LIDERANÇAS CONHECERAM AÇÕES
DO INCRA EM MANAQUIRI
Manaus - As ações que o INCRA desenvolve no município de Manaquiri foram reconhecidas publicamente pelo prefeito em exercício Ney Reis e pelo presidente da Câmara Municipal, Janderley Carvalho, durante uma reunião realizada no auditório do Palácio 25 Fevereiro (Prefeitura), oportunidade em que a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, falou com detalhes para os presidentes de 19 comunidades rurais e dezenas de assentados, do trabalho que o INCRA realiza no município, promovendo uma reforma agrária sustentável, produzindo com respeito o meio-ambiente.
No encontro com as lideranças das comunidades rurais, onde estão os quatro assentamentos – (projetos de Assentamentos Cabaliana I e II e os projetos agro-extrativistas Bela Vista e Mandioca, com um total de 3.659 famílias assentadas), Socorro Feitosa, assessorada pelos chefes das Divisões de Desenvolvimento, Giovani Araújo, de Administração, Omar Oliveira e Fundiário, José Brito fez uma ultra-sonografia de todo o trabalho que vem sendo feito em Manaquiri, mostrando desde o início da presença do INCRA no município com a criação dos projetos tradicionais até a chegada do novo foco da reforma agrária, onde a instituição procura direcionar as suas ações para as áreas de várzeas e de preservação, reconhecendo as populações tradicionais como beneficiárias do programa, levando os benefícios do Governo a essas famílias que apoiadas pelos braços da reforma agrária passam a desenvolver ações produtivas de acordo com as normas ambientais, provando que na Amazônia é possível praticar a reforma agrária sem agredir o maio ambiente.
No mesmo instante em que anunciava a entrada em campo de duas equipes técnicas do INCRA no município para a coleta de assinaturas para o contrato de novas casas através do Crédito Habitação, no valor nominal de R$ 15 mil e da inscrição de futuros beneficiários da reforma agrária, Feitosa falou da importância das parcerias para o bom andamento dos trabalhos.
Frisou o espírito de colaboração que existe entre a Prefeitura de Mananuiri e os movimentos sociais estabelecidos no município, fazendo com que as ações ganhem mais celeridade. “Essa parceria é importante, porque reforma agrária não se faz de forma isolada, é uma corrente que precisa da participação de todas e a parceria que temos com a prefeitura de Manaquiri, vem produzindo excelentes resultados” – afirmou.
VÁRZEA E MEIO-AMBIENTE
Socorro Feitosa fez questão de frisar que hoje o INCRA está buscando sanar todos os seus passivos ambientais, afirmando, por exemplo, que os projetos de reforma agrária de Manaquiri estão literalmente geo-referenciados e dentro das normais que regem o meio-ambiente, meta que está sendo trabalhada em todos os projetos de reforma agrária nos 47 municípios do Estado, em função de acordos estabelecidos com os órgãos ambientais.
“Com essa visão – disse Socorro Feitosa – estamos corrigindo toda a história do órgão no Amazonas, com respeito ao meio-ambiente e uma compensação ambiental que estamos começando a fazer com a instalação de banheiros biodigestores, próprios para enfrentar as intempéries das várzeas, programa pró-chuva para a captação de água e o telamento das casas para evitar a incidência da malária”.
Disse ainda, que as casas que estão sendo construídas nos assentamentos estão sendo todas trabalhadas com madeira certificada, cumprindo com mais um item das normas ambientais, de acordo com compromissos assumidos pelo INCRA com o IBAMA e IPAAM.
Lembrou ainda, das dificuldades para elevar a reforma agrária para a várzea e considerou que isso só foi possível após uma longa negociação com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) que assinou um Termo de Cooperação Técnica sem o qual seria impossível a efetivação dessas ações.
TIME NOTA 10
Time nota 10. Foi com essa expressão que o prefeito de Manaquiri Ney Reis saudou a equipe do Governo Federal, representada naquele ato pelo INCRA, para em seguida enaltecer o “grande trabalho que o órgão vem realizando em nosso município, numa parceria verdadeiramente vitoriosa e importante para desenvolvimento socioeconômico de Manaquirí”.
O prefeito foi mais alem, afirmando que o município sempre estará à disposição do INCRA para continuar a receber os benefícios do Governo Federal, através a reforma agrária, a fim de que possa ser um grande produtor de alimentos oriundos da agricultura familiar, como já ocorre com a batata-doce, que ano passado teve uma produção em torno de 850 toneladas, fazendo do município o seu maior produtor no Estado.
Nessa mesma linha de pensamento foi o presidente da Câmara Municipal, vereador Janderley Carvalho, ao reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelo INCRA no município.Nas fotos, a superintende3nte Socorro Feitosa fala aos lidres rurais que estão na foto da platéia. ( Fonte: Ascom INCRA-AM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário