Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Caminhada ecológica encerra
 o "Show das Águas 2010"

Itacoatiara, AM - Mais de 2 mil alunos e professores da rede pública estadual e municipal de ensino de Itacoatiara participaram da caminhada ecológica em defesa da preservação da natureza, durante o encerramento do "Show das Águas e Meio Ambiente 2010", na tarde de ontem (10). Ao todo, 26 escolas públicas participaram da iniciativa. Há 10 anos, o evento mobiliza moradores para a conservação da floresta amazônica.
Além de professores, os alunos também eram acompanhados pelas mães e outros familiares que durante a caminhada tiveram a mesma disposição para sensibilizar os itacoatiarenses quanto a necessidade de cuidar do meio ambiente onde vivem. A professora Socorro Fonseca levou a sobrinha para a concentração em frente a escola municipal Jamel Amed. "É a primeira vez que venho, mas sempre procuro me engajar em outras iniciativas em prol da preservação", disse.
Para o comerciante Erodilson Freitas, a caminhada é válida para alertar a população para as consequencias dos impactos ambientais, mas é insuficiente para combater a ilegalidade e a intolerância. "É preciso que o poder público faça mais pelo meio ambiente e intensificar a fiscalização, pois todo o trabalho educativo demora para surtir efeito. Todo movimento popular ajuda, mas é passageiro", disse.
A programação da caminhada ecológica se estendeu com shows de grupos musicais locais, além da apresentação do cantor lírico Miquéias Willians e Sofia Amoedo. Para o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, a caminhada ecológica cumpriu a missão de incentivar ações ecológicas.
"Itacoatiara já tem uma tradição de luta pela preservação. Cada cidadão precisa ser um educador das ações de preservação ambiental, multiplicando o capital intelectual da nossa região para o país e para o mundo. É necessário mobilizar o maior número de pessoas pelo meio ambiente", afirmou.
Encerramento
Para o membro do Comitê das Águas e Meio Ambiente e gestor do Centro de Estudos Amazônicos, Antônio dos Santos, faltou mais participação popular durante o "Show das Águas e Meio Ambiente" deste ano.
"Muitas pessoas perguntavam se o fórum técnico-científcico era aberto apenas para professores e gestores de escolas e tentamos convencê-los de que toda a população precisava participar. Sentimos falta dos atores envolvidos em iniciativas sustentáveis de produção rural", lembrou.
Segundo ele, o Comitê das Águas e Meio Ambiente da Fundação Rede Amazônica (FRA) já deve iniciar o planejamento para a organização do Show das Águas e Meio Ambiente de 2011. O grupo deve se reunir em breve com representantes da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) para definir a cidade que sediará o evento no próximo ano.
"Há 10 anos, o público principal do nosso evento era a população de Manaus, mas percebemos que era necessário difundir a ideia para comunidades do interior. Em 2001, também buscaremos apoio para realizar o Show das Águas em outra cidade do Amazonas", disse Antônio dos Santos. (P.Amazonia, com foto de Vanessa Brito)

Nenhum comentário: