Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

AGORA É LEGAL....

                                  *Osny Araújo

De acordo com o que determina a Legislação Eleitoral (lei 9.504-97), desde o último dia 6, os candidatos devidamente registrados podem fazer campanha política de forma legal, mostrando a sociedade as suas propostas de trabalho caso tenham sucesso no pleito.
O que se espera, é que esse período seja tratado com muita responsabilidade pelos políticos, com os candidatos trabalhando uma campanha eleitoral em alto nível, deixando de lado as questões pessoais, que não levam a lugar nenhum.
Esse espaço determinado pela Justiça Eleitoral, é próprio para que os candidatos e partidos políticos, demonstrem educação e não deseducação política e com isso, a democracia seja cada vez mais fortalecida. É isso que a sociedade deseja e é isso que esperamos que aconteça neste período de campanha eleitoral.
Serão três meses de muita conversa em função da campanha que já estamos vivendo, ainda não com muita intensidade, o que acontecerá com a aproximação do pleito e com o início das apresentações dos candidatos na mídia eletrônica, através o radio e a televisão.
O que se espera neste período, é que os políticos, se preocupem realmente com as questões coletivas, com projetos interessantes e importantes para a sociedade e deixem de lado questões pessoais, sem nenhuma importância para o pública, apenas com o intuito de denegrir imagens de adversários na esperança de angariar votos. Isso, não é educação e nem interessa a ninguém.
Durante a campanha, é dever do candidato prezar pela ética, pelos bons costumes, princípios e demonstrar algum conhecimento sobre as questões maiores do município, do Estado e do país, para poder ter argumentos fortes para postular um cargo eletivo.
Os ouvidos da sociedade não podem ser transformados em lixeira. Quem agir dessa forma, estará sinalizando claramente a maneira como se comportará caso seja eleito, deixando claro que a sociedade não terá nenhuma vantagem com a eleição de candidatos que tiverem essa postura.
A grande novidade do pleito, é que começa a valer o Ficha Limpa, o que dará maior qualidade aos candidatos, com o objetivo de acabar de uma vez por todas com a corrupção política praticada em larga escala no País.
Essa Lei, já em vigor, ainda não será suficiente para limpar toda a sujeira política que existe, mas representa um grande e importante passo nesse rumo, tão importante para o nosso processo política, como para o fortalecimento da própria democracia.
É durante este período, que o eleitor terá a grande oportunidade de ouvir as propostas, conhecer os candidatos e fazer uma análise geral para poder definir o seu voto. Nunca é demais lembrar, que o voto é a grande e poderosa arma da democracia e sem bem utilizada, tem um grande poder.
Nesta campanha, com o Ficha Limpa em ação, a sociedade certamente estará livre de muitos candidatos condenados por alguns desmandos e dessa forma, rifados por determinação tempo da política. É ou não é um grande começo rumo à moralização do sistema?
Da mesma forma que estamos exigindo candidatos éticos, o eleitor, também precisa ser ético na hora de escolher e votar.
Vamos prestar bem atenção nas propostas dos candidatos no decorrer da campanha política e tentar escolher os melhores. Vamos eleger os candidatos mais éticos, mais compromissados com a sociedade e que demonstre competência para o exercício do mandato.

*Osny Araújo é jornalista e analista político
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: