Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

                                                                                           Osny Araújo*
 
O Papa Francisco que na visita de uma semana ao Brasil, mais precisamente nas cidades do Rio de Janeiro e em Aparecida (SP), durante a Jornada Mundial da Juventude e que entrou pela porta dos corações dos brasileiros, durante a semana inteira, em todas as atividades que desenvolveu durante a Jornada Mundial da Juventude, deu um verdadeiro show de carisma e simpatia e foi mais além, demonstrou humildade, fraternidade e se juntou aos mais humildes, deixando um grande exemplo a ser seguido pela classe política brasileira.
 
Despojado de vaidades e sempre demonstrando muita simplicidade, o Papa com a sua fala mansa, arranhando um “portunhol” compreensível em seus discursos e homilias, deixaram clara a importância dos jovens em qualquer sociedade e solicitou dos políticos maior compreensão para com o povo, especialmente as camadas menos favorecidas, as que mais sofrem em todas as partes do mundo.
 
O pontífice, falou muito de amor e de esperança e solicitou a participação de todas as forças vivas da sociedade para a construção de um mundo melhor e incluiu a importante participação da juventude nessa construção.
 
O Papa que chegou ao Brasil num momento complicado e de tensão em função das manifestações ocorridas antes da sua chegada, não demonstrou nenhum receio com essa situação política e percorreu as ruas do Rio de Janeiro em carro aberto, misturou-se com a multidão, cumprimentou peregrinos, acariciou idosos e beijos crianças, momento que certamente ficaram marcados para sempre e que devem servir de exemplos, de que a humildade e a simplicidade não diminuem a importância de uma autoridade e muito menos não ofuscam a liderança de um líder. Esses exemplos bem que poderiam ser seguidos pelas nossas lideranças políticas, que na maioria das vezes só vão ao encontro do povo e especialmente dos mais humildes em época de campanha eleitoral, em busca de votos e depois, esquecem os cainhos percorridos durante a campanha.
 
O povo brasileiro e especialmente a multidão de jovens dos cinco continentes que participaram no Rio dessa inesquecível jornada de fé sob o comando do Papa Francisco, o primeiro Pontífice sul-americano, natural da Argentina, abraçou de forma muito carinhosa o Papa e certamente ficaram com a fé fortalecida e consciente de como deverão continuar levando as suas vidas a partir desse maravilhoso encontro com o representa de Cristo no planeta terráqueo.
 
Tomara que o comportamento de Francisco, em todos os momentos da visita que durou uma semana no Brasil, sirvam de exemplos e que impregnados por sentimentos mais puros e profundos, os nossos governantes e parlamentares, possam olhar o povo com outra visão, sentir mais de perto os seus problemas e partirem determinados em busca de soluções, como fé, esperança, humildade e amor, como pregou constantemente o Papa durante a Jornada Mundial da Juventude.
 
O recado foi dado e os exemplos deixados. Agora, é tentarmos seguir esses ensinamentos de alguma forma para melhorar as nossas vidas e construirmos um país mais justo e igualitário, com mais segurança, saúde, habitação, sistemas viários, saneamento, educação e tantas outras cosias mais que possam transformar para melhorar as nossas vidas e para isso, para essa construção, esperamos contar com a boa vontade, a determinação, a liderança e inteligência da classe política brasileira.
 
Os exemplos não devem ser seguidos apenas pelos políticos, mas também pelas lideranças da Igreja Católica e o Santo Padre, durante a visita ao maior país católico do Mundo, o Brasil, pediu aos cardeais, bispos e padres que procurem ir ao encontro dos mais humildes, visitar as periferias e distribuir Fe esperança aos mais humildes e necessitados, por entender, que esse é um dos mais papeis que a Igreja deve exercer, especialmente entre os jovens, o futuro do mundo.
 
Para ele, as lideranças católicas não devem se prender a ideologias de direita, centro ou esquerda e sim com a distribuição da fé, falar de esperança e espalhar o amor entre todas as camadas de forma igualitária e sem vaidades e a juventude, caberá caminhar com determinação e entusiasmo para o futuro na construção de um mundo melhor para todos.
 
(Postagem simultânea nos sites Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e Jornalismo Eclético)
 
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyuaraujo@bol.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. amazoninanarede@gmail.com

quarta-feira, 24 de julho de 2013


JOGO DE XADREZ & ESPECULAÇÕES

 

                                                                                                                 Osny Araújo*


A questão no Brasil é cultural. Ano pré-eleitoral marca o início das articulações, aproximações dos partidos e futuros candidatos, especulações e muito disse me disse fatos considerados naturais para quem convive no meio político e no Amazonas, especialmente em Manaus, uma capital-estado à coisa já caminha a passos largos e olha que ainda falta mais de um ano para as eleições para presidente da República, governadores dos Estados, senadores, deputados federais e estaduais. É aquele velho ditado popular: “Deus ajuda a quem madrugada”.
No Amazonas, por exemplo, ou mais precisamente na capital, as especulações em torno da eleição para o Governo do Estado, estão em todas as esquinas e bares da vida e os nomes começam a aflorar com abundância.

Uns com reais possibilidades de êxito e outros nem tanto, mas como especulação são válidos e servem pelo menos para animar as acirradas discussões.
Em Manaus, nos quatro cantos da cidade, nas esquinas dos fuxicos, nos bares, restaurantes, rodas políticas e na mídia, surgem às primeiras especulações apontando nomes como possíveis candidatos ao Governo do Estado, mesmo sem o sinal verde dos principais caciques políticos do Estado, o governador Omar Aziz, (PSD), prefeito de Manaus, Arthur Neto, (PSDB, senador Eduardo Braga,  (PMDB) e o ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, (PDT).

Até o momento, guardando prudência, nenhum deles ainda se manifestou a respeito, sobre candidaturas ou apoio, mas surgem nomes como do vice do governador, José Melo, da Chefa da Casa Civil do Governo e deputada Federal Rebeca Garcia, do vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão e lógico, fala-se também nas candidaturas de Eduardo Braga e Amazonino Mendes e a senadora Vanessa Grazziotin, (PCdoB,) que na eleição para a Prefeitura de Manaus foi fragorosamente derrotada pelo prefeito Arthur Neto, que seria um forte candidato, tem falado insistentemente vai cumprirá integralmente o seu mandato, além dos “nanicos” que costumeiramente aproveitam o ano eleitoral para autopromoção e nada mais. Como e tempo é de especulações e articulações e ainda falta mais de um ano para o pleito, o melhor é guardar silencio e ver o que acontece no futuro.
No cenário nacional a história não é diferente e as especulações correm soltas. A mais quente de todas e que a grande mídia já divulgou é a possibilidade da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, (PT), padrinho político da presidente Dilma Rousseff, que começa a ver a sua reeleição um pouco mais distante, em função nas últimas pesquisas realizadas, uma a presidente aparece em vertiginosa queda livre, devido ao inverno astral que está vivendo no momento, m com manifestações com o envolvimento de vândalos e greves e isso, vem tirando preciosos pontos da presidente.

O ex-presidente Lula, político carismático e querido pelo povo, embora negue sistematicamente que tenha pretensões a disputar a eleição, poderá ser a tabua de salvação do PT caso a presidente Dilma se recupere nas pesquisas, fato que alias foi o tema central de uma bem elaborada matéria no jornal britânico Financial Times, reproduzida pelo Jornal O Estado de S. Paulo. Como se vê, o rumor é forte e a ideia não pode e nem deve ser abandonada.

No campo das especulações, aparecem como possíveis candidatos a presidente Dilma (reeleição) ou quem sabe Lula, pelo PT, Aécio Neves, (PSDB), Marina Silva, (Rede Sustentabilidade), Eduardo Campos, governador de Pernambuco, (PSB) e correndo por fora, pelo PSDB ou outro partido o sempre sonhador com a presidência da República, José Serra.
Além, desses, nessa corrida eleitoral existem também os “nanicos” que entram na disputa apenas para aparecer na televisão nos mínimos horários dos programas eleitorais obrigatórios.

Acho interessante uma eleição com vários e bons nomes, pois só assim o eleitor terá opções de para escolher, ver os programas de Governo e votar que achar melhor e com isso, certamente teremos as eleições decididas num segundo turno.

(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. -amazonianarede@gmail.com

 

quinta-feira, 11 de julho de 2013


BALANÇO & NOVIDADES

                                                                                                Osny Araújo*


O prefeito Arthur Virgílio Neto convocou o secretariado para uma reunião onde fez um balanço dos primeiros seis meses de gestão na sua segunda passagem pela prefeitura da capital, considerados por ele e secretários como positivo, mesmo reconhecendo alguns gargalos que atravancaram um pouco a administração nos avanços para resolver em curto prazo os principais problemas da cidade, como por exemplo, a questão da mobilidade urbana.
 
Pensando em governar Manaus com inteligência, competência e austeridade, o prefeito anunciou alguns pontos de impacto que começarão a ocorrer com a reforma administrativa que está sendo trabalhada com o objetivo de tornar a “maquina” mais dinâmica, transparente e menos dispendiosa, como por exemplo, a diminuição das trinta e seis para apenas vinte e quatro pastas, o que certamente cortará despesas e poderá sobrar alguns recursos para investimentos em áreas importantes que precisam de mais investimentos.
O importante é que as ações que são desenvolvidas pelas pastas a serem extintas, não serão prejudicados. Todas serão acolhidas por pastas afins e continuarão a trabalhar, só que perderão um pouco do status que ostentam e com isso, menos gastos na máquina administrativa.
O projeto a ser encaminhado  a Câmara Municipal de Manaus ainda está no forno, mas dentro de pouco tempo estará no  Legislativo a fim de que a reforma possa tomar corpo e ser viabilidade de fato e de direito como deseja o prefeito Artur Neto.
Além da reforma administrativa, Arthur anunciou uma grande novidade para Manaus,  que a população da cidade aguarda há muito tempo, pois não aguenta mais se deparar com favela que se instalou no chamado centro histórico, com a aglomeração de camelôs, espantando os turistas que chegam a Manaus por via marítima e dessa forma, trabalhar com determinação a revitalização da área e prepará-la para receber bem os nossos visitantes, especialmente para que a fotografia do centro seja outra por ocasião da Copa de 2014, quando a imagem da nossa cidade percorrerá o mundo em função do grande evento esportivo patrocinado pela FIFA.
 
É bom lembrar, que essa limpeza será a segundo a ser feita pelo prefeito Artur Neto. Na primeira vez que assumiu a Prefeitura, entre 1988 a 1992, conseguiu retirar os ambulantes do centro, prática desprezada nas administrações seguintes e com isso, a invasão voltou e ainda em maior escala.
Levando em consideração que os ambulantes, a grande maioria “camelôs de verdade”, mas com infiltrações no seu conjunto, sofrerá uma ação com respeito para melhorar a cidade e as suas condições de trabalho e ganhar a vida, por isso, o prefeito anuncia a construção dos Centros de Comércio Popular espalhados pela cidade e que poderá contar inclusive, com a participação da iniciativa privada e com isso, os “camelôs” ganharão melhores condições de trabalho e dignidade.
 
Para todas essas ações anunciadas pelo prefeito na reunião com o secretariado para o balanço dos primeiros seis meses de administração, Arthur  precisará contar com o apoio dos vereadores. Aqueles que tiverem realmente compromissos com Manaus e o seu povo, deverão acompanhar o prefeito nessa jornada, aprovando a reforma administrativa e a questão da criação dos Centros de Comércio Popular e criar as necessárias condições para a tão sonhada revitalização do centro históricos da capital, sonho de todos nós.
Chegou o momento dos vereadores esquecerem as siglas partidárias, o corporativismo, a demagogia e pensar exclusivamente na cidade de Manaus, a maior e mais bela capital da Amazônia que precisa ter o seu centro revitalizado e digno para os manauaras e turistas. Manaus precisa respirar novos ares. Quem assim seja.
(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: 
osnyaraujo@bol.com.br - amazonianarede@gmail.com
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

INFERNO ASTRAL


INFERNO ASTRAL
                                                                                    Osny Araújo*

O mês de junho terminou e foi de muita festa para a torcida brasileira com a conquista do tetra da Copa das Confederações, Garantido indo, que por seis décimos foi o campeão do centenário em Parintins e também de um grande inferno astral para o Governo Dilma, com manifestações com vândalos infiltrados por todo o país e agora várias categorias brasileiras se preparam para dar seguimento ao inferno astral do Governo do PT com várias greves programadas para o mês de julho.O fato provocou uma queda livre na popularidade da presidente e começa a colocar em risco a sua reeleição, no primeiro turno.

As manifestações, tirando os bandidos em vândalos que se infiltraram no movimento, tirando um pouco a beleza do ato patriótico, com a sociedade, com base em movimento articulados pela juventude, apresentando demandas aos Governos em todos os níveis do que precisa ser feito para melhorar o país e a vida dos brasileiros, certamente colherá vários e bons frutos num futuro próximo.

No Amazonas, tanto o governador Omaz Aziz ( PSD) como o prefeito da capital Arthur Neto (PSDB), estão sensíveis e entenderam a voz das ruas e certamente estão trabalhando para atender as reivindicações mais urgentes e tudo começou com a queda na tarifa de ônus já em duas oportunidades. A primeira, antes mesmo das manifestações o prefeito baixou em dez centavos e depois, numa ação conjunto Governo do Estado e Prefeitura, houve nova redução, desta feita de 15 centavos, deixando a tarifa em R$ 2,75. Media positiva e vista com muita simpatia pela sociedade.

O fato, é que as manifestações , nos dá a certeza de que o Governo e a classe política que parecia dormir em berço esplêndido desperto para a realidade e começam a ver com mais clareza que o povo não está satisfeito do jeito que as cosias estão e de como estamos sendo governado em todos os níveis e representados nas nossas casas legislativo de norte a sul de leste a onde, onde a insatisfação é geral.

De um momento para outr5os observamos que os parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado começam a trabalhar e a aprovar medidas importantes e interessantes para o país, como por exemplo , rejeição da famigerada PEC 37 que queria amputar o Ministério Público brasileiro e não tenho dúvidas que foi o clamor popular nas ruas que evitou essa desgraça.

A presidente Dilma, que ainda só tem conversado com aliados, começa a esboçar algumas reações no rumo do atendimento da voz das ruas e trabalhar para que consigamos ter em pouco tempo uma reforma política, cujos vários projetos dormem nas gavetas e arquivos dos computadores no Congresso Nacional, sem que nada se faça, isto porque, a reforma, certamente não interessa a nossos viciados políticos que se misturam com o povo,especialmente as camadas mais humildes em anos eleitorais em busca de votos. Aí tem tapinhas nas costas, abraças, almoçam e tomam café com os mais humildes e depois de eleitos, somem como por encanto.

Esses políticos, com raras e honrosas exceções, estão observando que o povo não os encara com bons olhos e que a condenação poderá vir logo no ano que v em quando muitos deverão estar concorrendo a reeleição ou outros cargos políticos como deputados, senadores e governadores e quem sabe, em função desse fato, mudem o comportamento para melhor e passem a respeitar o povo como merece.

Mas nesse inferno astral em que vive o Governo e a classe política, especialmente a turma que integra o Congresso Nacional, até o Judiciário deu uma demonstração de como as coisas estão mudando e poderão melhorar ainda mais.

Após o julgamento do mensalão, que ainda não colocou ninguém na cadeia, mas existe a promessa, o STF determinou a prisão de um deputado federal em pleno mandato, fato que poderá ser considerado histórico nos dias atuais. Os deputados Natan e Marcos Denadon, - federal e estadual respectivamente - do PMDB de Rondônia, tiveram as suas prisões decretadas e o PMDB se apressou em expulsa-los da sigla, embora o federal tivesse sido condenado em 2010 e guardava recursos. Com a posição firme do STF, o partido ainda que tarde, resolveu se livrar dos dois parlamentares corruptos.

É amigos, parece que estamos começando a viver novos tempos no Brasil após o barulho feito pela sociedade pelas ruas do país, mostrando os erros através de faixas, cartazes e palavras de ordem e mostrando para o Governo quais as demandas.

O Governo começa a tentar resolver algumas demandas pedidas nas ruas, a seleção brasileuira, penta campeã do mundo, fez as pazes com a torcida. Com relação ao Governo e aos políticos, a hora é de colocar a mão na massa e tentar voltar a ficar de bem com o povo, porque 2014 não é só de Copa do Mundo é de eleição também e ele está chegando.

(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analsita político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br – amazonianarede@gmail.com