Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

Déficit habitacional
CONTÊINERES HABITACIONAIS
PODEM SER A SOLUÇÃO

Manaus -  - Os contêineres habitacionais, conhecidos por abrigarem trabalhadores nos grandes canteiros de obras, podem se popularizar em Manaus como opção de residência temporária com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol de 2014, segundo o gerente de operações da Aliança Equipamentos, Messias Kay de Andrade.
“Muitos destes módulos não são contêineres marítimos adaptados e sim produtos fabricados especificamente para abrigar pessoas, o que deve gerar demanda para apartamentos, dormitórios, escritórios e outros fins nos próximos anos”, destacou.
A Entec, cujo gerente operacional Reinaldo Longhi também disse acreditar no potencial dos contêineres residenciais até 2014. Um dos produtos da empresa se transformou em dormitório para 250 trabalhadores da Petrobras em Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus). “Até o fim do ano devemos entregar uma escola de reforço com 16 módulos em Manaus e, no próximo mês, vamos finalizar dois palanques eleitorais com contêineres como base”, disse Longhi, que acredita, inclusive, no uso de conteineres residenciais para formação de bairros e condomínios.
Segundo o gerente da Aliança Equipamentos, um módulo tem cerca de 14 metros quadrados de área e pode ser acoplado um ao outro por todas as faces, custando de R$ 8 mil a R$ 30 mil a unidade, dependendo da configuração e fornecedor. Andrade acredita que haverá um aumento da demanda proveniente de torcedores estrangeiros que visitarão a cidade durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e por empresas que realizarão obras de infraestrutura para o evento e que precisarão de escritórios por tempo pré-determinado, além dos tradicionais abrigos para os trabalhadores da construção civil.
Demais características deste tipo de produto incluem isolamento térmico e acústico; piso, paredes, teto, janelas e banheiro imitando construções tradicionais; ar-condicionado; infraestrutura para telecomunicações.

Nenhum comentário: