segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
SINUCA DE BICO OU GOLPE DE 20?- *Osny Araújo
Como para muitos observadores a política também pode ser comparada a um jogo, onde existe técnica, estratégia, esquema, preparo físico etc, vou utilizar neste artigo o sentido figurado de um jogo de sinuca, para se ter uma idéia do tamanho da embrulhada em que se meteu o governador Eduardo Braga, aliado desde o primeiro momento do presidente Lula.
Lula apóia literalmente, pelo menos é que à mídia afirma, a candidatura do senador-ministro Alfredo Nascimento (PR) ao governo do Estado. Já o aliado Braga, vem puxando brasa para alicerçar a candidatura do seu vice, Omar Aziz (PMN), o que se ocorrer, racharia a base aliada do Governo Lula no Amazonas e parece que ele não está nada satisfeito com essa situação.
Penando também na eleição da sua candidata a presidência da República, a ministra Dilma Roussef, o presidente Lula começa a querer definir logo essa partida, antes que seja necessária a prorrogação. Ele deseja definir tudo no tempo normal.
Pensando dessa forma, semana passada conversou com o governador Eduardo Braga em Brasília e deverá fazer o mesmo ainda com o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), também aliado e com o vice-governador Omar Aziz, para fazer uma costura política, onde todos ficar satisfeitos e freqüentar o mesmo palanque.
Nessa reunião do presidente com o governador sobre sucessão no Amazonas, nada foi definido, mas bom jogador que é, Lula colocou Braga numa sinuca de bico e mais, ainda he aplicou um golpe de 20.
Quem conhece o jogo de sinuca, sabe que essa é uma situação realmente difícil e para matar a jogada, o cara tem que ser craque. Sei que Braga maneja muito bem um taco política, mas neste momento, ele precisa usar toda a sua maestria e técnica para fazer uma grande jogada e essa jogada, certamente passará por muitas conversas e preleções.
Lula, que tem todos os cursos sobre política, não fez nenhuma imposição ao governador amazonense, só disse simplesmente que não quer ver a base governista em palanques separados e como para um entendedor meia palavra basta, naturalmente que o seu pensamento está na possibilidade de Braga vir a apoiar o seu candidato ao Governo do Estado, ou seja, o ministro Alfredo Nascimento.
Eduardo Braga tem tempo para pensar e ensaiar uma grande jogada para sair dessa sinuca de bico e do golpe de 20, considerando que esse jogo só deverá ser definido lá para o meado de março. Até lá, Braga vai pensando, passando giz no taco para uma grande tacada e nós, ficamos na platéia para ver o resultado.
Ficou claro na reunião de Brasília que a construção dessa unidade política da base aliada do presidente Lula no Amazonas, passará inteiramente pelas mãos de Eduardo Braga, que deverá atuar como coordenador dessa difícil e delicada ação.
Como ninguém desconhece o seu talento e as suas habilidades políticas, ele que possivelmente deixará o Governo para postular uma vaga no Senado da República, já deverá estar agindo para descascar esse grande abacaxi que o presidente Lula colocou em suas mãos. É nessas horas, que o bom articular vencer uma porfia e Braga sabe jogar bem esse jogo.
Alfredo Nascimento, por seu turno, está convicto de que esse palanque único sugerido por Lula será o seu palanque, chegando a anunciar que se não for ele o candidato do presidente Lula ao Governo do Amazonas, sequer participará do processo eleitora.
Isso significa dizer, que Nascimento retomará o seu lugar no Senado, hoje ocupado pelo senador-suplente João Pedro do PT e com isso, o Partido do Governo perderá um senador, no caso o João Pedro e de quebra o PR terá um a mais, com o retorno de Alfredo Nascimento.
Dá para perceber, que o presidente Lula tem todo interesse nesse processo, daí o chamamento das lideranças políticas aliadas no Estado para essas reuniões em Brasília afim de que tudo seja resolvido à moda Lula paz e amor e as composições políticas no Estado não sejam rachadas, o que certamente garantirá com tranqüilidade a eleição do Nascimento ao Governo do Estado e a continuação de João Pedro no Senado, podendo ainda quem sabe, Aziz continuar como vice-governador por mais uma temporada. Vamos esperar para ver.
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário