Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ação de prevenção às queimadas
 e incêndios florestais


Manaus - Com a aproximação da chegada doi verão, época propícia às  queimadas na região, o Governo do Amazonas, atravérs a Secretgaria do Desenvolvimento Sustentável (SDS), começa a tomar providências preventivas para evitar incendios florestais no Estado.
om esse objetivo, a SDS jniciou a primeira etapa do PECPQ-AM, que se estenderá até maio, levando aos municípios que registraram maior índice de calor em 2009 os profissionais do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima) da SDS, que trabalham na mobilização dos comunitários.
Nesta primeira etapa já foram realizadas ações em Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Careiro da Várzea e Presidente Figueiredo.
No período de 13, terça, até 15, quinta, começaram as oficinas de formação e sensibilização. O primeiro município a receber a atividade foi Iranduba. No total, cerca de 1430 pessoas participarão das oficinas e dos treinamentos durante o período de execução das ações em 22 municípios do Estado. A ação visa ainda reduzir em 20 por cento os focos de calor.
Em 2009 o Amazonas enfrentou sérios problemas com as queimadas e incêndios florestais. Entre os meses de setembro e novembro, em algumas ocasiões, a cidade de Manaus amanheceu encoberta de fumaça, gerando suspensão nas atividades do Aeroporto Eduardo Gomes por causa da visibilidade insuficiente para pousos e decolagens; as fumaças causaram também a diminuição da visibilidade no trânsito; e na área da saúde, 70 por cento das crianças atendidas tinham infecções respiratórias.
Por conta desses fatores, o Governo do Amazonas concentrará esforços para executar as ações nos 22 municípios em que ocorreram os maiores focos de calor no ano de 2009: Autazes, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Manaus, Silves, Itapiranga, Caapiranga, Maués, Parintins, Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Canutama e Lábrea.



Nenhum comentário: