Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Nota da Reitora da Universidade Federal do
Amazonas sobre operação da Polícia Federal


Manaus - A Reitoria da Universidade Federal do Amazonas cumpre o dever de tornar pública sua postura institucional diante do cenário, cada vez mais preocupante, gerado pelo crescente consumo de drogas ilícitas no Campus de Manaus.
 Não se trata evidentemente de uma situação singular. Pelo contrário, representa um triste reflexo dos descompassos sociais que afligem países do mundo inteiro, sem distinção de cor, grau de instrução formal ou posses materiais, convergindo sempre, inexoravelmente, para uma progressiva aniquilação dos projetos de vida e freqüentemente da própria vida dos que se deixam apanhar pelas armadilhas do narcotráfico, com enorme impacto negativo para seus familiares mais próximos e para as comunidades a que pertencem.
Assim sendo, esta Universidade, cuja história vem sendo construída dia a dia com a reafirmação e o aprimoramento de uma práxis voltada para a vida em sua mais plena concepção, não pode se omitir diante da situação acima exposta e conviver hipocritamente com a transformação de seus espaços institucionais em ambientes onde o respeito à diversidade étnica, cultural e religiosa seja substituído pela tolerância irresponsável e conivente que abre as portas ao avanço insidioso e cruel do narcotráfico, facilitando a captura e a destruição de novas vítimas, em nome de uma postura progressista e anti-repressiva.
Não há por parte da Administração Superior desta instituição a mais leve pretensão de resolver isoladamente um problema de tamanha complexidade como é o caso do tráfico e do consumo de drogas ilícitas. Mas há, isto sim, a clara percepção das responsabilidades institucionais que precisam ser honradas, entre elas, desenvolver todos os esforços, implementar todas as ações possíveis, legais e legítimas, que se façam necessárias para garantir, no Campus Universitário de Manaus e nos Institutos localizados em municípios do interior do Amazonas, ambientes efetivamente propícios às atividades de ensino, pesquisa e extensão que constituem a essência mesma de qualquer universidade.
Portanto, o vigoroso desencorajamento às práticas ilícitas acima referidas e, ao mesmo tempo, a disponibilização de serviços preventivos para os que pretendam beneficiar-se de orientação profissional competente, integram-se, a partir de agora, às ações institucionais desta Universidade. Espera-se que todas as parcerias indispensáveis à consecução legítima e ética dos objetivos aqui delineados sejam gradual e coletivamente consolidadas.
A nota foi assinada pela professora Dra. Márcia Perales,Reitora da Universidade Federal do Amazonas( Foto). Fongte: UFAM.





Nenhum comentário: