Amazonas tem 453 candidatos
registrados para as Eleições 2010
registrados para as Eleições 2010
Manaus - O TRE registrou 453 pedidos de candidaturas até o último sábado. Foto: Breno Freitas Manaus - O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) registrou 453 pedidos de candidatura até às 19h de sábado, prazo final para as solicitações. São seis candidatos ao Governo, nove ao Senado, 59 para Câmara Federal e 379 para Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
Os pedidos de candidatura ainda serão julgados pelo TRE/AM, que tem até 5 de agosto para divulgar o registro final. O recurso dos políticos “fichas-sujas” serão analisados até 19 de agosto. Os candidatos impugnados poderão recorrer.
A coligação Amazonas Melhor para Todos terá como canditados ao Governo o senador Alfredo Nascimento (PR) e ao Senado, Marilene Corrêa (PT) e Jefferson Praia (PDT), além de 17 candidatos a deputado federal. Os partidos que integram esse grupo também registraram outras duas coligações; Amazonas Melhor para Todos 1 e Amazonas Melhor para Todos 2, que reúnem 108 candidatos a deputado estadual. As três coligações são formadas pelo PR, PSB, PT, PTdoB, PRB, PDT, PSL e PSDC.
“Nós vamos sair com 40 candidatos no total e o PSB entra com 12 candidatos a deputado estadual nessa disputa”, disse o candidato a vice-governador na chapa de Alfredo, Serafim Corrêa (PSB).
A coligação Avança Amazonas registrou 94 candidatos. Os majoritários são Omar Aziz ao Governo e Eduardo Braga, Fernando Valente e Vanessa Grazziotin ao Senado. Há, ainda, 26 candidatos à Câmara Federal e 64 à ALE. Compõem o grupo o PMDB, PMN, PP, PCdoB, PRP, PTB, PTN, PTC, DEM, PRTB, PHS e PSC.
O PCdoB vai também lançar 40 candidatos a deputado estadual fora da coligação. “A coligação chamada de ‘chapão’ tem candidatos com reduto eleitoral muito alto e isso traria dificuldade para o PCdoB eleger alguém. Sozinhos nós esperamos eleger ao menos dois deputados estaduais”, disse a ex-vereadora Lúcia Antony, que disputa uma vaga na ALE.
A chapa Amazonas de Todos Nós vai concorrer com Hissa Abrahão ao Governo, Arthur Neto ao Senado, além de 12 candidatos a deputado federal e 54, estadual. PSDB, PPS e PV formam a coligação, com total de 68 candidatos.
PSTU, PCB e PSol não coligaram, e cada um desses partidos vai lançar candidatos próprios. Herbert Amazonas vai concorrer ao Governo pelo PSTU, com Tarcísio Leão ao Senado, além de dois candidatos à Câmara e à ALE.
Também com dois candidatos ao parlamento, o PCB concorre com Luiz Navarro ao Governo e Francisco Castelo ao Senado. O PSOL participa com Luís Carlos Sena na disputa pelo Governo e Evandro Carreira ao Senado, além de dois candidados a deputado federal e quatro, a estadual.
A coligação Democracia e Trabalho, das legendas PTN e PTC, terá 54 candidatos a deputado estadual. A chapa formado por PRP, DEM e PDV registrou 53 candidatos a deputado estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário