Aquífero da Amazônia pode abastecer
população mundial cerca de 100 vezes
Manaus - O aquífero Alter do Chão, localizado nos estados do Amazonas, Pará e Amapá, na Amazônia, tem o maior volume de água potável do mundo, suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes. É o que aponta o estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A reserva tem volume de 86 mil km³ de água doce.Um novo levantamento, de campo, deve ser feito na região para avaliar a possibilidade de o aquífero ser ainda maior do que o calculado inicialmente pelos geólogos.
Dobro de volume do Aquifero Guarani
Em termos comparativos, a reserva Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani - com 45 mil km³ de volume -, até então considerado o maior do país e que passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai.
"Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões. O que nos resta agora é convencer toda a cadeia científica do que estamos falando", disse Milton Matta, geólogo da UFPA.
O Aquífero Alter do Chão deve ter o nome mudado por ser homônimo de um dos principais pontos turísticos do Pará, o que costuma provocar enganos sobre a localização da reserva de água.
Aquífero Grande Amazônia
"Estamos propondo que passe a se chamar Aquífero Grande Amazônia e assim teria uma visibilidade comercial mais interessante", disse Matta, que coordenou a pesquisa e agora busca investimento para concluir a segunda etapa do estudo no Banco Mundial e outros patrocinadores científicos.(P.Amazonia e G-1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário