Manaus - Para atender de forma satisfatória os turistas que assistirão aos jogos durante a Copa do Mundo de 2014, Manaus precisará melhorar o sistema de trânsito e ampliar a rede hoteleira. A avaliação é do presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo. - Manaus tem hoje um problema enorme por causa do trânsito. A dificuldade de mobilidade é fato e a infraestrutura hoteleira também precisa ser ampliada.
Na avaliação de Melo, a melhoria do sistema de transporte coletivo poderá contribuir com o trânsito na cidade. Ele acha também que investimentos no trânsito fluvial podem ser mais adequados e trazer mais velocidade ao fluxo de passageiros.
- Manaus tem um número de veículos particulares enorme em contraposição ao efetivo de veículos coletivos. O transporte fluvial deveria ser melhor desenvolvido para dar mais opção e diminuir o tempo dos passageiros de um destino a outro-, acrescentou.
A preparação de Manaus e outras cidades brasileiras para a Copa de 2014 fazem parte dos temas que estão sendo discutidos, na capital amazonense, durante a 66ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia.
Os participantes do evento também vão aprovar um documento que deve ser levado à Conferência do Clima (COP-15), na Dinamarca, por uma delegação do Sistema Confea/Crea.
Mais de duas mil pessoas participam da programação do evento, que teve início ontem (3) e vai até hoje (5). Fonte: Agência Brasil
sábado, 5 de dezembro de 2009
PONTE SOBRE O RIO NEGRO COMPLETA 1 KM DE PISTA
Manaus - O Governo do Estado informou ontem (3), que a ponte sobre o Rio Negro alcançou esta semana, o primeiro quilômetro dos seus 3.6 mil metros de extensão. No total, 15 vãos já estão totalmente prontos. Destes, cinco já receberam vigas e nas próximas horas, os tabuleiros das pistas serão concretados. Somados os vinte vãos, eles totalizam 900 metros de pista, pois cada um deles possui o tamanho de 45 metros, levando em consideração o espaço existente entre um vão e outro, onde ficam as pilastras de sustentação.
De acordo com o Governo, o avanço da obra já pode ser visto por quem faz a travessia do rio por meio de balsas. Das 246 estacas que compõem a obra, 224 já foram cravadas.
Faltam apenas 22 estacas, ou camisas de ferro, como também são chamadas, para implantar em definitivo as fundações da ponte – explicou o secretário da Região Metropolitana de Manaus, René Levy. As 22 estacas restantes devem ser implantadas na margem direita do rio Negro durante o mês de janeiro.
Segundo o secretário, o trabalho será concentrado na implantação das pilastras, das vigas e do vão central, onde vão passar grandes barcos de turismo. Também serão executados trabalhos de elevação do terreno a partir da Ponta do Brito até a estrada Manuel Urbano juntamente com a urbanização das estradas de acesso.
A ponte está prevista para ser concluída em agosto do próximo ano, ou no máximo em setembro.
- Quando a ponte for inaugurada, um novo tempo estará começando, que consolidará o projeto da Região Metropolitana de Manaus e possibilitará a integração entre a capital e dezenas de municípios do interior, levando desenvolvimento econômico de forma mais acelerada em toda aquela área”, destacou o governador Eduardo Braga, ao parabenizar operários e engenheiros pela conclusão dos primeiros mil metros de pista sobre o rio Negro.(Agecom)
De acordo com o Governo, o avanço da obra já pode ser visto por quem faz a travessia do rio por meio de balsas. Das 246 estacas que compõem a obra, 224 já foram cravadas.
Faltam apenas 22 estacas, ou camisas de ferro, como também são chamadas, para implantar em definitivo as fundações da ponte – explicou o secretário da Região Metropolitana de Manaus, René Levy. As 22 estacas restantes devem ser implantadas na margem direita do rio Negro durante o mês de janeiro.
Segundo o secretário, o trabalho será concentrado na implantação das pilastras, das vigas e do vão central, onde vão passar grandes barcos de turismo. Também serão executados trabalhos de elevação do terreno a partir da Ponta do Brito até a estrada Manuel Urbano juntamente com a urbanização das estradas de acesso.
A ponte está prevista para ser concluída em agosto do próximo ano, ou no máximo em setembro.
- Quando a ponte for inaugurada, um novo tempo estará começando, que consolidará o projeto da Região Metropolitana de Manaus e possibilitará a integração entre a capital e dezenas de municípios do interior, levando desenvolvimento econômico de forma mais acelerada em toda aquela área”, destacou o governador Eduardo Braga, ao parabenizar operários e engenheiros pela conclusão dos primeiros mil metros de pista sobre o rio Negro.(Agecom)
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
BRASIL CAI EM GRUPO DIFÍCIL E PEGA PORTUGAL NA PRIMEIRA FASE
Africa do Sul - Brasil cai em grupo difícil na Copa de 2010 O Brasil não deu a sorte dos últimos mundiais e caiu em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010. No sorteio, que aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a seleção vai enfrentar na primeira fase Portugal, de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim, de Didier Drogba, e a Coreia do Norte.
O sorteio começou bem para o time de Dunga, que caiu como cabeça de chave do Brasil do Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Desta forma, a seleção faria menos deslocamentos durante a Copa do Mundo e jogaria as duas primeiras partidas na capital, Joanesburgo. O primeiro país sorteado para o grupo brasileiro também agradou: a Coreia do Norte. Mas aí os ventos parecem ter mudado de lado. E levaram Costa do Marfim e Portugal para o lado da seleção.
O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, local em que a seleção conquistou a Copa das Confederações neste ano. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Joanesburgo, mas no estádio Soccer City. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho, contra Portugal, em Durban.
Dos adversários da primeira fase, a seleção já enfrentou em Copas do Mundo apenas Portugal. E a lembrança não é boa. Foi em 1966, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase após perder por 3 a 1 para os portugueses. Curiosamente, Portugal conta com jogadores nascidos em terras brasileiras como o meia Deco, o zagueiro Pepe e o atacante Liedson.
Se ficar em primeiro lugar no Grupo G, o Brasil pode enfrentar Espanha, Itália, Argentina e Alemanha apenas na final se essas seleções também ficarem na liderança na primeira fase. E em um caminho mais fácil, o Brasil teria pela frente Chile ou Suíça nas oitavas, Holanda ou Paraguai nas quartas, França e Inglaterra na semifinal.
O sorteio começou bem para o time de Dunga, que caiu como cabeça de chave do Brasil do Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Desta forma, a seleção faria menos deslocamentos durante a Copa do Mundo e jogaria as duas primeiras partidas na capital, Joanesburgo. O primeiro país sorteado para o grupo brasileiro também agradou: a Coreia do Norte. Mas aí os ventos parecem ter mudado de lado. E levaram Costa do Marfim e Portugal para o lado da seleção.
O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, local em que a seleção conquistou a Copa das Confederações neste ano. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Joanesburgo, mas no estádio Soccer City. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho, contra Portugal, em Durban.
Dos adversários da primeira fase, a seleção já enfrentou em Copas do Mundo apenas Portugal. E a lembrança não é boa. Foi em 1966, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase após perder por 3 a 1 para os portugueses. Curiosamente, Portugal conta com jogadores nascidos em terras brasileiras como o meia Deco, o zagueiro Pepe e o atacante Liedson.
Se ficar em primeiro lugar no Grupo G, o Brasil pode enfrentar Espanha, Itália, Argentina e Alemanha apenas na final se essas seleções também ficarem na liderança na primeira fase. E em um caminho mais fácil, o Brasil teria pela frente Chile ou Suíça nas oitavas, Holanda ou Paraguai nas quartas, França e Inglaterra na semifinal.
INCRA ABRE A VII FEAF-AM E ASSINA CONVÊNIO COM IDAM
Manaus -A superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Maria do Socorro Marques Feitosa, abriu ontem a noite, no estacionamento do estádio Vivaldo Lima, a VII edição da Feira da Agricultura Familiar do Amazonas, promovida pelo INCRA e parcerias com outros órgãos federais, Governo do Estado, prefeituras municipais e movimentos sociais.
A solenidade de abertura contou com a participação do diretor de Programa do INCRA, Raimundo Lima, representando o presidente da instituição Rolf Rackbart do secretário de Produção Rural, Eron Bezera, representando o governador Eduardo Braga e outras autoridades.
Um dos pontos marcantes da solenidade, foi a assinatura de um convênio entre o INCRA e o Governo do Estado, através o Instituto de Desenvolvimento do Amazonas –IDAM, no valor de R$ 1.288.000,97, para a prestação de assistência técnica para 3.220 famílias em 31 assentamentos de reforma agrária, abrangendo 14 municípios. O documento foi assinado pela superintendente do INCRA, Maria do Socorro Marques Feitosa e pelo presidente do IDAM, Edmar Visolli.
Este ano, a feira conta com a participação de 27 municípios e 48 assentamentos e 150 expositores-assentados que estarão mostrando os produtos da reforma agrária, como pescado, com destaque para pirarucu, tambaqui e matrinxã, oriundos da reservas extrativistas, artesanato, doces e compotas, animais de pequeno porte, como aves e porcos, além de vários produtos do campo como: Farinha de mandioca, farinha de tapioca, macaxeira, coco, batata, pimenta de cheiro, pupunha, cupuaçu, café, ovos, milho, mel de abelha, licores, perfumes, sabonetes de ervas regionais, compotas, óleos essenciais de andiroba, copaíba, cumaru, pau-rosa, plantas medicinais, tucupi, pimenta de cheiro, tucumã, laranja, mamão, abacaxi, melancia, açaí e queijo.
Em razão da grande enchente, provocando a queda da produção, especialmente nos assentamentos situados nas várzeas e agora com a forte vazante, dificultando o escoamento da produção, alguns assentamentos inscritos, não conseguirão chegar com os seus produtos a Manaus e consequentemente ficaram fora do evento.
Alguns assentamentos não poderão estar representados em função da forte cheia que prejudicou a produção. Os mais atingidos ficam nos municípios de Manaquiri, Careiro Castanho e da Várzea, Beruri e Manacapuru.
Durante a realização da Feira, no período de 3 a 5 de dezembro, os expositores também participarão de um seminário de interesse dos assentados, abordando os vários aspectos do setor primário, objetivando melhorias na produtividade dos assentamentos de reforma agrária no Amazonas.
O público expositor é formado prioritariamente por assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária, contando ainda com os técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos projetos de assentamentos, chefes das Unidades Avançadas do INCRA, comunidades ribeirinhas e ONGs.
OBJETIVO
Segundo a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, o principal objetivo da Feira da Agricultura Familiar, que chega à sua VII edição, é a promoção, divulgação e a comercialização dos produtos da reforma agrária, além da divulgação das políticas e ações que o INCRA vem desenvolvendo no Estado, agora com um olhar especial para as populações tradicionais, com destaque para os produtores da várzea e a criação de assentamentos sustentáveis de reforma agrária.
Outro grande objetivo, segundo a superintendente, é incentivar a produção da agricultura familiar, além de propiciar espaço para degustação e venda de produtos diretamente do produtor para o consumidor.
“A intenção – disse Socorro Feitosa - é divulgar para o público visitante, a temática da agro-industrialização, e apresentar protótipos demonstrativos de agroindústrias, máquinas e equipamentos, além de proporcionar um grande intercâmbio entre assentados, público e técnicos da área, além de palestras e oficinas direcionadas aos assentados, onde serão discutidas estratégias de produção e de comercialização para os produtos da reforma agrária e da agricultura familiar.
Além do passeio pelos stands, os visitantes poderão provar muitos pratos da culinária regional na praça da alimentação e se divertir com muitos shows que serão apresentados todas as noites, das 20 às 22 horas, com destaque para a Banda Arrasta o Fole, Banda Natinho e Grupo Correnteza e Banda Impacto. O show da abertura ficou por conta da banda de forró Arrasta o Fole.(Fonte: Ascom INCRA-AM - foto: Johanan de Paula)
A solenidade de abertura contou com a participação do diretor de Programa do INCRA, Raimundo Lima, representando o presidente da instituição Rolf Rackbart do secretário de Produção Rural, Eron Bezera, representando o governador Eduardo Braga e outras autoridades.
Um dos pontos marcantes da solenidade, foi a assinatura de um convênio entre o INCRA e o Governo do Estado, através o Instituto de Desenvolvimento do Amazonas –IDAM, no valor de R$ 1.288.000,97, para a prestação de assistência técnica para 3.220 famílias em 31 assentamentos de reforma agrária, abrangendo 14 municípios. O documento foi assinado pela superintendente do INCRA, Maria do Socorro Marques Feitosa e pelo presidente do IDAM, Edmar Visolli.
Este ano, a feira conta com a participação de 27 municípios e 48 assentamentos e 150 expositores-assentados que estarão mostrando os produtos da reforma agrária, como pescado, com destaque para pirarucu, tambaqui e matrinxã, oriundos da reservas extrativistas, artesanato, doces e compotas, animais de pequeno porte, como aves e porcos, além de vários produtos do campo como: Farinha de mandioca, farinha de tapioca, macaxeira, coco, batata, pimenta de cheiro, pupunha, cupuaçu, café, ovos, milho, mel de abelha, licores, perfumes, sabonetes de ervas regionais, compotas, óleos essenciais de andiroba, copaíba, cumaru, pau-rosa, plantas medicinais, tucupi, pimenta de cheiro, tucumã, laranja, mamão, abacaxi, melancia, açaí e queijo.
Em razão da grande enchente, provocando a queda da produção, especialmente nos assentamentos situados nas várzeas e agora com a forte vazante, dificultando o escoamento da produção, alguns assentamentos inscritos, não conseguirão chegar com os seus produtos a Manaus e consequentemente ficaram fora do evento.
Alguns assentamentos não poderão estar representados em função da forte cheia que prejudicou a produção. Os mais atingidos ficam nos municípios de Manaquiri, Careiro Castanho e da Várzea, Beruri e Manacapuru.
Durante a realização da Feira, no período de 3 a 5 de dezembro, os expositores também participarão de um seminário de interesse dos assentados, abordando os vários aspectos do setor primário, objetivando melhorias na produtividade dos assentamentos de reforma agrária no Amazonas.
O público expositor é formado prioritariamente por assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária, contando ainda com os técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos projetos de assentamentos, chefes das Unidades Avançadas do INCRA, comunidades ribeirinhas e ONGs.
OBJETIVO
Segundo a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, o principal objetivo da Feira da Agricultura Familiar, que chega à sua VII edição, é a promoção, divulgação e a comercialização dos produtos da reforma agrária, além da divulgação das políticas e ações que o INCRA vem desenvolvendo no Estado, agora com um olhar especial para as populações tradicionais, com destaque para os produtores da várzea e a criação de assentamentos sustentáveis de reforma agrária.
Outro grande objetivo, segundo a superintendente, é incentivar a produção da agricultura familiar, além de propiciar espaço para degustação e venda de produtos diretamente do produtor para o consumidor.
“A intenção – disse Socorro Feitosa - é divulgar para o público visitante, a temática da agro-industrialização, e apresentar protótipos demonstrativos de agroindústrias, máquinas e equipamentos, além de proporcionar um grande intercâmbio entre assentados, público e técnicos da área, além de palestras e oficinas direcionadas aos assentados, onde serão discutidas estratégias de produção e de comercialização para os produtos da reforma agrária e da agricultura familiar.
Além do passeio pelos stands, os visitantes poderão provar muitos pratos da culinária regional na praça da alimentação e se divertir com muitos shows que serão apresentados todas as noites, das 20 às 22 horas, com destaque para a Banda Arrasta o Fole, Banda Natinho e Grupo Correnteza e Banda Impacto. O show da abertura ficou por conta da banda de forró Arrasta o Fole.(Fonte: Ascom INCRA-AM - foto: Johanan de Paula)
COPA 2010: MUNDO HOJE DE OLHO NAS BOLINHAS
,
Africa do Sul - A primeira Copa do Mundo da África, que parecia tão distante, já está a menos de 200 dias de ser oficialmente aberta em Joanesburgo, em 11 de junho de 2010. Mas não é exagero dizer que o Mundial já começa nesta sexta-feira, no sorteio dos grupos na Cidade do Cabo. Em vez da grama para os craques de hoje, o tapete vermelho para receber ídolos do passado, técnicos do presente, todos de olho não em uma bola, mas nas várias bolinhas que começarão a escrever a nova história que só termina em 2010.
Para promover um sorteio que seja, paradoxalmente, o mais equilibrado possível, a Fifa estabeleceu algumas regras. A principal é dividir as 32 seleções em quatro potes, levando-se em consideração geografia e, principalmente, força futebolística. São oito países por pote e cada um deles ficará em um dos oito grupos do torneio.
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM a partir das 15h10m (de Brasília)
Os integrantes do primeiro pote, o dos cabeças de chave, foram escolhidos a partir da posição das equipes no ranking de outubro da Fifa. São eles Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda e Espanha. A África do Sul, anfitriã do torneio, completa a lista e terá a honra de abrir a competição.
- Um sorteio favorável é sempre importante, vamos torcer para que as bolinhas nos ajudem - brincou Carlos Alberto Parreira, técnico dos Bafana Bafana, ciente de que uma chave forte pode colocar por terra as ambições sul-africanas de chegar, ao menos, às oitavas de final. (R.Globo)
Africa do Sul - A primeira Copa do Mundo da África, que parecia tão distante, já está a menos de 200 dias de ser oficialmente aberta em Joanesburgo, em 11 de junho de 2010. Mas não é exagero dizer que o Mundial já começa nesta sexta-feira, no sorteio dos grupos na Cidade do Cabo. Em vez da grama para os craques de hoje, o tapete vermelho para receber ídolos do passado, técnicos do presente, todos de olho não em uma bola, mas nas várias bolinhas que começarão a escrever a nova história que só termina em 2010.
Para promover um sorteio que seja, paradoxalmente, o mais equilibrado possível, a Fifa estabeleceu algumas regras. A principal é dividir as 32 seleções em quatro potes, levando-se em consideração geografia e, principalmente, força futebolística. São oito países por pote e cada um deles ficará em um dos oito grupos do torneio.
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM a partir das 15h10m (de Brasília)
Os integrantes do primeiro pote, o dos cabeças de chave, foram escolhidos a partir da posição das equipes no ranking de outubro da Fifa. São eles Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda e Espanha. A África do Sul, anfitriã do torneio, completa a lista e terá a honra de abrir a competição.
- Um sorteio favorável é sempre importante, vamos torcer para que as bolinhas nos ajudem - brincou Carlos Alberto Parreira, técnico dos Bafana Bafana, ciente de que uma chave forte pode colocar por terra as ambições sul-africanas de chegar, ao menos, às oitavas de final. (R.Globo)
MP entra com ação para solucionar crise no HUGV
Manaus - O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM) entraram com ação cautelar contra a União, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus, para tentar solucionar a situação do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A ação pede que o valor dos recursos financeiros superem os valores atualmente repassados ao hospital.
O pedido do Ministério Público também trata da prestação de atendimento auxiliar aos pacientes do hospital que tiveram internações e cirurgias suspensas. O serviço de internação do HUGV foi paralisado no dia 26 de outubro. A ação pede que o Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus prestem o atendimento necessário aos pacientes prejudicados com a crise.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Francisco Deodato, afirmou que ainda não tomou conhecimento da ação do Ministério Público. Segundo ele, a Prefeitura de Manaus não repassa mais recursos ao HUGV porque a unidade é vinculada ao Governo Federal.
- Até o momento, a Semsa não tem convênio com o HUGV, pois o hospital é de responsabilidade do Governo Federal. Não posso dizer se as unidades de saúde municipais podem atender esses pacientes. Teremos que receber a notificação do Ministério Público para poder nos manifestar-, disse Deodato.
A atual direção do HUGV enviou ofício a prefeitura informando que o último convênio com o Município foi feito em 2005, no valor de R$ 2,4 milhões. Depois disso, a direção afirma que não houve qualquer renovação ou aditivo.
A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) também informou que a pasta já atende o hospital dentro das possibilidades e justificou que não é responsabilidade do Estado cuidar do hospital. A assessoria informou ainda que o Estado repassa R$ 300 mil por mês para auxiliar na compra de materiais cirúrgicos e medicamentos.
A recomendação do MP é para que caso União, Estado e Município não cumpram as determinações deverão pagar multa diária de R$ 20 mil.
SUSPENSÃO
O HUGV oferece tratamento de referência em hemodiálise e neurocirurgia e
a suspensão das internações para cirurgias foi feita devido a ausência de material cirúrgico.
Na época da paralisação, o diretor do HUGV, Lourivaldo Rodrigues, informou que os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em valor que oscila entre R$ 700 mil e R$ 800 mil, são insuficientes para a manutenção dos serviços, cujo montante de gastos chega a R$ 1,2 milhão por mês.
O MPF/AM solicitou da direção do hospital uma planilha detalhada com todos os repasses financeiros feitos pelos ministérios entre 2000 e 2009 e planilha semelhante com os repasses feitos pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).VISTORIA
De acordo com a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Luciana Portal Gadelha, é incontestável a importância do HUGV para o estado e para a região norte.
- A suspensão do funcionamento do HUGV é gravíssima, não apenas do ponto de vista da saúde da população, mas também do ponto de vista da qualificação de recursos humanos na área de saúde-, analisou a procuradora.
O diretor do hospital informou que o HUGV possui 674 servidores efetivos, além de funcionários terceirizados, vinculados à Susam, à Semsa, ao Ministério da Saúde, à Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e à Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol) - fundação privada vinculada à Universidade Federal do Amaoznas (Ufam). O hospital universitário possui 180 leitos, dos quais 80 estão em funcionamento. (Fonte: MPE Amazonas)
O pedido do Ministério Público também trata da prestação de atendimento auxiliar aos pacientes do hospital que tiveram internações e cirurgias suspensas. O serviço de internação do HUGV foi paralisado no dia 26 de outubro. A ação pede que o Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus prestem o atendimento necessário aos pacientes prejudicados com a crise.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Francisco Deodato, afirmou que ainda não tomou conhecimento da ação do Ministério Público. Segundo ele, a Prefeitura de Manaus não repassa mais recursos ao HUGV porque a unidade é vinculada ao Governo Federal.
- Até o momento, a Semsa não tem convênio com o HUGV, pois o hospital é de responsabilidade do Governo Federal. Não posso dizer se as unidades de saúde municipais podem atender esses pacientes. Teremos que receber a notificação do Ministério Público para poder nos manifestar-, disse Deodato.
A atual direção do HUGV enviou ofício a prefeitura informando que o último convênio com o Município foi feito em 2005, no valor de R$ 2,4 milhões. Depois disso, a direção afirma que não houve qualquer renovação ou aditivo.
A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) também informou que a pasta já atende o hospital dentro das possibilidades e justificou que não é responsabilidade do Estado cuidar do hospital. A assessoria informou ainda que o Estado repassa R$ 300 mil por mês para auxiliar na compra de materiais cirúrgicos e medicamentos.
A recomendação do MP é para que caso União, Estado e Município não cumpram as determinações deverão pagar multa diária de R$ 20 mil.
SUSPENSÃO
O HUGV oferece tratamento de referência em hemodiálise e neurocirurgia e
a suspensão das internações para cirurgias foi feita devido a ausência de material cirúrgico.
Na época da paralisação, o diretor do HUGV, Lourivaldo Rodrigues, informou que os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em valor que oscila entre R$ 700 mil e R$ 800 mil, são insuficientes para a manutenção dos serviços, cujo montante de gastos chega a R$ 1,2 milhão por mês.
O MPF/AM solicitou da direção do hospital uma planilha detalhada com todos os repasses financeiros feitos pelos ministérios entre 2000 e 2009 e planilha semelhante com os repasses feitos pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).VISTORIA
De acordo com a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Luciana Portal Gadelha, é incontestável a importância do HUGV para o estado e para a região norte.
- A suspensão do funcionamento do HUGV é gravíssima, não apenas do ponto de vista da saúde da população, mas também do ponto de vista da qualificação de recursos humanos na área de saúde-, analisou a procuradora.
O diretor do hospital informou que o HUGV possui 674 servidores efetivos, além de funcionários terceirizados, vinculados à Susam, à Semsa, ao Ministério da Saúde, à Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e à Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol) - fundação privada vinculada à Universidade Federal do Amaoznas (Ufam). O hospital universitário possui 180 leitos, dos quais 80 estão em funcionamento. (Fonte: MPE Amazonas)
CRIADA COMISSÃO PARA DEBATER PROISSÃO DE MOTOTAXISTA
Manaus - A Prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM) criarão uma comissão formada por representantes dos motos-taxistas e de outras modalidades de transporte urbano como coletivos, executivos, e taxistas, além de segmentos da sociedade civil organizada como as associações de bairro. O objetivo é tratar da regulamentação da profissão de mototaxista na capital. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, vereador Luiz Alberto Carijó (PTB), após reunião com o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes. Segundo o parlamentar, é necessário convocar toda a sociedade para discutir o assunto.
- Essa questão não é simples como as pessoas podem encarar. O prefeito reconhece os direitos dos mototaxistas. mas os trabalhadores de outras formas de transporte também têm seus direitos. Temos que determinar, por exemplo, quais serão as áreas de atuação do serviço de moto-táxi, limitando a questão do transporte alternativo para não haver conflitos entre as categorias, gerando uma guerra-, afirmou o parlamentar.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Manaus, Miguel Alves, informou, na manhã de ontem (02), que, caso a Prefeitura de Manaus não acate as reivindicações de regularização da classe, as manifestações com cerca de 8 mil mototaxistas continuarão a ser realizadas por toda a cidade.
- Nossa intenção é somente resolver o problema da regularização. Algumas pessoas simplesmente vestem o uniforme de mototaxista e passam a circular na cidade. Muitas delas operam de forma irregular-, disse o sindicalista.
Carijó lembrou que se alguém perguntar do taxista se ele é contra o serviço de moto-táxi, o taxista dirá que é contra. Segundo ele, essa será a mesma resposta dada pelos que atuam no transporte alternativo.
- Teremos que ter amadurecimento e equilíbrio para evitarmos conflitos. Os mototaxistas são fundamentais em determinados bairros, mas hoje eles já avançaram por quase toda a cidade. Há uma proliferação. Isso desorganiza o trânsito e a cidade-, argumentou Carijó.
- Essa questão não é simples como as pessoas podem encarar. O prefeito reconhece os direitos dos mototaxistas. mas os trabalhadores de outras formas de transporte também têm seus direitos. Temos que determinar, por exemplo, quais serão as áreas de atuação do serviço de moto-táxi, limitando a questão do transporte alternativo para não haver conflitos entre as categorias, gerando uma guerra-, afirmou o parlamentar.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Manaus, Miguel Alves, informou, na manhã de ontem (02), que, caso a Prefeitura de Manaus não acate as reivindicações de regularização da classe, as manifestações com cerca de 8 mil mototaxistas continuarão a ser realizadas por toda a cidade.
- Nossa intenção é somente resolver o problema da regularização. Algumas pessoas simplesmente vestem o uniforme de mototaxista e passam a circular na cidade. Muitas delas operam de forma irregular-, disse o sindicalista.
Carijó lembrou que se alguém perguntar do taxista se ele é contra o serviço de moto-táxi, o taxista dirá que é contra. Segundo ele, essa será a mesma resposta dada pelos que atuam no transporte alternativo.
- Teremos que ter amadurecimento e equilíbrio para evitarmos conflitos. Os mototaxistas são fundamentais em determinados bairros, mas hoje eles já avançaram por quase toda a cidade. Há uma proliferação. Isso desorganiza o trânsito e a cidade-, argumentou Carijó.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
INCÊNDIO DESTRÓI ÁREA VERDE NO IRANDUBA
Iranduba AM - – Um incêndio de grandes proporções registrado na noite de ontem (2), destruiu uma área verde equivalente a quatro campos de futebol, na comunidade rural São Francisco, no município de Iranduba (a 34 quilômetros de Manaus). O incêndio começou por volta das 19h e as chamas podiam ser vistas dos bairros São Raimundo, na zona Oeste, Educandos na zona Sul e Centro de Manaus. O levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros do Estado aponta que o fogo começou próximo a uma olaria e se alastrou rapidamente pela vegetação ressequida em função do longo período de estiagem. A causa do incêndio ainda não foi identificada.
De acordo com a corporação, a central de operação foi acionada ainda durante a noite, e oito homens, além de viaturas e um helicóptero, foram deslocados para controlar as chamas no local. A área destruída é de aproximadamente quatro hectares.
O Corpo de Bombeiros informou ainda, que a área onde ocorreu o incêndio está localizada em um trecho de difícil acesso, o que dificultou o combate às chamas.
Por volta das 10h da manhã de hoje (3), o Corpo de Bombeiros fez um sobrevoo na região atingida, com o apoio da Marinha do Brasil, a fim de fazer um levantamento preciso da destruição. A corporação informou que até o final da tarde de hoje o relatório completo da ocorrência deve ser divulgado.
Ainda na noite de ontem, outro incêndio foi registrado pelo Corpo de Bombeiros em área de floresta no Distrito de Balbina próximo ao município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus).
Atriz Leila Lopes é encontrada morta
São Paulo - A atriz Leila Lopes foi encontrada morta na madrugada desta quinta-feira (3) no apartamento onde morava no bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com o registro da ocorrência policial, ela tinha 50 anos. O corpo foi achado por uma amiga da atriz, que foi ao apartamento a pedido do marido, já que ela não atendia a telefonemas.
O G1 apurou que Leila Lopes deixou cartas escritas de próprio punho, nas quais disse que tomaria veneno para se matar.
Ela escreveu duas cartas, uma de cinco páginas e outra de sete, destinada à família. De acordo com o que apurou a reportagem, a atriz afirma no texto que tomava remédios para dormir e que estava cansada da vida de exercícios em uma academia de ginástica.
Em uma das cartas, Leila Lopes agradeceu à imprensa e deixou uma relação de telefones de pessoas a serem avisadas.
De acordo com o registro do boletim de ocorrência, o marido da atriz ligou para a dentista Liliana Nieto Alonso, amiga da atriz que morava no mesmo prédio, pedindo que ela solicitasse à portaria para entrar em contato com Leila porque ela não atendia a telefonemas.
Como o porteiro também não conseguiu falar com a atriz, o marido, de acordo com o boletim, pediu à amiga que levasse um chaveiro ao apartamento. Segundo a polícia, a amiga contou que o marido estava preocupado com Leila porque ela estava com problemas de saúde.
Ainda de acordo com informações do boletim de ocorrência, quando o chaveiro abriu a porta do apartamento, a amiga encontrou a atriz caída no chão, diante da cama do quarto do casal.
Segundo o chaveiro relatou à polícia, a amiga saiu do apartamento gritando que a atriz havia morrido. O chaveiro disse ter ido até o quarto e observou que a atriz aparentava não estar respirando.
Liliana Nieto Alonso, de 36 anos, afirmou que estava abalada e preferia não falar com a imprensa. “A gente está muito abalado. Eu gostava muito dela”. Liliana disse ter visto Leila Lopes pela última vez há cerca de uma semana.
O boletim de ocorrência informa que, chamada ao local, a polícia localizou no quarto embalagens de remédios usados e um prato com restos de comida misturados a um veneno de rato, conhecido como "chumbinho".Fonte: G1
MENSALÃO: STF RETOMA JULGAMENTO DE AZEREDO.
Braasilia - O Supremo Tribunal Federal (STF) recomeçou às 15h05 desta quinta-feira (3) o julgamento do inquérito do mensalão mineiro. Em plenário, os ministros decidirão entre aceitar ou não a denúncia de suposto caixa dois na campanha à reeleição do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998, ocasião em que o tucano foi derrotado por Itamar Franco. Atualmente no cargo de senador, Azeredo é o único denunciado no processo que tramita no STF. Iniciado no dia 4 de novembro, o julgamento acabou interrompido no dia seguinte, após um pedido de vista do ministro José Antonio Dias Toffoli. Antes disso, somente o relator do caso, Joaquim Barbosa, havia votado. Ele se posicionou favorável a abertura de uma ação penal contra Azeredo pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
Dez ministros ainda terão direito a voto na retomada do julgamento. Eles deverão decidir entre aceitar ou não a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF). Caso a maior parte dos ministros considere que há indícios de que o senador tenha envolvimento com o suposto caixa dois, Azeredo passará à condição de réu em ação penal a ser julgada pelo próprio Supremo.
Julgamento
Pouco depois do voto do relator no último dia 5, Toffoli disse que precisaria de mais tempo para estudar o caso, diante da citação de um recibo, no voto de Joaquim Barbosa, que comprometeria Azeredo. "Chama a atenção porque [o recibo] é o único documento que leva a vinculação ao Eduardo Azeredo. E vejo que na denúncia não se deu destaque a ele", destacou Toffoli.
Julgamento do inquérito do mensalão mineiro no STF é suspenso Relator no STF aceita denúncia contra Azeredo por lavagem de dinheiro Ministro do STF rebate Azeredo e diz que recibo 'consta da denúncia' STF começa segundo dia de julgamento do inquérito do mensalão mineiro Relator 'colocou' prova falsa em relatório no STF, diz Eduardo Azeredo Líder do governo na Câmara diz não ter ‘nenhum’ conhecimento sobre mensalão
O recibo, segundo o relator, comprova que Azeredo teria recebido R$ 4,5 milhões do grupo do empresário Marcos Valério, apontado como o operador do caixa dois da campanha. A citação do documento causou divergência em plenário. O advogado do senador, José Gerardo Grossi, disse que “a denúncia não se utiliza desse recibo para fazer qualquer acusação contra Eduardo Azeredo”.
Eduardo Azeredo disse ao G1, por meio de sua assessoria de imprensa, que o recibo, de fato, consta em uma peça apresentada na denúncia, “mas foi desconsiderado como prova no inquérito”, porque supostamente seria falso.
O advogado do senador, José Gerardo Grossi, afirmou nesta quinta antes do julgamento que uma perícia técnica feita no recibo a pedido da defesa de Azeredo teria comprovado que o documento é falso. “O recibo para ser examinado nesse momento deveria ter sido colocado na denúncia e não foi”, disse.
Voto
Em seu voto, Joaquim Barbosa destacou que o esquema de lavagem de dinheiro fica demonstrado a partir da comprovação de que empresas de Marcos Valério receberam recursos públicos para a prestação do serviço de publicidade. As verbas chegaram na forma de patrocínios a eventos esportivos bancados por estatais mineiras.
Segundo a denúncia, parte da verba era repassada para uma empresa intermediária, que transferia o dinheiro público para as contas da campanha no formato de doação. No entanto, os empresários teriam tomado empréstimos fictícios para comprovarem a origem lícita do recurso que era doado ao comitê de campanha.
“Ocultaram a origem aparentemente criminosa desses recursos. [A denúncia] Confirma fartamente que o dinheiro deriva de recursos públicos destinados de companhias estatais”, explicou o relator. "As empresas de Marcos Valério não tinham nenhuma participação formal na campanha. Só entram para proceder a lavagem de dinheiro", completou Barbosa.
Defesa
Na defesa de Azeredo, o ex-ministro José Gerardo Grossi desqualificou a denúncia feita pelo MPF. “Não diz onde, quando e de que maneira [os fatos ocorreram]”, destacou. “A denúncia não indica um ato de Azeredo com participação de obtenção de dinheiro. Descreve muito sinuosamente, indo para lá e para cá, trazendo coisas impertinentes. O dinheiro de Minas tinha contratos devidos de licitações”, afirmou Grossi.
Outros denunciados por suposto envolvimento com o mensalão mineiro que também seriam julgados pelo STF passaram a responder o inquérito na Justiça Federal de Minas Gerais. Em maio, o inquérito acabou desmembrado por Joaquim Barbosa. Assim, acusados como o empresário Marcos Valério e o ex-ministro das Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia, então coordenador da campanha de Azeredo, passaram a responder ao processo em Minas. (G-1)
MOTOTAXISTAS AMEAÇAM NOVOS PROTESTOS
Manaus – O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Manaus, Miguel Alves, informou na manhã de ontem que se a Prefeitura de Manaus não acatar as reivindicações de regularização da classe amanhã, durante uma reunião com o prefeito Amazonino Mendes (PTB), as manifestações com cerca de 8 mil mototaxistas continuarão a ser realizadas por toda a cidade. O presidente do sindicato disse ainda que o resultado da discussão depende exclusivamente da postura que o prefeito e os motaxistas vão adotar. Segundo ele, mesmo que exista ‘um pensamento flexível’, alguém deve ceder às reivindicações para que o problema seja solucionado.
- Nossa intenção é somente resolver o problema da regularização. Algumas pessoas simplesmente vestem o uniforme de mototaxista e passam a circular na cidade. Muitas delas operaram de forma irregular, se aproveitam da situação e mancham a imagem da classe. Chegam até a cometer assaltos e com isso os acabam denegrindo a imagem dos trabalhadores - disse.
Segundo ele, a maior parte dos motaxistas que atuam na capital amazonense é sindicalizada, mas não pode ser penalizada pela atitude da outra parcela que também oferece o serviço e não possui nenhum vínculo com o sindicato.
- A omissão da prefeitura tem que acabar e não podemos arcar com as conseqüências de atos de outras pessoas – disse.
A reunião foi marcada para às 10h de amanhã, depois que aproximadamente dois mil mototaxistas pararam a Avenida Brasil, na zona Oeste da capital, na manhã de ontem (1º) para protestar sobre regulamentação da profissão na capital. Eles querem autorização para atuar em todas as zonas da cidade.
ALEAM APROVA EMPRÉSTIMO AO GOVERNO
Manaus - Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou hoje (02), por 17 votos favoráveis, dois projetos enviados pelo Governo do Estado. Um deles trata de empréstimo de R$ 167.424.000,00 no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
O empréstimo proposto pelo governador Eduardo Braga destaca que os recursos da operação de crédito “serão aplicados na viabilização de despesa de capital, constantes do plano plurianual e dos orçamentos anuais do Estado".
De acordo com a proposta enviada pelo Executivo, o projeto de lei 225/2009, que autoriza o governo a emprestar recursos junto ao BNDES, está de acordo com a Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, da Resolução do Conselho Monetário Nacional 3.794, de 6 de outubro de 2009 e condições fixadas pelo BNDES.
Outro projeto encaminhado pelo governador em exercício, Omar Aziz, altera o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas. Entre as propostas estão a licença de servidores para freqüentar cursos, sem prejuízo do vencimento e remuneração. O projeto estabelece que apenas o governador do Estado dará autorização, mediante indicação do órgão ou entidade.
O projeto estabelece ainda prazo de concessão a servidores que freqüentarem cursos de aperfeiçoamento, de três para quatro anos, de se afastarem sem prejuízo de remuneração salarial.
Com a aprovação da Casa, o servidor público fica obrigado a prestar serviço ao Estado por igual período do seu afastamento, sob pena de indenização aos cofres públicos do Estado. (Fonte:ALEAM)
O empréstimo proposto pelo governador Eduardo Braga destaca que os recursos da operação de crédito “serão aplicados na viabilização de despesa de capital, constantes do plano plurianual e dos orçamentos anuais do Estado".
De acordo com a proposta enviada pelo Executivo, o projeto de lei 225/2009, que autoriza o governo a emprestar recursos junto ao BNDES, está de acordo com a Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, da Resolução do Conselho Monetário Nacional 3.794, de 6 de outubro de 2009 e condições fixadas pelo BNDES.
Outro projeto encaminhado pelo governador em exercício, Omar Aziz, altera o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas. Entre as propostas estão a licença de servidores para freqüentar cursos, sem prejuízo do vencimento e remuneração. O projeto estabelece que apenas o governador do Estado dará autorização, mediante indicação do órgão ou entidade.
O projeto estabelece ainda prazo de concessão a servidores que freqüentarem cursos de aperfeiçoamento, de três para quatro anos, de se afastarem sem prejuízo de remuneração salarial.
Com a aprovação da Casa, o servidor público fica obrigado a prestar serviço ao Estado por igual período do seu afastamento, sob pena de indenização aos cofres públicos do Estado. (Fonte:ALEAM)
INCRA ABRE HOJE A VII FEAF-AM NO VIVALDÃO
Manaus - Com uma grande variedade de produtos dos assentamentos de reforma agrária e da agricultura familiar, a superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Maria do Socorro Marques Feitosa, abre amanhã (dia 3), às 18 horas, numa parte do estacionamento do estádio Vivaldo Lima, a VII edição da Feira da Agricultura Familiar do Amazonas.
O evento promovido anualmente pelo INCRA conta com importantes parcerias, como: promovida pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a participação de Órgãos das administrações federal, estadual e municipal, como Sepror, Idam, FVS, Conab, ADS, Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, IFAM, UEA e UFAM.
Este ano, a feira contará com a participação de 27 municípios e 48 assentamentos e 150 expositores-assenados que estarão expondo produtos diversos da reforma agrária, como pescado, com destaque para pirarucu, tambaqui e matrinxã, oriundos da reservas extrativistas, artesanato, doces e compotas, animais de pequeno porte, como aves e porcos, além de uma variada grande de produtos do campo como: Farinha de mandioca, farinha de tapioca, macaxeira, coco, batata, pimenta de cheiro, pupunha, cupuaçu, café, ovos, milho, mel de abelha, licores, perfumes, sabonetes de ervas regionais, compotas, óleos essenciais de andiroba, copaíba, cumaru, pau-rosa, plantas medicinais, tucupi, pimenta de cheiro, tucumã, laranja, mamão, abacaxi, melancia, aça, queijo.
Durante a realização da Feira, no período de 3 a 5, os expositores também participarão de vários seminários de interesse dos assentados, abordando os vários aspectos do setor primário, objetivando melhorias na produção e produtividade dos assentamentos de reforma agrária no Amazonas.
O público expositor será formado prioritariamente por assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária, contando ainda com os técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos projetos de assentamentos, chefes das Unidades Avançadas do INCRA, comunidades ribeirinhas, ONGs.
OBJETIVO
Segundo a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, o principal objetivo da Feira da Agricultura Familiar, que chega à sua VII edição, é a promoção, divulgação e a comercialização dos produtos da reforma agrária, além da divulgação das políticas e ações que o INCRA vem desenvolvendo no Estado, agora como um fogo especial para as populações tradicionais, com destaque para os varzeiros e a criação de assentamentos sustentáveis de reforma agrária.
Outro grande objetivo, segundo ainda a superintendente, é incentivar a produção da agricultura familiar, além de propiciar espaço para degustação e venda de produtos diretamente do produtor para o consumidor.
Divulgar ainda para o público visitante, a temática da agra-industrialização, apresentar protótipo demonstrativos de agroindústrias, máquinas e equipamentos, além de proporcionar um grande intercâmbio entre assentados, público e técnicos da área, além de palestras e oficinas direcionados aos assentados, onde serão discutidas estratégias de produção e de comercialização para os produtos da reforma agrária e da agricultura familiar.
PROGRAMAÇÃO
A programação da VII Feira da Agricultura Familiar que será inaugurada às 18 horas da próxima quinta-feira, será bem diversificada e ao agosto das famílias amazonenses.
Além do passeio pelos stands, os visitantes poderão provar muitos pratos da culinária regional na praça da alimentação e se divertir com muitos shows que serão apresentados todas as noites, das 20 às 22 horas, com destaque para a Banda Arrasta o Fole, Banda Natinho e Grupo Correnteza e Banda Impacto.
Fonte: Ascom INCRA
O evento promovido anualmente pelo INCRA conta com importantes parcerias, como: promovida pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a participação de Órgãos das administrações federal, estadual e municipal, como Sepror, Idam, FVS, Conab, ADS, Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, IFAM, UEA e UFAM.
Este ano, a feira contará com a participação de 27 municípios e 48 assentamentos e 150 expositores-assenados que estarão expondo produtos diversos da reforma agrária, como pescado, com destaque para pirarucu, tambaqui e matrinxã, oriundos da reservas extrativistas, artesanato, doces e compotas, animais de pequeno porte, como aves e porcos, além de uma variada grande de produtos do campo como: Farinha de mandioca, farinha de tapioca, macaxeira, coco, batata, pimenta de cheiro, pupunha, cupuaçu, café, ovos, milho, mel de abelha, licores, perfumes, sabonetes de ervas regionais, compotas, óleos essenciais de andiroba, copaíba, cumaru, pau-rosa, plantas medicinais, tucupi, pimenta de cheiro, tucumã, laranja, mamão, abacaxi, melancia, aça, queijo.
Durante a realização da Feira, no período de 3 a 5, os expositores também participarão de vários seminários de interesse dos assentados, abordando os vários aspectos do setor primário, objetivando melhorias na produção e produtividade dos assentamentos de reforma agrária no Amazonas.
O público expositor será formado prioritariamente por assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária, contando ainda com os técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos projetos de assentamentos, chefes das Unidades Avançadas do INCRA, comunidades ribeirinhas, ONGs.
OBJETIVO
Segundo a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, o principal objetivo da Feira da Agricultura Familiar, que chega à sua VII edição, é a promoção, divulgação e a comercialização dos produtos da reforma agrária, além da divulgação das políticas e ações que o INCRA vem desenvolvendo no Estado, agora como um fogo especial para as populações tradicionais, com destaque para os varzeiros e a criação de assentamentos sustentáveis de reforma agrária.
Outro grande objetivo, segundo ainda a superintendente, é incentivar a produção da agricultura familiar, além de propiciar espaço para degustação e venda de produtos diretamente do produtor para o consumidor.
Divulgar ainda para o público visitante, a temática da agra-industrialização, apresentar protótipo demonstrativos de agroindústrias, máquinas e equipamentos, além de proporcionar um grande intercâmbio entre assentados, público e técnicos da área, além de palestras e oficinas direcionados aos assentados, onde serão discutidas estratégias de produção e de comercialização para os produtos da reforma agrária e da agricultura familiar.
PROGRAMAÇÃO
A programação da VII Feira da Agricultura Familiar que será inaugurada às 18 horas da próxima quinta-feira, será bem diversificada e ao agosto das famílias amazonenses.
Além do passeio pelos stands, os visitantes poderão provar muitos pratos da culinária regional na praça da alimentação e se divertir com muitos shows que serão apresentados todas as noites, das 20 às 22 horas, com destaque para a Banda Arrasta o Fole, Banda Natinho e Grupo Correnteza e Banda Impacto.
Fonte: Ascom INCRA
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
CCJ aprova PEC que restabelece exigência de diploma para jornalista
Brasilia - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira a proposta de emenda constitucional (PEC) que restabelece a exigência de graduação de nível superior para o exercício da profissão de jornalista. A proposta, de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), teve única manifestação contrária do PSDB. O baiano José Carlos Aleluia (DEM), que já havia se manifestado pela rejeição da PEC e é membro da CCJ, não estava no plenário no momento da votação.
"A aprovação da PEC na CCJ significa um atestado de constitucionalidade da exigência do diploma", comemorou o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, que está no Congresso acompanhando a PEC e seguiu imediatamente para a CCJ do Senado para convencer seus membros da importância da aprovação da proposta naquela Casa. "A vitória de hoje é essencial para o seguimento da luta de defesa da regulamentação da profissão, e uma demonstração de que não há contradição entre a formação profissional e a liberdade de expressão e opinião".
Paulo Pimenta, autor da proposta, observou que houve um "equívoco conceitual" quando o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou num mesmo patamar a liberdade de expressão e o exercício da atividade profissional de jornalista. "O STF tratou a atividade profissional como se fosse mera divisão da liberdade de opinião, desconhecendo o trabalho de mediador da sociedade exercido pelo profissional – que não é um cronista", disse, acrescentando que os jornais de todo o país garantem espaçco para que colaboradores não-jornalistas expressem sua opinião.
De acordo com a Fenaj, estima-se que, anualmente, sejam graduados de sete a oito mil novos jornalistas nas cerca de 400 faculdades de jornalismo existentes no país. Atuam no Brasil 60 mil jornalistas, a maior parte diplomados, de acordo com a entidade. (Fonte A Tarde)
,
"A aprovação da PEC na CCJ significa um atestado de constitucionalidade da exigência do diploma", comemorou o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, que está no Congresso acompanhando a PEC e seguiu imediatamente para a CCJ do Senado para convencer seus membros da importância da aprovação da proposta naquela Casa. "A vitória de hoje é essencial para o seguimento da luta de defesa da regulamentação da profissão, e uma demonstração de que não há contradição entre a formação profissional e a liberdade de expressão e opinião".
Paulo Pimenta, autor da proposta, observou que houve um "equívoco conceitual" quando o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou num mesmo patamar a liberdade de expressão e o exercício da atividade profissional de jornalista. "O STF tratou a atividade profissional como se fosse mera divisão da liberdade de opinião, desconhecendo o trabalho de mediador da sociedade exercido pelo profissional – que não é um cronista", disse, acrescentando que os jornais de todo o país garantem espaçco para que colaboradores não-jornalistas expressem sua opinião.
De acordo com a Fenaj, estima-se que, anualmente, sejam graduados de sete a oito mil novos jornalistas nas cerca de 400 faculdades de jornalismo existentes no país. Atuam no Brasil 60 mil jornalistas, a maior parte diplomados, de acordo com a entidade. (Fonte A Tarde)
,
PROTESTO: QUEBRA-QUEBRA NA CÂMARA DISTRITAL DO DF
Brasilia - Cerca de 150 manifestantes invadiram o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quarta-feira (2) em protesto contra as denúncias de corrupção envolvendo políticos de Brasília. Com um caixão, eles quebraram duas portas de vidro da Casa e subiram na Mesa Diretora. Para evitar mais depredação, seguranças retiraram computadores e outros objetos do plenário.
Os manifestantes –estudantes e pessoas com bandeiras do PSTU– gritaram palavras de ordem e frases como “O Arruda vai cair” e “Arruda na Papuda, PO no xilindró”. Papuda é uma prisão em Brasília e PO é como é conhecido o vice-governador, Paulo Octávio (DEM).
Antes do protesto, os manifestantes fizeram uma espécie de carreata em volta da Câmara, com meias e cuecas. Após invadirem o plenário, eles picharam com giz as mesas dos deputados.
Estudantes e pessoas com bandeiras de partidos políticos invadiram a Câmara com um caixão, faixas e megafone. Aos gritos de ‘Arruda na Papuda, PO no Xilindró’, eles lotaram os corredores e o plenário da Casa. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um segurança foi pisoteado durante a invasão e foi encaminhado para o serviço médico da Casa. Não há informação sobre o seu estado de saúde. Os manifestantes, com apitos, faixas e panetones iniciaram uma espécie de “assembleia” dentro do plenário.
A deputada Érika Kokay (PT) tentou falar com os manifestantes dentro do plenário sobre as medidas que já foram tomadas contra o governador, que já tem seis pedidos de impeachment protocolados na Câmara Legislativa, mas foi interrompida diversas vezes.
Os manifestantes disseram que vão “resistir” e que não há uma previsão de quando devem deixar o plenário. “Só saio quando o governo cair”, gritavam.
O presidente em exercício da Câmara Legislativa, Cabo Patrício (PT), determinou à Polícia Legislativa que abra inquérito para apurar responsabilidades sobre os danos ao patrimônio público. Patrício disse que “condena os excessos” ocorridos durante a invasão. Segundo a assessoria do deputado, um estudante foi detido e o segurança ferido foi atendido.
Lula volta atrás e agora considera ‘deplorável’ escândalo no DF Fatos são extremamente graves, diz Mendes sobre escândalo no DF Veja frases sobre o suposto esquema de corrupção no governo do DF
Caso
O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.
Nesta terça-feira, o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (DEM), pediu licença de 60 dias do cargo. Vídeo gravado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa, que denunciou o suposto esquema, mostra Prudente guardando maços de dinheiro nos bolsos e nas meias.
Na segunda-feira (30), Prudente tentou se justificar. "Eu recebi o dinheiro e coloquei o mesmo nas minhas vestimentas em função da minha segurança. Eu não uso pasta”. Ele disse que o dinheiro era “ajuda financeira não contabilizada” para a campanha de 2006.
Em outro vídeo gravado por Durval, deputados rezam abraçados com o ex-secretário. “Pai, eu quero te agradecer por estarmos aqui. Sabemos que nós somos falhos, somos imperfeitos”, diz na gravação o deputado Rubens César Brunelli (PSC), corregedor da Câmara, que também pediu licença do cargo.(G-1)
Os manifestantes –estudantes e pessoas com bandeiras do PSTU– gritaram palavras de ordem e frases como “O Arruda vai cair” e “Arruda na Papuda, PO no xilindró”. Papuda é uma prisão em Brasília e PO é como é conhecido o vice-governador, Paulo Octávio (DEM).
Antes do protesto, os manifestantes fizeram uma espécie de carreata em volta da Câmara, com meias e cuecas. Após invadirem o plenário, eles picharam com giz as mesas dos deputados.
Estudantes e pessoas com bandeiras de partidos políticos invadiram a Câmara com um caixão, faixas e megafone. Aos gritos de ‘Arruda na Papuda, PO no Xilindró’, eles lotaram os corredores e o plenário da Casa. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um segurança foi pisoteado durante a invasão e foi encaminhado para o serviço médico da Casa. Não há informação sobre o seu estado de saúde. Os manifestantes, com apitos, faixas e panetones iniciaram uma espécie de “assembleia” dentro do plenário.
A deputada Érika Kokay (PT) tentou falar com os manifestantes dentro do plenário sobre as medidas que já foram tomadas contra o governador, que já tem seis pedidos de impeachment protocolados na Câmara Legislativa, mas foi interrompida diversas vezes.
Os manifestantes disseram que vão “resistir” e que não há uma previsão de quando devem deixar o plenário. “Só saio quando o governo cair”, gritavam.
O presidente em exercício da Câmara Legislativa, Cabo Patrício (PT), determinou à Polícia Legislativa que abra inquérito para apurar responsabilidades sobre os danos ao patrimônio público. Patrício disse que “condena os excessos” ocorridos durante a invasão. Segundo a assessoria do deputado, um estudante foi detido e o segurança ferido foi atendido.
Lula volta atrás e agora considera ‘deplorável’ escândalo no DF Fatos são extremamente graves, diz Mendes sobre escândalo no DF Veja frases sobre o suposto esquema de corrupção no governo do DF
Caso
O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.
Nesta terça-feira, o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (DEM), pediu licença de 60 dias do cargo. Vídeo gravado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa, que denunciou o suposto esquema, mostra Prudente guardando maços de dinheiro nos bolsos e nas meias.
Na segunda-feira (30), Prudente tentou se justificar. "Eu recebi o dinheiro e coloquei o mesmo nas minhas vestimentas em função da minha segurança. Eu não uso pasta”. Ele disse que o dinheiro era “ajuda financeira não contabilizada” para a campanha de 2006.
Em outro vídeo gravado por Durval, deputados rezam abraçados com o ex-secretário. “Pai, eu quero te agradecer por estarmos aqui. Sabemos que nós somos falhos, somos imperfeitos”, diz na gravação o deputado Rubens César Brunelli (PSC), corregedor da Câmara, que também pediu licença do cargo.(G-1)
COPA 2010: FIFA DEFINE CABEÇAS DE CHAVE E FRANÇA FICA FORA
Cidade do Cabo -Africa do Sul - A Fifa anunciou nesta quarta-feira, na Cidade do Cabo, quais serão os oito cabeças de chave da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A surpresa ficou pelo fato de a França, atual vice-campeã mundial e detentora de um título, não figurar na lista das principais seleções. A tabela com a organização das seleções entre os potes para o sorteio da Copa do Mundo da África do Sul
Além da África do Sul, que será sede e já estava determinada como cabeça de chave número 1, os demais países definidos são Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina e Inglaterra.
O critério usado pela Fifa, segundo o secretário-geral, Jérôme Valcke, foi o ranking das seleções no último mês de outubro, por considerar que seria o retrato mais justo, quando as equipes europeias tinham o mesmo número de partidas. Ali, a França, que só se garantiria mais tarde para o Mundial na polêmica repescagem contra a Irlanda após Thierry Henry ajeitar a bola com a mão para dar o passe para Gallas marcar, era apenas a nona colocada. No último ranking, o de novembro, a França já é a sétima. Estaria dentro, assim como Portugal, mas com Argentina e Inglaterra fora.
- Não usamos o critério de Copas anteriores porque eram times diferentes e momentos diferentes. A Espanha, por exemplo, ganhou todos os jogos das eliminatórias. É um respeito desportivo - explicou Valcke.
Durante o anúncio, alguns jornalistas chegaram a cogitar que a ausência da França no topo dos grupos pudesse ser alguma punição da Fifa pelo gol em que Henry usou a mão e depois confessou. Jérôme Valcke negou.
- A proposta foi apresentada e aprovada. Vamos ver como será isso no futuro. Temos de aprender com os nossos erros - completou o secretário.
O sorteio dos grupos será na sexta-feira, a partir das 15h (horário de Brasília), com transmissão da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM. Pela distribuição dos potes, como também divulgou a Fifa nesta quarta, a França pode cair no grupo do Brasil.
Uma coisa, porém, já é certa. A equipe de Dunga terá pela frente um europeu e um africano como adversários da primeira fase. Os cinco países da África, com exceção da sede (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria), estão no mesmo pote dos outros três sul-americanos que não são cabeças de chave (Paraguai, Chile e Uruguai). E, pelos critérios do sorteio, nenhum grupo pode ter mais de um representante do mesmo continente, exceto a Europa, que pode ter no máximo dois.
Num dos piores cenários – na teoria, é claro – para o Brasil, a chave poderia ter França, México e Costa do Marfim. Porém, também existe a possibilidade de os brasileiros enfrentarem, por exemplo, Argélia, Coreia do Norte e Eslovênia.
A disposição dos cabeças de chave nos grupos e as cidades onde cada um vai jogar na primeira fase também só serão conhecidos na sexta-feira. Por enquanto, só a África do Sul já sabe que está no grupo A, com partidas em Joanesburgo, Pretória e Bloemfontein. Para os demais, será na sorte mesmog. (G.Esporte)
FILHOTES DE ARUANÃ CONTRABANDEADOS NA FRONTEIRA
Tabatinga AM - O IBAMA está trabalhando intensamente nas fronteiras, especialmente na região do alto Solimões, onde está situado o município de Tabatinga, coibindo várias irregularidades ambientais.
Uma das muitas irregularidades já detectadas e coibidas pelos agentes do IBAMA, está relacionada a captura de filhotes do peixe aruanã, que são contrabandeados para o exterior a partir da cidade fronteiriça brasileira de Tabatinga.
A espécie aruanã é uma das mais cobiçados pelos importadores estrangeiros e os caboclos amazônicos justificam io grande interesse pela espécie, por se tratar de um pescado propício para dietas e ainda quando salgo e seco, tem um sabor muito parecido com o do bacalhau.(Amazonas FM)
Gravação da PF mostra que Arruda gerenciava mensalão
Brasilia - Análise da gravação feita com autorização judicial e monitorada pela Polícia Federal mostra o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda reorganizando pessoalmente o mensalão do DEM em outubro deste ano, contradizendo a versão de que foi vítima de uma trama, informa reportagem de Fernanda Odilla, publicada nesta quarta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Segundo a reportagem, Arruda disse que o diálogo gravado em 21 de outubro foi "conduzido para passar uma versão previamente estudada", mas, nos trechos transcritos no inquérito que apura montagem de caixa dois em campanha eleitoral e distribuição de propina, o governador aparece perguntando como está "a despesa mensal com político".
Ele questiona ainda quem pega e quem entrega a suposta propina e orienta a unificar os pagamentos. "Tem que unificar tudo!", diz Arruda, após ouvir nomes de seis deputados distritais e um administrador regional de partidos da base (PMDB, PP, PRP, PMN) que estavam sendo beneficiados com valores distintos, entregues por mais de um integrante do primeiro escalão do governo do Distrito Federa
A Folha informa que o mensalão teria se desorganizado com a saída de Domingos Lamoglia da chefia de gabinete. "Se ele não vai pegar com o Domingos, ele vai pegar com quem?", questiona Arruda, que demonstra saber o valor exato do suposto repasse ao presidente do PP. "O natural seria com o Fábio, né?", diz o chefe da Casa Civil, José Geraldo Maciel, referindo-se a Fábio Simão, novo assessor de Arruda.
Outro lado
Arruda reiterou que considera tudo uma trama de seu adversário político local, Joaquim Roriz (PSC), e afirma ter recebido dinheiro diretamente uma única vez.
Apesar de as investigações indicarem a participação de Arruda, ele só pode ser processado no STJ (Superior Tribunal de Justiça) com autorização da Câmara Legislativa.(Ag. Folhas)
Ele questiona ainda quem pega e quem entrega a suposta propina e orienta a unificar os pagamentos. "Tem que unificar tudo!", diz Arruda, após ouvir nomes de seis deputados distritais e um administrador regional de partidos da base (PMDB, PP, PRP, PMN) que estavam sendo beneficiados com valores distintos, entregues por mais de um integrante do primeiro escalão do governo do Distrito Federa
A Folha informa que o mensalão teria se desorganizado com a saída de Domingos Lamoglia da chefia de gabinete. "Se ele não vai pegar com o Domingos, ele vai pegar com quem?", questiona Arruda, que demonstra saber o valor exato do suposto repasse ao presidente do PP. "O natural seria com o Fábio, né?", diz o chefe da Casa Civil, José Geraldo Maciel, referindo-se a Fábio Simão, novo assessor de Arruda.
Outro lado
Arruda reiterou que considera tudo uma trama de seu adversário político local, Joaquim Roriz (PSC), e afirma ter recebido dinheiro diretamente uma única vez.
Apesar de as investigações indicarem a participação de Arruda, ele só pode ser processado no STJ (Superior Tribunal de Justiça) com autorização da Câmara Legislativa.(Ag. Folhas)
FUMACEIRA VOLTA A ENCOBRIR MANAUS
Manaus – Mais uma vez a capital amazonense amanheceu envolvendo em uma grande nuvem de fumaça, prejudicando a visibilidade de condutores de veículos auto-motores, que foram obrigados a trafegar com os faróis ligados nas primeiras horas da manhã e forçando com que os aviões no aeroporto internacional Eduardo Gomes, operassem com instrumentos.
Esse forte nevoeiro provocado por fumaceira oriundos de queimados provocadas na periferia e no entrono da cidade, vem sendo uma constante, fato que está preocupando não apenas a população com as autoridades de saúde no Estado.
Diariamente o Ibama, Sedema e o Corpo de Bombeiros identificam vários pontos de queimadas na cidade.
É preciso que a população tenha cuidado e consciência e não coloquem fogo em lixo, pois a sua propagação em função do forte verão é fácil e rápido.
Esse forte nevoeiro provocado por fumaceira oriundos de queimados provocadas na periferia e no entrono da cidade, vem sendo uma constante, fato que está preocupando não apenas a população com as autoridades de saúde no Estado.
Diariamente o Ibama, Sedema e o Corpo de Bombeiros identificam vários pontos de queimadas na cidade.
É preciso que a população tenha cuidado e consciência e não coloquem fogo em lixo, pois a sua propagação em função do forte verão é fácil e rápido.
SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA FLORESTAL
Manaus - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Florestas e Extrativismo (SEAFE), realiza nos dias 1 e 2 de dezembro, das 8h30 às 17 horas, o I Seminário sobre Política Florestal no Amazonas, na Assembléia Legislativa do Amazonas - Auditório Natanael - Avenida Mario Ypiranga s/ número.
O Seminário tem por objetivo elaborar uma agenda de gestão de florestas para o Amazonas com vistas à consolidação da política florestal do Estado, além de promover um intercâmbio de experiências relacionadas a gestão florestal no Estado.(Agecom)
O Seminário tem por objetivo elaborar uma agenda de gestão de florestas para o Amazonas com vistas à consolidação da política florestal do Estado, além de promover um intercâmbio de experiências relacionadas a gestão florestal no Estado.(Agecom)
Azedo cobra da prefeitura manutenção dos viadutos
Manaus - A falta de manutenção na pista e entornos dos viadutos da cidade de Manaus foi o tema abordado na sessão de hoje (01) pelo deputado Nelson Azedo (PMDB). Ele mostrou-se preocupado devido a uma matéria veiculada no jornal Em Tempo, que denuncia a ocorrência de pichações, rachaduras, falta de iluminação, mato e lixo acumulado nos viadutos.
Azedo afirmou que apresentou requerimento ao ex-prefeito Serafim Corrêa, mostrando preocupação com a manutenção dos viadutos da cidade. Naquela altura alguns viadutos já ameaçavam a população. “Para nossa surpresa, uma matéria veiculada pelo Amazonas em Tempo, em duas páginas, mostra as rachaduras que podem, a qualquer momento, comprometer o tráfego nestes locais.
O parlamentar disse que está encaminhando, mais uma vez, requerimento indicativo ao prefeito Amazonino Mendes (PTB), solicitando à Prefeitura de Manaus providências para evitar que aconteça o pior, ou seja, que haja um desabamento com gravíssimas conseqüências.
Para Nelson Azedo, “tudo na saúde e na vida, nós temos que prevenir e o caminho da prefeitura é esse, fazer um trabalho preventivo na estrutura dos viadutos, principalmente no da Constantino Nery com a Caco Caminha que está com suas estruturas quase todas comprometidas”.
Em aparte, o deputado Davi Almeida (PMN) disse que a tomada de atitude do deputado Nelson Azedo era muito importante, porque a cidade de Manaus não pode ficar à mercê de uma situação como essa colocando em risco a vida de pessoas que transitam nesses viadutos.
Para ele, é preciso que se tomem providências urgentes para que não aconteça aqui o que aconteceu na cidade de São Paulo, quando uma obra para a construção de viaduto despencou pelo fato de não haver fiscalização e a empresa que estava executando o serviço não teve o cuidado necessário.
“Mas, o deputado Nelson Azedo como um bom parlamentar que é e, nesse momento também como fiscal, pede que o Executivo municipal tome providências para evitar que fatos como o ocorrido em São Paulo não venham acontecer em Manaus”, destacou Almeida.
Conceição Sampaio (PP) disse que a preocupação do deputado Nelson Azedo era justa e que nossa cidade possuía vários problemas que merecem a atenção dos deputados para uma discussão mais intensa.
“Vejo a necessidade de alguns cuidados que a Prefeitura de Manaus precisa ter em relação a essas obras. O que o jornal mostra são rachaduras que estão ocorrendo ao longo dos anos, e que só vão deixar de acontecer se houver manutenção constante. A preocupação que no momento é do deputado Nelson e está nos alertando precisa ser da Assembleia, pois é algo que nós precisamos não só cobrar, mas é preciso que também façamos nossa parte fiscalizando para ver se as coisas vão acontecer da forma que o deputado Nelson Azedo aqui está colocando”, assinalou. Fonte: Diretoria de Comunicação
Azedo afirmou que apresentou requerimento ao ex-prefeito Serafim Corrêa, mostrando preocupação com a manutenção dos viadutos da cidade. Naquela altura alguns viadutos já ameaçavam a população. “Para nossa surpresa, uma matéria veiculada pelo Amazonas em Tempo, em duas páginas, mostra as rachaduras que podem, a qualquer momento, comprometer o tráfego nestes locais.
O parlamentar disse que está encaminhando, mais uma vez, requerimento indicativo ao prefeito Amazonino Mendes (PTB), solicitando à Prefeitura de Manaus providências para evitar que aconteça o pior, ou seja, que haja um desabamento com gravíssimas conseqüências.
Para Nelson Azedo, “tudo na saúde e na vida, nós temos que prevenir e o caminho da prefeitura é esse, fazer um trabalho preventivo na estrutura dos viadutos, principalmente no da Constantino Nery com a Caco Caminha que está com suas estruturas quase todas comprometidas”.
Em aparte, o deputado Davi Almeida (PMN) disse que a tomada de atitude do deputado Nelson Azedo era muito importante, porque a cidade de Manaus não pode ficar à mercê de uma situação como essa colocando em risco a vida de pessoas que transitam nesses viadutos.
Para ele, é preciso que se tomem providências urgentes para que não aconteça aqui o que aconteceu na cidade de São Paulo, quando uma obra para a construção de viaduto despencou pelo fato de não haver fiscalização e a empresa que estava executando o serviço não teve o cuidado necessário.
“Mas, o deputado Nelson Azedo como um bom parlamentar que é e, nesse momento também como fiscal, pede que o Executivo municipal tome providências para evitar que fatos como o ocorrido em São Paulo não venham acontecer em Manaus”, destacou Almeida.
Conceição Sampaio (PP) disse que a preocupação do deputado Nelson Azedo era justa e que nossa cidade possuía vários problemas que merecem a atenção dos deputados para uma discussão mais intensa.
“Vejo a necessidade de alguns cuidados que a Prefeitura de Manaus precisa ter em relação a essas obras. O que o jornal mostra são rachaduras que estão ocorrendo ao longo dos anos, e que só vão deixar de acontecer se houver manutenção constante. A preocupação que no momento é do deputado Nelson e está nos alertando precisa ser da Assembleia, pois é algo que nós precisamos não só cobrar, mas é preciso que também façamos nossa parte fiscalizando para ver se as coisas vão acontecer da forma que o deputado Nelson Azedo aqui está colocando”, assinalou. Fonte: Diretoria de Comunicação
Ibama pode reavaliar proibição total da pesca artesanal
Manaus - O deputado Walzenir Falcão (PMN), disse que a proibição total da pesca profissional artesanal no Lago Curupira, no Município de Nova Olinda do Norte, através do parecer nº 03 de abril de 2003, que dispõe sobre a medida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) serão reavaliados pelo próprio Instituto.
O pedido foi feito em requerimento ao superintendente estadual Mário Lúcio Silva Reis, pelo presidente da Cdiapa (Comissão de Desenvolvimento do Interior, Agropecuária e Abastecimento da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas), Walzenir Falcão e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa.
Ao chamar a atenção dos demais colegas parlamentares para a gravidade que se reveste em tono dos conflitos de pesca, causados por proibições da atividade e da necessidade de se buscar acordos, Falcão comentou que a Federação dos Pescadores dos Estados do Amazonas e Roraima vem trabalhando na viabilização dos acordos de pesca.
No último final de semana, em audiência pública realizada em Nova Olinda, a decisão da comunidade pesqueira em lutar para tornar sem efeito as referidas portarias, segundo Walzenir, sensibilizou os vereadores da Câmara Municipal do Município, que aprovou requerimento solicitando a intervenção da Cdiapa e da ALE no sentido de que fosse apresentado e aprovado requerimento pedindo para que o Ibama faça um levantamento da situação da área e emita um parecer.
Caso o parecer seja favorável, o Ministério Público do Estado através do promotor local antecipou que poderá tornar sem efeito as duas portarias, Concluiu Walzenir Falcão acrescentando que o fim das portarias, representa o fim da agonia de milhares de mulheres e homens profissionais pescadores artesanais.
Fonte: Diretoria de Comunicação
O pedido foi feito em requerimento ao superintendente estadual Mário Lúcio Silva Reis, pelo presidente da Cdiapa (Comissão de Desenvolvimento do Interior, Agropecuária e Abastecimento da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas), Walzenir Falcão e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa.
Ao chamar a atenção dos demais colegas parlamentares para a gravidade que se reveste em tono dos conflitos de pesca, causados por proibições da atividade e da necessidade de se buscar acordos, Falcão comentou que a Federação dos Pescadores dos Estados do Amazonas e Roraima vem trabalhando na viabilização dos acordos de pesca.
No último final de semana, em audiência pública realizada em Nova Olinda, a decisão da comunidade pesqueira em lutar para tornar sem efeito as referidas portarias, segundo Walzenir, sensibilizou os vereadores da Câmara Municipal do Município, que aprovou requerimento solicitando a intervenção da Cdiapa e da ALE no sentido de que fosse apresentado e aprovado requerimento pedindo para que o Ibama faça um levantamento da situação da área e emita um parecer.
Caso o parecer seja favorável, o Ministério Público do Estado através do promotor local antecipou que poderá tornar sem efeito as duas portarias, Concluiu Walzenir Falcão acrescentando que o fim das portarias, representa o fim da agonia de milhares de mulheres e homens profissionais pescadores artesanais.
Fonte: Diretoria de Comunicação
MORREU O LOCUTOR LOMBARDI
Santo André SP - Luiz Lombardi Netto, locutor oficial do apresentador Silvio Santos,e um dos ícones da locução brasileira, que se notabilizou por não gostar de aparecer publicamente, marcando o seu profissionalismo com base na empostação da sua bonita e forte voz, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (2) em sua casa na cidade de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. A assessoria de imprensa do SBT confirma a notícia, mas ainda não tem maiores detalhes sobre a morte do locutor.
“Ele estava bem. Não tinha problema de saúde. Hoje, ele teria uma gravação com o Silvio Santos e ontem tinha pedido para a mulher separar a roupa, como faz normalmente. Nesta manhã, quando ela foi acordá-lo, encontrou ele morto na cama”, afirmou Nair Lombardi, cunhada do locutor.
De acordo com Nair, o corpo ainda não foi liberado e a família ainda não sabe onde vai ser o velório e o enterro. “Não estávamos esperando por isso. A mãe do Lombardi está muito mal de saúde. Ela sofreu dois AVCs e há mais de dez meses está em estado vegetativo. Fomos pegos de surpresa”, completou.
Lombardi trabalhou ao lado de Silvio Santos durante mais de 40 anos. Nos anos 90, enfrentou um problema de saúde e precisou retirar um tumor embaixo da língua.
Depois da retirada, foi constatado que era benigno.
Sua imagem era mantida sob suspense até o início dos anos 2000. Em fevereiro de 2001, ele esteve no desfile da escola de samba carioca Tradição, ano em que a agremiação homenageou o apresentador.
PROCESSO CONTRA ARRUDA TEM NOVO RELATOR
Braailia - Indicado para relatar processo de expulsão de Arruda renuncia CNJ pede informações ao TJDF sobre juízes citados no escândalo do DF Para ACM Neto, não existe mensalão do DEM Em nota, ex-secretário nega envolvimento com escândalo no DF DEM dá 8 dias para Arruda se explicar e evitar expulsão
O ex-deputado José Thomaz Nonô foi escolhido na noite desta terça-feira (1) para ser o relator do processo administrativo disciplinar contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Mais cedo, o deputado José Carlos Machado (DEM-SE) renunciou à função pouco depois de ser escolhido pelos colegas de partido.
Segundo o presidente do partido do Democratas, Rodrigo Maia (RJ), Nonô “reúne as qualidades necessárias” para comandar o processo. Ainda, de acordo com Maia, Machado alegou que não tem conhecimentos jurídicos suficientes para relatar o processo, que pode resultar na expulsão de Arruda do DEM.
"Ele disse que é engenheiro e que não estaria apto para a função", informou Maia ao G1. O presidente do DEM informou ainda que está estudando, junto com membros do partido, outro nome para substituir Machado na relatoria do processo.
Em reunião na tarde desta terça-feira (1º), a Executiva Nacional do DEM decidiu não expulsar imediatamente o governador do Distrito Federal. Por maioria, os membros do partido, determinaram a abertura de um processo administrativo disciplinar contra o governador.
A cúpula do DEM fixou prazo de oito dias para que governador apresente sua defesa. O DEM anunciou ainda que até o dia 10 a legenda definará uma posição final sobre a expulsão ou não de Arruda do partido.
O governador do DF aparece em vídeos recebendo dinheiro e supostamente negociando o pagamento de mesadas a deputados distritais da base aliada. O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.(G-1)
,
O ex-deputado José Thomaz Nonô foi escolhido na noite desta terça-feira (1) para ser o relator do processo administrativo disciplinar contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Mais cedo, o deputado José Carlos Machado (DEM-SE) renunciou à função pouco depois de ser escolhido pelos colegas de partido.
Segundo o presidente do partido do Democratas, Rodrigo Maia (RJ), Nonô “reúne as qualidades necessárias” para comandar o processo. Ainda, de acordo com Maia, Machado alegou que não tem conhecimentos jurídicos suficientes para relatar o processo, que pode resultar na expulsão de Arruda do DEM.
"Ele disse que é engenheiro e que não estaria apto para a função", informou Maia ao G1. O presidente do DEM informou ainda que está estudando, junto com membros do partido, outro nome para substituir Machado na relatoria do processo.
Em reunião na tarde desta terça-feira (1º), a Executiva Nacional do DEM decidiu não expulsar imediatamente o governador do Distrito Federal. Por maioria, os membros do partido, determinaram a abertura de um processo administrativo disciplinar contra o governador.
A cúpula do DEM fixou prazo de oito dias para que governador apresente sua defesa. O DEM anunciou ainda que até o dia 10 a legenda definará uma posição final sobre a expulsão ou não de Arruda do partido.
O governador do DF aparece em vídeos recebendo dinheiro e supostamente negociando o pagamento de mesadas a deputados distritais da base aliada. O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.(G-1)
,
SOBE A ESPECTATIVA DE VIDA DOS BRASILEIROS
Brasilia - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nova pesquisa sobre a esperança de vida dos brasileiros de ambos os sexos. De acordo com a pesquisa Tábua Completa de Mortalidade da População do Brasil, a expectativa de vida subiu para 72,8 anos em 2008 e 72,5 em 2007. Em dez anos, a esperança de vida subiu três anos.

A diferença da expectativa de vida entre homens e mulheres era de mais de sete anos, no ano passado. O IBGE informa que, entre os homens, o índice é de 69,1 anos. Entre as mulheres, 76,7 anos.
Os números atuais, entretanto, são menores do que em muitos países. O IBGE diz que no Japão, em Hong Kong, na Suíça, na Islândia, na Austrália, na França e na Itália, a média já ultrapassou os 81 anos. A previsão é de que a esperança de vida da população brasileira alcance os 80 anos por volta de 2040.
A pesquisa também revela que, entre 1970 e 2008, a mortalidade infantil caiu de cem para 23,3 óbitos por mil nascidos vivos. No período de 1998 para 2008, 68 homens jovens de 15 a 24 anos morreram, diariamente, por causas externas, totalizando cerca de 272,5 mil óbitos.
O IBGE divulga, todo ano, desde 1999, a tábua da mortalidade. O instituto afirma que os dados são usados pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros do fator previdenciário das aposentadorias sob o Regime Geral de Previdência Social. (IBGE)
Arthur Virgílio exalta no Senado o progresso do Amazonas
Brasilia - Manaus - Em discurso pronunciado no Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), exaltou o boom vivido pelo Estado do Amazonas e pela Amazônia em geral: o Polo Industrial de Manaus registra crescente investimentos; acaba de ser concluído o gasoduto que suprirá deficiências no setor de energia elétrica; o turismo está em franca efervescência; e se expande a área extrativista orgânica.
Gasoduto Coari-Manaus
Na semana passada, assinalou, foi inaugurado o gasoduto de 661 quilômetros Coari-Manaus, pelo qual ele muito lutou. Quando tentaram retirar do orçamento os primeiros R$ 110 milhões destinados àquela obra, o senador ameaçou paralisar a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, forçando o governo a fazer acordo. “Falei tanto do gasoduto que fui chamado de padrinho da obra”, lembrou.
Faltam, segundo o senador, converter as usinas para receber o gás e fazer os ramais de distribuição, em Manaus – prometidos para até setembro do ano que vem. Mas, de imediato, serão beneficiadas as cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba.
“No último fim de semana – disse – estive na região e, em conversa com prefeitos, senti o entusiasmo diante da nova e grata realidade. Em Manaus, inicialmente, será abastecida a Refinaria, que sozinha consumirá 77 mil m3 de gás por dia. Além da economia proporcionada pela troca do diesel pelo gás, a energia limpa porá fim à emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 por ano.”
O Polo Industrial de Manaus será altamente beneficiado pela nova fonte energética. “Com o mesmo entusiasmo com que, com pouco mais de 20 anos de idade, presenciei a implantação da Zona Franca, hoje assisto a esta nova fase de seu crescimento”, frisou.
Polo Industrial de Manaus
A Zona Franca, transformada em Pólo Industrial – enfatizou Arthur Virgílio – reúne, hoje, mais de 500 empresas, proporciona 500 mil empregos diretos e indiretos e, mesmo neste ano de crise financeira global, faturará cerca de US$ 25 bilhões. A Suframa acaba de aprovar mais 25 projetos industriais.
Somente no setor de duas rodas (motocicletas), existem 11 fábricas em funcionamento e outras 10 estão para ser instaladas. “Nos próximos três anos – observou – os investimentos previstos são da ordem de US$ 1,8 bilhão. E graças ao PIM, o Estado do Amazonas mantêm, intactos, 98% de sua cobertura florestal.”
As perspectivas, segundo o líder tucano, são otimistas em vários outros setores. “Menciono – disse – alguns números no rol dos investimentos previstos ou já aprovados: R$ l bilhão para a execução de trem expresso em monotrilho na Capital do Amazonas; R$ 800 milhões para obras de saneamento e habitação; R$ 600 milhões para a construção de ponte sobre o Rio Negro; R$ 590 milhões para melhorias no aeroporto internacional de Manaus; R$ 450 milhões para a construção de estádio de futebol e obras no seu entorno, com vistas à Copa do Mundo de 2014; R$ 150 milhões para o novo porto de Lages.”
A propósito, e com apoio do senador João Pedro (PT-AM), fez restrições ao custo da ponte e disse não ver razão para implodir o Estádio Vivaldo Lima e fazer outro estádio para a Copa. “O Brasil não é País rico”, assinalou. “Bastaria reformar o Estádio. Os Estados Unidos não construíram estádios especialmente para a Copa do Mundo, adaptaram os usados para outros esportes.” Jefferson Praia (PDT-AM) também lhe deu razão.
Turismo
Para a área do turismo, somente o Banco da Amazônia reservou R$ 1 bilhão para 2010. Em função da Copa do Mundo, o número de hotéis, no Estado do Amazonas, passará de 120 e 14 mil leitos para 330 e 35 mil leitos. Estão em construção seis hotéis de bandeiras internacionais.
Este mês será inaugurado o Amazônia Golf Resort by Nobile, um investimento de R$ 40 milhões.
Agricultura
Arthur Virgílio ressaltou também o desenvolvimento registrado na área do cultivo de produtos orgânicos, “caminho único, viável e contemporâneo quando o olhar é voltado para o futuro”. “A Amazônia – disse – detém, hoje, 60% da área extrativista orgânica certificada do Brasil.
O Amazonas conta com três mil produtores. Nos Estados do Amazonas, Amapá, Acre, Roraima e Rondônia existem 2,7 estabelecimentos dedicados a essa agricultura, a maioria (44,5%) no Amazonas. E o presidente da Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil, José Alexandre Ribeiro, afirma que o crescimento será expressivo nos próximos anos.”
,
Gasoduto Coari-Manaus
Na semana passada, assinalou, foi inaugurado o gasoduto de 661 quilômetros Coari-Manaus, pelo qual ele muito lutou. Quando tentaram retirar do orçamento os primeiros R$ 110 milhões destinados àquela obra, o senador ameaçou paralisar a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, forçando o governo a fazer acordo. “Falei tanto do gasoduto que fui chamado de padrinho da obra”, lembrou.
Faltam, segundo o senador, converter as usinas para receber o gás e fazer os ramais de distribuição, em Manaus – prometidos para até setembro do ano que vem. Mas, de imediato, serão beneficiadas as cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba.
“No último fim de semana – disse – estive na região e, em conversa com prefeitos, senti o entusiasmo diante da nova e grata realidade. Em Manaus, inicialmente, será abastecida a Refinaria, que sozinha consumirá 77 mil m3 de gás por dia. Além da economia proporcionada pela troca do diesel pelo gás, a energia limpa porá fim à emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 por ano.”
O Polo Industrial de Manaus será altamente beneficiado pela nova fonte energética. “Com o mesmo entusiasmo com que, com pouco mais de 20 anos de idade, presenciei a implantação da Zona Franca, hoje assisto a esta nova fase de seu crescimento”, frisou.
Polo Industrial de Manaus
A Zona Franca, transformada em Pólo Industrial – enfatizou Arthur Virgílio – reúne, hoje, mais de 500 empresas, proporciona 500 mil empregos diretos e indiretos e, mesmo neste ano de crise financeira global, faturará cerca de US$ 25 bilhões. A Suframa acaba de aprovar mais 25 projetos industriais.
Somente no setor de duas rodas (motocicletas), existem 11 fábricas em funcionamento e outras 10 estão para ser instaladas. “Nos próximos três anos – observou – os investimentos previstos são da ordem de US$ 1,8 bilhão. E graças ao PIM, o Estado do Amazonas mantêm, intactos, 98% de sua cobertura florestal.”
As perspectivas, segundo o líder tucano, são otimistas em vários outros setores. “Menciono – disse – alguns números no rol dos investimentos previstos ou já aprovados: R$ l bilhão para a execução de trem expresso em monotrilho na Capital do Amazonas; R$ 800 milhões para obras de saneamento e habitação; R$ 600 milhões para a construção de ponte sobre o Rio Negro; R$ 590 milhões para melhorias no aeroporto internacional de Manaus; R$ 450 milhões para a construção de estádio de futebol e obras no seu entorno, com vistas à Copa do Mundo de 2014; R$ 150 milhões para o novo porto de Lages.”
A propósito, e com apoio do senador João Pedro (PT-AM), fez restrições ao custo da ponte e disse não ver razão para implodir o Estádio Vivaldo Lima e fazer outro estádio para a Copa. “O Brasil não é País rico”, assinalou. “Bastaria reformar o Estádio. Os Estados Unidos não construíram estádios especialmente para a Copa do Mundo, adaptaram os usados para outros esportes.” Jefferson Praia (PDT-AM) também lhe deu razão.
Turismo
Para a área do turismo, somente o Banco da Amazônia reservou R$ 1 bilhão para 2010. Em função da Copa do Mundo, o número de hotéis, no Estado do Amazonas, passará de 120 e 14 mil leitos para 330 e 35 mil leitos. Estão em construção seis hotéis de bandeiras internacionais.
Este mês será inaugurado o Amazônia Golf Resort by Nobile, um investimento de R$ 40 milhões.
Agricultura
Arthur Virgílio ressaltou também o desenvolvimento registrado na área do cultivo de produtos orgânicos, “caminho único, viável e contemporâneo quando o olhar é voltado para o futuro”. “A Amazônia – disse – detém, hoje, 60% da área extrativista orgânica certificada do Brasil.
O Amazonas conta com três mil produtores. Nos Estados do Amazonas, Amapá, Acre, Roraima e Rondônia existem 2,7 estabelecimentos dedicados a essa agricultura, a maioria (44,5%) no Amazonas. E o presidente da Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil, José Alexandre Ribeiro, afirma que o crescimento será expressivo nos próximos anos.”
O senador notou que o açaí e o guaraná já estão incluídos na pauta de exportações do Estado do Amazonas.
Uma empresa de Manaus, a Agrorisa, processa e exporta guaraná para Europa (em pó, xarope e extrato) – beneficiando 1,2 produtores de Maués e Barreirinha – e deve inaugurar nova fábrica, com capacidade para
processar 100 mil litros de xarope por mês. (Ag. Senado)
,
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
BRASAILEIRÃO: STJD DE OLHO NO "CORPO MOLE" DE FELIPE
São Paulo - A procuradoria do STJD estará atenta aos acontecimentos da semana no Estádio Olímpico e de domingo no Maracanã. O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, quer evitar a polêmica, mas adiantou que qualquer acontecimento fora da normalidade na rodada final do Brasileirão poderá ser analisado. Caso ache necessário, ele oferecerá denúncia ao Tribunal.
O meia Souza, do Grêmio, também está sob observação após a declaração ao fim do jogo contra o Barueri, em que deixou a entender que poderia entregar o jogo no Rio.
- Não quero falar sobre a questão do Grêmio agora. Qualquer coisa que eu diga vai virar polêmica. Mas estou de olho. Souza disse que entregaria o jogo, né? Ele é “grandinho” para saber que isso pode gerar consequências. Vamos esperar pelo domingo - disse Paulo Schmitt.
O procurador se refere à atitude do goleiro do Corinthians na derrota de 2 a 0 para o time carioca. Felipe ameaçou saltar na bola na cobrança do pênalti que originou o segundo gol do Flamengo, mas ficou parado e ainda recolheu o braço quando o chute de Léo Moura passou por ele. Os paulistas estão em observação por suposto corpo mole.
Ontem, ao retornar de Recife a Porto Alegre, o vice de futebol do Inter, Fernando Carvalho, advertiu o Grêmio sobre possíveis penalizações na Justiça Desportiva, caso facilite para o Flamengo.
- Não cheguei a ver a legislação, mas estou chamando a atenção, porque é possível que haja punições. É um jogo que terá influência direta no resultado do campeonato, isso tem que ser questionado e indagado - afirmou Carvalho.
Advogado duvida que haja punição ao Grêmio Alecsandro rebate declaração de Souza: 'Entregar jogo não é digno de homem' Presidente do Inter condena declarações de Souza: ‘Lamentável’ Souza: 'Nenhum jogador quer ficar marcado por ajudar um grande rival' Inter estranha postura de Felipe, do Corinthians, em gol do Flamengo Andrés e Mano defendem Felipe
Advogado especialista em legislação esportiva, o catarinense Marcílio Krieger, de 71 anos, duvida que o Grêmio seja punido, ainda que escale reservas e até mesmo juniores no Maracanã. Para ocorrer uma punição, um terceiro interessado na partida (no caso, Inter, Palmeiras, ou São Paulo) teria que denunciar, com provas irrefutáveis, a possível armação gremista para beneficiar o Flamengo, o que dificilmente seria comprovado. Por exemplo: se um titular for tirado do jogo sob alegação de que estava com lesão muscular, o denunciante precisaria apresentar um exame dele para revelar a farsa.
Uma denúncia infundada, sem indícios claros, poderia reverter em punição ao denunciante. Em caso de prova contundente, porém, o clube poderia ser eliminado da competição por infringir o artigo 275 do CBJD (“proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado da competição”).
- O Grêmio tem o direito de dar férias antecipadas a seus titulares ou preservá-los. Isso não é crime, é um direito da instituição, afinal, o Grêmio já está fora do campeonato há muito tempo - ponderou.(G.Esporte)
O meia Souza, do Grêmio, também está sob observação após a declaração ao fim do jogo contra o Barueri, em que deixou a entender que poderia entregar o jogo no Rio.
- Não quero falar sobre a questão do Grêmio agora. Qualquer coisa que eu diga vai virar polêmica. Mas estou de olho. Souza disse que entregaria o jogo, né? Ele é “grandinho” para saber que isso pode gerar consequências. Vamos esperar pelo domingo - disse Paulo Schmitt.
O procurador se refere à atitude do goleiro do Corinthians na derrota de 2 a 0 para o time carioca. Felipe ameaçou saltar na bola na cobrança do pênalti que originou o segundo gol do Flamengo, mas ficou parado e ainda recolheu o braço quando o chute de Léo Moura passou por ele. Os paulistas estão em observação por suposto corpo mole.
Ontem, ao retornar de Recife a Porto Alegre, o vice de futebol do Inter, Fernando Carvalho, advertiu o Grêmio sobre possíveis penalizações na Justiça Desportiva, caso facilite para o Flamengo.
- Não cheguei a ver a legislação, mas estou chamando a atenção, porque é possível que haja punições. É um jogo que terá influência direta no resultado do campeonato, isso tem que ser questionado e indagado - afirmou Carvalho.
Advogado duvida que haja punição ao Grêmio Alecsandro rebate declaração de Souza: 'Entregar jogo não é digno de homem' Presidente do Inter condena declarações de Souza: ‘Lamentável’ Souza: 'Nenhum jogador quer ficar marcado por ajudar um grande rival' Inter estranha postura de Felipe, do Corinthians, em gol do Flamengo Andrés e Mano defendem Felipe
Advogado especialista em legislação esportiva, o catarinense Marcílio Krieger, de 71 anos, duvida que o Grêmio seja punido, ainda que escale reservas e até mesmo juniores no Maracanã. Para ocorrer uma punição, um terceiro interessado na partida (no caso, Inter, Palmeiras, ou São Paulo) teria que denunciar, com provas irrefutáveis, a possível armação gremista para beneficiar o Flamengo, o que dificilmente seria comprovado. Por exemplo: se um titular for tirado do jogo sob alegação de que estava com lesão muscular, o denunciante precisaria apresentar um exame dele para revelar a farsa.
Uma denúncia infundada, sem indícios claros, poderia reverter em punição ao denunciante. Em caso de prova contundente, porém, o clube poderia ser eliminado da competição por infringir o artigo 275 do CBJD (“proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado da competição”).
- O Grêmio tem o direito de dar férias antecipadas a seus titulares ou preservá-los. Isso não é crime, é um direito da instituição, afinal, o Grêmio já está fora do campeonato há muito tempo - ponderou.(G.Esporte)
PT NÃO VOTA MAIS PROJETOS DO GOVERNO DO DF
Brasilia - Manifestantes fazem novo protesto em frente à residência oficial de Arruda Deputado distrital citado em inquérito abre sigilos e deixa CCJ Em nota, Arruda diz que apresentará ‘provas irrefutáveis’ de sua inocência
A bancada do PT anunciou nesta terça-feira (1º) que não vai votar nenhum projeto de interesse do governo do Distrito Federal enquanto a crise política que envolve o governador José Roberto Arruda (DEM) não for solucionada. Na lista de projetos, está o Orçamento para 2010. Enquanto ele não for votado, os deputados não podem entrar em recesso.
A Câmara é composta por 24 deputados, mas somente quatro são do PT. Em tese, os outros 20 podem aprovar os projetos de interesse do governo do Distrito Federal. Somente projetos sobre servidores públicos seriam votados pelo partido, independentemente da origem.
A proposta do PT é votar o Orçamento em fevereiro e usar dezembro e janeiro nas investigações do escândalo do mensalão do DEM de Brasília. Enquanto ele não for votado, o governo local vai poder executar 1/12 da proposta enviada ao Legislativo.
O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.
Debandada
Mais cedo nesta terça-feira, a Executiva Nacional do PSDB anunciou sua saída do governo de José Roberto Arruda no Distrito Federal. O partido é o quarto a sair do governo após o escândalo de corrupção que envolveria o governador. PPS, PSB e PDT já anunciaram que deixariam os cargos que ocupam no DF.
Sem os tucanos, Arruda corre o risco de perder a maioria na Câmara Legislativa do DF. Somando os deputados de PT, PPS, PSB, PDT e PSDB já seriam nove entre os 24 deputados que podem ficar contra o governador. Outros três deputados estão no PMN e PSC, partidos ligados diretamente a Joaquim Roriz (PSC), que deixou o PMDB quando este partido decidiu que apoiaria Arruda nas eleições de 2010. Roriz é pré-candidato ao governo. Com o voto dos “rorizistas” pode chegar a 12 o número de deputados distritais contra Arruda. (G-1)
A bancada do PT anunciou nesta terça-feira (1º) que não vai votar nenhum projeto de interesse do governo do Distrito Federal enquanto a crise política que envolve o governador José Roberto Arruda (DEM) não for solucionada. Na lista de projetos, está o Orçamento para 2010. Enquanto ele não for votado, os deputados não podem entrar em recesso.
A Câmara é composta por 24 deputados, mas somente quatro são do PT. Em tese, os outros 20 podem aprovar os projetos de interesse do governo do Distrito Federal. Somente projetos sobre servidores públicos seriam votados pelo partido, independentemente da origem.
A proposta do PT é votar o Orçamento em fevereiro e usar dezembro e janeiro nas investigações do escândalo do mensalão do DEM de Brasília. Enquanto ele não for votado, o governo local vai poder executar 1/12 da proposta enviada ao Legislativo.
O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.
Debandada
Mais cedo nesta terça-feira, a Executiva Nacional do PSDB anunciou sua saída do governo de José Roberto Arruda no Distrito Federal. O partido é o quarto a sair do governo após o escândalo de corrupção que envolveria o governador. PPS, PSB e PDT já anunciaram que deixariam os cargos que ocupam no DF.
Sem os tucanos, Arruda corre o risco de perder a maioria na Câmara Legislativa do DF. Somando os deputados de PT, PPS, PSB, PDT e PSDB já seriam nove entre os 24 deputados que podem ficar contra o governador. Outros três deputados estão no PMN e PSC, partidos ligados diretamente a Joaquim Roriz (PSC), que deixou o PMDB quando este partido decidiu que apoiaria Arruda nas eleições de 2010. Roriz é pré-candidato ao governo. Com o voto dos “rorizistas” pode chegar a 12 o número de deputados distritais contra Arruda. (G-1)
MENSALÃO DF: DEM DA PRAZO PARA ARRUDA SE EXPLICAR
Brasilia - Deputado do DEM anuncia pedido de expulsão de Arruda pelo Twitter PT diz que não vota projetos de interesse do governo Arruda até fim da crise Manifestantes fazem novo protesto em frente à residência oficial de Arruda PSDB é o quinto partido a deixar governo Arruda
A Executiva Nacional do DEM decidiu nesta terça-feira (1º) não expulsar imediatamente o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do partido. Por maioria, os membros que participaram da reunião desta tarde, no Senado, determinaram a abertura de um processo administrativo disciplinar contra o governador. Segundo a assessoria do governador, ele não vai se manifestar sobre a decisão do partido.
A cúpula do partido fixou prazo de oito dias para que governador apresente sua defesa. O DEM anunciou ainda que até o dia 10 a legenda definará uma posição final sobre a expulsão ou não de Arruda do partido.
O governador do DF aparece em vídeos recebendo dinheiro e supostamente negociando o pagamento de mesadas a deputados distritais da base aliada. O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.
"A decisão do partido é a de tomar uma decisão o mais rápido possível. Se garante oito dias, que é o mínimo que garante o estatuto do partido para defesa do governador nesse processo disciplinar e, na quinta-feira, dia 10, o partido vai definir sua posição em relação ao processo do governador Arruda", disse o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).
Questionado se o partido sai afetado pelas denúncias contra Arruda, Maia observou que "há uma crise política grave, que atingiu o partido". "O desgaste já está dado [...] As denúncias são muito graves. Todos estamos muito preocupados [...] É uma coisa muito ruim, de difícil defesa. Atingiu o partido, não adianta negar. As imagens são chocantes e é importante que o partido assuma sua responsabilidade e faça o julgamento no dia 10", afirmou o deputado.
Uma eventual expulsão de Arruda no decorrer do processo afastará qualquer possibilidade dele se candidatar a cargos eletivos nas eleições de 2010, pois o prazo de filiação a partidos se encerrou no começo de outubro, um ano antes do pleito do ano que vem.(G-1)
A Executiva Nacional do DEM decidiu nesta terça-feira (1º) não expulsar imediatamente o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do partido. Por maioria, os membros que participaram da reunião desta tarde, no Senado, determinaram a abertura de um processo administrativo disciplinar contra o governador. Segundo a assessoria do governador, ele não vai se manifestar sobre a decisão do partido.
A cúpula do partido fixou prazo de oito dias para que governador apresente sua defesa. O DEM anunciou ainda que até o dia 10 a legenda definará uma posição final sobre a expulsão ou não de Arruda do partido.
O governador do DF aparece em vídeos recebendo dinheiro e supostamente negociando o pagamento de mesadas a deputados distritais da base aliada. O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.
"A decisão do partido é a de tomar uma decisão o mais rápido possível. Se garante oito dias, que é o mínimo que garante o estatuto do partido para defesa do governador nesse processo disciplinar e, na quinta-feira, dia 10, o partido vai definir sua posição em relação ao processo do governador Arruda", disse o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).
Questionado se o partido sai afetado pelas denúncias contra Arruda, Maia observou que "há uma crise política grave, que atingiu o partido". "O desgaste já está dado [...] As denúncias são muito graves. Todos estamos muito preocupados [...] É uma coisa muito ruim, de difícil defesa. Atingiu o partido, não adianta negar. As imagens são chocantes e é importante que o partido assuma sua responsabilidade e faça o julgamento no dia 10", afirmou o deputado.
Uma eventual expulsão de Arruda no decorrer do processo afastará qualquer possibilidade dele se candidatar a cargos eletivos nas eleições de 2010, pois o prazo de filiação a partidos se encerrou no começo de outubro, um ano antes do pleito do ano que vem.(G-1)
Pedido impeachment de Arruda
Brasilia - Dois advogados protocolaram hoje (1º) pedidos de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Os documentos foram encaminhados à presidência da Câmara Legislativa do DF. A Procuradoria da Câmara vai apresentar um parecer sobre os pedidos até a quinta-feira (3).
Se os pareceres forem favoráveis à abertura de um processo de afastamento de Arruda, eles serão em plenário e analisados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). (Ag. Brasil)
Se os pareceres forem favoráveis à abertura de um processo de afastamento de Arruda, eles serão em plenário e analisados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). (Ag. Brasil)
Seminf anuncia entrega de complexo viário em 60 dias
Manaus - As obras do complexo viário Ephigênio Salles, que compreende o viaduto do Coroado a passagem em desnível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, na zona Centro-Sul, devem ser concluídas em menos de 60 dias, segundo informou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Em nota, a secretaria informou que a construção está em fase conclusiva, com mais de 80% de evolução.
O secretário municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb Júnior, convocou entrevista coletiva com a imprensa, às 15h30 de hoje (30), no local da obra da passagem em desnível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, para dar mais detalhes sobre o andamento das obras.(Fonte Seminf)
,
Em nota, a secretaria informou que a construção está em fase conclusiva, com mais de 80% de evolução.
O secretário municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb Júnior, convocou entrevista coletiva com a imprensa, às 15h30 de hoje (30), no local da obra da passagem em desnível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, para dar mais detalhes sobre o andamento das obras.(Fonte Seminf)
,
TSE ARQUIVA PROCESSO CONTRA ALFREDO
Brasília - O ministro Ricardo Lewasdowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso do Ministério Público Eleitoral contra o senador-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM), acusado pela compra de votos e distribuição de combustíveis nas eleições passadas.Para o ministro, o recurso foi apresentado fora do prazo.
Com a decisão, o senador licenciado Alfredo Nascimento, hoje ministro dos Transportes e que deverá concorrer ao Governo do Estado nas próximas eleições, está inteiramente livre do processo, uma vez que o processo foi arquivado pela TSE.
TROCA-TROCA DE PREFEITOS
Manaus - A juíza plantonista do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Joana dos Santos Meireles, de uma canetada só, derrubou os prefeitos eleitos de Manacapuru, Edson Bessa (PMDB) e Antonio Peixoto (PTY) de Itacoatiara.
Esta é a terceira vez que o prefeito Antonio Peixoto, é obrigado pela Justiça a deixar o cargo, cedendo vaga para o segundo colocado Donmarques.
Já o prefeito eleito de Manacapuru Edson Bessa, cederá lugar também para o segundo colocado no pleito, deputado estadual Ângelus Figueiras, do PV, que apesar de ter ganho a ação no TRE, ainda não assumiu o cargo.
Esta é a terceira vez que o prefeito Antonio Peixoto, é obrigado pela Justiça a deixar o cargo, cedendo vaga para o segundo colocado Donmarques.
Já o prefeito eleito de Manacapuru Edson Bessa, cederá lugar também para o segundo colocado no pleito, deputado estadual Ângelus Figueiras, do PV, que apesar de ter ganho a ação no TRE, ainda não assumiu o cargo.
PREFEITURA AUTORIZA DESPESCA NO PIRANHA
Manacapuru AM - Cerca de 80 toneladas de tucunaré, aruanã e jaraqui são retiradas da Reserva Ambiental no Lago do Piranha, em Mananacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A medida foi adotada para evitar a morte dos peixes, por causa da vazante dos rios da região.
Com a vazante do rio, a má qualidade da água deixa os peixes com poucas condições de sobrevivência. Para evitar a mortandade, a Secretaria de Meio Ambiente de Manacapuru autorizou a despesca do excesso de pescado nos lagos da reserva.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Daniel Guedes, o produto da despesca é vendido para um frigorífico do município.
Criada em 1997, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha é o principal berço da reprodução do tambaqui e pirarucu na região. Um lugar farto e de muita beleza natural, mas que este ano tem levado sofrimento aos moradores, com os fenômenos da cheia e seca dos rios.
Só é possível chegar ao lago de canoa ou lancha de pequeno porte. Segundo os moradores, se o rio não voltar a subir nos próximos 15 dias, dezenas de famílias devem ficar isoladas dentro da reserva. (TV Amazonas)
Com a vazante do rio, a má qualidade da água deixa os peixes com poucas condições de sobrevivência. Para evitar a mortandade, a Secretaria de Meio Ambiente de Manacapuru autorizou a despesca do excesso de pescado nos lagos da reserva.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Daniel Guedes, o produto da despesca é vendido para um frigorífico do município.
Criada em 1997, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha é o principal berço da reprodução do tambaqui e pirarucu na região. Um lugar farto e de muita beleza natural, mas que este ano tem levado sofrimento aos moradores, com os fenômenos da cheia e seca dos rios.
Só é possível chegar ao lago de canoa ou lancha de pequeno porte. Segundo os moradores, se o rio não voltar a subir nos próximos 15 dias, dezenas de famílias devem ficar isoladas dentro da reserva. (TV Amazonas)
MANAUS TEM ORÇAMENTO SUPERIOR A R$ 2 BI APROVADOS PELA CÂMARA
Manaus- O orçamento da prefeitura de Manaus para o ano de 2010, no valor de R$ 2.248.297.000,00, foi aprovado hoje (30), por 28 votos a favor e apenas quatro votos contrários dos parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os vereadores, a maioria da base aliada do prefeito Amazonino Mendes (PTB), aprovaram apenas três emendas à Lei orçamentária Anual (LOA).
Após a rejeição da emendas dos oposicionistas nas Comissões de Constituição e Justiça e de Economia e Finanças a bancada de oposição ensaiou uma manobra para esvaziar o plenário, a fim de obstruir a votação da lei orçamentária anual, mas só os vereadores Mário Frota (PDT), José Ricardo (PT) e Marcelo Ramos (PSB) se retiraram antes da votação. O vereador José Ricardo, por exemplo, teve 49 emendas rejeitadas pelos demais vereadores.
As emendas do parlamentar rejeitadas em votação contemplavam a construção de quadras de esporte, principalmente, na Colônia Terra Nova; a construção de um Centro Municipal de Recuperação a Adolescentes e Jovens Dependentes Químicos e a construção de escolas, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. José Ricardo afirmou que houve remanejamento de recursos, de cerca de R$ 10 milhões. O texto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nos dias 18 e 23 de novembro.
Os vereadores Hissa Abrahão (PPS), Ademar Bandeira (PT), Elias Emanuel (PSB) e Joaquim Lucena (PSB) votaram contra, mas a maioria garantiu a aprovação do projeto de lei, que será remetido à sanção do prefeito. A proposta orçamentária da prefeitura recebeu um total de 234 emendas.
O vereador Marcelo Ramos (PSB) também disse em seu twitter que as emendas de autoria dele, como a reforma do terminal de ônibus do Bairro da União, zona Centro-Sul, e a construção de mil creches solidárias foram rejeitadas pelos governistas.
- Nenhum centavo para as mil creches solidárias, para os ônibus de internet gratuita, para a construção dos parques, para o ônibus gabinete. Ou este orçamento é uma ficção ou a campanha do Amazonino foi ficção. O orçamento não contempla as promessas de campanha do prefeito-, disse ele no twitter.
Na opinião do presidente da CMM Luis Alberto Carijó (PTB), com a aprovação de todas as emendas, a proposta orçamentária ficaria desfigurada e o prefeito ficaria sem condições de cumprir suas promessas de campanha.
- Todos eles tiveram oportunidade para falar e defender suas posições, mas no momento da votação a maioria vota de acordo com a sua consciência -, afirmou Carijó.
Aprovação
Durante a votação do orçamento do Executivo, apenas três emendas foram aprovadas pela maioria dos vereadores. Entre estas, a emenda 217 de autoria do vereador Isaac Tayah (PTB), destinando R$ 6 milhões à conclusão das obras do terminal pesqueiro.
O parlamentar também propôs a redistribuição de recursos da ordem de R$ 250 mil do orçamento da Secretaria de Ação Social (Seas) para beneficiar dez programas sociais. O vereador é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
- Muitas das emendas apresentadas pelos vereadores foram rejeitadas porque já estão inclusas no pacote do orçamento do Executivo-, disse o parlamentar.
Orçamento
A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2010 e compreende os orçamentos fiscal e da seguridade social referentes aos poderes do município, seus fundos, órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.(Fonte: CMM)
Após a rejeição da emendas dos oposicionistas nas Comissões de Constituição e Justiça e de Economia e Finanças a bancada de oposição ensaiou uma manobra para esvaziar o plenário, a fim de obstruir a votação da lei orçamentária anual, mas só os vereadores Mário Frota (PDT), José Ricardo (PT) e Marcelo Ramos (PSB) se retiraram antes da votação. O vereador José Ricardo, por exemplo, teve 49 emendas rejeitadas pelos demais vereadores.
As emendas do parlamentar rejeitadas em votação contemplavam a construção de quadras de esporte, principalmente, na Colônia Terra Nova; a construção de um Centro Municipal de Recuperação a Adolescentes e Jovens Dependentes Químicos e a construção de escolas, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. José Ricardo afirmou que houve remanejamento de recursos, de cerca de R$ 10 milhões. O texto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nos dias 18 e 23 de novembro.
Os vereadores Hissa Abrahão (PPS), Ademar Bandeira (PT), Elias Emanuel (PSB) e Joaquim Lucena (PSB) votaram contra, mas a maioria garantiu a aprovação do projeto de lei, que será remetido à sanção do prefeito. A proposta orçamentária da prefeitura recebeu um total de 234 emendas.
O vereador Marcelo Ramos (PSB) também disse em seu twitter que as emendas de autoria dele, como a reforma do terminal de ônibus do Bairro da União, zona Centro-Sul, e a construção de mil creches solidárias foram rejeitadas pelos governistas.
- Nenhum centavo para as mil creches solidárias, para os ônibus de internet gratuita, para a construção dos parques, para o ônibus gabinete. Ou este orçamento é uma ficção ou a campanha do Amazonino foi ficção. O orçamento não contempla as promessas de campanha do prefeito-, disse ele no twitter.
Na opinião do presidente da CMM Luis Alberto Carijó (PTB), com a aprovação de todas as emendas, a proposta orçamentária ficaria desfigurada e o prefeito ficaria sem condições de cumprir suas promessas de campanha.
- Todos eles tiveram oportunidade para falar e defender suas posições, mas no momento da votação a maioria vota de acordo com a sua consciência -, afirmou Carijó.
Aprovação
Durante a votação do orçamento do Executivo, apenas três emendas foram aprovadas pela maioria dos vereadores. Entre estas, a emenda 217 de autoria do vereador Isaac Tayah (PTB), destinando R$ 6 milhões à conclusão das obras do terminal pesqueiro.
O parlamentar também propôs a redistribuição de recursos da ordem de R$ 250 mil do orçamento da Secretaria de Ação Social (Seas) para beneficiar dez programas sociais. O vereador é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
- Muitas das emendas apresentadas pelos vereadores foram rejeitadas porque já estão inclusas no pacote do orçamento do Executivo-, disse o parlamentar.
Orçamento
A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2010 e compreende os orçamentos fiscal e da seguridade social referentes aos poderes do município, seus fundos, órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.(Fonte: CMM)
Rio Negro chega aos 16 metros após cheia histórica no Amazonas
Manaus - O nível do rio Negro chegou hoje (30) aos 16 metros após alcançar a marca histórica de 29,69 metros nos último mês de junho. O superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Amazonas, Marco Antônio Oliveira, afirmou que o rio chegou a um nível de emergência. As informações são da Agência Brasil. A situação de seca está crítica ao longo da calha do Rio Negro e até fevereiro isso deve continuar. Classificamos essa vazante como média a grande, já que ela se encaixa entre as 30 maiores já registradas-, afirmou o superintendente.
Os registros históricos do CPRM, apontam que a maior seca do Rio Negro ocorreu em 1967, quando o nível chegou a 13,67 metros. O Rio Negro é o maior do estado e a severa seca deste ano prejudica não a capital e municípios como São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e Novo Airão. O fenômeno da seca compromete a navegação e o abastecimento das comunidades ribeirinhas.
Chuvas
O superintendente do CPRM no Amazonas explicou que a falta de chuvas, desde a segunda quinzena de julho, deve-se, sobretudo, ao fenômeno El Niño (aquecimento das águas do oceano). Em julho, agosto e setembro choveu metade do esperado. Em outubro, 74% e em novembro, apenas 50% do que deveria.
Tudo isso nos trouxe para uma severa seca este ano. Em dezembro o ideal seria que chovesse 16 milímetros, mas não deve chegar a isso-, avaliou Oliveira.
No Sul e Oeste do Amazonas, as chuvas estão dentro da normalidade, o que contribuiu para a subida do Rio Solimões, o segundo maior do estado. O reflexo dessas chuvas deve chegar a Manaus em 15 dias, pois os dois rios (Solimões e Negro) encontram-se na cidade e a cheia de um pode influenciar o outro.
Estudo
O governo do Amazonas está finalizando estudo das áreas afetadas pela seca. O objetivo é aproveitar as informações para abertura imediata de estradas vicinais destinadas a tirar os ribeirinhos atingidos pela estiagem do isolamento.
A Agência de Fomento do Estado (Afeam) também disponibiliza linhas especiais de financiamento para produtores rurais e distribuição de sementes e implementos agrícolas para auxiliar a agricultura familiar.
Fonte: Agência Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)



























