Pesquisar este blog

domingo, 4 de julho de 2010

Dilma terá dois palanques no AM
 enquanto Serra dividirá com Marina


Manaus - A presidenciável Dilma Rousseff conta com dois palanques fortes no Amazonas na sua corrida ao Palácio do Planalto. A ex-ministra receberá o apoio do governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição, e do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), que também concorre ao governo. Segundo o quadro eleitoral local, os dois irão polarizar a disputa no Estado.
Somente no último dia das convenções, a coligação formada pelos partidos PSDB, PPS e PV viabilizou um espaço para o tucano José Serra. As siglas lançaram o vereador Hissa Abrahão ao governo do Amazonas, um nome sem muita expressão diante dos adversários. Como o PV vai apoiar Marina Silva, o grupo não seguirá coeso na disputa à Presidência.
Segundo a última pesquisa Ibope, Dilma tem uma situação confortável no Estado com 66% das intenções de voto, contra 18% de Serra e 10% de Marina. No âmbito local, seus apoiadores também lideram. Omar aparece na mesma pesquisa com 51% dos votos contra 36% do ex-ministro Alfredo.
A coligação de Omar é a que reúne o maior número de partidos e de lideranças políticas. Dos 62 prefeitos amazonenses, incluindo o do capital, 40 assinaram um manifesto de apoio a ele. Também é apoiado por seis deputados federais dos oito que formam a bancada e dos 24 deputados estaduais cerca de 20 dão apoio a ele.
Fazem parte da coligação de Omar o PMN, PMDB, PP, PCdoB, PRP, PTB, PTN, PTC, DEM, PRTB, PHS e PSC. O ex-secretário de governo José Melo (PMDB) é o vice na chapa de Omar.
Alfredo é apoiado pelos partidos PR, PSB, PDT, PT, PTdoB, PRB e PSL. O ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB) é o candidato a vice.
Até o mês passado, o ex-ministro trabalhava para unir em único palanque toda a base aliada em torno do seu nome, mas teve seus plano frustado devido a decisão de Omar em disputar à reeleição.
As duas coligações disputam as oito vagas na Câmara Federal e as 24 na Assembléia. Segundo as últimas sondagens, a de Omar deve fazer cinco federal e a maioria esmagadora no legislativo local.

Nenhum comentário: