazo, o contribuinte envie a declaração.
Quem não preencheu a declaração completamente por falta de documentos ou outro motivo, mas cumpriu o prazo, pode retificar depois, mas deve ficar atento à opção escolhida. Se ele optou pelo modelo simplificado, não poderá mudar para o completo ou vice-versa, na hora da retificação.
Entre as mudanças deste ano estão a dispensa dos que são apenas sócios de empresa e não têm mais nenhum tipo de obrigatoriedade. Houve mudanças ainda para quem tem patrimônio acima de R$ 300 mil reais em 31 de dezembro de 2009. Antes, o valor era de R$ 80 mil.
As pessoas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 no ano passado segundo as novas regras para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 também devem prestar contas ao Fisco.
Os contribuintes que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte ficam obrigados a declarar, se esse valor ultrapassar R$ 40.000.
Se o contribuinte optar pelo desconto simplificado na declaração, o valor limite para usar o modelo é de R$ 12.743,63.Fonte: Daniel Lima - Agência Brasil

Lula diz que não deixará que eleições
'afrouxem' controle da economia

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na noite desta sexta-feira (30), que não deixará que as eleições presidenciais influenciem o rumo dos juros e do controle da economia. Ele participou, em São Paulo, da cerimônia de posse do novo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, que passa a ocupar o cargo deixado por Jackson Schneider.
"Nós atingimos um grau de maturidade em que a gente não pode, por conta de uma eleição, afrouxar o controle da economia e deixar a coisa desandar, senão não controla mais", disse o presidente sobre a elevação da taxa de juros anunciada na quarta-feira (28) pelo Comitê de Política Monetária (Copom). "Não há eleição que me faça jogar fora o que nós acumulamos nesse período."
O presidente ressaltou que manter a inflação controlada é prioridade da política monetária do governo. "Quem tiver que ganhar as eleições vai ganhar e vai receber um país arrumado", disse o presidente, que apoia Dilma Roussef (PT).
Sobre a crise financeira que atinge países da Europa como Grécia, Espanha e Portugal, Lula disse também que o Brasil deveria exportar para os países ricos o conhecimento que acumulou no sistema financeiro, de modo a dar mais agilidade a decisões internacionais.
"O Brasil tem expertise financeiro e queremos exportar para que países importantes do mundo não fiquem brigando entre si e fazendo com que a crise da Grécia seja pior do que iria ser."
'Independência da mulher'
Ao falar sobre a vontade do governo de ampliar e subsidiar o financiamento de caminhões novos para caminhoneiros autônomos, Lula lembrou das discussões que teve com os setores na época em que resolveu estimular a produção de eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras e máquinas de lavar.
Segundo ele, a medida é reconhecida como benéfica pelas grandes redes varejistas. "A máquina de lavar roupas é a independência da mulher. Não há nada que dê mais independência", disse ele a uma plateia formada em sua maioria por homens.
'Antagonismo' com montadoras
Lula também relembrou sua relação de "antagonismo" com as montadoras na época em que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, há três décadas. "Naquela época eu não seria nem convidado para a posse", brincou o presidente, que contou ter comprado, em 1979, um Fiat 147. "Paguei em 14 prestações e foi o carro mais chique que eu tive em muito tempo. Foi a ascensão da classe operária."
O presidente também afirmou que, quando o mandato do novo presidente da Anfavea chegar ao fim, ele (Lula) estará "esquecido". "No Brasil, ex-político, nem vento bate nas costas. Daqui a três anos, estarei mais esquecido ainda, mais velho, sem mandato, é o fim", disse, arrancando risos da plateia.
Também participaram do evento autoridades como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador do estado, Alberto Goldman, e os ministros das Cidades, Márcio Fortes, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.(G-1)



ENCERROU O PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO
IR, SE VOCE PERDEU SAIBA O QUE FAZER

Brasilia - Terminou à 23:59 hs de ontem, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2010, ano-base 2009. O órgão recebeu mais de 24,6 milhões de declarações neste ano.
O prazo para a entrega da declaração pela internet ia até as 23h59, no horário de Brasília. Para entrega da declaração em disquete, o prazo se encerrou no final do expediente desta sexta-feira das agências da Receita Federal, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, onde os disquetes são entregues.
Segundo o consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB, mesmo quem entregar com apenas um minuto de atraso está sujeito a multa de no mínimo R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido a cada mês de atraso na entrega da declaração, o que for maior. A multa é limitada a 20% do imposto devido.
Como agir
O procedimento para quem não entregou a declaração e vai fazê-lo a partir de agora é similar ao da entrega dentro do prazo: o contribuinte deve baixar os programas IRPF 2010 e Receitanet e, depois do preenchimento da declaração, transmiti-la usando o Receitanet.
A transmissão pode ser feita em qualquer dia da semana, exceto no horário de 1h às 5h. Para quem vai entregar a declaração em disquete, é necessário levá-lo a uma unidade da Receita Federal, já que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica não recebem as declarações em atraso.
No caso da entrega pela internet, depois de transmitir a declaração o contribuinte poderá imprimir o recibo de entrega, a notificação de multa e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) da multa. Segundo a Receita, se a multa não for paga no prazo, haverá incidência de juros.
Os contribuintes que tiverem imposto a restituir e forem multados por entrega da declaração fora do prazo também podem imprimir o Darf e pagá-lo. Caso não o façam, a multa será subtraída do valor da restituição, explica Teixeira.
Obrigatoriedade
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a declarar as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 em 2009.
Também estão obrigados a apresentar o documento, entre outros, os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil no ano passado, além dos contribuintes que tiverem bens e direitos, inclusive terrenos, com valor acima de R$ 300 mil.
O contribuinte que é sócio de empresa não é mais obrigado a apresentar a declaração somente por conta deste motivo.
Restituição
As restituições do IR são pagas em sete lotes mensais, entre junho e dezembro. Neste ano, o primeiro lote de restituições do IR será pago em 15 de junho, informou a Receita Federal.
Quando há inconsistência de dados, as declarações caem na malha-fina do Fisco e são pagas somente após a retificação. O contribuinte pode verificar, por meio do seu extrato do IR no site da Receita Federal, se há alguma pendência em sua declaração.
Amazonas
No Amazonas, a Receita Federal ainada não informou o montande final de declarações recebidas, ma o órgão garanate que tudo correu dentro da normalidade e o resultado final deve ter superado bem a expectativa.



Caso Dorothy Stang
Mais um fazendeiro pega 30 anos por
envolvimento na morte de missionária

Belem - O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão foi condenado no início da madrugada deste sábado (1), em Belém, a 30 anos de prisão por envolvimento na morte da missionária Dorothy Stang.
Ele foi acusado de ser um dos mandantes do assassinato ocorrido em fevereiro de 2005. Ainda cabe recurso à decisão.
O julgamento começou na manhã desta sexta-feira. Ao todo, segundo o Tribunal de Justiça do Pará, seis testemunhas foram ouvidas. As demais foram dispensadas. Um vídeo produzido pelo Ministério Público, que simula o que teria ocorrido no dia da morte da missionária Dorothy Stang, foi exibido aos jurados antes do interrogatório de Galvão.
De acordo com o TJ, Galvão falou durante mais de duas horas, respondendo a perguntas de sua defesa e negou envolvimento na morte da missionária. Ele teria se recusou a responder às perguntas da promotoria.
Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como 'Taradão', foi acusado de envolvimento em homicídio duplamente qualificado. "As qualificações são a promessa de pagamento para quem executasse a vítima e o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima", explicou o promotor Edson Cardoso de Souza ao G1. O crime teria sido encomendado a um valor de R$ 50 mil.
O assassinato
A missionária norte-americana Dorothy Stang foi morta a tiros em 12 de fevereiro de 2005, em Anapu (PA). Segundo a Promotoria, ela foi assassinada porque defendia a implantação de assentamentos para trabalhadores rurais em terras públicas que eram reivindicadas por fazendeiros e madeireiros da região.
MP apresenta ao júri vídeo de simulação da morte de Dorothy Stang Começa julgamento de acusado de matar Dorothy Stang A acusação sustentou a tese de que Regivaldo foi um dos mandantes do crime, ao lado de Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado, em abril de 2010, a 30 anos de prisão. Regivaldo era dono da fazenda onde Dorothy Stang foi assassinada, mas vendeu a propriedade a Bida antes do crime. O promotor afirmou que os dois mantinham uma parceria na época do crime.
Segundo o advogado Jânio Siqueira, a defesa de Regivaldo se baseou no argumento de que não existem provas que confirmem que o fazendeiro tenha sido um dos mandantes do crime.
Outros quatro acusados de participação no caso, Rayfran das Neves Sales, Clodoaldo Carlos Batista, Amair Feijoli da Cunha e Vitalmiro Bastos de Moura, foram julgados e condenados a penas que variam de 17 a 30 anos de reclusão.



Campanha contra febre aftosa
começa hoje no Amazonas


Manaus - O Governo do Estado abre,  dia 1° de maio, sábado, a primeira fase da campanha contra a febre aftosa 2010. A ação é realizada todos os anos pela Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).
 hoje, A expectativa é vacinar de 900 mil a um milhão de animais, entre bovinos e bubalinos em 50 municípios do Amazonas, que conta hoje com um rebanho estimado em 1,4 milhão de cabeças.
Paralelamente à aplicação da vacina, os técnicos da Codesav também realizarão o cadastramento georreferenciado (por meio de GPS) das propriedades em todos os municípios abrangidos.Fonte: Assessoria

Missão da Suframa
FOLCLORE E GASTRONIMA AMAZONENSES
FAZEM SUCESSO COM OS ITALIANOS

Firenzene, ITA -  Durante missão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na Itália, o show dos Boi Bumbás Garantido e Caprichoso, no salão do Grand Hotel, em Firenze (Florença, Itália), mostrou às autoridades e empresários italianos a riqueza cultural do folclore do Amazonas, contagiando os presentes, com a beleza e energia passada pelos brincantes.
Na opinião do Prefeito de Pontassieve, Marco Mairagui, “foi um espetáculo maravilhoso, emocionante, uma grande experiência, um intercâmbio muito interessante para a Itália”. Segundo ele, a cultura brasileira é um grande exemplo para todo o mundo e espera que esse intercâmbio siga para o futuro.
O prefeito de Bagno a Ripoli, Luciano Bartolini, não resistiu e foi dançar o tradicional “dois pra lá, dois pra cá”. Bastante animado, ele disse que o show era encantador, cativante e que “a música penetrava nas pessoas, o que representa a alegria de viver que o Brasil tem no sangue”.
Outro que ficou encantado com a apresentação dos Bumbás foi o empresário Lorenzo Braccilini. “O espetáculo trouxe o Sol a Firenze, uma festa de cores, belíssima”, disse ele.
A renomada indústria de motos, DUCATI, foi representada pelo Gerente de Vendas, Pierfrancesco, que revelou não estar acostumado com tanta alegria, uma grande mostra da cultura do Amazonas, menos conhecida na Itália que Rio de Janeiro e São Paulo.
Chef Maria do Céu brilha na Itália
Mas, não foi só o boi que fez sucesso entre os italianos. A chef de cozinha do Amazonas, Maria do Céu também brilhou no salão do hotel cinco estrelas, sendo aplaudida cada vez que se aproximava das mesas para explicar sobre os pratos servidos no jantar amazônico, com apoio do chef italiano, Fabio Sicilia, que atualmente mora no Brasil, do chef do Grand Hotel, Fabrizio Inocentti e do somelier, Giusepe Tedesco.
Maria do Céu disse que era uma emoção muito grande estar em Firenze, um lugar histórico, trazendo a cultura, informação e gastronomia da Amazônia Brasileira. “Eu só tenho que agradecer a Deus por esse momento inesquecível”, disse ela bastante emocionada.
A grande noite foi aberta pela Superintendente da SUFRAMA, Flávia Skrobot Barbosa Grosso, que disse estar fechando com chave de ouro a missão da autarquia à Itália, com a concretização de acordos de cooperação eu trazem benefícios a ambos países.
Garantido e Caprichoso farão uma nova apresentação em Firenze, desta vez aberta ao público, na praça da República. (Suframa)