Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

HOJE, DIA DE REIS MARCA O FIM DAS FESTAS DE NATAL

Hoje, 06 de janeiro, o mundo cristão comemora o Dia de Reis, ou melhor dos Santos Reis Magos, figuras bíblicas manais intimamente ligadas à tradição religiosa do povo. Destacam-se os Reis Magos, Considerados santos pela Igreja uma vez que a hagiologia romana considera-os bem aventurados.
Na data de hoje, sem muitas comemorações em Manaus e no Brasil, marca também a época de se desarmar os Presépios e a retiradas de todos os enfeites natalinos das residências, das lojas e dos estabelecimentos comerciais, com retorno certo programado para o próximo ano.
O simbolismo dos Reis Magos é amplo e emprestam-lhes os exegetas as mais diversas interpretações. Estão ligados intimamente às festas do Natal e deles nasceu, praticamente, a tradição do Papai Noel, pois os presentes dados nessa ocasião reproduzem que os magos do Oriente, depois de cumprida a rota que lhes indicava a estrela de Belém, prestaram a Jesus na gruta onde ele nascera.
As referências bíblicas são vagas e o episódio quase passa despercebido dos evangelistas, mas as contribuições da tradição patriática são muitas e, como elas têm força de fé e verdade, nelas devemos buscar grande parte das coisas que se contam dos santos Belchior, Gaspar e Baltazar já referidos pelos profetas do Velho Testamento, que vaticinavam a homenagem dos Reis ao humilde filho de Davi que deveria nascer em Belém.
De onde vieram e o que buscavam, pouca gente sabe. Vinham do Oriente e Baltazar, o mago negro talvez viesse de Sabá (terra misteriosa que seria o sul da Península Arábica ou, como querem os etíopes, a Abissínia). Simbolizam também as três unicas raças bíblicas, isso é, os semitas, jafetitas e camitas. Uma homenagem, pois, de todos os homens da Terra ao Rei dos Reis.
Eram magos, isto é, astrólogos e não feiticeiros. Naquele tempo a palavra mago tinha esse sentido, confundindo-se também com os termos sábio e filósofo. Eles prescrutavam o firmamento e sentiram-se chocados com a presença de um novo astro e, cada um deles, deixando suas terras depois de consultar seus pergaminhos e papiros cheios de palavras mágicas e fórmulas secretas, teve a revelação de que havia nascido o novo Rei de Judá e, que ele, como soberano, deveria, também, prestar seu preito ao menino que seria o monarca de todos os povos, embora o seu Reino não fosse deste mundo.

O simbolismo dos presentes

Conta ainda a tradição que, ao chegar a Canaã, indagaram os Magos onde havia nascido o novo Rei de Judá. Essa pergunta preocupou Herodes, que hoje seria considerado um quisting a serviço dos romanos, e que reinava na Judéia.
Os representantes do Império preocupavam-se com o aparecimento de um novo lider do povo de Israel. A revolta dos macabeus ainda não fora esquecida e o povo oprimido esperava, ansioso, pela vinda do Messias que iria libertar o Povo de Deus e cumprir a palavra do salmista: "Disse o Senhor ao meu Senhor — senta-te à minha direita até que ponho os teus amigos como escarbelo aos teus pés".
Os magos procuram — conforme conselho de Herodes — o novo Rei para render-lhe homenagem e para informar o representante romano do lugar onde nascera o Messias a fim de, com falso preito, sequestrá-lo.
No presépio encontramos apenas os animais e os pastores e, inspirados pelo Espírito Santo, curvaram-se diante do filho do carpinteiro de Nazaré e depositaram, ao pé da mangedoura que lhe servia de berço, os presentes: ouro, incenso e mirra, isto é prendas que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei, e grão de areia que cresceria e derrubaria o ídolo de pés de barro (simbolo das grandes potências que se sucederam no domínio do mundo), do sonho de Nabucodonosor decifrado pelo profeta Daniel.

Símbolos da humildade

Na tradição cristã os três Reis Magos simbolizavam os poderosos que deveriam curvar-se diante dos humildes na repetição real do canto da Virgem Maria à sua prima Isabel, e "Magnificat", pois sua alma rejubilava-se no Senhor, que exaltaria os pequenos de Israel e humilharia os poderosos.
A Igreja cultua os Reis Magos dentro desse simbolismo. Representam os tronos, os potentados, os senhores da Terra que se curvara diante de Cristo, reconhecendo-lhe a divina realeza. É a busca dos poderosos que vêem em Belchior, Gaspar e Baltazar o exemplo de submissão aos designios de Deus e que devem, como os magos, despojar-se de seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partilhando sua fortuna como dignos despenseiros de Deus.
Os presentes de Natal também têm esse sentido. São as ofertas dos adultos à criança que com a sua pureza representa Jesus. Alguns, dão a essas festas um sentido mitológico pagão, buscando nas cerimônias dos druidas, dos germânicos ou saturnais romanas a pompa das festas natalinas que culminam com a Epifania.

A Bifana

A palavra epifania, usada também como nome de mulher, deu origem a uma corruptela dialetal do sul da Itália, levada depois a Portugal e Espanha, a Bifana. A Bifana, segundo a lenda, era uma velha que, no dia de Reis, saía pelas ruas da cidades a entregar presentes aos meninos que tivessem sido bons durante o ano que findara. Estava intimamente ligada às tradições dos povos mediterrâneos e mais próxima do significado litúrgico das festas natalícias. Os presentes eram somente dados no dia 6 de janeiro e nunca antes. Tanto assim é, que nós mesmos, no Brasil, na nossa infância, recebíamos os presentes nesse dia. Depois, com a influência francesa e inglesa em nossas tradições a Epifania ou Bifana foi substituída pelo Papai Noel, a quem muitos estudiosos atribuem uma origem pagã e outros, para disfarçar o sentido comercial da sua presença no dia de Natal, confundem com São Nicolau.
Hoje, o Santos Reis já não são lembrados. O presépio praticamente não existe e só neles é que podemos ver os Magos de Oriente apresentados. A árvore de Natal, pinheiro que os druidas e os feutos enfeitavam para agradar o terrível deus do inverno Hell, substituíria a representação do nascimento de Jesus, introduzida no costume dos povos por São Francisco de Assis. A festa da Epifania, dia de guarda no calendário litúrgico, já não mais é respeitada e com ela desaparecerem outras tradições da nossa gente, trazidas da Peninsula Ibérica pelos nossos antepassados, como a folia de Reis, Reizados e tantos outros autos folclóricos, cultuados em poucas regiões do país.
Segundo a tradição cristã os Reis Magos eram Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, e os presentes simbolizam, respectivamente, a realeza, a divindade e a paixão de Cristo.
Não se sabe sua origem, mas reza a lenda que um dos Reis era negro africano, o outro branco europeu e o terceiro moreno (assírio ou persa), representando a humanidade conhecida da época.
Em muitos países, a troca de presentes é feita neste dia, e não no Natal.
No Brasil, o rico folclore mantém viva a tradição. Por todo o litoral e o interior brasileiro, com todas as suas variantes regionais, se comemora o dia 6 de janeiro em festas como o Terno de Reis, Folia de Reis ou Santos Reis. (Gimenez,Armando)

,

OBRAS QUE DANIFICAM OS CASARÕES DA 7 SUSPENSAS



Manaus- Os casarões antigos localizados na avenida Sete de Setembro em Manaus tiveram a estrutura danificada devido aos avanço das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no Centro.  São três residências com fachada histórica que não são tombadas como Patrimônio Histórico, mas estão protegidas pelo Departamento de Patrimônio Histórico do Estado.
A determinação que suspende imediatamente as obras no local foi feita ontem (05) pelo titular da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Robério Braga. Segundo ele, o projeto da secretaria previa a preservação integral das fachadas dos prédios. A pasta informou que os casarões foram comprados pelo Governo Federal para restauração.
O engenheiro do Instituto de Patrimônio Histórico do Amazonas (Iphan), Messias Gouvêa, afirmou que mesmo os patrimônios que não foram tombados não devem ser derrubados. Os casarões foram parcialmente demolidos. O Iphan tomou conhecimento da situação na segunda-feira (04) e solicitou a notificação para a paralisação da obra.
- É dever tanto do Estado como do Município preservar os patrimônios históricos da cidade. A determinação faz parte da legislação do Plano Diretor do município. Solicitamos o envio do projeto da secretaria de cultura, mas até agora não obtivemos resposta-, afirmou Gouvêa.
O Iphan vai aguardar a apuração das responsabilidades dos envolvidos na demolição parcial do prédio. O órgão pretende a partir de agora, identificar os danos e a situação dos prédios para fazer o planejamento das próximas ações. De acordo com o engenheiro, a paralisação é primordial.
A Secretaria de Cultura informou que somente o interior dos pédios sofreriam interferência para serem adequados às necessidades modernas. A pasta alega que o projeto foi entregue a empresa contratada para a realização das obras, a Construtora Andrade Gutierrez. De acordo com o secretário Robério Braga, se o erro por parte da construtora for constatado, a empresa será obrigada a reconstruir o que foi demolido até agora.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PONTE DESABA NO RS E CAUSA VÍTIMAS



Porto Alegre RS - O comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel João Carlos Trindade, afirmou há pouco que a busca pelos cerca de oito desaparecidos durante o desabamento de uma ponte no município de Agudo (RS) continua agora à tarde. Segundo ele, o trabalho é dificultado pela forte correnteza do Rio Jacuí. “Está muito difícil [o trabalho de resgate]”, resumiu o coronel. Ele desmentiu a informação de que o vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck, tenha sido resgatado. “Apesar dos esforços, a situação permanece a mesma”, disse o comandante da BM, referindo-se ao resgate de oito pessoas com vida, ainda pela manhã. Segundo informações, entre 20 e 25 pessoas estavam no local no momento do desabamento.
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, acompanhada de secretários, sobrevoou os municípios atingidos pelas fortes chuvas na região central do estado e está, neste momento, no município de Agudo.
De acordo com a assessoria de imprensa do governo, Yeda recomendou à população que evite passar por áreas de enchentes. Ela também adiantou que já está analisando como será feita a reconstrução da ponte.
Fonte:- Agência Brasil

FICA EM DUBAI O PRÉDIO MAIS ALTO E LUXUOSO DO MUNDO


Dubai - O soberano do Dubai, o xeque Mohammad ben Rached Al-Maktum, inaugurou uma placa e pronunciou um discurso, durante o qual "rebaptizou" a torre de Burj Khalifa (era designada de Burj Dubai), em nome do chefe de Estado da federação dos Emirados Árabes Unidos, xeque Khalifa ben Zayed Al-Nahyane, de que o Dubai faz parte.

"Os Emirados conseguem agora o mais alto edifício construído pela mão do homem (...) e esta grande realização merece ter o nome de um grande homem. Inauguro hoje o Burj Khalifa", disse o xeque Mohammad, durante a solenidade de inauguração do arranha-céu no último dia 4, em meio a uma grandiosa festa.
A cerimónia de inauguração da torre, que a televisão anunciou atingir os 828 metros, coincidiu com o 4º aniversário da chegada ao poder do xeque Mohammad e foi assinalada com um espectáculo de fogo de artifício.
Iniciada em 2004, a construção do edifício "custou 1,5 mil milhões de dólares (1,04 mil milhões de euros)", declarou Mohammed Alabbar, presidente do conselho de administração da imobiliária Emmar, que assegurou ter sido já vendido "90 por cento do projecto".
A inauguração da torre ocorre quando o Dubai enfrenta uma dívida pública de mais de 100 mil milhões de dólares (69 mil milhões de euros), de acordo com as estimativas.
Mas Alabbar declarou-se convencido que a abertura da torre terá repercurssões positivas no sector imobiliário do Dubai, que caiu 50 por cento nos últimos 12 meses.
Em aço e vidro, o edifício, projectado pelo arquitecto norte-americano Adrian Smith, tem mais de mil apartamentos, escritórios em 49 andares e um luxuoso hotel Armani, que abrirá em Março. Terá ainda quatro piscinas, o restaurante mais alto do planeta, no 122º andar, e estacionamento com 3.000 lugares.
De acordo com os seus promotores, o modelo da torre foi inspirado no lírio do deserto que cresce no Golfo.

PRÉDIOS HISTÓRICOS SÃO DEMOLIDOS EM MANAUS

Manaus – Em nome do progresso, casarões antigos, alguns do século passado, situados nas proximidades do Palácio Rio Negro, na Avenida 7 de Setembro, hoje Centro Cultural e antiga sede do Governo, começam a ser demolidos.
No lugar dos antigos casarões que ajudaram a escrever a enriquecer a história de Manaus, surgirá um moderno Salão de Eventos que deverá ser incorporado ao Parque Senador Jefferson Peres, obrado Prosamim.
Segundo o historiador Otoni Mesquita, alguns desses prédios chegaram a ser recuperados não faz muito tempo e agora, começam a ser demolidos, sem muitas explicações.
O Instituto Histórico e Artístico Nacional, no Amazonas, promete agir contra essa destruição e anunciou que vai entrar com notificação pedindo explicações claras sobre os motivos das derrubas e ao mesmo tempo, solicitando a sua paralisação. Pelo menos, até que as coisas sejam devidamente esclarecidas.

Serafim anuncia candidatura ao Governo


Manaus - Com a chegada do ano eleitoral, o ex-prefeito de Manaus Serafim Correa, (foto - PSB), colocou a cara de fora e anuncia a sua candidatura ao Governo do Estado, por acreditar ter chance suficiente e peso político para conquistar a sucessão do governador Eduardo Braga (PMDB).

Derrotado pelo atual prefeito de Manaus Amazonino Mendes (PTB), por uma larga margem de votos no segundo turno, Serafim Correa, deverá encarar uma acirrada disputa com o senador-ministro Alfredo Nascimento (PR), que terá o apoio do presidente Lula e do prefeito Amazonino Mendes e ainda o possível candidato do governador Eduardo Braga, o vice-governador Omar Aziz (PMN).

A informação, prestada pelo próprio Serafim Correa em longa entrevista no jornal Diário do Amazonas, dá uma nova conotação ao cenário político estadual e certamente tornará a disputa eleitoral mais interessante e acirrada.

Isso é apenas o início do ano eleitoral. Daqui para março, quando as negociações e coligaçõies partidárias já estiverem mais sedimentdas, teremos uma idéia melhor de como se desenvolveráo pleito no Amazonas, numa eleição que prometemuita movimentação política.

FORÇAS ARMADAS PODERÃO TER PODER DE POLÍCIA NAS FRONTEIRAS

Brasilia - Um projeto de lei, que aguarda emendas na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, pretende dar incentivos especiais ao proprietário cuja principal atividade seja o cultivo de espécies frutíferas nativas, como buriti, açaí, cupuaçu e graviola. A proposta é que os produtores sejam isentados, inclusive, do pagamento do Imposto Territorial Rural, nos locais onde houver cultivo dessas espécies. A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 543/09, do Executivo, que atribui poder de polícia às Forças Armadas nas áreas de fronteiras. Com a mudança, sempre que não houver policiais presentes nessas regiões os militares poderão fazer patrulhamento, revistar pessoas, veículos, embarcações e aeronaves, assim como realizar prisões em flagrante.
De acordo com a proposta, o poder de polícia é restrito à faixa de fronteira, ao mar e às águas interiores, e a delitos de natureza transfronteiriça ou ambiental. Em todos os casos, as Forças Armadas só podem agir se não houver outras autoridades competentes no local.
A proposta também cria um Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, subordinado diretamente ao Ministro da Defesa e chefiado por um oficial-general de último posto. O órgão terá a participação dos chefes dos Estados-Maiores das três Forças – Exército, Marinha e Aeronáutica.
Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, as mudanças adequam a lei à nova Estratégia Nacional de Defesa (END), que foi discutida e aprovada pelo Executivo e transformada em decreto (6.703/08) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de unificar as políticas de defesa, diz Jobim, as mudanças dão mais autonomia ao ministério para gerir políticas setoriais, como armamentos, comunicação e protocolos militares.
A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois será encaminhada ao Plenário.

LENDAS AMAZÔNICAS - VII - MÃE D'AGUA

A Mãe-d'água é a sereia das águas amazônicas. Dotada de indescritível beleza e canto maravilhoso, a Mãe-d'água encanta os pescadores que passam muito tempo sozinhos a navegar. Muitos deles não resistem ao seu delicioso canto e à sua beleza estonteante. Esses são levados pela visagem para morar com ela nas profundezas das águas onde desaparecem. A maioria nunca mais volta para suas famílias.
A Mãe-d'água habita as águas doces. Rios e igarapés são os seus domínios. Por isso, quem sai para pescar em horas mortas pode incomodar a mãe d'água que facilmente se melindra e encanta o invasor castigando-o com uma febre alta que nenhum médico dará jeito.
A cultura indígena trás algumas versões para a origem da lenda. Uma delas refere-se à história de uma índia chamada Dinahí, que impressionava a todos da tribo dos Manau por sua coragem. A índia era mais valente do que muitos homens da tribo. Isso começou a causar inveja entre os guerreiros da tribo, que passaram a persegui-la de todas as formas.
Numa noite, dois irmãos de Dinahí tentaram matá-la durante o sono, mas não conseguiram porque a índia tinha a audição mais aguçada do que um felino. Dinahí acordou e para se defender acabou matando os irmãos. Com medo da fúria de seu pai, o velho Kaúna, a índia fugiu.
Kaúna saiu na noite a perseguir Dinahí que durante várias luas conseguiu escapar. Mas sozinha e cercada pelos guerreiros de seu pai acabou sendo capturada. Kaúna ordenou que a filha fosse jogada nas águas, exatamente no encontro dos rios Negro e Solimões. Nessa hora, centenas de peixes vieram em socorro da índia guerreira e sustentaram seu corpo trazendo-o até a superfície. Os raios do luar tocaram a face de Dinahí e a fizeram se tornar uma bela princesa, com cauda de peixe e de cabelos tão escuros quanto as águas do rio Negro.
A índia guerreira se tornou a Mãe-d'água, representação da beleza e coragem da mulher da Amazônia.(Wikipédia)

SORTUDOS DA MEGA DA VIRADA RECEBERAM AS BOLADAS

Brasilia - Os dois apostadores que acertaram as seis dezenas da Mega da Virada retiraram o prêmio na Caixa Econômica Federal (CEF). Eles dividiram o prêmio de R$ 144,9 milhões e cada um ficou com exatos R$ 72.450.747,46. O valor sorteado é considerado o maior prêmio de loteria já pago na América Latina. A Mega da Virada foi sorteada na última quinta-feira (31), em São Paulo, com o valor de R$ 144.901.494,91, 75% maior do que a previsão inicial, que era de R$ 85 milhões. Foram registradas mais de 200 milhões de apostas.
Segundo informações da Caixa, o primeiro a receber o prêmio foi o apostador de Brasília, que pegou o valor na agência bancária de Riacho Fundo. O dono do bilhete vencedor é homem e informou que sempre jogava na Mega-Sena. O novo milionário disse ainda que não sabe o que irá fazer com sua fortuna.
O ganhador da cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP) procurou uma agência da Caixa na regional de Ribeirão Preto (SP) e não permitiu que fosse divulgado o seu perfil.
Confira os números sorteados para a Mega-Sena da Virada: 10 – 27 – 40 – 46 – 49 – 58.
A Quina premiou 734 apostas com R$ 34.724.23. Já a Quadra saiu para 55.988 apostas.
A maior quantia paga até então era de R$ 64,9 milhões, em outubro de 1999. Atualizado, esse valor chegaria a R$ 115 milhões, ainda conforme a CEF.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

NACINHA PERDE E SE COMPLICA NA COPINHA

São José dos Campos – SP - Apesar de jogar bem defensivamente, o time Junior do Nacional, que pela quinta vez participa da Copinha, em São Paulo, não deu sorte e foi derrotado ontem a tarde pelo São José Esporte Clube, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
O gol saiu no finalzinho da partida e com a derrota o Nacinha se complicou na competição, figurando como o lanterna do Grupo N da Copinha.

Para ainda tentar a classificação, o time amazonense terá que juntar todas as suas forças e vencer o Grêmio do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, numa missão quase impossível. Mas, como futebol é um esporte que não tem lógica, vamos ficar na torcida para que o Nacinha consiga esse feito que será muito importante para o futebol amazonense.

Bancos lotados no primeiro dia útil do ano



Manaus - Hoje, 4 de janeiro, o primeiro dia útil do novoi ano, foi marcado por longas filas nas agências bancárias da capital e nas casas lotérias. As contas vencidas durante o feriadão, poseriam ser pagas sem juros e isso provocou o aumento de pessoas  nos bancos.
.As agências bancárias de Manaus reabriram suas portas hoje (4), depois do fechamento desde o dia 31 de dezembro. A população aproveitou o primeiro dia útil de 2010 para pagar as contas, o que gerou grandes filas já pela manhã.
Faltava ainda mais de uma hora para a abertura dos bancos e a fila já estava formada em algumas agências da capital. A primeira pessoa da fila precisou chegar às sete da manhã para garantir o atendimento logo no início do expediente.
As contas vencidas na quinta (31) e sexta-feira (1) podem ser pagas até esta segunda-feira sem acréscimos. É importante lembrar que o horário de abertura e fechamento dos bancos depende do fuso horário do Estado em relação a Brasília.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressalta que é possível pagar as contas nos postos de autoatendimento e correspondentes como correios, lotéricas e algumas lojas.

QUASE TODOS OS MINISTROS ESTÃO DE FÉRIAS


Brasília - O ano de 2010 começa com a Esplanada dos Ministérios em clima de férias. Pelo menos 23 dos 37 ministros entraram o ano de férias ou partem para o descanso agora no início deste mês. Dos 23 que tiraram folga, cinco voltam ao trabalho nos primeiros dias de janeiro.
Em um ano eleitoral, o que significa muito trabalho e disputas acirradas, e com ministros dispostos a disputar cargos eletivos, a preferência da maioria foi pelo descanso logo no início do ano e no mesmo período em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa férias na Bahia. A volta de Lula ao trabalho está prevista para a próxima segunda-feira (11).
Entes os que aproveitam as férias estão os ministros Paulo Bernardo, do Planejamento, e Guido Mantega, da Fazenda, Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, Carlos Minc, do Meio Ambiente, José Gomes Temporão, da Saúde, Hélio Costa, das Comunicações, Juca Ferreira, da Cultura, Nelson Jobim, da Defesa, Orlando Silva, do Esporte, e Tarso Genro, da Justiça, entre outros.
O clima de férias de início de ano não está apenas no Executivo. Na Câmara e no Senado, o recesso parlamentar começou no dia 23 de dezembro e o retorno ao trabalho está previsto para 2 de fevereiro. No Judiciário, o Supremo Tribunal Federal iniciou o recesso no dia 20 de dezembro e a volta está marcada para 1º de fevereiro.  Na foto a Esplanada dos Ministérios. Fonte: Agência Brasil - Yara Aquino

NINGUEM TRANSFERE CARISMA E AFETO- *Osny Araújo



A esta altura do campeonato, não resta, mas nenhuma dúvida de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu emplacar o nome da sua principal auxiliar, a ministra Chefe da Casa Civil Dilma Roussef como candidata do seu partido, o PT a presidência da República. Nas pesquisas ela caminha em segundo lugar, perdendo a dianteira para o virtual candidato do PSDB, José Serra, governador de São Paulo.
A primeira missão do nosso simpático e carismático Presidente da República, um líder natural e homem do povo, parece ter sido fácil. Dentro do seu partido ele distribuiu as cartas e ganhou o jogo, emplacando o nome de Dilma para disputar a sua sucessão este ano, numa eleição que se prenuncia polarizada e muito complicada.

Não vejo nenhuma possibilidade de surgirem novos nomes em condições de enfrentar a petista e o tucano pela briga direta pela presidência da República, o que leva a crer, que teremos uma eleição verdadeiramente polarizada entre os dois, considerando que as possíveis candidaturas de Ciro Gomes, Marina Silva e outros, não serão páreo nessa disputa eleitoral.

Lula candidato, caso houvesse essa possibilidade, dificilmente seria batido e aposto, que venceria no primeiro turno, face ao seu grande carisma e a liderança que exerce sobre a população, especialmente junto às camadas mais sofridas, para quem o seu Governo voltou muito os olhos. O diabo, é que ele não estará pessoalmente nessa disputa.

O grande problema da candidatura petista está exatamente no que um tem de sobra e no que a candidata quase não tem. Lula esbanja liderança, carisma, popularidade e simplicidade, atributos que faltam na ministra Dilma Roussef, que não é uma pessoa carismática e muito menos simpática ou simples e isso, certamente vai atrapalhar muito na hora de conquistar votos.

Não estou aqui falando em competência técnica, administrativa ou de caráter para governar o País. Estou falando de liderança, carisma e simpatia e não de outras qualidades que sei que a ministra as possuí.

Ora, se transferir votos já é algo quase impossível, imaginemos agora uma pessoa querer transferir carisma, liderança e simpatia a alguém. Essa é realmente uma missão impossível, pelo menos, é isso que pensam os grandes especialistas brasileiros em marketing político.

O certo é que a ministra Dilma não conseguirá herdar esses atributos que o presidente Lula tem de sobra para dar, trocar ou vender. Essas são qualidades dele, apenas dele e não conseguirá transferir para nenhum correligionário ou companheiro, como ele gosta de dizer.

É claro que um presidente muito bem avaliado como Lula, conseguirá colocar fogo na campanha e alicerçar substancialmente a candidatura que tenha o seu apoio. A dose de prestígio é substancial, mas isso não significará transferência de votos. Eu voto em você, mas não votaria no seu filho e vice-versa. As nossas eleições estão repletas desse exemplo.

Na verdade, o presidente Lula tem um vínculo emocional com o eleitor, com o brasileiro de um modo geral e até as cosias erradas que ele faz e fala, a população entende e o aplaude, o que certamente não ocorre e nem ocorrerá com a candidata Dilma.

Substituir a figura do presidente Lula no imaginário popular será o grande adversário da candidata petista a presidência da República. Lula é uma espécie de mito é um grande vulto e substituí-lo não será nada fácil e isso, está na cabeça do povo.

Como se vê, é muito difícil transferir liderança, carisma e afeto, mas como para o presidente Lula, em função da sua interação com o povo, tudo ou quase tudo é possível, vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos e saber se o carismático Lula, também conseguirá fazer da ministra Dilma uma, líder, com carisma e simplicidade.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

,

Prefeito de Tabatinga é vítima de atentado

Tabatinga AM - Informações procedentres do municpío, dão conta de que o prefeito de Tabatinga,  (a 105 quilômetros de Manaus) Saul Nunes Bemerguy (PR) foi vítima de atentado na última sexta-feira (1º). Os suspeitos de terem praticado o atentado, Fabricío e Josué atiraram contra o veículo executivo - modelo Audi. No momento do crime, os dois criminosos estavam em uma motocicleta.
De acordo com informações da Polícia Civil, uma terceira pessoa envolvida no atentado foi presa, mas não teve o nome revelado para não comprometer as investigações.
O caso é investigado por uma equipe da Força Nacional de Segurança que atua na operação Três Fronteiras.(P.Amazonia)

AMAZONAS JÁ PRODUZ "CERÂMICA VEGETAL"

Manaus - Desde abril de 2008, a cerâmica vegetal, feita a partir de sementes de frutos típicos do Norte como o açaí, o tucumã e até mesmo do ouriço da castanha (o ouriço é o fruto da castanheira que contém de 11 a 22 castanhas) está sendo fabricada no Amazonas e comercializada para revestir paredes e móveis.
Segundo o engenheiro agrônomo e mestre em Sistemas Florestais, Aguimar Simões, a matéria-prima é considerada resíduo florestal não madeireiro e tem capacidade de se transformar em revestimentos especiais comparáveis, em beleza e qualidade, aos melhores porcelanatos comercializados atualmente.
“Toda matéria-prima utilizada para produção da cerâmica vegetal vem do interior do estado. Contamos com o trabalho de associações extrativistas de Manicoré, Lábrea, Humaitá, Tefé, entre outros municípios”, disse à Agência Brasil.
O processo produtivo da cerâmica vegetal do Amazonas é considerado ecologicamente correto, pois aproveita os resíduos da floresta para a geração de produtos usados em decoração de interiores e com aparência exclusiva. A empresa fabricante tem três linhas de produção e conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio de um programa de fomento para micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e de processos inovadores.
Toda a fabricação da cerâmica vegetal é feita em Manaus. Os produtos, vendidos por metro quadrado, podem ser encontrados com aparência natural de sua matéria-prima ou ganhar cores diversas. As placas confeccionadas a partir das pastilhas de castanha do Brasil são o produto principal da empresa. Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os principais compradores.
Para este ano, a expectativa da empresa é ampliar a produção, inclusive buscando o mercado externo. Os produtos já começaram a ser divulgados nos Estados Unidos e na França. Em maio, os produtos serão expostos em um evento de decoração em Paris.
“O trabalho estará focado na produção para o distribuidor e para o lojista. É uma estratégia visando ao crescimento da empresa”, acrescentou. Fonte: Agência Brasil - Amanda Mota

,AGRONEGÓCIOS: FUNDO DE AVAL- *Thomaz Meirelles



É o Funaval, - o Fundo de Aval para o Estímulo à Concessão de Microcrédito - um fundo de apoio a mais de 50 mil pequenos produtores rurais inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (PRONAF). Lamentavelmente, esta boa notícia não vem do Amazonas, mas de Pernambuco. A partir de agora, os agricultores pernambucanos com dívidas junto ao Banco do Nordeste ou ao Banco do Brasil poderão renegociar suas pendências e contrair novos financiamentos. O objetivo é ampliar a produção no campo. A lei foi criada pelo governador Eduardo Campos e servirá de garantia para que os pequenos produtores possam tirar novos recursos para as safras de 2010 e 2011. Tudo isso graças a um investimento de cerca de R$ 3 milhões feito pelo Estado. A Lei foi sancionada durante a I Conferência Estadual dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Regional, que aconteceu no Centro de Convenções. “Na hora em que se começa a democratizar o crédito no Brasil, não é justo que por erros e equívocos aquelas pessoas que vivem no mundo real, que são os que mais precisam, sejam excluídos dos programas de financiamento. O crédito é a grande transformação que estamos vivendo no Nordeste Brasileiro”, disse o governador de Pernambuco.
Consumo de frango cresce

Para o consumidor brasileiro, o complexo agroindustrial de carnes é composto basicamente das carnes de bovinos, aves, suínos e ovinos. A cada ano, o consumo de carnes de aves e suínos vem deslocando a carne bovina, tradicionalmente a preferida. Enquanto o consumo de carne de boi tem apresentado certa estabilidade, o consumo de frango tem crescido a taxas crescentes. Em 1970, cada brasileiro consumiu 2,3 quilos de carne de frango, 12,1 quilos de carne bovina e 8,1 quilos de carne suína. O consumo de carne de frango era cinco vezes menor que o consumo de carne bovina. Em 2004, cada brasileiro consumiu, em média, 18,5 quilos per capta. Esse consumo promove a criação de aves a um patamar estratégico no mercado brasileiro. Para o futuro, as perspectivas são de incremento da produção, tanto para atender ao crescimento do consumo interno como das exportações.

Milho com o dobro de proteína

É o resultado da cultivar BR 2121, criada pelos pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo. A vantagem da semente, é que contendo aminoácidos essenciais à alimentação humana, com teor 50% superior aos encontrados em outras cultivares. O valor protéico desse milho corresponde a combinação de vegetais como lentilha com trigo ou feijão e arroz. O produtor pode contar com um híbrido duplo precoce, com potencial de produtividade elevado. O BR 2121 destina-se ao consumo humano e proporciona, na alimentação animal, uma economia de 31,8 % no consumo de farelo de soja usado na formulação de rações .Isto representa uma ração balanceada mais barata. Atualmente, do total de variedades de milho plantadas no Brasil, 75% são da Embrapa. No mercado de milhos híbridos a participação da Empresa é de 12%. Essas variedades são, em sua grande maioria, plantadas por pequenos produtores.

Resíduo da mandioca pode gerar renda

A prática de jogar fora os resíduos do beneficiamento da mandioca, a conhecida manipueira - um líquido de cor amarelada que sai da mandioca, após ela ser prensada, durante a fabricação da farinha – na natureza, provocando a poluição de solos e rios, demonstra falta de conhecimento do que pode ser feito com ela. A manipueira, se manejada corretamente pode trazer grandes benefícios à agricultura. Para o engenheiro agrônomo Albérico Paixão, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA – diz que se for utilizada de forma adequada pode, inclusive, gerar uma renda extra para os agricultores familiares. Na produção de farinha, para cada 1 mil kg de mandioca processada, são produzidos em torno de 300 litros de manipueira. Esse resídio pode ser aproveitado como bioinseticida, fungicida, acaricida, nematicida e, mesmo, como fertilizante natural, evitando a poluição do meio ambiente, com melhor aproveitamento do subproduto. Como inseticida e acaricida, por exemplo, o produtor deve utilizar a manipueira nos três primeiros dias, após sua saída da prensa. Depois desse prazo, o ácido cianídrico e demais cianetos exalam, perdendo o seu poder de inseticidas. Mas a manipueira também pode ser usada como alimento para animais ruminantes. Para essa finalidade, o produtor deve estar atento a alguns detalhes. Primeiro, é muito importante deixar o líquido em repouso, numa sombra, durante quatro ou cinco dias. A parte sólida do fundo do recipiente, não pode ser oferecida aos animais, assim como a espuma deve ser retirada. Após esse período, os venenos presentes na manipueira perdem seu efeito e não intoxicam o rebanho. Outra dica é acostumar os animais ao consumo da manipueira. Durante uma semana, o máximo que os animais podem ingerir, são cinco litros do líquido, por dia. Todas as informações aqui divulgadas estão disponíveis e foram extraídas do site do Nordeste Rural – Negócios do campo.

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com

domingo, 3 de janeiro de 2010

ONÇA PINTADA PODERÁ SER O MASCOTE DA COPA DE 2014

Manaus - A três anos e meio da Copa chegar ao Brasil, internautas da comunidade Globo Amazônia no Orkut já querem garantir que o mascote oficial seja um animal brasileiro. De preferência, em extinção. “Em 2014 o Mundo estará de olho no Brasil! O momento é esse!”, afirma um usuário que criou um perfil na rede social para promover a Copa em Manaus.
Entre araras azuis, tucanos, peixes-boi, saguis e botos-cor-de-rosa, quem disparou na preferência dos orkuteiros foi a onça-pintada. “É um animal muito belo e guerreiro, pois luta para sobreviver (ela é brasileira e não desiste nunca).”, diz a internauta Maria Juliana Klein.
Onça-pintada vivia em quase toda a América. (Foto: Messias Costa-Museu Goeldi/Divulgação)
Zoológico de Belém recebe do Ibama onça órfã de seis meses Onça que vivia em condições precárias encontra novo lar Fiscais encontram máscara de pele de onça em fazenda desmatada no PA Leitores escolhem o nome 'Gira-oca' para filhote de onça do Amazonas Filhote de onça-pintada é encontrado em fazenda no Tocantins Com doação de empresário, onça apreendida no AM vai ganhar lar
Se o critério fosse escolher um animal exclusivo do Brasil, a onça estaria fora. Ela ocupa um território que vai desde o norte da Argentina até o sul dos Estados Unidos, mas é mais conhecida no Brasil porque já deixou de existir na natureza na maior parte da América. A Amazônia é um dos seus últimos refúgios.

Saci e Pelezinho

E se a onça se consolidar como o animal preferido dos internautas, ainda terá que brigar com os poderes mágicos do saci e com as habilidades do Pelezinho.
O grupo Sosaci (Sociedade Brasileira de Observadores de Sacis), guardião do folclore brasileiro, quer a entidade sapeca como símbolo da Copa. Na visão deles, o menino de uma perna só simboliza a cultura do país, que também merece preservação.
Já Pelezinho, que vem dos quadrinhos infantis, é defendido por ninguém menos que Maurício de Souza – que inventou o personagem – e o próprio Pelé em pessoa. Em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, o desenhista afirmou que Pelezinho representa o mundo do futebol e simboliza nosso maior atleta.
A onça aguenta a peleja? Precisa ser substituída por algum bicho mais feroz – uma sucuri ou jacaré-açu? Ou a Copa precisa de um bicho mais fofinho – um boto ou peixe-boi? Dê sua opinião na comunidade do Globo Amazônia no Orkut.

GOVERNO CRIARÁ EMPRESAS VISANDO A COPA


Manaus - Antes de terminar 2009, o governador Eduardo Braga (PMDB) encaminhou projetos de Leis à Assembléia Legislativa do Estado, que se aprovados, como se espera, autorizarão o Governo a criar duas sociedades anônimas, de capital misto, com a preocupação de começar a prepara Manaus para os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Um projeto deverá autorizar o governador Eduardo Braga a criar a Companhia Amazonense de Transportes Metropolitanos, que será proprietária de todo o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana, inclusive o anunciado Monotrilho.
O segundo projeto criará a Amazonas Copa 2014, que serápropetária e responsável por todas as ações relativas à Copa do Mundo de 2014, em Manaus, incluindo a futura Arena Amazônia, que surgirá com ademolição do Estádio Vivaldo Lima.
Na foto, fornecida pela Agecom, a maquete da futura Arena Amazônica que surgirá no lugar do velho Vivaldo Lima, no bairro de Flores.
As duas empresas serão semelhante a Cigás, one o Estado deterá 51% das ações ordinárias, aquelas que garantem o poder de voto nas assembléias, porém deixou 83% das ações preferenciais, aquelas que oferecem lucros em poder dos investidores, que deessa forma terão preferencia da distribuição dos lucros ou no reembolso do capital em caso de liquidação.

Novos valores do salário mínimo e seguro-desemprego já estão em vigor


Brasilia - Entraram em vigor desde o  dia 1º os reajustes do salário mínimo, que passou de R$ 465 para R$ 510, e do seguro-desemprego, que agora está entre R$ 841,89 e R$ 954,21.
O valor do salário mínimo teve aumento de 9,67%, por meio de medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira (23), às vésperas do Natal. O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) imediatamente reajustou o seguro-desemprego em igual percentual, para entrar em vigor no mesmo dia.
O governo federal e o Ministério do Trabalho e Emprego não divulgaram a estimativa sobre o impacto que os R$ 45 adicionais no salário mínimo podem causar na economia.
O Codefat estima que o reajuste do seguro-desemprego deve injetar mais de R$ 1,5 bilhão na economia, considerando-se a previsão de que em torno de 6,2 milhões de brasileiros devem receber o benefício em 2010.
Além disso, o conselho prevê o pagamento de mais R$ 727,6 milhões em abonos salariais do PIS (Programa de Integração Social), entre julho deste ano e junho de 2011.

Imposto de Renda

Também desde ontem, primeiro dia do ano, diminuiu o desconto de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) para muita gente. Isso porque passou a vigorar a correção de 4,5% da tabela do IR. O teto de isenção do imposto subiu de R$ 1.434,59 para R$ 1.499,15.
Para salários na faixa de R$ 2.246,76 a R$ 2.295,70, a alíquota é de 15% e a dedução, de R$ 280,94. Na terceira faixa, de salário entre R$ 2.995,71 e R$ 3.743,19, a alíquota é de 22,5% e a dedução de R$ 505,62. Acima de R$ 3.743,19, a dedução será de R$ 692,78 e a alíquota, de 27,5%.(UOL links)

Concursos previstos para 2010 devem oferecer 375 mil vagas

Brasilia  - O número de vagas previstas que devem ser abertas por meio de concursos públicos em 2010 já chega a 375.033, segundo levantamento feito pelo G1, sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva.
Só no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização do Censo de 2010, serão abertas 200 mil vagas para recenseador, que exige nível fundamental.
Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados, vagas que já foram autorizadas e as que aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.
No caso da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, a realização de concursos para mais de 5 mil vagas na área administrativa ainda depende de aprovação do Ministério do Planejamento.
No estado de São Paulo somente as secretarias estaduais de Educação e Saúde preveem concursos para 146.676 vagas - nesse caso as vagas já foram autorizadas.

Orçamento

Segundo o Ministério do Planejamento, para 2010, o Orçamento prevê 40 mil novas vagas e a substituição de 15 mil terceirizados. De acordo com o secretário de Gestão, Marcelo Viana, as próximas substituições na administração direta serão focadas em terceirizados de nível superior, particularmente, nas áreas de ciência e tecnologia e social.
Na administração indireta, para onde não há compromisso formal com o Ministério Público do Trabalho para substituir terceirizados - por enquanto apenas uma recomendação - serão efetuadas substituições por meio de concurso nas universidades e hospitais, incluindo os hospitais universitários.

Ano de eleições

Em ano de eleições, a lei 9.505/97 restringe apenas a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos, restrição feita à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito estadual e federal.
As nomeações podem ser feitas em qualquer período do ano se a homologação do concurso for feita até três meses antes das eleições - no caso, até julho. Já em âmbito municipal as nomeações ocorrem sem restrições.

Confira abaixo vagas, cargos, salários e previsão de editais.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
207 vagas para técnico administrativo (nível médio), analista administrativo e especialista em regulação e vigilância sanitária (nível superior)
Salários: de R$ 4 mil a R$ 8,3 mil
Arquivo Público do Estado de São Paulo
60 vagas para executivo público (nível superior)
Salário: R$ 2,2 mil
Banco do Brasil
Formação de cadastro de reserva para escriturário (nível médio) nos estados de Mato Grosso, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e interior de São Paulo.
Salário: R$ 1.416, mais R$ 371,36 de ajuda alimentação e R$ 239,36 de cesta alimentação
Cobra Tecnologia (empresa integrante do Banco do Brasil)
1.256 vagas imediatas e 5.224 vagas para formação de cadastro (níveis fundamental, médio e superior)
Salários: não foram informados
Comissão Nacional de Energia Nuclear
36 vagas para pesquisador (nível superior)
66 vagas para tecnologista (nível superior)
55 vagas para técnico (nível médio)
13 vagas para analista em ciência e tecnologia (nível superior)
33 vagas para assistente em ciência e tecnologia (nível médio)
Salários:
R$ 5,1 mil para pesquisador
R$ 4.549,63 para tecnologista e analista
R$ 2.504,68 para técnico e para assistente em ciência e tecnologia
Organizadora: Fundação Conesul
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
90 vagas de analista (nível superior)
20 vagas de inspetor (nível superior)
55 vagas para agente executivo (nível médio)
Salários:
R$ 4.490,42 (nível médio)
R$ 10 mil (nível superior)
Defensoria Pública da União (DPU)
134 vagas para defensor (nível superior em direito)
70 vagas para agente administrativo (nível médio)
88 vagas para analista técnico administrativo (nível superior)
10 vagas para arquivista (nível superior)
20 vagas para assistente social (nível superior)
10 vagas para bibliotecário (nível superior)
18 vagas para contador (nível superior)
20 vagas para economista (nível superior)
5 vagas para psicólogo (nível superior)
20 vagas para sociólogo (nível superior)
30 vagas para técnico em assuntos educacionais (nível superior)
20 vagas para técnico em comunicação social (nível superior)
Salários:
R$ 2,3 mil (nível médio)
R$ 3,5 mil (nível superior)
R$ 14 mil (defensor)
Detran do Distrito Federal
100 vagas de agente de trânsito
Nível superior
Salário: não informado
Exército
248 vagas para técnico de tecnologia militar (nível médio)
43 para analista de tecnologia militar (nível superior)
30 vagas para engenheiro de tecnologia militar (nível superior)
Salários: não informados
Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco
1,4 mil vagas para agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e advogados (nível médio e superior)
Salários: não informados
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro)
28 vagas para técnico (nível médio)
8 vagas para assistente em ciência e tecnologia (nível médio)
1 vaga para pesquisador (nível superior)
15 vagas para tecnologista (nível superior)
11 vagas para analista em ciência e tecnologia (nível superior)
Salários: não informados
Fundação Nacional do Índio (Funai)
200 vagas para indigenista especializado (nível superior)
150 vagas para agente em indigenismo (nível médio)
75 vagas para auxiliar em indigenismo (nível fundamental)
Salários: de R$ 1,6 mil a R$ 2,5 mil
Organizadora: Instituto Cetro
Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
38 vagas para médicos (nível superior)
233 vagas distribuídas aos cargos de enfermagem, odontologia, nutrição, epidemiologia, antropologia, saúde pública, estatística, assistência social, biologia, farmácia, medicina veterinária, pedagogia e psicologia (nível superior)
169 vagas distribuídas nos cargos de administração, ciências contábeis e economia (nível superior)
36 vagas para técnico em contabilidade (nível médio)
326 vagas para a área de suporte operacional (nível médio)
Salários: não informados
Organizadora: Fundação Dom Cintra
Fundação Osvaldo Cruz
120 vagas para assistente técnico (nível médio)
366 vagas para técnico em ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde (nível médio)
402 vagas para analista (nível superior)
675 vagas para tecnologista (nível superior)
250 vagas para pesquisador (nível superior)
150 vagas para especialista em ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde (nível superior)
Salários: de R$ 1,7 mil a R$ 14,3 mil
Governo do Distrito Federal
50 vagas de auditor fiscal (nível superior)
Salário: R$ 14.729,69
Governo Federal
2,4 mil vagas de analista técnico de políticas sociais (nível superior)
Salários: de R$ 2.906,66 a R$ 5.151
Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
725 vagas de guarda civil metropolitano de 3ª classe (nível médio)
Salário: R$ 855
Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo
326 vagas de nível médio, técnico e superior
Salários: de R$ 777,50 a R$ 2.889,19
Organizadora: Instituto Cetro
Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe)
150 vagas para enfermeiro (nível superior)
80 vagas para fisioterapeuta (nível superior)
10 vagas para fonoaudiólogo (nível superior)
4 vagas para psicólogo (nível superior)
3 vagas para físico (nível superior)
2 vagas para histoquímico (nível superior)
250 vagas para técnico de enfermagem (nível técnico)
8 vagas para técnico de laboratório (nível técnico)
Salários:
R$ 1.018,08 para técnico de laboratório
R$ 1.091,52 para técnico de enfermagem
R$ 1.601,96 para psicólogo, histoquímico, fonoaudiólogo e físico
R$ 2.001,96 para fisioterapeuta
R$ 2.180,82 para enfermeiro
Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo
129 vagas para técnico de nível superior (R$ 2,6 mil)
304 vagas para agente socioeducativo (nível médio) (R$ 1,6 mil)
8 vagas para assistente administrativo (nível médio) (R$ 988)
Salários:
R$ 2,6 mil para técnico de nível superior
R$ 1,6 mil para agente socioeducativo
R$ 988 para assistente administrativo
Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
70 vagas para técnico em reforma e desenvolvimento agrário (nível médio)
250 vagas para analista em reforma e desenvolvimento agrário (nível superior)
150 vagas para analista administrativo (nível superior)
80 vagas para engenheiro agrônomo (nível superior)
Salários: não informados
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
200 mil vagas para recenseador (nível fundamental)
Salário: pago por produção
Organizadora: Fundação Cesgranrio
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
50 vagas para assistente técnico I (nível médio)
90 vagas para analista I (nível superior)
115 vagas para técnico em assuntos culturais (nível superior)
39 vagas para técnico em assuntos educacionais (nível superior)
Salários: não informados
Instituto Evandro Chagas e Centro Nacional de Primatas
61 vagas para pesquisador em saúde pública (nível superior)
21 vagas para tecnologista em pesquisa e investigação biomédica (nível superior)
45 vagas para analista de gestão em pesquisa e investigação biomédica (nível superior)
5 vagas para especialista em pesquisa e investigação biomédica em saúde pública (nível superior)
145 vagas para técnico em pesquisa e investigação biomédica (nível médio)
115 vagas para assistente técnico de gestão em pesquisa e investigação biomédica (nível médio)
Salários: não informados
Instituto Nacional do Seguro Social
500 vagas para perito médico previdenciário (nível superior)
Salário: R$ 4,1 mil
Ministério da Cultura
226 vagas para agente administrativo (nível médio)
27 para analista administrativo (nível superior)
Salários:
R$ 2.643,28 para nível superior
R$ 2.067,30 para nível médio
Ministério Público do Estado de São Paulo
900 vagas para assistente jurídico (nível superior em direito)
Salário: cerca de R$ 3,7 mil
Ministério dos Transportes
70 vagas para agente administrativo (nível médio)
100 vagas para analista técnico-administrativo (nível superior)
Salários:
Cerca de R$ 2,5 mil para nível superior
Cerca de R$ 1,9 mil para nível médio
Polícia Civil de São Paulo
217 vagas para agente de telecomunicações (nível médio)
60 vagas para delegado (nível superior em direito)
Salários:
R$ 4,2 mil para delegado
R$ 2,3 mil para agente de telecomunicações
Polícia Federal
2 mil vagas de técnico administrativo (nível médio)
1 mil de analista técnico administrativo (nível superior)
Salários:
Técnico administrativo: R$ 1,7 mil
Analista técnico administrativo: R$ 2,8 mil
Polícia Militar do Espírito Santo
650 vagas de soldado (nível médio)
Salário: até R$ 1.9 mil
Polícia Militar de São Paulo
250 vagas para soldado feminino (nível médio)
Salário: R$ 2 mil
Polícia Rodoviária Federal
Pelo menos 2 mil vagas para agente administrativo (nível médio)
Salário: R$ 2,5 mil
Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo
124 vagas para analista administrativo (nível superior)
22 vagas para psicólogo (nível superior)
405 vagas para oficial administrativo (nível médio)
Salários: não informados
Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo
125 vagas de analista em planejamento, orçamento e finanças públicas (nível superior)
Salários: de R$ 3,8 mil a R$ 8.063,53
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
90.083 vagas para professores de educação básica, para jornada de 12 horas, 24 horas, 30 horas e 40 horas semanais (nível superior)
Salários:
Professores de educação básica (12 horas): R$ 454,66
Professores de educação básica (24 horas): R$ 909,32
Professores de educação básica (30 horas): R$ 1.136,65
Professores de educação básica (40 horas): R$ 1.515,53
Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro
Vagas para fiscal de rendas (nível superior)
Salário: R$ 10 mil
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
316 vagas para analista em planejamento, orçamento e finanças públicas (nível superior)
Salário: R$ 3,8 mil
Secretaria Municipal de São Paulo (vagas para o Serviço Móvel de Urgência – Samu)
532 vagas para agente de apoio no setor de transporte e manutenção de automotores (nível fundamental)
Salário: R$ 440
Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
34 vagas para arquiteto (nível superior)
550 vagas para assistente social (nível superior)
206 vagas para biologista (nível superior)
300 vagas para bioquímico (nível superior)
1.225 vagas para cirurgião dentista (nível superior)
3.241 vagas para enfermeiro (nível superior)
130 vagas para engenheiro (nível superior)
290 vagas para farmacêutico (nível superior)
480 vagas para fisioterapeuta (nível superior)
7 vagas para físico (nível superior)
250 vagas para fonoaudiólogo (nível superior)
10.315 vagas para médico (nível superior)
26 vagas para médico veterinário (nível superior)
209 vagas para nutricionista (nível superior)
580 vagas para psicólogo (nível superior)
371 vagas para terapeuta ocupacional (nível superior)
38 vagas para técnico de reabilitação física (nível superior)
214 vagas para agente de saúde (nível médio)
186 vagas para agente técnico de saúde (nível médio)
16.221 vagas para auxiliar de enfermagem (nível médio)
1.368 vagas para auxiliar técnico de saúde (nível médio)
5.941 vagas para oficial de atendimento de saúde (nível médio)
34 vagas para operador de equipamento hospitalar (nível médio)
30 vagas para técnico de aparelho de precisão (nível médio)
600 vagas para técnico de laboratório (nível médio)
583 vagas para técnico de radiologia (nível médio)
789 vagas para atendente de consultório dentário (nível fundamental)
490 vagas para auxiliar de laboratório (nível fundamental)
142 vagas para auxiliar de radiologia (nível fundamental)
11.743 vagas para auxiliar de serviços de saúde (nível fundamental)
Salários: não informados
Superintendência de Seguros Privados (Susep)
138 vagas para analista técnico (nível superior)
Salário: R$ 12.413,65
Supremo Tribunal Federal (STF)
Vagas e formação de cadastro de reserva para analista judiciário (nível superior)
Salário: R$ 5,5 mil
Organizadora: Cespe/UnB
Tribunal de Justiça de Roraima
11 vagas para analista de sistemas (nível superior)
1 vaga para arquiteto (nível superior)
3 vagas para assistente social (nível superior)
1 vaga para engenheiro civil (nível superior)
1 vaga para engenheiro elétrico (nível superior)
3 vagas para médico (nível superior)
2 vagas para oficial de Justiça (nível superior)
2 vagas para pedagogo (nível superior)
2 vagas para psicólogo (nível superior)
14 vagas para técnico em informática (nível médio)
5 vagas para agente de acompanhamento (nível médio)
Salários:
R$ 2.095,25 (nível médio)
R$ 4.190,40 (nível superior)
Tribunal de Justiça de São Paulo
336 vagas para escrevente técnico judiciário (nível médio)
Salário: R$ 2.760,93.
No Amazonas, o Governo do Estado deverá anunciar a realização de alguns concursos públicos, segundo informações extra-oficiais, o mesmo ocorrendo com a Prefeitura Municipal de Manaus, onde o prefeito Amazonino Mendes já garantiu concuirso para este ano.(G-1)

sábado, 2 de janeiro de 2010

COLISÃO DE BALSAS NO NEGRO DEIXA FERIDOS E DANIFICA VEÍCULOS


Manaus - Uma colisão entre o comboio formado pela Balsa Acre Brasil e Empurrador Paulo Jacob, utilizado na travessia de carros e passageiros entre (Iguais as da foto) Iranduba e São Raimundo, e o comboio formado pela Balsa Bertolini CXXXVII e o Empurrador Bertolini X, que transporta carga geral deixou cinco pessoas feridas no rio Negro. O acidente aconteceu por volta das 22h00 de ontem (01). As informações iniciais indicam que não houve vítimas fatais, mas as pessoas que estavam dentro de veículos transportados pela Balsa Acre Brasil tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para atendimento médico. Sete veículos que estavam na Balsa Acre foram avariados.
A Capitania dos Portos instaurou um inquérito administrativo para apurar as causas do acidente com um prazo inicial de 90 dias para ser concluído.
De acordo com a Marinha do Brasil, as Normas Locais da Autoridade Marítima prevêem que pessoas não devem permanecer dentro dos veículos que estejam embarcadas em Balsas de travessia durante o translado.
A Capitania dos Portos informu que tal procedimento tem sido enfatizado constantemente por ocasião das Inspeções Navais realizadas pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental nas travessias de balsas na área de Manaus. (Distrito Naval da Marinha)

A PONTE E A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA


Manaus - Não Resta dúvida de que a ponte sobre o rio Negro, um dos grandes marcos da administração do governador Eduardo Braga (PMDB), ligando Manaus ao municio do Iranduba, via rodovia Manoel Urbano e da chamada Região Metropolitana, como Manacapuru e Novo Airão, de forma direta, provocará um grande impulso sócio-economico a esses municípios, especialmente para Iranduba e Manacapuru.

Certamente que muitas coisas boas e ruins chegarão a essas cidades. Com certeza muitos prédios, luxuosos condomínios, hotéis qualificados e tantos outros investimentos públicos e privados atravessarão o rio e com isso, irão também às favelas, aumentará a bandidagem e por aí vai. Coisas do progresso, onde o bom e o ruim caminham sempre juntos.

Pouco antes do final do ano visitei a trabalho alguns desses municípios e numa rápida pesquisa é fácil ver como a especulação imobiliária tomou conta desses municípios que serão beneficiados diretamente pela ponte, o que os transformará, praticamente em bairros de Manaus, considerando a sua proximidade da capital, principalmente Iranduba que fica a menos de 30 km da grande metrópole.

O metro quadrado das terras subiu assustadoramente e os proprietários não parecem afobados a vender suas propriedades, apostando alto num futuro próximo, considerando, que segundo o governador Eduardo Braga a ponte, que será sem dúvida um novo cartão postal da cidade, será inaugurada ainda no seu Governo.

Guardadas devidas proporções, o Cacau Pirera, no município de Iranduba, área onde desemboca a ponte no outro lado do rio, será uma espécie de Niterói, a bela cidade do rio de Janeiro, interligada a capital fluminense pela famosa ponte Rio-Niteroi, construída no tempo do Governo Militar, o que tornou o vai-e-vem entre as duas cidades bem mais fácil, fato, que naturalmente, será vivido por aqui quando entra em funcionamento a ponte sobre o rio Negro.

Do outro lado, a euforia e a expectativa com a aproximação da inauguração da ponte estão mexendo com a população, especialmente com os proprietários de terrenos que sonham em fazer bons negócios e do ouro lado, ou seja, em Manaus, grandes construtoras, imobiliárias e empresários de outros setores estão de olho nos negócios e se preparam para a realização de grandes investimentos do outro lado do Negro e Solimões, que a partir do próximo ano, em função dessa grande obra, começarão a viver novos tempos.

Os prefeitos de Iranduba, Nonato Lopes e Edson Bessa, de Manacapuru, especialmente, estão eufóricos com o futuro de seus municípios e garantem que as duas cidades estão prontas para viver novos momentos, com mais investimentos públicos e privados, o que naturalmente fortalecerá as suas economias. Na verdade, todos sonham com um futuro promissor.

Enquanto os prefeitos e as populações das cidades do outro lá estão vivendo esse momento de euforia e de esperança, a turma de Manaus, que ganha à vida, trabalhando na travessia de pessoas e veículos começa a ficar preocupada com o futuro.

Isso se vê claramente nas conversas no porto de São Raimundo, de onde saem às sucateadas balsas com os veículos para o outro lado e com os proprietários das embarcações e voadeiras que ganham a vida realizando a travessia de passageiros entre um lado e o outro. Para esses, o futuro é meio incerto.(Osny Araújo)




Diesel com 5% de biodiesel está nas bombas


Brasília - Os motoristas de todo o país que abastecerem seus veículos com o diesel a partir de hoje, já o fazem com o novo percentual de 5% de biodiesel. Conforme havia sido anunciado pelo presidente Lula, a mistura B5, que aumenta a proporção do biocombustível no diesel, antecipa em três anos a meta do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.
A expectativa do Ministério da Agricultura é de que, com o aumento no percentual de mistura, o consumo de biodiesel chegue a 2,4 bilhões de litros em 2010.
Com a mistura B5, também deverá aumentar o consumo de óleo de soja, principal matéria prima do combustível. Contudo, o ministério garante que o país está preparado para fornecer soja suficiente para atender à demanda de alimentação e de biocombustível. A safra 2009/2010 deverá ser recorde, com 64 milhões de toneladas do grão.
Oito novas usinas de biodiesel devem entrar em funcionamento no país este ano, segundo informações da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio). Para a entidade, o país tem capacidade de aumentar em 1% ao ano a participação do biocombustível no diesel. Os produtores querem aumentar, até 2015, a adição do produto ao diesel vendido no interior do país para 10%. Nas regiões metropolitanas, o objetivo é ampliar para 20% o biodiesel usado na composição do combustível.
Mas, para que isso aconteça, será preciso modificar a lei para que a nova composição seja obrigatória. Atualmente, 65 usinas de biodiesel estão em funcionamento no país. Além da soja, também existe tecnologia para produzir o biodiesel a partir da mamona, do girassol, da canola, da palma, do pinhão manso e de um tipo de gramínea chamada crambe. Fonte: Agência Brasil

GANHADORES DA MEGA FIZERAM JOGOS SIMPLES DE R$ 2

Brasilia - Os dois sortudos ganhadores da Mega-Sena da Virada, que vão receber cada um mais de R$ 72,45 milhões, fizeram apostas simples no valor de R$ 2, informou nesta sexta-feira (1º) o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Wellington Moreira Franco.
Um dos bilhetes premiados foi comprado em uma lotérica da rodoviária de Brasília. O outro ganhador fez a aposta em uma lotérica de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo.
“Os dois ganhadores fizeram apostas simples. É uma coisa muito positiva porque esses dois prêmios vão para pessoas que fizeram suas apostas com dois reais e vão poder realizar sonhos que jamais pensavam ser possíveis”, disse Moreira Franco.
Os dois ganhadores fizeram apostas simples. É uma coisa muito positiva porque esses dois prêmios vão para pessoas que fizeram suas apostas com dois reais e vão poder realizar sonhos que jamais pensavam ser possíveis
Segundo ele, tudo indica que os ganhadores são pessoas humildes. “Pelos locais, por não ter sido bolão, a sorte teve o certo sentido de justiça. Para nós é muito bom porque mostra que para a sorte todo mundo é igual”, comemorou.
A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou as dezenas sorteadas na noite desta quinta-feira (31). O prêmio total, de R$ 144,9 milhões, é considerado o recorde das loterias na América Latina. O vice-presidente da Caixa disse que o objetivo é aumentar ainda mais o valor no sorteio da Mega-Sena da virada de 2010 para 2011. No entanto, ele descartou a possibilidade de fazer sorteios ao longo do ano nos mesmos moldes do da virada.
A política é que ela seja a cada ano uma referência do fim do ano do brasileiro, sempre com prêmios muito altos. O apostador gosta de prêmios altos, ele se motiva. Vamos trabalhar no sentido de aumentar o prêmio a cada ano"
“A política é que ela seja a cada ano uma referência do fim do ano do brasileiro, sempre com prêmios muito altos. O apostador gosta de prêmios altos, ele se motiva. Vamos trabalhar no sentido de aumentar o prêmio a cada ano. O que queremos é que prêmio de fim de ano seja excepcional, não acumule e faça um ou mais milionários brasileiros”, disse.
Os ganhadores vão poder buscar o prêmio na segunda-feira (4) em qualquer agência da Caixa Econômica. Eles devem procurar o gerente do banco, que vai atuar, segundo a assessoria da Caixa, da "forma mais discreta possível". O vencedor vai poder receber o prêmio da forma que desejar, inclusive todo em dinheiro, sem depósitos. Segundo Moreira Franco, a Caixa vai oferecer consultoria financeira aos ganhadores para que o dinheiro seja bem aplicado.

Filha de donos da pousada também morreu soterrada em Angra


Angra dos Reis RJ - Os proprietários da pousada Sankay ouviram o barulho do deslizamento que atingiu a Enseada do Bananal, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, e escaparam a tempo. Mas eles não conseguiram avisar a própria filha, Yumi Faraci, de 18 anos. Ela morreu soterrada. Yumi era apaixonada por música e mantinha na internet uma página pessoal. Além disso, cursava arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela é uma das 30 vítimas da tragédia, segundo balanço do governo do estado, divulgado na noite desta sexta-feira (1°).
Além de 19 corpos encontrados na Praia do Bananal, na área ao redor da pousada, outras 11 mortes foram confirmadas no Morro da Carioca, na região central de Angra. Segundo a nota, oito corpos já foram retirados do morro, mas três, apesar de já localizados, estão numa área de difícil acesso e só serão resgatados na manhã deste sábado (2).
Mais de 120 homens trabalham nas buscas no Morro do Carioca e na praia do Bananal, onde dois corpos - de um homem e de uma mulher - foram encontrados na noite desta sexta (1°), elevando o número de mortos no local de 17 para 19.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil do estado, coronel Pedro Machado, as buscas na Ilha Grande não têm hora para terminar.(G-1)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DESLIZAMENTOS EM ANGRA DOS REIS COM DEZENAS DE VÍTIMAS


Angra dos Reis RJ - Balanço do governo do estado, divulgado na noite desta sexta-feira (1°), informa que subiu para 30 o número de mortos em decorrência de deslizamentos em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio.
Além de 19 corpos encontrados na Praia do Bananal, na Ilha Grande, na área ao redor da pousada Sankay, outras 11 mortes já foram confirmadas no Morro da Coroa, na região central de Angra. Segundo a nota, oito corpos já foram retirados do morro, mas três, apesar de já localizados, estão numa área de difícil acesso e só serão resgatados na manhã deste sábado (2).
Mais de 120 homens trabalham nas buscas no Morro do Carioca e na praia do Bananal, onde dois corpos - de um homem e de uma mulher - foram encontrados na noite desta sexta (1°), elevando o número de mortos no local de 17 para 19. Segundo o subsecretário de Defesa Civil do estado, coronel Pedro Machado, as buscas na Ilha Grande não têm hora para terminar.
 O Instituto Médico Legal de Angra dos Reis informou que já recebeu sete corpos e mais três serão transferidos nas próximas horas (Foto: Patrícia Kappen/G1)“As buscas continuam, temos que aproveitar que o tempo está bom. Estamos com refletores para ajudar nos trabalhos”, disse o subsecretário.
Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, o governador Sérgio Cabral chegará à Ilha Grande na manhã deste sábado para acompanhar o trabalho de resgate.
Os corpos que foram identificados pelos moradores das localidades estão sendo levados para o Instituto Médico Legal de Angra dos Reis. Os que ainda necessitam de identificação seguem para o IML do Rio, que montou um esquema especial para receber os corpos e os familiares das vítimas.
O auditório e duas salas do prédio estão reservados para o trabalho, que conta com três enfermeiros e dois psicólogos, além de um psiquiatra e quatro assistentes sociais, para atender os familiares das vítimas.
Oito corpos de vítimas do deslizamento de terra na Ilha Grande chegaram na tarde desta sexta-feira (1º) ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio. Entre as vítimas estão três homens, três mulheres, um menino de cerca de 4 anos e uma menina de aparentemente 13.
O IML teve sua equipe reforçada para o reconhecimento das vítimas da tragédia em Angra dos Reis. Dos 20 profissionais extras, seis são médicos legistas.
O vice-governador Luiz Fernando Pezão acredita que o quadro final dessa tragédia "será muito triste", pois, além da pousada, no entorno havia uma série de casas ocupadas por veranistas. Segundo ele, um estaleiro da região vai mandar equipamento para a Praia do Bananal para auxiliar na retirada dos escombros.

AJUDA FEDERAL

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil do estado, Pedro Machado, pelo menos 12 dos corpos estavam soterrados e outros cinco, no mar. Pelo menos dez feridos já foram deslocados para outros locais, inclusive para o estado de São Paulo. Uma jovem de 18 anos está entre as resgatadas com vida.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, fez um apelo: "Entendemos que as pessoas queiram saber notícias, mas ninguém deve vir à Ilha Grande neste momento para não atrapalhar as buscas".
Deslizamento no Morro da Carioca, em Angra dos Reis. (Foto: Danielle Viana Bartholomeu/VC no G1)saiba mais
Quarto mais caro de pousada soterrada custava R$ 490 por pessoa Morre menina que havia sido resgatada em Cascadura Família que morreu na Praça Seca planejava passar o réveillon com festa Município de Duque de Caxias amanhece alagado no 1º dia de 2010
Uma equipe formada por mais de cem homens, entre eles funcionários da Defesa Civil, bombeiros e integrantes da Capitania dos Portos, está na Praia do Bananal.
O prefeito da cidade, Tuca Jordão, decretou luto por três dias e cancelou toda a programação do final de ano, entre elas a tradicional procissão marítima que aconteceria nesta sexta. A festa pelos 508 anos de Angra, que seria comemorada no próximo dia 6, também foi cancelada.(G-1)

Meio milhão no réveillon em Manaus

Manaus – Estima-se que meio milhão de pessoas participaram dos dois réveillons realizados em Manaus para comemorar a chegada do ano de 2010.
 O mais importante e mais concorrido, com uma bela queima de fogos, ocorreu na paria da Ponta Negra, com muitos barcos ao lado e a participação especial da roqueira Rita Lee e outros artistas. Lá, segundo estimativa, mais de 4oo mil pessoas saudaram a chegada do novo ano.Na Zona Leste, no São José, mais de 100 mil pessoas deram as boas vindas ao novo ano, em oura grande festa popular prepara pela Prefeitura Municipal de Manaus, através a Fundação Municipal de Cultura e Turismo.

Queima de fogos empolga multidão em Copacabana

Rio - Com um show de 16 toneladas de fogos de artifício, o réveillon de Copacabana emocionou o público
A música sincronizada em toda a extensão da orla e a redução da fumaça foram as boas novidades.
Contrariando a previsão da meteorologia, não choveu durante a passagem do ano. Foi um dia de tristeza na cidade por causa das chuvas que atingiram a Região Metropolitana a partir da noite de quarta-feira (30).

O temporal provocou a morte de 19 pessoas e deixou quase três mil pessoas fora de suas casas na passagem de 2009 para 2010.
Com a chuva dando uma trégua, a queima de fogos durou cerca de 15 minutos, e encantou o público. Entre palmas e gritos, muitos tiravam fotos com seus celulares na contagem regressiva unificada em toda extensão da praia. No mar de Copacabana, havia uma grande quantidade de barcos iluminados.

Dois milhões de pessoas.

Para o secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello, a avaliação do espetáculo foi a melhor possível: “Deus nos ajudou, todos os santos presentes aqui na Praia de Copacabana, principalmente essas duas milhões de pessoas que estão aqui nessa praia fazendo suas preces. A lua apareceu, foi tudo perfeito”, disse o secretário, lembrando que o show de fogos custou R$ 15 milhões, sendo que apenas R$ 2 milhões dessa quantia de dinheiro público – o restante foi de patrocínios.
A queima de fogos empolgou o público (Foto: Ivo Gonzales/Ag.O Globo)“O Scott Givens (responsável pela organização do espetáculo) cumpriu o que ele prometeu, sincronização perfeita, a contagem perfeita”, acrescentou.
O próprio Givens não escondeu a felicidade. Para ele, foi emocionante ver a multidão curtindo o show, que saiu como planejado.
“A chuva foi um desafio. Estive com medo da chuva, mas não poderia ter tido melhor tempo”, disse.

Sincronia emocionou

Durante a queima de fogos, a sincronia entre música e fogos emocionou. Foi escolhido um medley de músicas da MPB, como Rio 40 graus e Cidade Maravilhosa. Entre cada trecho, oito desejos para 2010 eram anunciados, como amor e prosperidade. No céu, casados com a música, desenhos de montanhas, do calçadão e corações.
 Mesmo com o choque de ordem, alguns ambulantes vendiam bebidas em isopores pequenos no calçadão (Foto: Daniella Clark/G1)Por volta das 22h, o coronel Rogério Seabra, comandante do batalhão da Polícia Militar de Copacabana, informou que a noite seguia tranquila. “Não recebi nenhum relato de violência, agressão, roubos até agora”, disse.
Segundo Seabra, o único chamado feito à PM foi sobre dois carros que abandonados em ruas internas de Copacabana.
Já o plantão de médicos e enfermeiros nos postos de saúde não foi tão tranquilo. Foram realizados 695 atendimentos nos cinco postos até 2h30 desta sexta, cerca de cem a mais do que 2009, quando 578 pessoas precisaram de atendimento.

Choque de ordem, só em parte

 Mesmo com a operação choque de ordem, barracas de churrasco foram vistas perto do palco principal (Foto: Patrícia Kappen/G1)O rigor da operação Choque de Ordem teve sucesso, em parte. Houve redução do número de ambulantes, mas não foi possível impedir o uso de garrafas de vidro e a venda de bebidas por ambulantes em isopores pequenos. Os fogos de artifício também passaram pelo bloqueio - a todo instante se ouvia o ruído da explosão dos morteiros "não oficiais". Churrasqueiras também eram vistas no calçadão, próximo ao palco principal.
Até as 22h, 279 carros tinham sido rebocados em Copacabana. Todos foram levados para o pátio do 23º BPM (Leblon), onde foi montado um posto avançado para retirada do veículo mediante pagamento em dinheiro da multa.
Por volta das 21h30, a assessoria de imprensa informou que o prefeito Eduardo Paes desistira de ir a Copacabana para a queima de fotos. Solidário com as vítimas das enchentes, Paes ficou com a família na residência oficial da Gávea Pequena.

Ambulantes aproveitam 

Ambulantes aproveitaram a oportunidade para vender acessórios luminosos. As novidades foram os copos com luz e chaveirinhos que acendem. “Vi na TV o pedido do prefeito e resolvi inovar”, contou o ambulante Lauro da Silva, que diariamente vende relógios em Campo Grande, na Zona Oeste.
Os turistas se mostraram atentos às novas regras da prefeitura, que proibiu vidro na praia. Três amigos colombianos levaram copos de plástico para beber o espumante, assim como a argentina Flávia Costilla, de 26 anos. Ela veio da provìncia de Salta em companhia do pai, mas ainda não conseguiu um dia de sol para tomar banho de mar. “Vou para Búzios, talvez tenha mais sorte lá”, contou.
A movimentação em Copacabana começou a aumentar no fim da tarde, quando a chuva deu uma trégua. Uma família do Maranhão foi cedo para a praia, mas deixou em casa os copos de vidro. Selma Jorge, de 32 anos, explicou que, de vidro, só a garrafa de espumante, conforme recomendou a prefeitura do Rio.

Chaplin e Michael

Foto: Daniella Clark/G1 Sósias de Michael e Chaplin fizeram sucesso no calçadão (Foto: Daniella Clark/G1)Depois que parou de chover, apareceram os tipos populares que fazem a fama do bairro. Sósias de Michael Jackson e Charles Chaplin fizeram graça no calçadão, próximo ao palco principal, nas imediações do hotel Copacabana Palace.
Cercados de fãs, eles deram autógrafos e tiraram fotos com o público. Aos gritos de “Michael Jackson não morreu”, Roberto Muniz, de 40 anos, conta que se veste como o ídolo desde os 17 anos. Já Roberson Martins, de 32 anos, poeta, se veste de Charles Chaplin há três anos. Ele saiu de Campo Grande, na Zona Oeste, e chegou na praia ao meio-dia.

SÃO PAULO E BRASILIA DIVIDIRAM A MEGA-SENA DA VIRADA

Brasilia - Uma aposta feita em Santa Rita do Passa Quatro, de São Paulo (SP), e outra feita em Brasília, no Distrito Federal (DF) vão dividir a bolada milionária da Mega-Sena da Virada. Cabe a cada aposta vencedora R$ 72.450.747,46.
A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou as dezenas sorteadas na noite desta quinta-feira (31). O prêmio total é considerado o recorde das loterias na América Latina. Confira os números sorteados: 10 – 27 – 40 – 46 – 49 – 58.
A Quina premiará 734 apostas com R$ 34.724.23. Já a Quadra saiu para 55.988 apostas, com rateio a ser confirmado pela CEF, mas em torno de R$ 650,33 para cada bilhete, segundo a assessoria da instituição.
O sorteio foi realizado às 20h, na Estação da Luz, em São Paulo.
A maior quantia paga até agora foi de R$ 64,9 milhões, em outubro de 1999. Atualizado, esse valor chegaria a R$ 115 milhões, ainda conforme a CEF.

INCRA FARÁ CONCURSO ESTE ANO

Brasilia - O ministro Paulo Bernardo autorizou nesta quarta-feira (30), por meio da portaria nº 508, página 85 da Seção 1 do "Diário Oficial da União", a realização de concurso público para 550 vagas no Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra). São 70 vagas de nível médio para técnico em reforma e desenvolvimento agrário e 400 de nível superior, sendo 250 para analista em reforma e desenvolvimento agrário e 150 para analista administrativo, todos do Plano de Carreira dos Cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário. Foram autorizadas ainda 80 vagas para engenheiro agrônomo para a Carreira de Perito Federal Agrário.
O Incra tem 180 dias para a abertura da seleção pública. (G-1)

Camelôs retirados da D.Vargas

Manaus – A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) informou que as calçadas da Avenida Darcy Vargas, em frente à Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) estão totalmente livres de bancas de camelôs, churrasquinhos, cachorro-quente e outros ambulantes.
Segundo a secretaria, a mudança é resultado de uma operação que retirou 10 vendedores ambulantes do local.
De acordo com Sempab, os vendedores foram notificados na terça-feira (29) para deixar o local. Os ambulantes indicaram três lugares para reassentar seus carros-lanche e a secretaria vai analisar as sugestões de acordo com as regras de ocupação das áreas urbanas.
No local desocupado será construída uma passarela para pedestres. (Semcom)

LULA PASSA FERIADÃO NA BAHIA


Salvador - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou às 11h40 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 31, na Base Naval de Aratu, na Praia de Inema, em Salvador, onde passará o feriado de fim de ano. Segundo militares que trabalham no local, a expectativa é que ele fique no local até o dia 6. Lula desembarcou na Base Aérea da capital baiana às 11h15 e partiu, de helicóptero, à base naval. Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando o presidente passou alguns dias de descanso no local pouco depois da virada do ano - que ele passou em Fernando de Noronha -, não houve aglomeração de pessoas no píer da Praia de São Tomé de Paripe, que fica ao lado da Praia de Inema, à espera do presidente.
É a sexta visita de Lula à Bahia nos últimos 12 meses e a quarta vez consecutiva que o presidente aproveita a privacidade do lugar para descansar durante a folga de virada de ano. O reduto, conhecido por oferecer belezas naturais e privacidade aos ocupantes - o ponto onde Lula costuma ficar está a cerca de um quilômetro do local mais próximo onde civis têm acesso -, também foi usado como ponto de férias do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Informações não oficialmente confirmadas dão conta que Lula deve passar a virada do ano no Palácio de Ondina, residência oficial do governador baiano, Jaques Wagner.(Fonte: Estado.Com)