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segunda-feira, 26 de abril de 2010

Agronegócios

Ações do Sistema FAEA/SENAR no interior do AM
                                                             
                                                                            *Thomaz Meirelles

O Sistema FAEA/SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas) estará inaugurando, no próximo dia 15 (quinta-feira), às 10h, a primeira sala do Programa Inclusão Digital Rural em nosso Estado, mais exatamente na sede do Sindicato Patronal Rural de Parintins. O Programa Inclusão Digital Rural, desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA e do SENAR (Administração Central), irá oferecer aos produtores e trabalhadores rurais, dentre outros benefícios, a capacitação para o uso adequado e eficiente das tecnologias da informação, através de cursos gratuitos com duração de 20 horas, e conteúdo cuidadosamente elaborado para repassar, de forma simples e direta, as informações necessárias ao acesso, via internet, ao Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br), endereço das informações imprescindíveis ao sucesso na atividade rural. Além disso, a partir da Sala do Programa de Inclusão Digital Rural, serão desenvolvidas, pelo SENAR, atividades de ensino à distância contribuindo para a profissionalização de nossos produtores. Em Parintins, o Programa de Inclusão Digital Rural já conta com duzentos produtores rurais inscritos para os cursos, cuja programação já se inicia na data de inauguração. Em outra programação ocorrida no último fim de semana, o Sistema FAEA/SENAR (AM) promoveu, na comunidade Murituba, localizada no município de Codajás, a primeira ação, em nosso Estado, do Programa “Útero é Vida” desenvolvido pela CNA e o SENAR de prevenção do câncer do colo do útero, e que tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo. No referido evento foram atendidas 350 mulheres, que realizaram a coleta de material para o exame de Papanicolau e participaram de palestras educativas, encerrando o seu atendimento no espaço beleza, onde puderam optar por cortes, escovas e/ou manicure. Simultaneamente às atividades da mulher rural, aconteceu a Rua do Lazer – um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizavam os exames, assistiam às palestras e cuidavam da beleza, as crianças ficaram envolvidas em diversas atividades de lazer. Os resultados dos exames serão divulgados em aproximadamente 15 dias. As mulheres em que eventualmente forem detectadas alterações celulares serão encaminhadas a tratamento pelos órgãos responsáveis. A coluna Agronegócios agradece a informação recebida, e parabeniza o novo presidente do Sistema, Muni Lourenço, e toda sua equipe, pelo esforço e dedicação em sempre levar dias melhores ao meio rural do Amazonas, seguindo a filosofia traçada pelo saudoso amigo Eurípedes Lins.
Ampliar mercado para fruticultura
Estratégias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que a fruticultura brasileira continue ganhando projeção no mercado externo, foram apresentadas na reunião da Câmara Setorial da Fruticultura, em Brasília. O diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, Eduardo Sampaio, recomendou a ampliação de parcerias do setor com governos estaduais, câmaras de comércio bilaterais e maior participação em rodadas de negócios e missões comerciais em outros países, na busca de novos mercados. Sampaio informou que a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) conta com o apoio dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além da parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para promover o comércio de produtos agrícolas no exterior. Números - O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e o destaque na pauta de exportações continua sendo o suco de laranja. No mercado mundial, são brasileiras 2,054 milhões de toneladas de frutas, do total de 2,290 milhões comercializadas. Os países da União Europeia são os maiores compradores do produto, sendo 96% do Brasil. (Fonte: Mapa)
Menos de 20% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças
18,9% da população optam por cinco ou mais porções diárias desses alimentos e apenas 14,7% são ativas no tempo livre. Preocupa a proporção de pessoas que consumem refrigerantes, produtos gordurosos e o sedentarismo no país. As frutas e hortaliças estão mais presentes no prato do brasileiro. Estudo inédito do Ministério da Saúde revela que 30,4% da população com mais de 18 anos optam por esses alimentos cinco ou mais vezes na semana. E 18,9% consumiram cerca de cinco porções diariamente em 2009 - 2,6 vezes mais que o registrado em 2006, 7,1%. Isso equivale as 400 gramas diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Contudo, o Ministério da Saúde alerta para o aumento no consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura e do número de sedentários no país. Os dados sobre o perfil da alimentação do brasileiro e o hábito de fazer atividade física integram levantamento realizado todo ano pelo Ministério da Saúde, o Vigitel. Foram entrevistadas 54.367 entre os dias 12 de janeiro e 22 de dezembro de 2009. (Fonte: Ministério da Saúde).

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio e escreve semanalmente neste endereço.E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com



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