A arrecadação do Estado no mês de dezembro é considerada a maior da história. O crescimento nesse período foi de 8%, se comparado com o mesmo período do ano passado. O crescimento refletiu diretamente no município de Manaus.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) recolheu R$485 milhões em tributos no último mês de 2008. A receita tributária encerrou com 4,64 bilhões acumulados no ano. O motivo foi a retomada do crescimento econômico com a transferência dos depósitos judiciais e o pagamento dos tributos.
No setor industrial a arrecadação teve uma queda de 15%. Já no setor de serviço teve crescimento de 10,39% em relação a 2007, mas redução de 0,42% se comparado a 2008.
A Prefeitura de Manaus também sentiu os reflexos da boa arrecadação do Estado em dezembro. O município vinha com uma queda mensal na arrecadação de 1,2%. Em dezembro, com a arrecadação de R$87 milhões, essa queda diminuiu para 0,35%.
A melhora sentida nos cofres do município aconteceu plo repasse do ICMS partilhado, que é arrecadado pelo Estado. 25% da arrecadação estadual são repassados aos municípios e desse montante, 62% são para Manaus.
O secretário da Fazenda do Amazonas, economista Insper Abrahim está entusiasmado com o comportamento da economia local e preconiza um bom futuro ao longo do ano.(Sefaz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário