Pesquisar este blog

sábado, 4 de julho de 2009

BAND MOSTROU ADAIL PINHEIRO PARA O BRASIL


Manaus - Mesmo pressionado por políticos e outras forças estranhas, o senador Magno Malta (PR-ES), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, no Senado, não desiste da sua missão de investigar a esse horrendo crime no Brasil e vai desenvolvendo o seu trabalho com determinação e coragem.
Garantindo que tem uma procuração das crianças brasileiras para levar à frente as investigações na CPI e se dizendo pai de filhas, o senador afirmou que irá até o fim nessa árdua e sublime missão.
Sexta feira passada, no programa Brasil Urgente, da Band, capitaneado pelo âncora, jornalista José Luiz Datena, o senador foi entrevistado e falou dos resultados da sua recente viagem ao Amazonas (Manaus e Coari), onde realizou oitivas com acusados e testemunhas, mesmo sob forte pressão.
Malta disse durante o programa da Band que foi alertado por vários políticos a não vir ao Amazonas, pois poderia morrer na rua, o que não o intimidou. Veio só, apesar da CPI contar com sete senadores, só que parece que para esses a pressão valeu e preferiram ficar longe do Amazonas.
O senador Malta também estranhou a ausência da bancada amazonense no Senado (Artur Neto (PSDD), João Pedro (PT) e Jefferson Praia (PDT), que não prestigiaram a oitiva realizada segunda feira no plenário da Assembléia Legislativa do Estado.
No Brasil Urgente, Datena, com o seu jeitão sensacionalista, mostrou para o Brasil e para o mundo pelo canal internacional da emissora, a foto do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro,(foto)falou dos depoimentos, da família de uma jovem que teria sido vitima da pedofilia, que segundo Malta comanda pelo ex-prefeito de Coari.
Adail Pinheiro teve o cinismo de dizer que não foi a Coari prestar depoimento por falta de vaga no vôo. O mesmo que tantas vezes fretou aviões para se divertir, bem que poderia ter agido da mesma forma, segundo Datena.
O senador Malta fez questão de dizer durante a entrevista, que o ex-prefeito Adail e os demais acusados que não compareceram para depor em Coari, não escaparão da oitiva. Eles serão intimados novamente para depoimentos em Brasília, com transmissão ao vivo e a cores pela TV Senado.
Segundo o apresentador da Band, tem muita gente torcendo para que Adail Pinheiro não abra a boca e diga tudo o que sabe sobre as acusações que pesam sobre os seus ombros de comandar uma rede de pedofilia no Amazonas. Se isso ocorrer, certamente que outrosnomes que tomaram parte nesses bacanais virão à tona. Parece que tem muita gente que não está dormindo direito com essa história.(Osny Araújo)

NÃO FALOU


Manaus -Tido como “persona non grata” pelos jornalistas brasileiros e adorado pelas grandes empresas da mídia nacional, o ministro Gilmar Mendes,(foto) presidente do Superior Tribunal Federal (STF), aquele mesmo que foi o relator da matéria que “rasgou” os diplomas dos jornalistas no Brasil, parece que não gosta muito de falar sobre o assunto.
Em Manaus cumprindo uma longa agenda, o todo poderoso ministro do STF, continua desrespeitando os profissionais de imprensa e achamos que mesmo sem diplomas, devems ser respeitados.
Desta vez não tive a infelicidade de entrevista-lo, mas assisti através o Jornal do Amazonas (Rede Amazônica de Televisão) a cobertura da visita a Manaus e numasolenidade no Tribunal de Justiça do Amazonas,quando lhe foi perguntado sobre a história do fim do diploma, o poderoso ministro esquivou-se, dizendo simplesmente que não falaria sobre o assunto naquele momento. Disse e não falou.
Os jornalistas, com o apoio de várias instituições sérias como a OAB, ABI e outras estão abrindo caminhos para o restabelecimento do diploma rasgado pelo STF.
No Congresso Nacional, tanto no Senado Federal como na Câmara dos Deputados, em projetos prontos de emenda constitucional, os chamados PECs, o que naturalmente, recolocará os pingos nos “is” restabelecendo um direito usurpado dos profissionais da comunicação exatamente pelo órgão responsável pela distribuição da Justiça, mas que nesse episódio andou na contramão da história.
Os jornalistas não jogaram a toalha e continuan na luta, acreditando que a ordem seja restabelecida através de emenda à Constituição, acabando de uma vez por todas com a grande injustiça praticada pelo Judiciário brasileiro, através uma sentença estranha do STF contra os jornalistas, recolocando o Brasil nos trilhos corretos dos camimhos da história.(Osny Araújo)

Mutirão carcerário

Manaus – Cerca de 83% do processos de presos provisórios que aguardavam julgamento em presídios de Manaus e em outras oito comarcas do interior do Estado, foram analisados durante o mutirão carcerário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A meta inicial do mutirão era legalizar a situação de 4.163 processos de presos do Estado em dois meses. Até a última quarta-feira (1º) foram analisados 3.382 processos, destes, 548 foram libertados e 60 foram beneficiados com a progressão de regime (passaram de regime fechado para o semi-aberto) e tiveram direito a condicional ou albergue.(Tjam)

WALLACE PODE TER PROCESSO ARQUIVADO


Manaus – O advogado do deputado estadual Wallace Souza (PP), Francisco Balieiro, entregou nesta sexta-feira (30) a membros da comissão de ética da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um pedido de arquivamento do processo contra o deputado. Wallace corre risco de ter seu mandato cassado após avaliação do colegiado.
O corregedor da Ale, Josué Neto (sem partido), foi o autor do pedido de abertura do processo contra Wallace Souza. Em entrevista ao Portal Amazônia, Balieiro alega que o corregedor não possui competência para deliberar o pedido.
- Só quem pode encaminhar o pedido é um partido que tenha pelo menos um deputado representado na Assembleia, ou essa solicitação deve ser enviada pela mesa-diretora da Casa, afirmou o advogado.
DEPOIMENTO
Wallace Souza deverá depor na comissão de ética na próxima terça-feira (07), mas segundo o advogado, o deputado pode não ter condições físicas de comparecer à convocação.
- Ele não vai depor na terça-feira, mas não sou eu que estou dizendo, os médicos vão dizer se ele terá condições de prestar depoimento. Muito provavelmente isso não vai acontecer, revelou Balieiro.
O deputado, que é alvo de investigações da Polícia Civil e Ministério Público suspeito de comandar uma organização criminosa junto com o filho Raphael Souza, passou mal na última quarta-feira (1º) e foi internado na clínica Prontocord em Manaus. O médico particular de Wallace afirmou que vai pedir que o parlamentar se afaste do cargo para cuidar da saúde.
- Ele não dorme direito e costuma vomitar muito. Além disso, ele sente muitas dores na região do fígado, o que o tem impedido de se concentrar nas atividades de parlamentar. O nível de stress dele também está muito alto, afirmou o cirurgião cardíaco, Juan Vila.
O arquivamento do processo de cassação solicitado pelo advogado Francisco Balieiro será analisado na próxima segunda-feira (06) pelos membros da comissão de ética da Assembleia.
- Veremos como será a manifestação da comissão para poder instituir novas estratégias de defesa, finalizou Balieiro.(Aleam)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

EX-GOVERNADOR MESTRINHO INTERNADO NO PRONTOCORD


Manaus – O ex-governador Gilberto Mestrinho foi internado por volta das 6h da manhã de hoje (3), na clínica Prontocord, após sentir mal estar nesta quinta-feira, segundo o assessor do político, Miguel Bianco. Ele será submetido a exames de hidratação venosa, devido a problemas renais. Mestrinho está sendo acompanhado por uma equipe médica de cardiologista e mefrologista da unidade.
Ainda de acordo com o assessor, por se tratar de um paciente transplantado, a recomendação foi que ele ficasse sob assistência médica. Mestrinho ficará internado durante todo o dia de hoje (3).
Amanhã (4), segundo informou Miguel Bianco, será divulgado os resultados dos exames que vão constatar o quadro clínico do ex-senador e ex- governador do Amazonas.
O amazonense Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo nasceu em 23 de Fevereiro de 1928. É auditor fiscal aposentado do Tesouro Nacional.
Começou a vida política como prefeito de Manaus de 1956 a 1958. Um ano mais tarde, elegeu-se governador do estado do Amazonas, cargo que ocupou até 1963. No ano seguinte foi deputado federal por Roraima. Voltou ao governo do estado mais duas vezes, em 1983 e 1991. Em 1998 foi eleito para o Senado Federal.
Politicamente a única frustação do político Gilberto Mestrinho, o (Boto Navegador) foi não ter conseguido se eleger pelo voto popular prefeito de Manaus, chegando a afirmar para amigos que a capital do Estado nunca o quiz como prefeito.
Político popular e populista, Mestrinho´sempre foi um pollítico carismático. Homem de discurso pausado, com ênfase para o " amazonenses da capital e do interior do Estado", sempre foi um político admirado pelo povo e respeitado pelos seus adversários políticos que a esta hora, torcem pelo seu restabelecimento.

Usuários insatisfeitos com a TIM

Manaus - Os usuários do serviço de telefonia móvel da TIM, não estão nada satisfeitos com a operadora, que não estaria oferecendo bons serviços e causando transtornos de muita gente que precisada comunicação móvel para trabalhar e manter contatos de acordo com os seus negócios e interesses.
O Blog foi procurado por vários usuários para denunciar que há quase uma semana o serviço TIM de telefonia celular está deixando a desejar e irritando quem precisa fazer uma ligação. Dizem ainda os reclamantes, que no escritório da empresas, as explicações fornecidas não são convincentes.
Segundo consta, a Anatel já estaria ciente dos problemas relacionados com o péssimo serviço que vem sendo prestado em Manaus pela operadora TIM e quem sabe, a situação possa ser resolvida dentro das próximas horas. Pelo menos, essa é a esperança dos nervosos usuários da TIM.
É lembrar aos usuários do sistema e as próprias operadoras, que agora existe a tal da portabilidade que permite a migração para outra operadora, levando consigo o mesmo número. Com isso, certamente que as operadoras mais qualificadas, que prestem bons serviços, deverão ganhar mercado.

Sarney escondeu mansão da Justiça Eleitoral


Brasília - O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), quer ouvir explicações do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), sobre o motivo de não ter declarado à Justiça Eleitoral uma casa avaliada em R$ 4 milhões.
“Essa é uma questão que tem de ser feita mesmo. E espero que ele responda o mais rápido possível”, disse. “Não tenho a mínima ideia se a casa é dele, se pertence aos filhos ou a quem pertence”, completou.
Reportagem publicada no jornal "O Estado de S. Paulo" alega que Sarney ocultou a propriedade da Justiça Eleitoral nas duas eleições que disputou depois da compra do imóvel – em 1998 e 2006.
Heráclito ainda comentou a interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Sarney não se afaste do cargo. “Eu acho que Lula está agindo em defesa de seu próprio governo, já que o presidente do Senado estabiliza o governo do PT”, afirmou.
Ontem (2), o presidente Lula jantou com o partido, que estava dividido sobre o apoio de Sarney. “O PT a gente não entende. De manhã está contra e de tarde está a favor. A partir desse jantar de ontem, que deve ter sido pedagógico, o PT vai definir o que fazer”, disse.(Ag.Brasil)

Estudantes na Justiça contra redução dos passes


Manaus - Integrantes da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (Uesa) e a União dos Estudantes do Amazonas (UEA) protocolaram, na manhã de hoje, no Fórum Henoch Reis, localizado no Aleixo, zona Leste, um documento de interpelação contra a decisão da Prefeitura de Manaus, que reduziu o número de passes estudantis na capital.
No documento, os estudantes solicitam que o Executivo Municipal dê maiores explicações sobre alguns pontos referentes à regulamentação da meia-passagem, oficializada no dia 30 de junho, a partir da aprovação de uma emenda à Lei Orgânica do Município (Loman).
O presidente das entidades representativas dos estudantes Uesa e UEA, Mário Lúcio, informou que, às 8h30 de hoje, ele e outros seis membros do movimento estudantil ingressaram com a interpelação no setor de protocolo do Fórum do Amazonas. “Queremos que esta regulamentação seja discutida novamente, pois os estudantes estão sendo prejudicados”, justificou o líder estudantil.(ET -Alberto Cesar Araújo)

AM: Mais dois suspeitos da gripe Influenza

Manaus - O Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A (H1N1), informou, hoje, que os resultados dos exames de três pacientes suspeitos de terem contraído a gripe A (H1N1) foram negativos. Os exames foram realizados no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Os pacientes foram atendidos no período de 27 a 30 de junho, no hospital da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT).
Do dia 30 de junho até ontem, mais dois pacientes preencheram os critérios de casos suspeitos, procedendo-se a coleta de material biológico, sendo enviado ao laboratório de referência para o devido processamento. Os três primeiros casos estavam sendo monitorados desde o início da semana.
De acordo com o Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza, os primeiros casos registrados, com sintomatologia compatível, eram procedentes dos Estados Unidos e do Paraguai. Os pacientes estão bem e não apresentam mais nenhum tipo de sintoma.(Em Tempo)

Copa 2014: Fabrica de empregos


Manaus - Nada como um grnde evento internacional com a força de uma Copa do Mundo patrocinada pela FIFA.
Manaus, escolhida uma das doze capitais brasileiras onde a Copa do Mundo de 2014 será disputada no Brasil, será transformada num grande canteiro de obras, ou seja, a Copa vai se transformar numa grande fabrica de emprego.
Nos próximos cinco anos, 150 mil empregos — dos quais 50 mil diretos e 100 mil indiretos — devem ser gerados no Amazonas por conta da Copa do Mundo de 2014. A capital amazonense já conquistou o posto de sede, mas uma das preocupações do governo, prefeitura e órgãos ligados ao emprego no Estado ainda é a falta de mão de obra qualificada.
De acordo com o titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STRE/AM), Dermilson Chagas, de início, as oportunidades deverão preencher as vagas destinadas aos segmentos de turismo e construção civil, setores que devem ser os maiores responsáveis por abertura de postos de trabalho no Estado
Mas, apesar do número de empregos que devem ser gerados antes e durante o evento esportivo, Chagas afirmou que, no Amazonas, ainda não existem candidatos suficientes para a ocupação dos cargos, mas medidas já estão sendo tomadas para que o problema seja minimizado. “Teremos cursos para pedreiros, eletricistas e guias turísticos”, disse o superintendente.
Com relação a outras vagas disponíveis em hotéis, lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos, Dermilson Chagas destacou que ainda não é possível ter uma dimensão de quantos postos de trabalho podem ser gerados. Segundo o superintendente, o setor de serviços precisa apresentar projetos de melhoria, ampliação da infraestrutura ao governo e prefeitura, para que haja projeção da quantidade de empregos que deverá ser gerada até 2014.
De acordo com o coordenador do Sistema Nacional de Empregos de Manaus (Sine/Manaus), Arilson Vieira, até o fim deste ano, 15 mil pessoas devem ser capacitadas pelo órgão, por meio de cursos de capacitação.
Entre os cursos disponíveis para a sociedade amazonense estarão os de informática básica, técnicas de vendas, empreendedorismo, design e moda, e línguas estrangeiras (inglês, espanhol e mandarim). “Os cursos serão gratuitos, assim como o material didático, que será de inteira responsabilidade da Prefeitura Municipal de Manaus”, destacou o coordenador, ao informar que só para o curso de idiomas serão disponibilizadas quatro mil vagas.
A coordenação do Sine/Manaus informou ainda que o edital para preenchimento das vagas dos cursos deve ser lançado neste mês, para que em agosto sejam iniciadas as aulas.

COMEÇOU A VAZANTE NO NEGRO


Manaus – O nível do Rio Negro começou a baixar, registrando na manhã de hoje (3), 29,75 metros, uma diminuição de dois centímetros em relação a maior marca registrada nos últimos cem anos, de 29,77, que era mantida até ontem, segundo informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Para a técnica em hidrologia do CPRM, Alice Amorin, o primeiro sinal de diminuição do Rio Negro ainda é um fato a ser analisado com cautela, já que o nível do rio continua instável, podendo subir ou descer ainda mais nos próximos dias.
De acordo com Alice Amorim, há dois dias o nível do Rio Negro não apresentava nenhum registro de aumento, permanecendo em 29,77 metros. “A estabilidade temporária faz parte do processo de cheia e vazante. É algo extremamente variável, sendo considerado normal na análise de enchentes”, disse.A
Alice também esclareceu que ainda não se pode determinar quando o rio vai baixar definitivamente. De acordo com os parâmetros das cheias de anos anteriores, a estabilização dura em média de 5 a 15 dias, podendo subir ou descer nesse período.
O acompanhamento do rio que está sendo feito pelo CPRM poderá, dentro de uma semana, apontar as primeiras previsões de vazante em Manaus, uma vez que nos municípios de Careiro e Manacapuru o nível continua oscilando, mas a indicação é de que, em breve, terá um começo de vazante.
ANÁLISE DA ENCHENTE
De acordo com a Defesa Civil do Estado, pelo menos 11 bairros na orla do Rio Negro em Manaus já foram atingidos pela cheia, totalizando 18 mil pessoas atingidas somente na capital.
Os municípios mais atingidos no Estado e que estão parcial ou inteiramente submersos são: Manacapuru, Parintins, Caapiranga, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Urucará, Benjamin Constant, Anori, Barreirinha e o que registra a pior situação, Anamã.
Para o governo do Estado, os prejuízos causados pela cheia desde que os rios ultrapassaram os níveis de alerta já somam cerca de R$ 380 milhões em todo o Estado.(Portal Amazonia)

Golpe de Estado em Honduras é condenado

Brasília - O Plenário do Senado Federal aprovou, na sessão deliberativa desta quinta-feira (2), dois votos de censura e repúdio - de autoria dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS) - ao golpe de Estado que derrubou o presidente de Honduras, Manuel Zelaya. Por meio do requerimento de Mercadante, os senadores manifestam a sua convicção de que o povo hondurenho "saberá reencontrar o caminho da paz, da conciliação e da democracia".
Ao encaminhar a votação dos documentos, Arthur Virgílio (PSDB-AM), tachou de retrógrado o movimento golpista em Honduras.
- Cada país tem seu estágio, seu nível de aperfeiçoamento da democracia. O que tem que haver é algo para a frente, na direção do futuro; o golpe é algo para trás, na direção do pior passado do qual temos que nos livrar. Não podemos tolerar ações golpistas na América Latina - disse Arthur Virgílio.
Aloizio Mercante considerou inaceitável a solução do golpe militar em Honduras, afirmando que "esse não é um bom caminho".
- A solução não pode ser um golpe militar, um atentado à democracia. Por isso, temos de ser muito firmes na defesa, na Organização dos Estados Americanos [OEA], da cláusula democrática, e expressarmos de imediato a posição do Senado - disse.
Mercadante apontou os avanços alcançados pelo Brasil em seu sistema político representativo, assinalando que o presidente da República está mostrando o valor da alternância de poder ao afirmar que não quer o terceiro mandato.
- Acho que nisso também temos autoridade política - afirmou.(Ag. Senado)

Virgílio quer respostas sobre servidores

Brasília - O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou nesta sexta-feira, em Plenário, o atendimento a requerimentos, que apresentou à Mesa do Senado, de informações sobre os servidores da Casa. Como detalhado em um dos requerimentos, a lista deve conter os servidores cedidos ou requisitados de outros órgãos, a lotação de todos os servidores efetivos, comissionados e terceirizados, nesse caso pedindo ainda números de CPF, empresa contratante, se há parentesco com servidor da Casa, salário, local de trabalho e período de expediente.
Na presidência dos trabalhos, o senador Mão Santa (PMDB-PI) informou que todos os requerimentos foram formalizados junto à Mesa. Arthur Virgílio disse que reagirá com firmeza, caso não seja atendido.
- Vou rodar a baiana - afirmou, usando expressão popular.
No pronunciamento, Arthur Virgílio voltou a afirmar que o presidente do Senado, José Sarney, não tem mais condições de comandar a Casa. A avaliação foi feita depois de comentar reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, nessa sexta-feira, com a denúncia de que o presidente teria ocultado da Justiça Eleitoral a propriedade da Casa onde mora, na Península dos Ministros, no Lago Sul, em Brasília, avaliada em R$ 4 milhões.
- Não estou de forma alguma prejulgando. O fato é que, de novo, ele terá que dar explicação. Cada vez mais o cerco de fecha - afirmou.(Ag.Senado)

INCRA LEVANTA DEMANDAS PARA CRÉDITO EMERGENCIAL


Manaus - A superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Maria do Socorro Marques Feitosa,(foto) anunciou que o órgão está mantendo contatos com as demais instituições ligados ao setor primário e especialmente, a agricultura familiar no Amazonas, objetivando levantar demandas e viabilizar os meios legais para que produtores, amparados ou não pela política de reforma agrária, possam ser beneficiados, como forma de socorro aos ribeirinhos vitimados pela grande enchente deste ano, com o crédito emergencial estabelecido pelo Governo Federal.
Socorro Feitosa explicou que a Linha de Crédito Emergencial criada pelo Governo Federal através à Resolução 3.724 de 15 de maio de 2009, aprovada pelo Banco Central, “dispõe sobre a concessão de prazo adicional para pagamento de prestações de operações de custeio e investimentos no âmbito do Pronaf em regiões atingidas pela enchente e seca”.
No momento da aprovação da Resolução pelo Banco Central, essa linha de crédito era de R$ 1.500,00 por família, reajustada em seguida para R$ 2.000,00. São beneficiários dessa linha de crédito os agricultores familiares dos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.
Para levantar as demandas, especialmente dentro dos projetos de reforma agrária, o INCRA e o MDA estão contatando com o Governo do Estado, através a Secretaria de Produção Rural e Instituto de Desenvolvimento do Amazonas, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, prefeituras municipais e movimentos sociais, a fim de que o benefício possa ser viabilizado. Aos bancos caberá a montagem da infra-estrutura logística para a contratação dos créditos.
O INCRA está com suas equipes técnicas trabalhando com o objetivo de acelerar a liberação Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento necessário para que o crédito possa ser contratado, tanto para assentados da reforma agrária como a não assentados.
De acordo com a Resolução, o limite para a contratação desse crédito termina no dia 30 de dezembro e o prazo para reembolso é de dois anos.
REFORMA AGRÁRIA
A mesma Resolução do Banco Central, permite autorizar, desde que solicitada pelo mutuário até a data do respectivo vencimento, a renegociação da parcela com vencimento entre 1º de agosto e 30 de dezembro de 2009, observando o período de obtenção de receitas pelo produtor.
Com isso, o mutuário terá a prorrogação para até um ano após o vencimento da última parcela prevista em contrato, da data para o pagamento das parcelas vincendas entre 1º de agosto e 30 de dezembro de 2009, inclusive das parcelas que forem prorrogadas.
No entendimento da superintendente, esse procedimento do Governo Federal, com a criação desse Crédito Emergencial, vem num momento em que os agricultores familiares do Amazonas, assentados ou não da reforma agrária, tiveram enormes prejuízos em suas lavouras com a grande enchente.
“A primeira vista – disse a superintendente – o recurso poderá parecer pequeno, mas sem nenhuma dúvida servirá e muito para um recomeço do trabalho de quem perdeu tudo ou quase tudo com a subida das águas, a fim de que a agricultura familiar possa continuar crescendo no Estado” – finalizou.(Fonte Ascom-Incra)

SHOPPING CECOMIZ REINTEGRADO À SUFRAMA

Manaus - A Suframa ganhou na Justiça a reintegração de posse das áreas aberta e coberta do Shopping Cecomiz, que dessa forma voltará a ser administrado pela instituição.
A decisão judicial foi proferida pela juíza federal Maria de Paiva e Sales. A ´parea vinha sendo ocupada há mais de 30 anos por dezenas de lojas e quiosques, além de ter sido um dos primeiros Shoppings da cidade.
Desde 2006 a Suframa luta na Justiça pela sua reintegração, considerando que a Associação dos Lojistas do Shopping deixou de recolher o valor de R$ 15.000,00 mensal a título de locação, mesmo a despeito das constantes cobranças, A dívida atualmente chega à casa dos R$ 600.000,00.
Segundo alguns lojistas, a Associação decidiu não mais repassar os recursos para a Suuframa, alegando que a instituição nunca realizou nenhum investimento no local. “A Suframa nunca investiu aqui, por isso, resolvemos ficar com o dinheiro e administrar o Shopping” afirmou um lojista que não quiz se identificar.
A Assessoria de Comunicação da Suframa não se manifestou a respeito, afirmando que o órgão só se pronunciará após ser notificada da decisão judicial, mas confirmou que a reintegração de posse vinha sendio pleiteada na Justiça há algum tempo.

CRUZEIRO EMPATA E VAI A FINAL DA LIBERTADORES


Porto Alegre - Cruzeiro derruba o Grêmio no Olímpico e vai para a decisão contra o Estudiantes
Depois de vencer por 3 a 1 em Belo Horizonte, Raposa empata em 2 a 2 em Porto Alegre e agora encara a equipe argentina na luta pelo tricampeonato
Wellington Paulista (ao cento) comemora um de seus dois gols na 'final brasileira' da Libertadores Deu Cruzeiro. É o time mineiro que será o responsável por representar o Brasil na final da Taça Libertadores da América, contra os argentinos do Estudiantes, nos dias 8 e 15 de julho. O clube de Belo Horizonte empatou com o Grêmio em 2 a 2 na noite desta quinta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, depois de vencer a partida de ida por 3 a 1, no Mineirão. Agora, a Raposa vai em busca do tricampeonato da competição – já levantou o caneco em 1976 e 1997.
No ano do bicampeonato, por coincidência, o Cruzeiro também eliminou o Tricolor Gaúcho durante a campanha. Só que foi nas quartas-de-final. Na ocasião, o técnico celeste era Paulo Autuori, agora no clube gaúcho. Outra curiosidade é que Wellington Paulista, autor dos dois gols mineiros, esteve para se transferir para o Olímpico. Depois de estar bem perto de assinar, no entanto, ele optou pela Toca.
A presença de um time brasileiro na decisão da Libertadores tem se tornado praxe nos últimos anos. Desde 2005 é assim. Naquele ano, o campeão São Paulo venceu o também brasileiro Atlético-PR. No ano seguinte, o time do Morumbi perdeu do compatriota Internacional. Em 2007, o Grêmio foi vice do Boca Juniors, feito repetido pelo Fluminense, derrotado pela LDU ano passado.(G.Esporte)

Gripe suína ataca apresentador do Vídeo-Show


André Marques, apresentador do programa "Video Show", da Rede Globo, contraiu gripe suína
O resultado do exame foi divulgado na tarde de hoje. Marques está em casa, em Niterói, e usa máscaras como forma de evitar a propagação da doença. O apresentador, que fez exames no Hospital Universitário Clementino Fraga, no Rio, não chegou a ser internado.
Marques apresentou sintomas de gripe após ter regressado de uma viagem à Argentina, informou a TV Globo, por meio de um comunicado.
Ele estava no país com a equipe do programa "Estrelas", apresentado por Angélica. O apresentador viajou a convite da atração para ser entrevistado pela apresentadora em Bariloche.
Na última segunda-feira (30), ele começou a sentir os sintomas da doença. Já no dia seguinte, não sentia os efeitos da gripe.
O apresentador deve ficar em repouso até a próxima semana, mas não há informação sobre quando ele voltará a apresentar o "Video Show".
QUARENTENA
A Rede Globo colocou em quarentena todos os profissionais que estiveram gravando o programa 'Estrelas' na Argentina.
Segundo a assessoria de imprensa da emissora, a medida tem base em recomendações dadas pelo Ministério da Saúde.
Além do afastamento dos profissionais do programa apresentado por Angélica, a Rede Globo informou que foram suspensas novas viagens para as áreas consideradas de risco de gripe suína.
Segundo a página no Twitter de Luciano Huck, marido de Angélica e que, junto com os dois filhos do casal, acompanhou a esposa durante as gravações na Argentina, a equipe estava em Bariloche. "Muita gente bacana passou por aqui, apesar do medo da gripe", disse o apresentador.(Fonte Bol)

Celebrando o Rock

Manaus - Para celebrar em grande estilo o dia mundial do Rock, no dia 25 de julho será realizada uma festa que irá reunir as melhores bandas de rock da capital amazonense, além da presença de artistas famosos do Brasil e do mundo. Tudo isto irá se realizar na Academia de Tênis, às 20h, da data em questão.
No mesmo evento o Bar Porão do Alemão, irá comemorar seus 11 anos de sucesso. Algumas das atrações desta noite são: Matanza, Raimundos, Joe Lynn Turner e The Four Horsemen

Enchente: Solidariedade que vem do Sul


Manaus - A cheia dos rios Nego e Solimões e os consequentes estragos para a população ribeirinha da região Norte, preocupa os parlamentares dos países sul-americanos e estados do Sul do Brasil.
O governo de Santa Catarina fez uma doação de 10 toneladas de feijão e 14 toneladas de roupas, calçados e higiene pessoal para vítimas da enchente. A informação é do presidente do bloco brasileiro da União dos Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), deputado Edson Andrino, à secretária geral da entidade, deputada Vera Lúcia Castelo Branco (PTB).
A parlamentar do Amazonas teria pedido ajuda aos representantes da UPM, para enfrentamento da cheia em 50 municípios amazonenses, mais atingidos pelas cheias dos rios.
- Para solidarizar os representantes da UPM foi preciso relatar os problemas de interrupção de energia elétrica, água e mostrar a situação das escolas públicas que estão servindo de alojamento, dos hospitais e das casas e plantações submersas pela água, afirmou a deputada.
A UPM é um colegiado parlamentar composto por representantes de vários Estados brasileiros e de outros países vizinhos.
A maior cheia dos últimos 100 anos no Amazonas também será pauta de discussão da UPM nos próximos dias 6 e 7 de julho no Uruguai.(Fonte Aleam)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CRISE NO SENADO DEIXA PT TONTO


Brasília - O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), voltou a dizer nesta quinta-feira (2) da tribuna do Senado que, no entendimento da bancada, a melhor saída para “distensionar” a crise da instituição seria o afastamento do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ideia recusada pelo peemedebista. Apesar de a bancada petista ter posição diferente da defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mercadante disse ser importante manter a governabilidade.
“Nossa bancada considera que a melhor solução para esta crise seria uma licença temporária do presidente José Sarney para distensionar a Casa. Isso permitiria que essa comissão [suprapartidária] se instale para que possamos assegurar um clima político para ele [Sarney], com a sua história, com a importância histórica que tem na vida democrática do país, e para esta Casa”, disse Mercadante.
O líder petista ressaltou a importância do PMDB para a governabilidade do país. “Temos a consciência do quanto é importante para a governabilidade a nossa parceria estratégica com o PMDB para impulsionar essas reformas e essas mudanças que o presidente Lula lidera. Mas achamos que não havia identidade na gestão do Senado, que o Senado precisava mudar, com coragem”, completou Mercadante.
O petista voltou a dizer que o Senado precisa de uma ampla reforma e de uma investigação séria a respeito das irregularidades existentes na instituição. “O Senado vive um momento histórico muito difícil. Um momento em que graves erros administrativos, irregularidades e privilégios descabidos foram ocorrendo e expuseram a instituição frente à opinião pública. Isso exige de nós todos, que somos homens públicos, que temos uma biografia, uma trajetória, a responsabilidade de encontrar um caminho de mudanças”, discursou da tribuna da Casa.
Mercadante reconheceu que a atual Mesa Diretora tem tomado atitudes para conter a crise, como a demissão de quatro diretores. À noite, a bancada do PT no Senado reúne-se com o presidente Lula para discutir a crise no Senado.(Fonte: Agência Brasil)

Princípio de incêndio na reinaguração do hospital


Manaus – O Corpo de Bombeiros do Amazonas registrou na tarde desta quinta-feira (02) um incêndio no Hospital João Lúcio Pereira Machado, na zona leste da capital, por volta de 13h. De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), no momento do incêndio, o governador do Amazonas, Eduardo Braga e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão estavam no hospital. Ambos participavam de uma solenidade de inauguração das novas instalações do hospital, depois de uma reforma avaliada em R$ 15 milhões, além de efetuarem a assinatura do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu no 4º andar, onde fica o arquivo morto. Ninguém ficou ferido e houve somente queima de papéis.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que a causa do incidente ainda está sendo apurada em parceria com a Polícia Civil. A perícia no local será realizada entre hoje e amanhã. A Polícia Civil informou que as investigações são de responsabilidade de um instituto de criminalística que deverá apresentar, dentro de 10 a 20 dias, laudo com o resultado da análise.
O diretor do hospital, Joaquim Barros, minimizou o fato e disse que não aconteceu nada de grave.
- Não foi nada, apenas uma folhinha de papel que pegou fogo e os bombeiros contornaram a situação, afirmou .
Os corredores de alguns andares do hospital ficaram alagados pela ação dos bombeiros e era possível sentir cheiro de fumaça. A direção do hospital informou que o atendimento dos pacientes não foi prejudicado.
NOTA DA SUSAM
Em nota à imprensa, a Secretaria de Saúde do Estado (Susam) informou que o incêndio na área do arquivo morto estava isolado de qualquer área de atendimento ou internação, por isso, o fato não ocasiounou a remoção de nenhum paciente ou cancelamento de consultas e atendimentos de emergência.
Foram acionadas duas viaturas do Corpo de Bombeiros para isolar o local e providenciar o rescaldo das paredes da sala tomada pelo fogo. Além disso, acompanhantes de pacientes deixaram as dependências do hospital, por precaução. Não houve tumulto e assim que os bombeiros liberaram o local, os acompanhantes puderam retornar. Um funcionário do serviço de limpeza também foi retirado da área, sem qualquer ferimento.(Agecom)

MÁRCIA PERALES EMPOSSADA NA UFAM


Brasilia - A professora Márcia Perales Mendes Silva, tomou posse hoje (2), como reitora da Universidade Federal do Amazonas, no Ministério da Educação em Brasília (DF). Márcia Perales e o professor Hedinaldo Narciso, da Faculdade de Ciências Agrárias, foram eleitos para assumir os cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente, para o quadriênio 2009/2013. Pela primeira vez, na história da Ufam, a instituição elegeu uma mulher para ocupar o cargo de reitora.
Márcia Perales é docente do curso de Serviço Social desde 1986. Assumiu várias atividades administrativas na instituição, entre elas a pró-reitoria de Extensão de Interiorização, desde 2005, de onde está licenciada. Coordenou vários projetos e orientou 32 trabalhos entre conclusão de curso, Especialização e Mestrado.
Ao dar posse aos novos reitores das universidades federais do Amazonas e do Pará, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou que a educação acelera seu processo de desenvolvimento nos dois estados e que isso depende, cada vez mais, do compromisso de todos com o desenvolvimento nacional.
De acordo com o ministro, os índices de desenvolvido da educação básica ainda são baixos no Amazonas e no Pará e isso constitui um desafio também para as universidades, especialmente na formação de professores. O aumento dos repasses da União, com a criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), segundo Haddad, é uma forma de ajudar os estados a melhorar a qualidade das escolas públicas.
Os repasses do governo federal que no Fundef eram de R$ 500 milhões por ano, disse o ministro, subiram para R$ 5 bilhões com o Fundeb, e isso vai repercutir na melhoria da qualidade da educação, segundo ele.
UFAM
A Universidade Federal do Amazonas tem sede em Manaus e campi em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
A reitora Márcia Perales Mendes da Silva, lembrou durante seu discurso de posse, que a instituição abriu uma licenciatura intercultural para o povo indígena Mura que vive em Autazes, município distante 250 quilômetros de Manaus. O curso, que tem 60 professores indígenas, é desenvolvido por uma parceria que reúne a Ufam, a Organização dos Professores Indígenas Mura (Opim) e a prefeitura local.
A Ufam tem 96 cursos de graduação, oito de doutorado, 31 de mestrado, 25 mil alunos e 1.500 professores, dos quais, 75% possuem Mestrado.
Segundo a reitora, a Ufam vai usar a nota do Enem como fase única para 50% das vagas no próximo processo seletivo. As 50% restantes serão preenchidas no sistema de avaliação seriada.

LULA NÃO FALOU COM SARNEY SOBRE CRÍSE


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (2), após evento no Ministério da Justiça,(na foto Gilmar Mendes e Sarney) que não conversou com o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), e que ele não pediu um encontro para falar sobre a crise política do Senado.
“Ele não falou comigo. Se ele quiser falar comigo, eu falo com o presidente do Senado”, disse Lula em rápida entrevista. Lula retornou ao Brasil nesta quarta-feira (1º) à noite, após viagem oficial à Líbia.
Apesar de Lula negar ter conversado com Sarney, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), disse que os dois se falaram por telefone pela manhã. "Eles conversaram por celular, e o presidente Sarney se mostrou muito satisfeito com o que ouviu", relatou.
Ele não falou comigo. Se ele quiser falar comigo, eu falo com o presidente do Senado"
Renan também conversou com Lula e disse que o presidente se mostrou tranquilo com relação aos últimos desdobramentos da crise no Senado. Renan também afirmou que, ao contrário das especulações, o presidente Sarney tem atualmente o apoio da maioria da Casa: "Pelo menos 54 senadores apoiam o presidente Sarney", disse.
Desde quarta-feira (1º), assessores de Lula e de Sarney confirmam que os dois pretendem se reunir e conversar sobre a crise política do Senado. Contudo, até agora não há agenda formal sobre o encontro.(Ag.Brasil-Foto Roousevelt Pinheiro)

Chegou o verão e Negro pode começar baixar


Manaus- A estação seca na capital do Amazonas já começou, segundo a meteorologista do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ana Cleide Bezerra. “Isso não significa que vai parar totalmente de chover, pois com o calor que faz durante o dia e a alta umidade da região algumas vezes podem ocorrer pancadas de chuvas rápidas em áreas isoladas”, declarou.
“A previsão é de que nos meses de agosto e setembro volte à normalidade. Mas, com isso, não podemos afirmar que as chuvas dessa área possam influenciar na subida do rio Negro”, completou. A estação da seca ocorre quando é iniciado o período da vazante nos rios do Estado.
Com a chegada do verão, o chamado período mais seco sem as constantes chuvas, é possível que o rio Negro(foto) começe a baixar nas próximas horas, para alívio de quem sofreu muito com a maior enchente já registrada nao história do Amazonas.
O interior sofreu grandes prejuízos, especialmente na produção de várzea e na capital, vários bairros e ruas centrais foram alagados, gerando graves prejuízos ao comércio e ao povo de ummodo geral.(Blog e Em Tempo)

AMAZONAS TEM NOVO DESEMBARGADOR:MAURO BESSA


Manaus - A vaga deixada no Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) pelo desembargador Gaspar Catunda, que se aposentou no dia 18 de junho, passa a ser ocupada a partir de hoje, por João Mauro Bessa (foto). Ele foi aclamado pelo critério de antiguidade por ser o juiz há mais tempo em atividade da capital.
Há quase 27 anos na magistratura, o juiz que ocupava a 1ª vara da Fazenda Pública Estadual, disse que continuará seguindo a sua linha de trabalho. “É um momento importante na minha carreira profissional. Vejo-o com muita tranquilidade e espero honrar o segundo exercício da minha profissão”, ressaltou.
Apesar da grande experiência em Direito Público, João Mauro Bessa teve também uma grande experiência atuando na área criminal. “Estou preparado para exercer um novo cargo no colegiado do TJ-AM”, declarou.
Sobre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Mauro Bessa afirmou ser favorável à sua existência. “Todos os juízes, desde a criação do CNJ foram favoráveis. Como órgão fiscalizador, não há dúvidas de que é muito importante dentro do Poder Judiciário”, disse.
Nascido no dia 9 de abril de 1948, João Mauro Bessa começou a careira na longínqua Comarca de Boca do Acre, tendo passado por Coari e diversas outras comarcas e varas. Possui quatro filhos, sendo que dois já estão na carreira jurídica, uma na faculdade de Direito e a tendência é de que a quarta siga o mesmo caminho, como já demonstra interesse pela área. É casado com a juíza do trabalho Márcia Nunes Bessa.(Fonte TJAM)

Vinte e cinco anos de Episcopado


Manaus – O arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, comemorou, ontem (1º), seus 25 anos de episcopado com missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, igreja matriz de Manaus.
Além de grande parte do clero, estiveram presentes autoridades, políticos, jornalistas e a comunidade.
Durante a missa de ação de graças, dom Luiz recebeu várias homenagens. Foi lida uma mensagem do papa Bento XVI.
Durante a missa, os padres lembraram de dom Mário Pascoaloto, que está com problemas de saúde. Emocionado com as homenagens, o arcebispo da Arquidiocese de Manaus fez questão de ressaltar seu desejo de continuar na Amazônia.
Antes de evangelisar no Amazonas onde chegou a 17 anos, D. Luiz atuou como bispo de Macapá, no Estado do Amapá e desde então se considera um felizaardo em trabalhar na Amazônia.
D.Luiz ressaltou que daqui daqui a tres anos condo completará 75 anos de vida, será aposentado compulsoriamente pelo Vatinao, para dar lugar a evangelizadores mais novos, mas disse sair com uma certeza. "Procurei fazer um trabalho de evangelização sério e respeitoso no Amazonas e na Amazônia e se existiram erros, peço perdão a todos e assegurou que esseserros não foram de Deus, foram meus".

Mortalidade infantil

Manaus - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa hoje (2), em Manaus, da cerimônia de assinatura do acordo entre o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e os prefeitos de 12 municípios prioritários no estado para reforçar o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil. No mesmo local, Temporão inaugura as novas instalações do Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira MachadoSegundo informações da Radio CBN, o ministro encontra-ve noPronto Socorro, para inaugurar asreformas, quando começou um incênio no almoxarifado, debelado em seguida pelos bombeiros.(Ag.Brasil)

Néliton deixa o Ipaam e retoma vida academica


Manaus - Ao completar dois anos à frente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o entomólogo e professor doutor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Neliton Marques, deixa o comando do órgão para se dedicar mais a família e a carreira acadêmica. “Termina um ciclo da minha vida que considero vitorioso devido às varias conquistas do Ipaam nos último dois anos. Tivemos o primeiro concurso e implementamos um modelo administrativo moderno e transparente”, diz Neliton.
O ex-diretor-presidente do Ipaam reuniu hoje à tarde os servidores do órgão para anunciar a sua decisão de deixar o cargo e agradecer pela dedicação de cada um enquanto esteve no instituto. “Ele sempre administrou o órgão de forma coletiva, consultando a todos e criou um vínculo de amizade com todos nós. Esperamos que a pessoa que venha substituí-lo mantenha esta mesma linha”, diz a diretora técnica do Ipaam, Aldenira Queiroz, que assume interinamente o cargo até a indicação de outro nome.
As principais marcas da administração de Neliton Marques foram a melhoria dos processos de licenciamento, fiscalização e transparência nas ações do órgão. Durante sua gestão o órgão passou a trabalhar com planos e metas trimestrais, foi realizado o primeiro concurso público, ocorreu a criação de um grupo de inteligência para o combate ao desmatamento, o tempo de análise de processos de licenciamento ambiental caiu de um ano para menos de 120 dias e as informações técnicas e administrativas do Ipaam passaram a ser disponibilizadas no seu site para consulta pública.
Na área da fiscalização, o órgão intensificou as operações de combate ao desmatamento e atendimento de denúncias. Em 2008, a Operação Mosaico, com foco no Sul do Amazonas, identificou 5,1 mil hectares de desmatamento e aplicou R$ 3,7 milhões em multas. No total, foram 1336 ações de fiscalização ano passado, 20,79% a mais que em 2007, e 414 autos de infração (301% acima do ano anterior). Os focos de calor no Amazonas foram reduzidos em 8,31% e a redução do desmatamento foi de 21%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O licenciamento ambiental de Plano de Manejo para a disponibilização de madeira manejada foi um das prioridades de Neliton Marques. Em 2008, o Ipaam disponibilizou 463,8 mil m3 de madeira licenciada, a maior parte nos municípios do Sul do Amazonas: Manicoré (106 mil m3), Apuí (65 mil m3), Humaitá (50 mil m3) e Novo Aripuanã (32 mil m3). Para 2009, a meta era chegar aos 600 mil metros cúbicos. “Tenho certeza que dei o meu melhor para o Ipaam e para a causa ambientalista. E divido esse sucesso com toda uma equipe de pessoas dedicadas que trabalham no órgão”, afirma Neliton.(Fonte IPAAM)

Wallace passal mal e baixa hospital


Manaus – O deputado estadual Wallace Souza passou mal nesta quarta-feira (01) e foi internado na capital. O médico particular de Wallace Souza afirmou que vai pedir que o parlamentar se afaste do cargo para cuidar da saúde.
- Ele não dorme direito e costuma vomitar muito. Além disso, ele sente muitas dores na região do fígado, o que o tem impedido de se concentrar nas atividades de parlamentar. O nível de stresse dele também está muito alto, afirmou o cirurgião cardíaco, Juan Vila.
O deputado Wallace Souza é alvo de investigações policias, acusado de comandar uma organização criminosa junto com o filho Raphael Souza. Raphael Souza está preso e responde pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo. O deputado Wallace Souza também deverá depor na comissão de ética da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), dentro de alguns dias.(TV Amaz. Foto Ale)

GILMAR MENDES NO MUTIRÃO CARCERÁRIO EM MANAUS


Manaus - O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, participa, amanhã (3), em Manaus, da solenidade de encerramento do mutirão carcerário que está sendo realizado no Amazonas desde o dia 13 de abril.Gilmar Mendes, preswidnete dop STF, foi o relator da matéria que acabou com a valdiade dio diploma dos jornalistas brasileiros.
O início da cerimônia está previsto para as 18h, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). No mesmo dia, o presidente do CNJ também participa, na Universidade UniNilton Lins, do ato de assinatura do termo de cooperação técnica para implantação do Núcleo de Advocacia Voluntária de Manaus.
O mutirão carcerário do Amazonas tem analisado processos da população carcerária de presídios localizados em Manaus e nas outras oito comarcas do interior.
O mutirão está sendo conduzido pela equipe do Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas. (TJAM)

Combate a malária prossegue até outubro


Manaus - Com o objetivo de reduzir os casos de malária, as secretaria de Saúde do Estado e do Município (Susam e Semsa), por meio da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), lançaram oficialmente, hoje, a Operação de Combate a Malária 2009.
Nos dois últimos meses foram registrados cerca de 3,2 casos da doença no Amazonas. Nesse mesmo período, só na área do Tarumã, mais de 123 pessoas contraíram malária. Além da Zona Oeste, as ações serão intensificadas nos bairros do Puraquequara e Brasileirinho, Zona Leste.
De acordo com o diretor-presidente da FVS, Evandro Melo, a campanha começou mais cedo este ano devido à cheia dos rios. “Esse é o período propício para a proliferação do mosquito transmissor da malária. O mosquito se reproduz com a água parada e limpa, e isso põe em risco a população. Por isso, estamos intensificando a ação”, explicou Melo.
Até outubro, cerca de 800 agentes de saúde estarão realizando ações como burrifação e atendimentos a moradores que apresentarem algum tipo de sintoma. “Nessa campanha, os agentes utilizarão uma moto e irão de casa em casa verificar se alguma pessoa tem algum sintoma da doença. Ou seja, fará um atendimento no local e caso seja constatado, encaminhará o paciente para uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, informou o secretário da Semsa, Francisco Deodato.
Todas as unidades básicas de saúde estão capacitadas para atender os pacientes com malária. Nesta quarta-feira (01), a partir das 9h, a Operação de Combate à Malária realiza uma ação para controle vetorial na área da Vivenda Verde (Tarumã). O trabalho conta com o reforço da Biomazonas, que passa a atuar no controle da doença, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Governo vai reajustar Bolsa Família


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva( foto) decidiu conceder um reajuste aos benefícios do programa ‘Bolsa Família’ ainda neste ano. A tendência é dar um aumento acima da inflação acumulada desde o último reajuste, em julho do ano passado.
Há três cenários em estudo no governo. A primeira e provável opção de Lula é oferecer de uma só vez a inflação acumulada desde julho de 2008 mais a previsão de inflação para o ano que vem. O valor médio do benefício, hoje em R$ 85, poderia ser reajustado para ao menos R$ 95.
No segundo cenário, o reajuste do ‘Bolsa Família’ seria atrelado a outro indicador econômico, como o salário mínimo. O aumento não ficaria vinculado ao indicador de inflação, que tem apresentado tendência de queda. Nos últimos 12 meses, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado é de 5,20%. O IPCA é o indicador oficial da inflação.
No terceiro cenário, o presidente Lula daria em julho ou agosto deste ano o reajuste relativo aos últimos 12 meses de inflação e faria outro reajuste em julho ou agosto do próximo ano, no início da campanha eleitoral.(Em Tempo)

Ex-prefeito de Manaquiri condenado pelo TCU

Manaus - O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Manaquiri (AM) Sandro da Silva Pires a devolver R$ 73.072,35 ao Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), por não prestar contas de recursos públicos federais repassados ao município. A verba, no valor de 54 mil reais, foi transferida para a execução do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em parcelas liberadas entre abril de 2003 e fevereiro de 2004.
O ex-prefeito ainda terá de pagar multa de R$ 5 mil aos cofres do Tesouro Nacional em 15 dias. A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Amazonas para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão.
De acordo com o relator do processo, ministro Augusto Sherman, os dados que constam no processo não deixam dúvidas quanto à omissão do ex-prefeito na prestação de contas dos recursos federais recebidos. “Suas alegações de defesa não elidem a irregularidade, vez que o responsável se limita a tecer longas considerações sobre as dificuldades encontradas em sua gestão, dentre as quais o estado calamitoso do município e a redução do percentual relativo ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Esses argumentos são impertinentes à matéria constante destes autos e incapazes de refutar a ausência de prestação de contas dos recursos recebidos para aplicação no Peti”, afirmou Sherman.(TCU)

Decreto da meia-passagem em vigor

Manaus - Os primeiros quatro decretos que regulamentam o uso da meia-passagem foram publicados nesta quarta-feira (01), no Diário Oficial do Município. As mudanças estão relacionadas ao sistema de cadastro de estudantes, o uso do passe estudantil e sua gratuidade.
Para a diretora presidente do IMTT, Ivete Barros, as medidas vão revelar os verdadeiros usuários do sistema de transporte coletivo de Manaus.
De acordo com o Decreto, todas as instituições de ensino devem preencher um cadastro (formulário eletrônico) no site da Prefeitura de Manaus, entre os dias 02 a 10 de julho. As instituições devem ser reconhecidas pelo Conselho Educacional correspondente.
Os estudantes também deverão se cadastrar no site da prefeitura, no período de 18 a 31 de julho. Caso o estudante perca o prazo de cadastramento, ficará impedido de fazer novas aquisições de passes e somente poderá usar créditos já existentes no cartão.
Após fazer o cadastro, o estudante recebe uma senha para acompanhamento do processo de seu pedido de concessão da meia passagem. No dia 18 de agosto, após a checagem feita pelas escolas, será disponibilizado no sistema a quantidade de passes final a que o estudante terá direito.(PMM)

Ambulantes tem prazo para deixar o centro


Vendedores ambulantes têm 15 dias para definir outros locais de trabalho

Manaus - O prefeito em exercíco Carlos Souza afirmou nesta quarta-feira que os vendedores ambulantes tem prazo de 15 dias para apresentar três opções de outros locais de trabalho. A prefeitura pretende retirar os vendedores do centro da cidade.
Durante reunião na sede da prefeitura, o prefeito destacou ainda que os ambulantes precisam estar cadastrados pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) para instalar seus carrinhos de venda. A recomendação é que eles escolham endereços próximos aos bairros onde moram.
- O certo é que esse comércio não pode mais continuar no centro da cidade. Manaus virou uma feira a céu aberto e essa situação não pode continuar, disse o prefeito.
O prazo de 15 dias começou a vigorar ontem (30) e vale também para quem trabalha na avenida Djlama Batista e na orla da Ponta Negra. De acordo com a prefeitura os primeiros a serem retirados do centro foram os permissionários de carros-lanches que ficavam na Manaus Moderna.
A prefeitura recebeu determinação do Ministério Público Estadual para ordenar o comércio ambulante em Manaus.(Fonte Semcom)

Corinthians ganha a Copa e volta à Libertadores


Porto Alegre - O Corinthians é o campeão da Copa do Brasil de 2009. Após um jogo muito nervoso, com expulsões de ambos os times, Internacional e o Timão empataram por 2 a 2 nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Foi o terceiro título dos paulistas na competição, após os triunfos em 95 e 2002. No primeiro tempo, os visitantes praticamente selaram o título ao abrirem 2 a 0, com Jorge Henrique e André Santos. Alecsandro, que entrou na segunda etapa, marcou duas vezes para o Colorado, que ainda teria de marcar três vezes para levar o caneco. A festa ficou para os corintianos que, de quebra, ainda levaram uma vaga direta para a Libertadores de 2010O começo do jogo no Beira-Rio foi nada menos do que o esperado. Um Inter em cima, querendo fazer o primeiro gol o mais rápido possível. Por outro lado, muito nervoso também, o que trouxe jogadas ríspidas. Com cinco minutos, dois cartões amarelos já haviam sido mostrados. Com o nervosismo, o Inter pecava no último passe, na definição. D'Alessandro desperdiçou a primeira boa chance, ao chutar para fora depois de ficar livre.
Um equilíbrio começou a ser visto pouco depois. Jorge Henrique chegou a marcar mas teve seu tento anulado por ter recebido passe de Elias em impedimento. No entanto, cinco minutos depois não lhe tiraram o doce da boca. André Santos cruzou da esquerda e ele como um gigante, cabeceou no canto de Lauro para abrir o placar para o Timão. O Inter mostrou-se tão despreparado que o segundo gol não demorou a sair. André Santos, que voltava em grande estilo de um título com a Seleção Brasileira, participou de bela triangulação pela esquerda e fuzilou Lauro para deixar a situação colorada muito complicada.
Vendo-se pressionado, o Inter começou a criar suas chances clara. Mas além do placar, deparou-se com outro grande adversário, o goleiro Felipe. Ele foi o vilão três vezes, vencendo Nilmar em todas. O time também acabava se abrindo e por pouco Ronaldo não decretou o fim do sonho colorado de uma vez. Ele saiu na cara de Lauro, mas o goleiro colorado demonstrou também estar em grande fase e defendeu.
No fim do primeiro tempo, 2 a 0 para o Corinthians no placar, 3 a 0 para Felipe contra Nilmar e 4 a 2 para o Inter em cartões amarelos.
Com a parada praticamente resolvida, o segundo tempo para um duelo pela dignidade do Inter, ao som dos cânticos de sua torcida, contra um Corinthians ansioso pela taça. Os times trocavam chances, mas o tempo passava e o placar não mudava. O Inter não queria jogar a toalha, mas o tempo era cada vez menor para uma improvável reação de cinco gols, única hipótese que traria o título da Copa do Brasil para o Beira-Rio.
Nesse espírito de manter a dignidade a pressão, o Inter acabou sendo coroado aos 25 da segunda etapa, após um jejum de mais ou menos 160 minutos na final, quando Alecsandro aproveitou tentativa de corte de André Santos e diminuiu a desvantagem colorada. O próprio jogador tomou gosto pela coisa e quatro minutos depois levou a igualdade ao placar após cabecear no canto de Felipe. O Beira-Rio ia à loucura. Quem ficou "louco" também foi D'Alessandro que, após arrumar confusão com Cristian, foi expulso. O clima de confusão estava instalado. Os técnicos Tite e Mano Menezes também ficaram descontrolados e foram igualmente expulsos. Pouco depois, foi a vez de Elias.
O futebol ficou em segundo plano e, com o 2 a 2 no placar, o título ficou nas mãos do Corinthians, campeão da Copa do Brasil pela terceira vez.(Fonte JS)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

SUFRAMA discute fortalecimento das ALCs

Manaus - Nesta quinta-feira, 2 de julho, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) promove em Boa Vista (RR), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), a partir das 9h, o seminário “Discussão para Potencialização das Áreas de Livre Comércio (ALCs) dos Estados da Amazônia Ocidental e Estado do Amapá”.
O evento tem por objetivo apresentar as diretrizes do planejamento estratégico atualizado e revisado da SUFRAMA e reunir propostas de desenvolvimento socioeconômico para o Estado de Roraima, com foco nos benefícios gerados pelas ALCs. O Estado conta atualmente com as Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim, que foram regulamentadas no final do ano passado e têm ajudado a incrementar o comércio da região.
O seminário contará com a participação da superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Elilde Menezes, e de outros integrantes da comitiva da autarquia, bem como de membros da classe empresarial e comercial roraimense, representantes de órgãos públicos e associações da sociedade organizada. O senador Romero Jucá (PMDB/RR), lider do governo no Senado, é uma das autoridades confirmadas no evento.
Ao final do seminário em Boa Vista, as instituições locais participantes formarão um grupo-tarefa com a finalidade de definir, em um prazo máximo de dois meses, as áreas com maior necessidade de investimentos pela SUFRAMA.
Segundo a superintendente da autarquia, Flávia Grosso, a idéia é que os grupos-tarefas formados em cada seminário realizado na área de atuação da SUFRAMA (Acre, Amapá, Rondônia e Roraima) apontem soluções para a formação de polos de desenvolvimento compostos de vários Arranjos Produtivos Locais (APLs), integrados entre si e formadores de um mercado regional competitivo, inovador e disseminador de um círculo virtuoso de progresso. “A SUFRAMA está articulando um amplo espaço institucional para a realização do Projeto Piloto das ALCs. A nossa proposta é reunir as demandas locais de cada Estado e elaborar um Projeto de Lei visando ao descontingenciamento de parte dos recursos da SUFRAMA, operacionalizando-os de forma a incentivar projetos regionais de formação de capital intelectual, empreendedorismo, produção e infraestrutura econômica”, disse a superintendente.
Após a realização bem-sucedida de encontros em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), o seminário em Boa Vista é o penúltimo da série de quatro seminários que a SUFRAMA está promovendo nas capitais dos Estados da Amazônia Ocidental e no Estado do Amapá, como forma de implementar o projeto piloto de fortalecimento das Áreas de Livre Comércio na sua área de atuação. O último seminário ocorrerá no próximo dia 7 de julho, em Macapá (AP).(Site Suframa)

Senado atravessa críse moral e administrativa


Brasília - O líder do DEM, senador Agripino Maia (RN-foto), disse hoje (1º) que o Senado passa por duas crises: uma política e outra administrativa. Maia respondeu às críticas do líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), de que o Democratas também tem responsabilidade pela atual situação da Casa pelo fato do partido estar há muitos anos no comando da 1ª Secretaria.
“Estão querendo, propositalmente, confundir as duas crises que o Senado vive”, disse Agripino. Para ele, a crise administrativa, “a mais fácil de ser resolvida”, envolve os escândalos, por exemplo, do uso irregular da verba indenizatória, do auxílio moradia e da cota de passagens aéreas. “Essas estão sendo resolvidas. Cada denúncia de uma incúria administrativa que tem ocorrido, está sendo aplicada a correção imediata”, disse.
Já a crise política, “a mais complicada”, ocorre como consequência das acusações feitas diretamente ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). “A solução [da crise política] passa por uma investigação que precisa ser isenta para ser acreditada. Daí a razão de nós, Democratas, que apoiamos Sarney [na disputa pelo comando do Senado], termos pedido em nome da credibilidade do Senado que ele se licenciasse”, afirmou.
Para o líder do DEM, Sarney não ficou magoado com a decisão do partido de pedir o seu afastamento da presidência, mesmo com a sigla tendo apoiado seu nome na eleição para a chefia do Senado.
“Tenho um enorme apreço pelo presidente Sarney, mas tenho um apreço ainda maior pela instituição para qual fui eleito. Entre o presidente Sarney e a instituição, é claro que fico com a instituição, que precisa ser preservada e investigada”, disse o líder do DEM.(Ag.Brasil)

PF tem agendamento online para Passaporte

A Polícia Federal acaba de implantar um sistema online de agendamento para requisição de passaporte nas Superintendências Regionais do DPF (Departamento de Polícia Federal). Segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados ), o objetivo do novo serviço é aliviar as filas nos postos da polícia que emitem o documento, facilitar o processo de marcação de visita para confirmação da solicitação, a conferência documental e a captura dos dados biométricos, nas localidades onde o Novo Passaporte já está disponível.
A solução de agendamento é baseada em software livre e permite a gestão descentralizada do conteúdo pelos gestores da Divisão de Passaporte (na sede do DPF) e também pelos gestores locais, em cada Posto emissor de Passaporte no país.
A população de São Paulo, principalmente, tem enfrentado dificuldades para entrar com o pedido do novo documento de viagem. Com apenas seis postos disponíveis na capital, os solicitantes tem enfrentado filas de pelos menos quatro horas. No entanto, o agendamento ainda não está disponível para os paulistanos. Por enquanto, somente os postos de Brasília, Goiânia, Jataí (GO) e Florianópolis operam com o serviço online.
Segudno o Serpro, no portal da Polícia Federal, o cidadão preenche o formulário de solicitação de passaporte. Esse formulário faz parte da solução do Sistema Nacional de Passaportes (Sinpa), desenvolvido pelo Serpro e em funcionamento desde dezembro de 2006. Após o preenchimento do formulário, o sistema disponibiliza o número do protocolo e possibilita a emissão da GRU, para pagamento na rede bancária.
Com o número do protocolo em mãos, o requerente acessa então o link de agendamento e escolhe a Unidade Federativa informada na solicitação do passaporte.A partir dessa triagem, uma tela se abre para a marcação de data e hora de atendimento. Basta escolher uma data disponível, preencher os dados pessoais e confirmar a operação. A página, que tem opções de consulta, cancelamento e reagendamento, conta também com recursos de acessibilidade para deficientes visuais.
Nem todos os postos precisam do agendamento da visita, devido ao baixo fluxo de requisições. No portal da Polícia Federal estão disponíveis as informações, como telefones e endereços, sobre todos postos de atendimento do órgão. A PF esclarece que o atendimento especializado, em caso de comprovada necessidade e urgência do passaporte, continua. Para tanto, o solicitante deve comparecer diretamente a um posto do DPF, no horário do expediente, munido de toda a documentação original exigida.(Site PF)

PT RESOLVE FICAR AO LADO DE SARNEY


Brasília - Crise não pode ser creditada unicamente a Sarney, diz Mercadante após reunião da bancada
Logo após a reunião da bancada do PT no Senado, nesta quarta-feira (1º), o líder do partido, senador Aloizio Mercadante (SP-foto), disse que, como o presidente José Sarney não está disposto a licenciar-se do cargo, "o Senado e os senadores precisam continuar buscando soluções para a atual crise", como o aprofundamento das investigações e a identificação dos culpados.
Na opinião de Mercadante, não é justo que toda a crise seja creditada unicamente a Sarney. O líder do PT também informou ter sugerido ao presidente do Senado que tirasse licença do cargo, mas, como Sarney não aceitou a sugestão, a bancada do PT decidiu não pedir o afastamento publicamente, como outros partidos já fizeram.
- O Brasil quer outro Senado. Esse Senado que existia tem de acabar. E tem que nascer outra instituição, mais forte e mais representativa. Não vamos construir outro Senado punindo apenas um senador - disse Mercadante.
Ele informou que Sarney se reunirá nas próximas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a atual situação no Senado.
- Não achamos que a responsabilidade pela crise possa ser debitada exclusivamente ao presidente Sarney, porque as irregularidades existem há muito tempo. O PT quer uma reforma estrutural profunda do Senado e uma apuração rigorosa das irregularidades, com seus responsáveis, sejam servidores ou senadores - continuou Mercadante, ressaltando que a 1ª Secretaria do Senado também tem responsabilidades em relação à crise.
De acordo com ele, Sarney concordou com a ideia de institucionalização do chamado "colégio de líderes", que atualmente funciona em caráter não-oficial, mas tem importante papel no cotidiano da Casa. Outra ideia apresentada a Sarney, continuou Mercadante, foi a criação de uma "lei de responsabilidade administrativa e fiscal" para o Senado.
Ainda segundo o líder do PT, o presidente do Senado tende a concordar com a criação de uma comissão especial para buscar soluções administrativas para a crise e "pensar o futuro do Senado", punindo todos os responsáveis por irregularidades e realizando profundas mudanças na Casa, conforme já havia sugerido o PSDB.(Ag.Senado)

Bode expiatório

Brasília - A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, disse hoje ao chegar à casa de seu pai, José Sarney, que o presidente do Senado está sendo bode expiatório da crise administrativa do Senado. Ela afirmou que a decisão de renunciar ao cargo ou manter-se cabe exclusivamente ao presidente da Casa.
“Acho que a responsabilidade [pela crise no Senado] tem que ser de todos os senadores, inclusive eu”, disse Roseana.
Ela lembrou que no Maranhão há um ditado que se encaixa perfeitamente no momento político por que passa Sarney: “Dance quem dance, quem dá pulo é José”, que significa que o senador está sendo responsabilizado por qualquer coisa que aconteça na Casa.
Quanto à possibilidade de renúncia do parlamentar, a governadora afirmou que Sarney tem experiência política suficiente para saber o que fazer.
“Ele é um homem importante para o Senado e para o Brasil e acho que ele vai tomar a decisão correta, que ele achar que é melhor para o Brasil. Ele sempre teve em mente a coisa maior e não ele, e já demonstrou isso várias vezes”.(Fonte Ag.Brasil)

Presidente do TJAM rechaça denúncia do Sindicato


Manaus - O Tribunal de Justiça do Amazonas exonerou o excesso de funcionários comissionados não só nos gabinetes dos desembargadores, mas em todos os departamentos, de acordo com as exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a manutenção de apenas sete funcionários quatro efetivos e três comissionados.
A informação foi divulgada ontem pelo desembargador Francisco Auzier Moreira, rebatendo às acusações da presidente do sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Amazonas, Marilene Guimarães, que através da imprensa acusou o TJ-AM de ignorar as recomendações do Conselho Nacional em relação aos servidores comissionados e aos casos de nepotismo. No entanto, o desembargador observou que o número de servidores comissionados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) está amparado por uma Lei Estadual que criou os cargos e não pode ser derrubada sem que uma nova mensagem seja enviada ao Legislativo. Por isso, em alguns casos, o presidente disse que teria que manter esses funcionários que foram contratados com o amparo de uma Lei aprovada na Assembléia. De acordo com o desembargador, isso também já foi explicado ao CNJ através de relatório entregue dentro do prazo estipulado pelo Conselho.
O Tribunal de Justiça não tem que dar satisfação nenhuma ao sindicato e muito menos à senhora Marilene. Só devemos satisfação ao CNJ. O que ela deve fazer é cuidar de seu sindicato que do Tribunal cuido eu e meus diretores desabafou Auzier.(Fonte TJAM)

MINISTÉRIO CAMARADA


Brasília - O Governo Federal através o Ministério da Integração Nacional, atendeu aos pedidos de socorro do governador Eduardo Braga (PMDB), e do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB)liberou recursos para obras emegências em socorro as populações vitimadas pela grande enchente destge ano a maior da história, superando a de 1953 deixandio em estado de emergência mais de 50 municípios, provocando sérios danos, inclusive na capital.
Com esse objetivo o Governo Federal liberou R$ 50 milhões para o Governo do Estado, para obras de emergências nos municípios e R$ 14 milhões para a Prefeitura de Manaus aplicar na recuperação do sistema viário da cidade.
O fato demonstra claramente o bom trânsito e prestígio que o governador Eduardo Braga e o prefeito Amazonino Mandes,ostentam em Brasília, transitando livtremente e com prestígio pelos corredores do Poder na capital federal.
As fotos tiradas por Johanan de Paula, mostra como está a cidade de Manacapuru com a enchente, numa amostragem dos inúmeros problemas que vem sendo enfrentados pelo interior, especialmente pelas populações das cidades ribeirinhas com a subida vertiginosa das águas, provocando milhares de sabrigados e perdas na produção de várzea, base do sustento da ´população interiorana.(Font Blog e AC)

Sugestão de reforma política

Brasília -Comissão recebe hoje sugestão popular de reforma política
Entidades da sociedade civil entregam hoje à Comissão de Legislação Participativa sugestão de projeto de lei sobre reforma política. Na reunião, representantes das entidades devem explicar os principais pontos da proposta aos parlamentares. A reunião foi proposta pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP).
A sugestão, elaborada pela Frente pela Reforma Política com Participação Popular, abordará quatro pontos: financiamento público exclusivo de campanhas, listas pré-ordenadas com alternância entre homens e mulheres, o fim das coligações partidárias e a regulamentação dos mecanismos de participação popular como plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Luiza Erundina, presidente da frente, explicou que não há um projeto único, mas foi possível definir pontos com os quais todos concordam e consideram fundamental para uma mudança efetiva no sistema político brasileiro.
Se a sugestão for aprovada, passará a tramitar como projeto de lei da comissão.
A reunião está marcada para as 14 horas no plenário 3.(Ag.Câmara)

CPI DA PEDOFILIA - *Osny Araújo


Apesar do convite formal feito pelo senador Magno Malta (PR-ES), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga para o Legislativo os crimes de pedofilia no Brasil, a nossa bancada composta pelos senadores Artur Neto (PSDB), João Pedro (PT) e Jefferson Praia (PDT), não atentou para a importância das oitivas no plenário da Assembléia Legislativa do Estado e não compareceu.
Claro que esse desprestígio não inviabilizou o trabalho do senador Malta que veio ao Amazonas solitariamente, sem a companhia de nenhum membro da CPI, talvez por pressão, e ainda de quebra não contou com o prestígio dos nossos senadores. Apesar disso, parece que ele gostou do que ouviu e leva a certeza de que importantes subsídios serão levados para o relatório final da CPI que investiga a pedofilia no Brasil pelo Senado da República.
Malta chegou a falar de fortes pressões para que não viesse ao Amazonas proceder às oitivas, mas como diz ter procuração das crianças brasileiras para investigar o fato, veio e garante que pressão nenhuma fará deixar de realizar o trabalho.
Também não entendemos o não comparecimento da nossa bancada nas oitivas. Primeiro, porque a reunião no plenário da Assembléia Legislativa do Estado ocorreu numa segunda-feira, quando todos sabemos que o Senado não funciona a nível de plenário. Logo, a presença da bancada era perfeitamente possível, sem prejudicar os trabalhos no plenário do Senado Federal.
Outro motivo forte para a presença dos nossos representantes na Câmara Alta do País nessas oitivas, não seria apenas para prestigiar o colega presidente da CPI, senador Magno Malta, mas por questões que falam de Amazonas.
Entre os acusados, ou melhor, os complicados nos crimes de pedofilia no Brasil que a CPI está investigando, existe um político do Estado. O ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro aparece com fortes indícios de crimes de pedofilia e seria bom, que os nossos senadores, tivessem acompanhado de perto todos os depoimentos.
Não. Os nossos senadores preferiram ficar de fora e deixar o barco correr, sem participação alguma, nem mesmo como ouvintes, o que certamente teria dado mais força e prestígio a CPI e ao processo investigatório.
Entendo que os nossos senadores, mesmo não integrando essa importante CPI, deveriam ter prestigiando as oitivas.
Pedofilia é um crime horrendo e que deve ser condenados por toda a sociedade e como representantes do povo no Legislativo, nada melhor do que uma participação, mesmo sem direito a voz e voto.
A presença da bancada, daria mais força e respaldo ao presidente Magno Malta, que apesar dos pesares desempenhou a contento a sua missão no Amazonas, mesmo sendo desprestigiado e pelos seus pares no Estado e pressionado a não vir ao Amazonas cumprir com a importante e nobre missão.
O senador do Espírito Santo foi muito feliz quando afirmou que não tem pressão que faça sair da linha das investigações, alegando, que para isso, tem a confiança e procuração das crianças brasileiras.
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br

Adail não depõe em Coari e se complica na CPI


Manaus- A CPI da Pedofilia que esteve, ontem (30), no município de Coari, para ouvir acusados de envolvimento em prostituição infantil, entre eles o ex-prefeito da cidade Adail Pinheiro e Adriano Salan, ex-secretário da Administração do município, mas não conseguiu finalizar os interrogatórios.
Depois de conseguir um salvo-conduto no Supremo Tribunal Federal (STJ), que lhe dava direito de ficar calado e não ser preso, Adail não compareceu para prestar depoimento. Segundo o advogado de defesa de Adail, Roosevelt Jobim Filho, o ex-prefeito não compareceu ao depoimento porque não conseguiu vaga em um voo para a cidade de Coari, mas está disposto a prestar informações à CPI na próxima oportunidade.
A Comissão da Pedofilia decidiu, então, convocar novamente para depor o empresário Otávio Raman Neves, o ex-prefeito Adail Pinheiro e o ex-secretário Adriano Salan, que não compareceram para prestar depoimento. O novo interrogatório deverá ocorrer na sexta-feira da próxima semana, em Brasília.
Também serão convocados para depoimento em Brasília: Durval Herculano Carriço (Clínica Santa Etelvina), Durval Herculano Filho, Fábio Marques Martins, ex-sócio da agência de modelo Mega Models, Haroldo Portela de Azevedo, ex-assessor de Adail Pinheiro, Maria Lândia Rodrigues dos Santos, que agenciava contatos entre as adolescentes e os acusados.
O ex-prefeito Adail Pinheiro e Adriano Teixeira Salan, aparecem em diálogos telefônicos interceptados pela Polícia Federal, na Operação Vorax, deflagrada no ano passado, comentando sobre supostos programas com menores de idade.
Adriano Salan e Haroldo Portela se referem às modelos agenciadas, em telefonemas interceptados, como “jornalistas da CNN” ou “da BBC de Londres”. Investigações da Operação Vorax mostram que ambos eram responsáveis pela contratação de garotas de programa para o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, e vários amigos.
As despesas com a prostituição na Prefeitura de Coari, segundo apurou a Polícia Federal, eram pagas, na maioria das vezes, com dinheiro público, e computadas como prestação de serviços para eventos sociais.
O Senador Magno Malta disse, na segunda-feira (29), que políticos amazonenses em Brasília, teriam tentado convencê-lo a não vir ao Amazonas para ouvir os depoimentos.
O comentário do senador irritou o deputado federal Marcelo Serafim. Ele declarou que o senador deve nomear tais políticos e não fazer pronunciamentos genéricos, deixando suspeitas infundadas.(RC-foto Maskate)

Castro quer tirar juiza do caso Adail


MANAUS – O deputado estadual Luiz Castro (PPS) anunciou, ontem (30), que vai acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para impedir que a juíza Ana Paula Braga continue presidindo o inquérito aberto contra o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, para apurar a denúncia de violência sexual presumida contra uma adolescente de 13 anos, que confirmou ter sido aliciada por Adail. Na época, a menina tinha 12 anos.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal A Crítica, o promotor de Justiça da comarca de Coari, Wálber Diniz, confirmou, ontem, que a juíza Ana Paula Braga é quem está presidindo o inquérito.
Para o deputado Luiz Castro, a juíza não tem isenção para conduzir o inquérito que apura denúncia de exploração sexual infantil contra o ex-prefeito de Coari, já que foi flagrada em ligações telefônicas com assessores de Adail Pinheiro, entre eles, Adriano Salan, durante a Operação Vorax, em diálogos que mostram intimidade e troca de favores.
No inquérito da PF, ela é citada como integrante de uma "Justiça Paralela".(A Crítica - foto Aleam)

PT vai conversar com Sarney

Brasília - Depois de passar o dia em silêncio sobre o licenciamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado, a bancada do PT decidiu anunciar apenas nesta quarta-feira (1) se vai apoiar o afastamento do presidente ou se vai defender a sua manutenção no comando da Casa.
Depois de duas horas de reunião, já no final da noite desta terça, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), disse que os integrantes da bancada preferiram marcar uma audiência com Sarney nesta quarta, para apresentar um conjunto de propostas de reforma administrativa ao presidente. Dependendo do que for tratado nesse encontro, o PT irá anunciar a sua posição sobre o licenciamento de Sarney.
Adotamos uma decisão coletiva de procurar o presidente Sarney para fazer recomendações e expor as angústias do partido. Só depois vamos nos pronunciar sobre a condição do presidente na Casa", afirmou Mercadante.