Pesquisar este blog

sábado, 6 de fevereiro de 2010

LULA PROMETE LIBERAR OBRAS DA BR-319


Manaus - Parece que finalmente a BR-319, rodovia de integração construída durante o regime militar interligando Manaus a Porto Velho e daí ao eixo-rodoviário nacional, muito mau vista pela ex-ministra Marina Silva e pelo atual ministro do Meio Ambiente, o também ambientalista Carlos Minc, finalmente deverá ter a sua recuperação inteiramente liberada e com isso, as obras poderão ser tocadas com tranqüilidade.
Apesar de todo o esforço e empenho do ministro Alfredo Nascimento, senador licenciado e pré-candidato ao Governo do Amazonas, as obras da Br-319 sempre tiveram na mira dos órgãos ambientais, mesmo a despeito das repetidas vezes em que o presidente Lula, ao passar por Manaus, dava a certeza da sua realização.

O presidente Lula teria garantindo ao ministro Alfredo Nascimento que antes dele deixar o Ministério dos Transportes, se desimcompatibilizando para concorrer às eleições, as obras dessa importante rodovia de integração para a região, deverá finalmente ser liberada.

O presidente Lula deverá assinar um decreto criando a “estrada-parque”, entre o Km 250 e o 656, trecho onde as obras estão paralisadas, porque o ministro Carlos Minc e o Ibama se recusam a conceder a licença, mesmo com todos os estudos de impacto ambiental realizados por instituições credibilizadas.

O presidente Lula já teria determinado ao advogado-geral da União a se reunir com os ministros do Meio-Ambiente e com o dos Transportes para viabilizar juridicamente o decreto e com isso liberar as obras no trecho que está embargado.

A respeito do assunto, o ministro Alfredo Nascimento, afirmou: ”Quando se cria uma estrada-parque, tira-se do trecho tudo o que pode causar devastação”.

Ele disse ainda que o Governo Federal e o Exército já estão atuando na demarcação de todas as Unidades de Conservação exigida pelo Ibama.

Nenhum comentário: