Pesquisar este blog

domingo, 4 de abril de 2010

Massa fez corrida de recuperação

Sem chuva, Vettel passeia na Malásia,
e Massa é o novo líder do campeonato

Sepang, Malásia - A tão esperada tempestade tropical na Malásia não veio e, finalmente, após duas corridas com problemas, a RBR pôde fazer seu passeio de domingo, no circuito de Sepang. Com facilidade, o alemão Sebastian Vettel superou o companheiro de equipe, Mark Webber, ainda na largada e rumou, sem ser ameaçado, para sua primeira vitória na temporada. O australiano chegou na segunda posição, e Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio. Mas quem se deu bem na corrida foi Felipe Massa, após largar em 21º. Com o sétimo lugar, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato com 39 pontos, dois à frente de Fernando Alonso, que teve o motor quebrado na penúltima volta.
Se a briga na ponta foi gelada, os pilotos da McLaren e da Ferrari fizeram uma excelente corrida de recuperação e conseguiram suas vagas na zona de pontuação. Lewis Hamilton, com um carro com mais velocidade nas retas de Sepang, conseguiu evoluir rapidamente, e terminou em sexto. Entretanto, ele teve de segurar uma branda pressão do brasileiro nas voltas finais.
Após vitória na Malásia, Sebastian Vettel é erguido pelos mecânicos da RBR nos boxes da equipe Jenson Button foi superado por Felipe Massa, mas resistiu bravamente aos ataques de Alonso na parte final da corrida. O inglês da McLaren conseguiu a oitava posição. O espanhol, no entanto, sofreu com problemas na redução de marchas em seu câmbio desde a metade da corrida e acabou fora da prova com a falha mecânica em seu motor Ferrari. Michael Schumacher, que vinha em uma corrida discreta, teve problemas com sua roda traseira esquerda e foi forçado a abandonar a corrida. O piloto da Mercedes sequer conseguiu voltar aos boxes após a falha.
Rubens Barrichello teve problemas na largada com seu Williams e perdeu muitas posições. Ele terminou a corrida apenas em 12º, com um carro muito ruim nas retas. Já Lucas di Grassi (14º), da VRT, e Bruno Senna (16º), da Hispania, conseguiram chegaram ao fim de uma prova pela primeira vez na temporada de estreia na Fórmula 1.
O polonês Robert Kubica, da Renault, conseguiu outro excelente resultado, com a quarta posição. Completaram a zona de pontuação o alemão Adrian Sutil, da Force India, em quinto; o espanhol Jaime Alguersuari, da STR, em nono; e o alemão Nico Hulkenberg, da Williams, em décimo. Estes dois últimos marcaram pontos pela primeira vez na categoria.
Largada sem chuva
A chuva esperada para a largada não veio e o GP da Malásia começou com pista seca em Sepang. E os problemas mecânicos começaram antes mesmo do alinhamento no grid na reta dos boxes. Pedro de la Rosa, da Sauber, sofreu com uma falha de seu motor Ferrari e parou no meio do circuito. Com isso, o espanhol, que largaria em 12º, ficou fora da prova.
Na largada, Rubens Barrichello ficou parado com seu Williams e só arrancou depois, muito lentamente. O brasileiro caiu da sétima para a 18º posição por causa da falha. Na frente, Sebastian Vettel, que era o terceiro, pulou muito bem e dividiu a primeira curva com o companheiro Mark Webber, pole position. O alemão superou o australiano e assumiu a ponta.
Vettel supera Webber ainda na primeira curva após a largada, com McLaren e Ferrari escalando o pelotão Avanço rápido na corrida
Os pilotos da McLaren e da Ferrari, que largaram muito atrás, ganharam muitas posições já na primeira volta. Com uma excelente largada, por dentro, Lewis Hamilton e Felipe Massa pularam para a 13ª e 14ª posições, respectivamente, após saírem em 20º e 21º. Apesar de terem escolhido a linha errada, a de fora, Alonso e Button também subiram, mas ficaram imediatamente atrás de seus companheiros.
Na segunda volta, Hamilton conseguiu ultrapassar com facilidade Sebastien Buemi e ganhou a 12ª posição. Massa não teve a mesma tranquilidade e ficou preso atrás do suíço. Em seguida, Button tentou a ultrapassagem sobre o brasileiro, mas acabou sendo superado por Fernando Alonso, que se aproximou muito do companheiro de Ferrari.
Felipe Massa e Fernando Alonso andaram juntos até o pit stop do espanhol, na parte final da prova Hamilton agressivo
Hamilton continuava a ganhar posições ao superar Jaime Alguersuari na quarta volta. No fim do pelotão, Timo Glock e Heikki Kovalainen se tocavam. O alemão da VRT foi para a caixa de brita e abandonou a corrida. Na oitava volta, o inglês da McLaren se aproximou de Vitaly Petrov para lutar pelo décimo lugar. Ele superou o russo antes da reta dos boxes, mas tomou o troco na curva seguinte. Ele conseguiu a ultrapassagem de novo em seguida, mas mudou de linha mais de uma vez na reta dos boxes e recebeu uma bandeira de advertência dos comissários.
Na nona volta, Kamui Kobayashi abandonou a corrida após a quebra do motor Ferrari da Sauber na primeira curva. Já Button deu o troco em Alonso e recuperava a 15ª posição. Mas o inglês da McLaren resolveu apostar em uma troca de pneus precoce, assim como na Austrália, quando venceu a prova, e parou nos boxes na passagem seguinte.
Hamilton conseguiu avançar rapidamente após a largada, mas não superou Adrian Sutil no fim Schumacher quebra
Michael Schumacher, que vinha em uma corrida discreta, teve problemas com sua roda traseira esquerda e foi forçado a abandonar a corrida. O piloto da Mercedes sequer conseguiu voltar aos boxes após a falha. Hamilton, por sua vez continuava em sua batalha por posições. Ele entrou na briga pela sexto lugar, junto com Nico Hulkenberg e Vitantonio Liuzzi.
Sem previsão de chuva e já com os pneus trocados, Button voava na pista, enquanto os pit stops continuavam com Hulkenberg e Petrov. Liuzzi, que lutava por pontos, teve o carro recolhido à garagem após ficar muito lento.
Alonso com problemas
Atrás de Massa, Alonso tinha problemas na redução de marchas, mas seus tempos não se alteravam. Na frente, Vettel fez seu pit stop na 24ª volta e retornou na terceira posição. Webber parou na seguinte, mas ficou atrás de Hamilton, que já era o segundo colocado a esta altura, mas não tinha parado nos boxes.
Felipe Massa fez seu pit stop na 27ª e colocou os pneus macios. Ele ficou em nono, atrás de Button. Com isso, Alonso e Hamilton eram os únicos carros a não parar nos boxes. O inglês só entrou na 31ª passagem e voltou na sexta posição, logo à frente do companheiro.
Após largar em 21º, Massa acabou lucrando no fim da corrida com o abandono de Fernando Alonso Massa supera Button no fim
O brasileiro da Ferrari, com pneus novos, era cerca de dois segundos mais rápido que Button por volta. Ele reduziu a vantagem rapidamente, mas não conseguia a ultrapassagem. A McLaren tinha mais velocidade nas retas, complicando a vida de Massa. Enquanto isso, a Ferrari demorava a chamar Alonso para o pit stop, talvez esperando pela chuva, que não apareceu.
O espanhol só parou na 37ª volta e também colocou os pneus macios. Com Massa preso atrás de Button, Alonso começou a tirar dois segundos por volta dos rivais à sua frente. O brasileiro só conseguiu a ultrapassagem sobre o inglês da McLaren após dez voltas, mas, em seguida, abriu boa vantagem na sétima posição. A responsabilidade então ficou com o bicampeão mundial. Após uma ferrenha disputa, com direito a dois trocos de Button, a quebra de Alonso encerrou a briga.
Na frente, Vettel e Webber rumavam com tranquilidade para a dobradinha na Malásia. Apesar de ter feito a melhor volta da corrida a três voltas do fim da corrida, o australiano se manteve atrás do companheiro, sem tentar uma manobra mais ousada. No fim, a vantagem do alemão ficou pouco acima dos quatro segundos.(G.Esporte)

Bento XVI desconhecia o discurso

PREGADOR DO PAPA PEDE PERDÃO A JUDEUS

Cidade do Vaticano - O Predicador da Casa Pontifícia, Raniero Cantalamessa, pediu perdão aos judeus por seu discurso da Sexta-Feira Santa quando comparou as críticas ao papa Bento XVI pelos casos de pedofilia com o antissemitismo e assegurou que o pontífice desconhecia o texto, disse em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "Corriere della Sera".
O franciscano, de 75 anos, assinalou que suas intenções eram "amistosas" e que levando em conta que este ano a Páscoa cristã e a judia caem na mesma semana queria enviar uma saudação aos judeus no contexto da sexta-feira, "uma data que, infelizmente , sempre foi de confronto e, para eles, de compreensível sofrimento".
Vaticano enfrenta nova polêmica após declaração de padre sobre judeus Vaticano compara a antissemitismo pressões acerca de pedofilia na igreja Grupos judaicos criticam sermão de pregador do papa Papa tem Via-Crúcis marcada por escândalos de pedofilia
Ele se referia às preces dos católicos pelos judeus da Sexta-Feira Santa. No rito anterior ao Concílio Vaticano II se pedia por sua conversão ao cristianismo e se rogava a Deus para que eliminasse "a cegueira deste povo, para que, reconhecida a verdade de sua luz, que é o Cristo, saíssem das trevas".
Essa frase foi mudada e atualmente se implora a Deus que "ilumine seus corações para que reconheçam a Jesus Cristo salvador de todos os homens". Texto que os judeus continuam criticando.
O predicador da Casa Pontifícia disse em seu discurso da Sexta-Feira Santa que um amigo judeu tinha lhe escrito, mostrando-lhe seu "desgosto" pelas críticas da imprensa internacional a Bento XVI, ao qual acusam de ter escondido casos de padres pedófilos.
Cantalamessa manifestou que falou em sua homilia da carta de seu amigo judeu "porque me pareceu um testemunho de solidariedade com o pontífice tão duramente atacado nestes dias".
"A minha intenção era amistosa, o contrário de hostil", insistiu o franciscano.
Justificativa
No sábado (3), o Vaticano se apressou em justificar, que a declaração durante um sermão do padre não corresponde à linha de pensamento da Igreja.
"Fazer uma aproximação entre os ataques contra o papa pelo escândalo de pedofilia e o antissemitismo não é a linha seguida pela Santa Sé", afirmou o padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé à rádio Vaticano.
Repercussão
A comparação provocou indignação nas comunidades judaicas europeias e americanas e o protesto de associações de vítimas de abusos sexuais cometidos pelo clero.
A declaração do pregador da Casa Papal durante o sermão da liturgia da Sexta-Feira da Paixão é de "mau gosto e inapropriada", afirmou o rabino de Roma Riccardo Di Segni.
"O paralelismo que se fez em São Pedro não tem razão de ser. São declarações completamente fora de propósito", declarou Di Segni em entrevista ao jornal La Stampa.
O rabino Di Segni, o mesmo que desafiou em janeiro as dúvidas de boa parte da comunidade judaica mundial ao receber Bento XVI na sinagoga de Roma, considerou a comparação "especialmente inoportuna, já que nenhuma pessoa da comunidade judaica interveio até agora nos escândalos de pedofilia da Igreja". "Estes abusos são um problema da Igreja Católica e não corresponde a nós intervir nem fazer comparações que não podem ser feitas", disse.
'Insulto'
Na Alemanha, os judeus também manifestaram contrariedade. Para o secretário-geral do Conselho Central dos Judeus do país, a comparação é um "insulto".
"É uma impertinência e um insulto para as vítimas dos abusos sexuais, assim como para as vítimas da Shoah", declarou Stephan Kramer.
"O Vaticano recorre aos métodos habituais utilizados há décadas para sufocar e ocultar as histórias que afetam a Igreja Católica", completou. Do G1, com agências internacionais*














sábado, 3 de abril de 2010

Roberto Carlos cancela show no México
para acompanhar mãe internada no Rio

Rio - Roberto Carlos cancelou a apresentação que faria no Festival de Cultural Zacatecas, no México. O cantor adiou o show para ficar próximo da mãe, conhecida como Lady Laura, internada em estado grave no Hospital Copa D´or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista neste sábado (3).
O show de Roberto Carlos no México estava marcado para a terça-feira (6) e seria o primeiro espetáculo da nova turnê pela América Latina. A assessoria de imprensa do cantor não soube informar se o artista vai cancelar os outros compromissos agendados.
De acordo com o boletim médico divulgado neste sábado (3), a mãe de Roberto Carlos, Laura Moreira Braga, de 94 anos, está internada na UTI com infecção pulmonar e respira com o auxílio de aparelhos. Ela deu entrada no hospital na madrugada de quarta-feira (31) e está sendo tratada com antibióticos.







,
DRAMATURGIA BRASILEIRA
 PERDE BUZA FERRAZ

Rio - A dramaturgia brasileira perde o ator e diretor Buza Ferraz. Ele tinha leucemia, passou mal em casa e morreu depois de sofrer três paradas cardíacas enquanto era atendido em um hospital no Rio de Janeiro. Buza tinha 59 anos idade e mais de 40 de carreira.
Na porta do Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, parentes e amigos se reunidos. Por volta de nove e meia da manhã, o corpo de Buza Ferraz foi levado para o velório.
Há alguns anos, o ator e diretor lutava contra uma leucemia. Apesar da doença, segundo a família, Buza Ferraz estava bem e tinha ido passar o feriado num sítio em Teresópolis, na serra fluminense. Lá, começou a se sentir mal, teve febre e muita tosse. A família o trouxe de volta ao Rio e nesse hospital ele teve três paradas cardíacas.
“O médico não associou com a leucemia. Ele teve alguma coisa semelhante a um edema pulmonar, tinha líquido no pulmão e foi muito forte”, conta Denise Maio, esposa de Buza.
O carioca Alberto Paulo Ferraz que começou a carreira no teatro, ainda adolescente. Na década de setenta, estreou na novela "Selva de Pedra", na TV Globo. Depois, enfrentou o desafio de interpretar um homossexual, em "O Rebu".
Se destacou em outras novelas, como "Brilhante" e "História de Amor". A última foi "Páginas da Vida", de Manoel Carlos, em 2006, no papel do adbogado Ivã.
Em quadro décadas, foram mais de vinte novelas, minisséries e especiais. Número que só não foi maior porque Buza Ferraz também era apaixonado por cinema. Foi produtor de vários filmes, entre eles "Xica da Silva" e "Eu sei que vou te amar".
Depois, deu mais um passo: em 1997, escreveu o roteiro e dirigiu o longa-metragem "For all - trampolim da vitória", um musical romântico passado durante a segunda guerra, quando os americanos instalaram uma base militar no Rio Grande do Norte.
O filho caçula, Antônio Bento, de 18 anos, decidiu seguir os passos do pai. E os dois tinham planos juntos. Buza Ferraz ia dirigir uma peça de teatro escrita pelo filho.
“Meu filho estava louco porque o pai ia dirigir ele. Foi triste...”, declara a esposa de Buza.
Buza Ferraz deixa cinco filhos. O sepultamento do corpo do ator Buza Ferraz foi realizado as 16 horas.(TV Globo)
FELIZ PÁSCOA

O mundo cristão comemora no domingo (04) a Páscoa, recordando com emoção e fé a passagem de Jesus Cristo na terra e em especial o seu sofrimento entre nós vivendo na condição humana, embora fosse o Filho de Deus, que veio se juntar aos simples mortais terráqueos para livrar a humanidade do pecado.
Com a crucificação e morte do filho de Deus no frio madeiro da cruz, materializando o maior crime cometido pela humanidade, veio à ressurreição, e é exatamente para celebramos esse fato milagroso e divino, essa grande passagem na história da humanidade, a Páscoa, que celebraremos amanhã, domingo, através de momentos de fé e muita reflexão, nos confraternizando com homens e mulheres de boa vontade, inclusive, com a tradicional troca dos ovos de Páscoa, festejando esse sublime ato de grandeza, humildade e amor.
“O Verbo que era a palavra se fez carne e veio habitar entre nós e após um período aqui na terra, nos mostrou que nós também somos eternos, pois o que vivemos é uma Páscoa, ou seja, uma passagem (em hebreu Páscoa quer dizer passagem), com Jesus Cristo nos ensinando que a vida terrena representa apenas uma passagem”.(BS)Diante desse fato, não é difícil imaginar que o mais importante não é o que edificamos materialmente, mas o que construímos espiritualmente.
Páscoa, por tanto, é a passagem, mas não a passagem desta vida para outra, mas de toda a passagem por esta vida, com todos os anos de conhecimento, aprendizagens, vivências e experiências. Portanto a Páscoa é em suma, a comemoração da vida.
Com este modesto texto, o Blog do Osny Araújo – Jornalismo Eclético, formula a todos os internautas, especialmente aos seus leitores, colaboradores, amigos e familiares, votos de uma FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA, com a certeza de que continuaremos sendo abençoados por esse DEUS MISERICORDIOSO e cheio de amor pela humanidade. Que assim seja.


Chuva elimina Massa e Alonso, e Mark
Webber marca a pole do GP da Malásia

Malásia - A chuva que deu emoção à corrida na Austrália voltou a atacar no treino classificatório para o GP da Malásia, neste sábado. O asfalto começou a ficar molhado cinco minutos antes da sessão e provocou um festival de erros de estratégia na McLaren e na Ferrari. Resultado: Fernando Alonso (19º), Lewis Hamilton (20º) e Felipe Massa (21º) foram eliminados na primeira parte. Jenson Button rodou, ficou na caixa de brita após marcar tempo e sai apenas em 17º. A pole ficou com Mark Webber, após uma interrupção de 15 minutos na superpole ocasionada pelas péssimas condições da pista em Sepang.
Com 1m49s327 e pneus intermediários, o australiano superou o tempo de Nico Rosberg, da Mercedes, com os intermediários, por 1s346. O alemão larga em segundo, logo à frente do compatriota Sebastian Vettel, da RBR, o terceiro. A Rede Globo transmite o GP da Malásia neste domingo, a partir das 5h (de Brasília).
Em meio à chuva forte que caiu no treino classificatório, Mark Webber saiu de intermediários e fez a pole
Adrian Sutil, da Force India, larga em quarto. O novato Nico Hulkenberg, da Williams, foi o quinto, seguido por Robert Kubica, da Renault, o sexto. Mas a superpole foi marcada pelo duelo entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher. O brasileiro ficou sempre à frente do antigo companheiro de Ferrari e vai largar em sétimo. Já o alemão conseguiu apenas o oitavo tempo.
A surpresa Kamui Kobayashi, da Sauber, conseguiu avançar à superpole pela primeira vez no ano e ficou em nono. Vitantonio Liuzzi, companheiro de Adrian Sutil na Force India, completa a lista dos dez primeiros colocados no treino classificatório em Sepang.
Os outros brasileiros dividem a última fila do grid do GP da Malásia. Bruno Senna rodou na primeira parte do treino e conseguiu apenas o 23º tempo com sua Hispania. Já Lucas di Grassi teve problemas com a bomba de combustível da VRT e sairá na 24ª posição deste domingo.
A chuva atingiu o circuito de Sepang cinco minutos antes do treino classificatório e rapidamente molhou a pista. A força não era a da tempestade de 2009, que causou o fim prematuro da corrida, mas obrigou todos a colocar pneus intermediários. À medida que o tempo avançava na primeira parte da sessão (Q1), a intensidade aumentou e as rodadas começaram a acontecer.
A McLaren e a Ferrari, vendo a chuva, cometeram um grave erro estratégico. As duas equipes demoraram a mandar seus pilotos à pista e acabaram por dificultar a vida deles. Hamilton e Button saíram com os pneus intermediários, mas rodaram por causa da pista molhada. O atual campeão conseguiu avançar à segunda parte (Q2), mas ficou atolado na caixa de brita e teve de ser rebocado.
Após os problemas, Button vai largar apenas em 17º. Já Hamilton marcou apenas o 20º tempo. Após cometer um erro e rodar, Alonso conseguiu um tempo melhor que Massa, mas insuficiente para avançar ao Q2. O espanhol começa a corrida em 19º e o brasileiro, que também saiu da pista, em 21º.
Os estreantes brasileiros também foram eliminados na primeira parte. Bruno Senna rodou logo no início e vai largar na penúltima posição do GP da Malásia. Já Lucas di Grassi demorou muito a ir para a pista por causa de problemas na bomba de combustível. Por causa da chuva, ele não conseguiu marcar um bom tempo e ficou em último.
Barrichello e Schumi duelam no Q2
A segunda parte do treino classificatório (Q2) viu a chuva aumentar no início, tanto que os pilotos tiveram de colocar pneus para chuva forte. Barrichello e Schumacher acabaram monopolizando as atenções, ao se revezar na ponta durante a maior parte dos 15 minutos. Entretanto, os dois acabaram sendo superados no fim, mas foram para a superpole.
Sebastian Vettel acabou como o mais rápido no Q2, que não teve surpresas entre os eliminados. Heikki Kovalainen, da Lotus, e Timo Glock, da VRT, colocaram suas equipes pela primeira vez nesta parte do treino, mas vão largar apenas em 15º e 16º, respectivamente. Sebastien Buemi (13º) e Jaime Alguersuari (14º), da STR, também acabaram fora.(G. Esporte)

Aprofundamento da crise

VATICANO NÃO APROVA DECLARAÇÃO
DO PREGADOR SOBRE JUDEUS

,Cidade de Vaticano - A comparação feita pelo pregador da Casa Papal entre os ataques a Bento XVI pelos escândalos de pedofilia e o antissemitismo deflagrou uma nova polêmica envolvendo a Igreja Católica em plena Páscoa.
Neste sábado (3), o Vaticano se apressou em justificar, que a declaração durante um sermão nesta sexta do padre não corresponde à linha de pensamento da Igreja.
"Fazer uma aproximação entre os ataques contra o papa pelo escândalo de pedofilia e o antissemitismo não é a linha seguida pela Santa Sé", afirmou o padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé à rádio Vaticano, neste sábado.
Lombardi disse ainda que o pregador "quis apenas tornar pública a solidariedade com o Papa expressada por um judeu à luz da particular experiência dolorosa sofrida por seu povo".
Vaticano compara a antissemitismo pressões acerca de pedofilia na igreja Grupos judaicos e vítimas de abuso criticam sermão de pregador do papa Papa tem Via-Crúcis marcada por escândalos de pedofilia Em missa, papa condena o aborto, mas não cita acusações de pedofilia no clero Papa pode sair fortalecido de escândalos, dizem vaticanistas Papa pede orações para os padres
Mas ele reconheceu que "o fato de citá-la poderia suscitar mal-entendidos".
Na sexta-feira à noite, durante a liturgia da Paixão de Cristo, o franciscano, pregador da Casa Papal, leu uma carta de solidariedade com o Papa e a Igreja, que disse ter recebido de um amigo judeu.
"Com desgosto estou acompanhando os violentos e concêntricos ataques contra a Igreja, o Papa", escreveu o autor da carta. "O uso dos estereótipos, a passagem da responsabilidade e culpa pessoal para a culpa coletiva me recordam os aspectos mais vergonhosos do antissemitismo", acrescentou.
O Papa é acusado pela imprensa alemã e americana de ter acobertado casos de abusos sexuais de menores cometidos por padres quando era arcebispo de Munique e durante o período em que dirigiu a Congregação para a Doutrina da Fé.
Repercussão
A comparação provocou indignação nas comunidades judaicas europeias e americanas e o protesto de associações de vítimas de abusos sexuais cometidos pelo clero.
A declaração do pregador da Casa Papal durante o sermão da liturgia da Sexta-Feira da Paixão é de "mau gosto e inapropriada", afirmou o rabino de Roma Riccardo Di Segni.
"O paralelismo que se fez em São Pedro não tem razão de ser. São declarações completamente fora de propósito", declarou Di Segni em entrevista ao jornal La Stampa.
O rabino Di Segni, o mesmo que desafiou em janeiro as dúvidas de boa parte da comunidade judaica mundial ao receber Bento XVI na sinagoga de Roma, considerou a comparação "especialmente inoportuna, já que nenhuma pessoa da comunidade judaica interveio até agora nos escândalos de pedofilia da Igreja".
"Estes abusos são um problema da Igreja Católica e não corresponde a nós intervir nem fazer comparações que não podem ser feitas", disse.
'Insulto'
Na Alemanha, os judeus também manifestaram contrariedade. Para o secretário-geral do Conselho Central dos Judeus do país, a comparação é um "insulto".
"É uma impertinência e um insulto para as vítimas dos abusos sexuais, assim como para as vítimas da Shoah", declarou Stephan Kramer.
"O Vaticano recorre aos métodos habituais utilizados há décadas para sufocar e ocultar as histórias que afetam a Igreja Católica", completou.
Desculpas
Marvin Hier, rabino e fundador do Centro Simon Wiesenthal, uma organização de luta contra o antissemitismo, exigiu "desculpas" do Papa pelas "observações agressivas, vergonhosas, fora de propósita", além do que chamou de "deformação total da história".
Para ele "não é possível comparar os séculos de antissemitismo que levaram à morte de milhões de pessoas inocentes com criminosos que renegam sua fé e vocação agredindo sexualmente crianças".
Para David Clohessy, que dirige o SNAP, um grupo de defesa das vítimas dos padres pedófilos, "é um insulto, tanto para as vítimas de agressões sexuais como para os judeus".
O rabino Gary Greenebaum, responsável pelas relações interreligiosas no Comitê Judaico Americano, pediu aos dirigentes católicos que "não pratiquem a hipérbole".
Neste sentido, o rabino de Roma advertiu contra os "boatos" de que os ataques contra a Igreja teriam origem no lobby judaico, já que em alguns círculos católicos se afirma que a imprensa italiana é controlada por judeus.(Ag. Internmacionais)







Conceito
A SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA

,
Nunca, em tempo algum, ouviu-se falar tanto no conceito de sustentabilidade como agora. Depois de ocupar mais as páginas dos discursos políticos, o termo começa a tomar lugar em projetos desenvolvidos por governos, principalmente em regiões detentoras de floresta, como é o caso da Amazônia.
Promover a sustentabilidade é promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a não prejudicar o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
Especialistas afirmam que, em relação à Amazônia, mesmo em atividades humanas altamente impactantes como a mineração, extração vegetal e agricultura, pode-se promover desenvolvimento com sustentabilidade gerando renda para os habitantes sem que seja necessário o desmatamento.
Desta forma, projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se por vários lugares antes degradados, numa preocupação ecológica cada vez maior de salvar a Amazônia, acreditando que, desta forma, também se estaria ajudando no combate ao aquecimento global, que tem nas queimadas, uma de suas causas.
Uma das opções que tem sido apresentada é a comercialização de créditos de carbono, em que, países ricos compram créditos gerados pela manutenção da floresta em pé, levando em consideração a quantidade de carbono que uma determinada área de floresta produziria. A renda obtida com a venda desses créditos é empregado em atividades que promovam o desenvolvimento sustentável da região.
Na Amazônia, uma única árvore pode conter mais de duas mil espécies raras de animais. Além disso, florestas tropicais como essa, são essenciais para manter o equilíbrio do dióxido de carbono na atmosfera. No entanto, a derrubada descontrolada de árvore para venda da madeira e o crescimento da agricultura e pecuária, estão destruindo sua rica biodiversidade.
Algumas medidas devem ser tomadas para se alcançar o desenvolvimento sustentável: utilização da energia de forma mais eficaz com desenvolvimento de fontes de energia renováveis, como vento e energia solar, promoção da educação ambiental aos agricultores e, principalmente, eliminação da pobreza, com projetos eficazes para utilização de recursos da floresta pelos ribeirinhos e comunidades indígenas de forma sustentável.
A Amazônia é um ecossistema complexo e frágil, necessita de leis severas de proteção ambiental e projetos factíveis de sustentabilidade.
Na região, a imensidão do verde engana, pois o solo é quimicamente pobre. Quando a mata é convertida em monocultura ou em pastagem, há um irreversível impacto ambiental. Como conseqüência, logo a produtividade decai e os agricultores e pecuaristas abandonam a área para queimar outras quadras, num círculo infinito e cada vez mais voraz.
Promover a sustentabilidade, portanto, já não é mais um simples discurso, mas uma necessidade cada vez mais imperiosa de manter a Amazônia para as gerações futuras, tendo a certeza de que o mais fantástico ecossistema da terra continuará a prover recursos e bem-estar econômico e social para as comunidades que nela vivem.(Portal Amazonia) .



Via Sacra e Procissão renem milhares
 de fiés nas ruas de Manaus

Manaus - As duas procissões na Sexta-Feira da Paixão, em Manaus levaram às ruas mais de 40 mil pessoas.
A via sacra saiu às 9h da Catedral Metropolitana e terminou às 12h no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14, tendo sido depois realizada a Procissão do Senhor Morto, no trajeto de volta.
As avenidas 7 de setembro, Visconde de Porto Alegre e rua Tarumã foram fechadas para o trânsito de veículos. Pelo menos 20 agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) orientavam os motoristas.
À tarde, o arcebispo de Manaus, Dom Luís Soares Vieira celebrou missa e a adoração da cruz no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
A Sexta Feira da Paixão celebra a Paixão e Morte de Cristo. De acordo com as tradições católicas, é um dia de silêncio, jejum, oração e respeito à morte de Jesus. Hoje (3), Sábado de Aleluia, haverá uma celebração solene de Vigília Pascal, na igreja da Matriz.



Prorrogada a  segunda etapa da vacinação H1N1
Brasilia  - O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 23 de abril a vacinação contra a influenza A (H1N1) – nova gripe – de crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes e doentes crônicos até 60 anos. A segunda etapa da campanha de vacinação começou no dia 22 de março e terminaria amanhã (2). Com a prorrogação ela vai coincidir com a terceira etapa, que começa na segunda-feira (5) e pretende imunizar jovens de 20 a 29 anos.
O público em questão deverá procurar os postos de vacinação levando documento de identidade com foto. Não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica, segundo o ministério. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por definir e divulgar os locais e horários de vacinação.
Os pais deverão levar o cartão de vacinação das crianças, que receberão a dose em duas vezes – a segunda 30 dias após a primeira.
O ministério alerta que todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar e as que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes.
A vacinação contra a gripe abrange também pessoas com menos de 60 anos que tenham doenças crônicas de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento contra a aids e câncer e obesos. Eles devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação, se possuírem. Quem se enquadrar nesse perfil, mas tiver mais de 60 anos de idade começará a receber a vacina entre 24 de abril e 7 de maio, durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. (MS)







sexta-feira, 2 de abril de 2010


Avião da esquadrilha da fumaça
cai  e explode em Santa Catarina

Lages - S.Catarina - Um avião da Esquadrilha da Fumaça caiu na tarde desta sexta-feira em Lages, na Serra Catarinense, a 210 quilômetros de Florianópolis. O piloto não sobreviveu, segundo os bombeiros.
A aeronave participava de uma apresentação quando caiu na beira da pista do Aeroporto Federal do Guarujá, às margens da BR-282. O acidente aconteceu por volta das 17h30min.
Ainda não há informações sobre a causa do acidente, que já está sendo investigado pela Aeronáutica. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.
A reportagem conversou com o estudante de jornalismo Thomas Michel, que acompanhava de seu apartamento e apresentação da esquadrilha e viu o momento da queda. Ele disse que a explosão foi tão forte "que uma bola de fogo subiu mais alto que as torres de energia" (confira no link ao lado o depoimento).
De acordo com informações do setor de comunicação a aeronáutica, o avião que caiu em Lages era um T-27 Tucano. A cabine é similar a de um caça para familiarizar os cadetes.
A aeronave inovou o mercado, já que possui assentos ejetáveis em seu conjunto. Exportados para outros países o Tucano faz parte das forças Aéreas da Argentina (30), Colômbia (14), Egito (54), França (50), Honduras (12), Irã (25), Iraque (80), Paraguai (6), Peru (30), e Venezuela (31).O avião acidentado era parecido com o da foto .(Diário Catarinense)







MEIRELES CONTINUA NO BC

Brasilia - Fim do suspense. Depois de pedir algumas horas de porazo para opensar o presidente do Banco Central do Brasil,  Henrique Meirelles, anunciou que fica no cargo até o fim do governo Lula.
Meireles afirmou aos jornalistas que fica no cargo atendendo a um pedido que lhe foi feito pessoalmente presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de membros da diretoria do BC.
Ele declarou que pretende consolidar o trabalho pela estabilidade de preços e pelo controle da inflação, por isso deverá permanecer no cargo até o final do Governo Lula.

Vaticano compara a antissemitismo
 pressões acerca de pedofilia na igreja

Cidade do Vaticano - O pregador oficial do papa Bento XVI comparou nesta sexta-feira (2) as acusações contra o pontífice e a igreja católica em casos de escândalos de pedofilia à "violência coletiva" sofrida pelos judeus.
As reações de grupos judaicos e vítimas de abuso sexual por parte de padres à comparação variaram do ceticismo à fúria.
A declaração do reverendo Raniero Cantalamessa (foto), foi dada durante a missa da Sexta Feira Santa, celebrada diante do papa, na Basílica de São Pedro. Cantalamessa, figura influente no Vaticano e único autorizado a pregar para o papa, afirmou que um amigo judeu lhe escreveu dizendo que as acusações se assemelhavam "aos aspectos mais vergonhosos do antissemitismo".
Milhares de fiéis estavam na Praça São Pedro e viram a igreja católica se defender contra as acusações de que Bento XVI teria agido para acobertar casos de abuso sexual cometidos por padres.
Em missa, papa condena o aborto, mas não cita acusações de pedofilia no clero Papa pode sair fortalecido de escândalos, dizem vaticanistas Papa não vai renunciar, diz cardeal britânico Papa chega perto de fiéis e tenta contornar crise no Vaticano Vaticano rebate mais acusações do 'New York Times' contra o papa sobre abusos Bispos da França e da Inglaterra condenam pedofilia, mas defendem papa Vítimas de abusos sexuais exigem que papa divulgue arquivos sobre pedófilos Escândalos podem forçar papa a abrir arquivos secretos, diz vaticanista Papa aceita renúncia de bispo irlandês depois de escândalo de pedofilia
A rara coincidência de datas entre a Páscoa Católica - que marca a ressurreição de Cristo - e a Páscoa Judaica - a travessia do povo judeu pelo deserto rumo à Terra Santa - teria incentivado Cantalamessa a refletir sobre o povo judeu, afirmou.
"Eles sabem por experiência própria o que significa ser vítima da violência coletiva, e também por causa disso eles sabem reconhecer rapidamente os sintomas recorrentes disso", disse o assessor do papa.
Reações
Stephan Kramer, secretário geral do Conselho Central de Judeus da Alemanha, disse que as afirmações de Cantalamessa são de "uma insolência jamais vista".
"É repulsivo, obsceno e sobretudo ofensivo a todas as vítimas de abuso, bem como a todas as vítimas do Holocausto", declarou Kramer. "Até o momento eu nunca vi São Pedro pegar fogo, e também não houve explosões de violência contra padres católicos. Estou sem palavras. O Vaticano agora tenta transformar algozes em vítimas."
O rabino Gary Greenebaum, diretor de relações inter-religiosas para o Comitê Americano-Judaico, se referiu aos comentários de Cantalamessa como "um uso infeliz de palavras". "A violência coletiva contra os judeus resultou na morte de 6 milhões de pessoas, enquanto a violência coletiva citada por ele não levou a assassinatos nem destruição, mas talvez ataque ao caráter", ponderou Greenebaum.
Citando a carta do amigo judeu, que não foi identificado por Cantalamessa, o padre afirmou que seu interlocutor estaria acompanhando "com indignação os ataques violentos e concêntricos contra a igreja, o papa e todos os fiéis do mundo inteiro". "O uso de estereótipos, a transferência de responsabilidades pessoais à culpa coletiva me lembram os aspectos mais vergonhosos do antissemitismo", Cantalamessa afirmou que seu amigo teria escrito.
Durante o sermão, ele se referiu aos abusos sexuais contra crianças cometidos por padres, alegando que "infelizmente, não poucos elementos do clérigo estão manchados" pela violência. Mas Cantalamessa afirmou que não gostaria de discutir os casos de pedofilia, já que "há discussões suficientes fora daqui".
Peter Isely, diretor de uma associação de vítimas de abusos de padres com base em Milwaukee, nos EUA, classificou a analogia com o antissemitismo de "inconsequente e irresponsável". "Eles estão sentados no palácio papal, experimentando um certo desconforto, e se comparam a estarem cercados como gado e enviados a Auschwitz?", questionou. "Não pode ser sério."
Bento XVI não falou depois da cerimônia, mas, em uma voz aparentemente cansada, conduziu orações. Ele se curvou para remover um pano vermelho que cobria um crucifixo, que foi passado a ele por um auxiliar. Tirou os sapatos, ajoelhou-se e rezou diante da cruz.
Onda internacional de protestos
Uma onda de escândalos, envolvendo acusaões de pedofilia contra padres, tem abalado a Igreja Católica em vários países da Europa, entre eles a Alemanha, terra natal do papa, assim como os Estados Unidos, onde foram denunciados milhares de casos na primeira década de 2000.
Na semana passada, o jornal "The New York Times" publicou reportagem que revelava que o futuro Papa Bento XVI havia acobertado abusos sexuais de um padre americano, acusado de ter abusado de 200 crianças surdas de uma escola do Wisconsin (norte dos Estados Unidos).
Em resposta à reportagem, o Vaticano saiu em defesa do Papa afirmando que ele só teve conhecimento dos fatos quando era tarde, quando o idoso sacerdote já estava muito doente.
Ainda nos Estados Unidos, um advogado apresentou em uma corte do Kentucky (centro-leste) uma petição para que o papa Bento XVI testemunhe sob juramento no âmbito dos processos contra os padres pedófilos.
Walsh disse que que "atualmente a credibilidade do Vaticano está abaixo de zero por tudo o que fizeram para encobrir tudo isso durante séculos e intimidar suas próprias vítimas. Queremos justiça e queremos a verdade".
No último sábado, o cardeal de Westminster, Vincent Nichols, saiu em defesa do papa Bento XVI. Segundo ele, "ninguém fez tanto contra os abusos sexuais contra menores por parte dos sacerdotes do que o papa Bento XVI".
Papa pede desculpas
Ainda na semana passada, após aceitar a renúncia do bispo irlandês John Magee, criticado pela maneira como lidou com escândalos de pedofilia que atingiram a igreja na República da Irlanda, o papa Bento XVI divulgou uma carta para ser lida nas missas de domingo, pedindo desculpas pelos abusos cometidos por membros da igreja no país.
Na carta enviada aos fieis na última sexta, o papa reconheceu que as vítimas e suas famílias se sentem traídas pela Igreja. "Vocês sofreram dolorosamente e eu verdadeiramente sinto muito", disse Bento XVI, acrescentando que houve "erros sérios" entre bispos na forma como lidaram com as alegações de pedofilia.
Quanto a casos semelhantes em outros países, o papa disse que aqueles culpados de abusos devem "responder perante a Deus e aos tribunais propriamente constituídos pelas ações pecadoras e criminais que cometeram".
Numa iniciativa da inédita da igreja co relação ao tema, Bento XIV afirmou ainda que espera que o momento "ajude no processo de arrependimento, cura e renovação" do clero.
Ainda assim, algumas vítimas acreditam que o papa deveria ter ido mais longe, esperando uma admissão de que o abuso foi acobertado. (G-1 e Agências)







Decisão provisória

JUSTIÇA DETERMINA TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS EM MANAUS
Brasilia - A Justiça Federal determinou o tombamento provisório do Encontro das Águas (confluência do Rio Negro, de água escura, com o Rio Solimões, de água barrenta) em Manaus como monumento natural e a suspensão imediata do licenciamento ambiental do chamado Porto das Lajes, terminal portuário a ser construído em área próxima. A decisão saiu no dia 31.
De acordo com a liminar, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deverá declarar o tombamento provisório do Encontro das Águas até que seja concluído o definitivo. A juíza responsável estabeleceu o prazo de 180 dias para a conclusão do procedimento.
A decisão determinou ainda que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) suspenda o processo de licenciamento ambiental do Porto das Lajes até que o Iphan conclua o tombamento.
O Ipaam deverá também impedir que, durante este período, a Lajes Logística S/A, empresa responsável pelo projeto do porto, realize qualquer ato relativo ao porto, segundo informa o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM).
Mapa e imagem de satélitereproduzidos do estudo de impacto ambiental da obra mostram a localização do futuro terminal portuário (polígono destacado em vermelho). Na imagem de satélite é possível ver as águas com duas cores separadas passando diante do local.
Internauta encontra inseto que se 'fantasia' de folha Ipam: reservas indígenas e extrativistas guardam 30% do carbono da Amazônia Madeira apreendida beneficiará vítimas das chuvas no Pará Ibama do Amazonas apreende o equivalente a 80 caminhões de madeira Desocupação de reserva em RO será negociada com moradores, diz Minc
Polêmica
A construção do terminal portuário na altura do Encontro das Águas, um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia, é motivo de polêmica na capital amazonense. De um lado, uma grande empresa de logística defende a obra. De outro, ambientalistas e moradores de um bairro da cidade querem o porto em outro lugar.
O movimento que se opõe à construção alerta para possíveis danos ambientais e sociais irreversíveis. A companhia que quer fazer a obra, a Lajes Logística (associação da Juma Participações, empresa sediada em Manaus, com a Log-In Logística Intermodal, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, que surgiu como subsidiária da Vale e abriu capital em 2007) acena com a criação de centenas de empregos e investimento de R$ 200 milhões.
Segundo a Lajes Logística, o empreendimento gerará 600 empregos diretos e indiretos durante a instalação, e 200 quando estiver em operação. A empresa foi procurada para comentar a decisão pelo tombamento, mas não retornou até o fechamento desta reportagem.
Se sair do papel, o Porto das Lajes ocupará um terreno de 600 mil metros quadrados (150 mil deles construídos). O terminal terá capacidade de receber dois navios de grande porte simultaneamente.
Moradores da Colônia Antônio Aleixo, bairro onde o terminal portuário seria construído, se opõem à construção. Organizações locais, o Conselho de Direitos Humanos da Arquidiocese e ambientalistas de Manaus se uniram no movimento SOS Encontro das Águas, e alegam que o porto vai causar dano à atividade turística pelo impacto paisagístico. Eles defendem que a poluição e o trânsito de navios vão prejudicar a pesca e as atividades de lazer da comunidade local.
Segundo o projeto, o terminal deve se situar próximo ao Lago do Aleixo, localizado na beira do rio, onde os moradores da Colônia Antônio Aleixo pescam e nadam.(Globo Amazonia)





Bento XVI celebrou as missas
da Ceia do Senhor e Crismal

Cidade do Vaticano - O Papa Bento XVI celebrou, nesta quinta, em Roma, a Missa da Ceia do Senhor. Na cerimônia na Basílica de São João de Latrão, o Papa lavou e secou os pés de 12 padres. O gesto lembra a humildade de Jesus com os apóstolos na noite da Última Ceia.
Antes, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, Bento XVI celebrou a Missa Crismal, que é o momento de renovação dos votos dos sacerdotes.
Governo inaugurou asfalto no Tarumã-Mirim

O Governo do Amazonas entregaou ontem a tarde, 25 km de vicinais recuperadas e asfaltadas na comunidade do Pau Rosa (km 21 da BR-174), beneficiando o Projeto de Assentamento do INCRA Tarumã-Mirim. 
O evento contou  com a presença do governador Omar Aziz em seu primeiro compromisso público após a posse, realizada na noite da última quarta-feira, no Palácio Rio Negro.
Segundo Omar, a ação está incluída no Programa de Recuperação de Vicinais do Governo do Estado, que visa melhorar o processo de escoamento da produção nas comunidades rurais.
O programa já recuperou 500 km de vicinais em todo o Amazonas, totalizando investimentos de R$ 7 milhões.
A superrintendente do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, também participou da solenidade.





Decisão judicial
FLUTUANTES SERÃO RETIRADOS
 DA ORLA DO RIO NEGRO

Manaus - A Prefeitura de Manaus está organizando uma operação que vai envolver cinco secretarias e órgãos da administração municipal para cumprir uma ordem judicial de retirada de todos os flutuantes da orla do rio Negro. A data para essa retirada ainda será definida em reunião conjunta com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), o Instituto Municipal de Transportes e Trânsito (IMTT) e a Guarda Metropolitana de Manaus (GMM).
O Implurb  já está notificando  os proprietários de casas, oficinas, balsas, pontões e outros tipos de flutuantes, sobre a sentença que condenou a Prefeitura de Manaus ao “dever de fazer”, ou seja, à obrigação de retirar todos os flutuantes da orla do rio Negro.
A ordem para cumprir a sentença partiu do promotor de Justiça Aguinelo Balbi Júnior, da Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), com base em uma decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente, Adalberto Carim Antônio, emitida em 2004, mas só agora será cumprida pela administração municipal.
O processo
O processo contra a permanência de flutuantes ao longo de toda a frente de Manaus, na margem esquerda do rio Negro, foi aberto no ano de 2004, quando a Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico (Prodemaph), do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPAM), moveu uma Ação Civil Pública Ambiental contra a Prefeitura de Manaus sob a acusação de “poluição hídrica e visual”, com base no Art. 1º da Lei 7.803/83 e Art. 127 e 129, Item III, da Constituição Federal. Naquela época, os proprietários dos flutuantes foram todos notificados do processo.
A Prodemaph alegou, ao processar a Prefeitura e os proprietários dos flutuantes, que essas construções “prejudicam não apenas sua família, mas toda a população” e que, a existência de água doce no mundo inteiro se dá de forma desequilibrada e, mesmo que exista em abundância no Amazonas, “se continuarmos poluindo, em breve teremos que comprar água de outros países”. “No Brasil, rio é sinônimo de lixo: 63% dos 12 mil depósitos de lixo são corpos de d’água”, destaca a Prodemaph.
Ao assumir a prefeitura, o ex-prefeito Serafim Corrêa iniciou uma operação chamada Limpa Orla, mas ela não foi adiante porque esbarrou na recusa dos proprietários dos flutuantes de se retirarem do local.
O MPAM então pediu uma liminar determinando que a Prefeitura executasse, de imediato, a retirada dos flutuantes em frente à cidade e impedisse a instalação de novas estruturas. A liminar foi concedida, mas logo depois foi derrubada porque a administração deu entrada em um recurso em que alegava, entre outras coisas, que a Vara do Meio Ambiente seria incompetente para julgar esse tipo de processo – o foro ideal seria a Justiça Federal. Além disso, a Prefeitura apontou o Estado do Amazonas e a União como litisconsortes passivos.
Sob o signo de litisconsorte, o governo do Estado entrou na ação por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), que se reuniu com diversos órgãos públicos, realizou audiências, reuniões e debates e apresentou à Vara do Meio Ambiente um estudo detalhado denominado “Proposta para o ordenamento da orla de Manaus – Trecho: Mauazinho ao Tarumã-Açu (Marina do Davi)”, organizado em conjunto com a Sedema, Setraci, Implurb, Suhab, Afeam, SNPH, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos, entre outros, sugerindo ações para o ordenamento da orla da margem esquerda do rio Negro.
Com esses elementos, o juiz do Meio Ambiente, Adalberto Carim Antônio, analisou o processo e desmontou os argumentos da defesa do Executivo Municipal, decidindo condenar tanto a Prefeitura quanto os proprietários de flutuantes.
Carim aponta em seu despacho que o risco do retorno de uma cidade flutuante na frente de Manaus implica não só em “insulto estético”, mas também em “fonte de poluição” causada pelas inúmeras oficinas flutuantes e locais de dejetos humanos. Além disso, afirma Carim, os flutuantes “ainda servem de local para práticas nefastas como a exploração da prostituição infantil, o tráfico de drogas, além de perigo para a navegação local”. O juiz classifica em seu texto que algumas unidades desses flutuantes são “cloacas flutuantes”.
A decisão do juiz Adalberto Carim aponta: “condeno os proprietários de flutuantes elencados na vestibular à ‘obrigação de fazer’ em retirar os flutuantes dos locais onde se encontram com o fito de submetê-los ao efetivo licenciamento que, se não ocorrer, acarretará em desmantelamento”.
Ao se referir a “licenciamento”, o juiz Adalberto Carim se refere ao fato de que o IPAAM sistematizou regras e padrões para que os interessados em construir ou se manter em um flutuante possam se licenciar junto ao órgão ambiental, ou seja, só ficam na água os estabelecimentos que adotarem todos os cuidados necessário para evitar a poluição, de qualquer natureza.
Prefeitura
A sentença do juiz Adalberto Carim determina que o município de Manaus tem a obrigação de retirar os flutuantes dos locais onde se encontram “efetuando o desmonte daqueles em que os proprietários não pretendam licenciá-los” e ainda de “disciplinar efetivamente a construção e instalação de flutuantes nos cursos d’água da cidade de Manaus, em interação com outros organismos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Em setembro de 2009, o promotor Aguinelo Balbi Júnior enviou ofício ao Implurb, determinando imediato cumprimento da decisão judicial. O processo tramitou ainda alguns meses pelos setores jurídicos do Executivo e vai ser cumprido a partir de agora.(Emtempo)
PRF MONTA OPERAÇÃO ESPECIAL NAS
ESTRADAS DURANTE A SEMANA SANTA

Manaus - Inicia ontem e prossegue até domingo  de Páscoa (04), a Operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando as rodovias federais do Amazonas recebem atenção redobrada para a prevenção de acidentes.
Durante os quatro dias policiais estarão distribuídos ao longos das BRs 174 e 319 aumentando a sensação de segurança e equipados com etilômetros para fiscalização da embriaguez ao volante.
Embora não haja registros de acidentes fatais no feriado de páscoa desde 2007, a PRF alerta os motoristas para o risco de acidentes devido ao aumento do fluxo de veículos nas rodovias durante o feriado, principalmente no trecho compreendido entre os quilômetros zero e 30 da BR 174, onde há vários balneários – procura comum do amazonense nestes períodos.
Restrição de tráfego
Buscando aumentar a segurança dos veículos menores, o tráfego de caminhões bitrens e cegonhas sofrerá restrição nas rodovias de pista simples. Cada período de restrição terá duração de seis horas e valerá para veículos com ou sem carga, independentemente de possuir Autorização Especial de Trânsito (AET).
O motorista que descumprir a determinação será multado em R$ 85,13 (infração média, art.187 CTB), receberá quatro pontos na CNH e permanecerá com o veículo estacionado até liberação pelo agente.
A PRF orienta que antes da viagem o motorista verifique as condições dos pneus, do sistema de iluminação e dos equipamentos obrigatórios além de conferir a validade da documentação do veículo e do condutor. Vale lembrar de que esses documentos são válidos apenas no original.
Dicas importantes:
O cinto de segurança é obrigatório a todos os ocupantes do veículo.
Crianças até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro.
O limite regulamentar para as rodovias BR 174 e BR 319 é de 80 quilômetros por hora.
Bebidas alcoólicas e direção veicular não combinam.(Polícia Rodoviária Federal)



,

INGRESSOS PARA O FESTIVAL
DE ÓPERA JÁ ESTÃO A VENDA

Manaus – Os ingressos para o XIV Festival Amazonas de Ópera já estão à venda. Os preços variam de R$ 5,00 a R$ 80,00. O Festival, que começa no dia 23 de abril, será no Teatro Amazonas e terá 15 apresentações.
Os interessados encontram os ingressos na bilheteria do Teatro, de segunda a sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 16h às 19h, e na Loja BestSeat, no Millennium Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo das 15h às 21h.
Programação
A primeira apresentação será “Yerma”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), nos dias 23, 25 e 30 de abril, com a participação da Companhia de Dança do Amazonas, Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica.
No dia 24 de abril, sobe ao palco do Teatro a ópera “Guerras de Alecrim e Mangerona” de Antônio Teixeira (1707-1769). Nos dias 29 de abril, 2 e 4 de maio será apresentado o clássico “Roméo et Julliette” de Charles Gounod (1818-1893), pela Companhia de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, formada por jovens musicistas do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.
Nos dias 7 e 9 de maio, o Coral do Amazonas, a Orquestra Amazonas Filarmônica e os solistas Manuela Freua, Marconi Araújo, Hans Mogollón e Vinícius Atique apresentam “Missa de Santa Cecília” de José Maurício Nunes Garcia. Também no dia 9, acontece no Teatro Amazonas o Concerto do Dia das Mães, “Ave Mari”.
A programação leva ainda para o Teatro, nos dias 14, 16 e 22 de maio, a montagem da ópera “Floresta do Amazonas”, também de Heitor Villa-Lobos, que será apresentada pela Companhia de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Orquestra Amazonas Filarmônica, com regência de Miguel Campos Neto. E nos dias 21 e 23 de maio, o drama lírico, “Lo Schiavo”, de Antonio Carlos Gomes (1836 - 1896), encerra as apresentações no Teatro Amazonas. (SEC)





SNPH COLOCA BALSAS EXTRAS  NA
TRAVESSIA PARA O CACAU PIRERA

Manaus – Nesse feriado da Semana Santa, nove balsas vão operar na travessia de Manaus a Iranduba. A expectativa é de que três mil veículos de passeio façam o trajeto, de hoje (1), até sábado (3), e 20 mil pessoas sejam transportadas em balsa, de forma gratuita. Outras três mil devem atravessar em voadeiras.
Para atender a demando do período, a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) vai disponibilizar serviços extras. Serão distribuídos 700 litros de água mineral, em garrafas de dois litros.
A distribuição de água será feita por voluntários do grupo de escoteiros do bairro São Raimundo, da ONG Jovens Solidários e alunos formandos de psicologia da Uninorte. Uma barraca de apoio, com mesa e cadeiras, vai auxiliar os voluntários que também distribuirão o informativo “Travessia News”.
A Polícia Militar vai checar a documentação dos motoristas. A partir de sexta-feira o Conselho Tutelar Rural também fará operações rápidas nos momentos de maior movimento.
Uma equipe do núcleo de manutenção vai funcionar 24 horas, com três mecânicos de máquinas pesadas, em escalas de 12 horas, para garantir a operacionalização de todas as balsas, mesmo que haja uma paralisação rápida para a troca de filtros ou checagem de peças.
A SNPH recomenda que o retorno da travessia seja antecipado para domingo pela manhã, para garantir rapidez no embarque. O horário de fila sempre ocorre a partir das 15h.
Disque Travessia
Para garantir uma melhor distribuição de veículos, a SNPH vai manter o serviço de Disque Travessia. Quem precisar de informações pode ligar de qualquer parte da cidade e em 40 minutos ficará sabendo quantos veículos há na fila, quantas balsas estão operando, quanto tempo vai aguardar para o embarque e navegando, além da previsão do tempo e temperatura para o dia.
Desde o carnaval, o Disque Travessia já recebeu pouco mais de 3 mil ligações. O telefone é 3232 6868.
Conheça as balsas que operam na travessia:
- Boto Navegador I e Boto Navegador II: têm capacidade para transportar até 40 veículos de passeio, ou 20 carros de passeio e 8 caminhões e operam com uma média de 8 viagens dia, ida e volta. Boto Navegador I pode transportar 520 passageiros no salão e Boto Navegador II, 250. As duas balsas possuem coletes salva-vidas para todos os passageiros.
- Bacurau, Solimões e Cacau Pirêra: têm capacidade para transportar até 23 carros de passeio, ou 12 carros de passeio e 4 caminhões, com uma média de 8 viagens por dia, ida e volta. Bacurau pode transportar até 320 passageiros, Solimões, 250 e Cacau Pirêra, 350. As três balsas possuem coletes salva-vidas para todos os passageiros.
- Iranduba: tem capacidade para transportar até 23 carros de passeio, além de 120 passageiros no salão, resguardados pelo mesmo número de coletes salva-vida. Opera com uma média de 8 viagens por dia, ida e volta.
- Lady Irene, Edu III e Acre/Brasil: têm capacidade para transportar até 45 carros de passeio, ou 20 carros de passeio e 9 caminhões, além de 300 passageiros na casaria (área coberta), resguardados pelo mesmo número de coletes salva-vidas. Operam com uma média de 9 viagens dia, ida e volta.(Fonte:SNPH)
CANDIDATURA SEM RECUO


O senador Alfredo Nascimento (PR), que deixou o Ministério dos Transportes para disputar o Governo do Amazonas nas próximas eleições, mesmo sabendo das dificuldades que o presidente Lula, o seu maior cabo eleitoral, vem enfrentando para a formação do tal “palanque único” no Amazonas, disse com todas as letras que não tem a menor possibilidade de recuar na candidatura.

Nascimento afirmou que esse projeto político é irreversível, mas chegou a admitir, que sob a liderança do presidente Lula, poderia até compor uma chapa a sair como candidato a vice-governador, para em seguida falar da inviabilidade disso ocorrer, considerando que essa decisão seria tomada em função de um resultado de campo, e segundo ele, não é isso que o povo deseja, tendo como base o seu bom índice de aceitação nas pesquisas.

Com isso, o ex-ministro dos Transportes, deixou claro que a sua candidatura não terá recuo e está posta para valar, aguardando apenas a convenção do seu partido para torná-la oficial e partir para a campanha de acordo com o que determina a Lei Eleitoral.



AZIZ NÃO CONFIRMA CANDIDATURA


Pivô da sinuca de bico em que se meteu politicamente o ex-governador Eduardo Braga, (PMDB), amigo pessoal e aliado de primeira hora do presidente Lula, que deseja palanque único dos aliados políticos no Estado em defesa das candidaturas de Alfredo Nascimento (PR) ao Governo e Dilma Roussef (PT) à presidência da República, o governador Omar Aziz, (PMN), assumiu o cargo e deixou uma dúvida no ar para o mundo político.

Perguntado pelos repórteres, sobre o seu futuro político, ele não confirmou a sua candidatura ao Governo do Estado, dizendo apenas que o momento não era para fazer nenhum comentário sobre a questão, deixando tudo para mais tarde.

Eduardo Braga entrega Governo
do Amazonas a Omar Aziz

Manaus  – Eduardo Braga (PMDB), renunciou ao cargo de governador do Amazonas no dia 31, em solenidade na parte externa do Palácio Rio Negro, no Centro da Cidade, o cargo de governador do Estado do Amazonas para Omar Aziz (PMN), vice-governador de sua gestão. Braga deixou o cargo para concorrer ao Senado Federal nas eleições desse ano.
No início da cerimônia, Eduardo Braga inaugurou o salão Rio Solimões, ao lado do Palácio, e em seguida iniciou o discurso de renúncia agradecendo a amigos e familiares. Visivelmente emocionado, Braga falava de sua trajetória quando uma forte chuva interrompeu a cerimônia.
Os convidados da solenidade se abrigaram no salão Rio Solimões. A cerimônia de renúncia de Braga e posse de Omar Aziz continuou dentro do Palácio, com a presença do presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Belarmino Lins e outras autoridades.
O novo governador disse que trabalhará para consolidar os projetos iniciados em 2003 pela gestão de Eduardo Braga e para dar continuidade aos compromissos assumidos. “Vamos trabalhar para avançar mais e realizar os sonhos e esperanças das pessoas. Vamos procurar ajudar e fazer o melhor possível”, destacou.
Nos anos de 1988 e 1992, Omar Aziz foi eleito vereador de Manaus. Em 1994, foi o deputado estadual mais votado. Aziz também foi vice-prefeito da capital por duas vezes.
Ao lado do governador eleito em 2003, Eduardo Braga, Omar Aziz foi empossado como vice-governador. No ano de 2006, Braga e Omar foram reeleitos para o cargo.
EM ALTA
Eduardo Braga, após mais de sete anos de mandato, deixou o Governo em alta com o povo,face as grandes obras que realizou ao longo desse tempo tanto na capital como no interior, o que certamente o credencia como um forte canidato ao Senado da Repúiblica nas próximas eleições.
Entre as muitas obras, podem ser citadas, o Progrtama de Saneamento dos Igarapés, (Prosamim), a coinstrução da ponte sobre o rio Negro, com inajuguração prevista para outubro, a nova tomada de Água nas lges, com inauguração prevista para julho, a expansão do Campus da Universidade do Esgtado do Amazonas (UEA) para vbáriosmunicípios, a criação da Região Metropolitana,o fortalecimento da cultura, com a inauguração do Museu Casa de Eduardo Ribeiro, o Palace Proviunmcial, o Fesival de Cinema, a inclusão de Manaus na rota da Copa do Mundo de 2014 como uma das séde dos jogos, o trabalhbo inbternacional realziado em defesa da Amazônia e do meio-ambiente, a construção de hospitais, a crisão dado programa Bolsa Floresta e tantas outras que marcaram a sua administração e fazem com que deixe o Governo copm elevado índice de aprovação.





,

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PESQUISA MOSTRA PERFIL DOS
  TURISTAS QUE VISITAM MANAUS
Manaus - Uma pesquisa feita para analisar o comportamento do turismo na região metropolitana de Manaus constatou que 95,5% dos turistas nacionais se mostram satisfeitos com a cidade. Entre os estrangeiros, 54,8% mostraram interesse em voltar a capital. A pesquisa objetivou delinear o perfil turístico e conhecer opiniões sobre a prestação de serviços na região.
O estudo apontou que alguns dos principais fatores de influência para a visita de turistas a Manaus são as feiras e eventos culturais da cidade. As riquezas naturais, a hospitalidade manauara e a boa hospedagem foram destacadas como satisfatórias pelos visitantes.
Já a limpeza pública foi apontada por 25,7% dos turistas nacionais e 31,9% dos estrangeiros como o serviço que mais gerou insatisfação. Em seguida, apareceram o asfaltamento, transporte público, segurança pública e telecomunicações.
A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), foi realizada em de fevereiro 2010, e teve como referência o mês de janeiro do mesmo ano. Foram entrevistados turistas nacionais, estrangeiros e gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo.
A pesquisa mostrou ainda que a segunda cidade mais procurada no Estado, depois da capital, é Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus.
Empresários
Foram realizadas 84 entrevistas com gerentes e empresários do ramo do turismo em Manaus. Os números apontam que para 34,5% deles, a taxa de ocupação no mês de janeiro de 2010 foi superior a de dezembro do ano anterior.
Segundo os empresários, a maior dificuldade para aumentar o turismo em Manaus é a falta de divulgação do município, a infra-estrutura precária e ausência de eventos culturais e empresariais. Quando perguntados sobre a segurança pública na cidade, 4,1% respondeu que foi assaltado no mês de dezembro de 2009.
A pesquisa constatou que mais de 60% dos turistas que vêm à Manaus são do sexo masculino, entre 36 e 50 anos, e na sua maioria são casados. Em relação à escolaridade, tanto o turista nacional, quanto o estrangeiro possui na sua grande maioria formação superior ou pós-graduação, com quase 70% de média.
Cerca de 44,3% dos turistas nacionais disseram que procuraram Manaus por causa da fauna e da flora, e 28,5% devido ao folclore local. Já os turistas estrangeiros relataram que os atrativos naturais e culturais representam 77,5% do interesse na cidade. (Senac e P.Amazonia)









Promessa de Cameron

Parte de “Avatar II”  será filmado no Amazonas


Manaus - Os amazonenses, fãs de “Avatar”, têm um bom motivo para comemorar. De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Cultura do Amazonas, o diretor do filme, James Cameron, mudou de idéia e decidiu gravar parte da segunda edição de “Avatar” no Amazonas.
Mesmo com Cameron decidido a não gravar o filme na Amazônia, conforme explicou em sua palestra no Fórum Internacional de Sustentabilidade na semana passada, em Manaus, Eduardo Braga, governador do Estado e o Secretário de Cultura, Robério Braga, tentaram convencer o o diretor a rodar parte do filme na região. Para isso, uma Carta de Apóio a Produção Audiovisual no Amazonas foi entregue ao diretor, além de uma uma lista com os pontos do Amazonas que poderiam servir de locação para o filme.
O diretor James Cameron recebeu ainda um material com a história do Amazonas Film Festival, realizado há seis anos pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, no mês de novembro.
Cameron tomou conhecimento da experiência do Amazonas em produções audiovisuais e dos muitos diretores de renome internacional que já passaram no Estado, como Sir Alan Parker, Claude Lelouch, Norman Jewison, Irvin Kershner, Paul Redman, John Boorman, John Mc Tiernan, Roman Polanski, Hugh Hudson e Matt Dillon.(Fonte: Sec)