Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Hospital Francisca Mendes será ampliado

Manaus - O Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), na zona Norte, será ampliado. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, novas unidades de tratamento intensivo serão construídas. O HUFM vai oferecer atendimento em cardiopediatria, cirurgias cardíacas, pediátricas e neonatais além de transplantes de coração. Com a nova UTI Coronariana, o hospital Francisca Mendes vai realizar até quatro cirurgias por dia dobrando a capacidade. A UTI terá oito leitos, previstos para ser entregue num prazo de 90 dias. As obras iniciam ontem (1º). As novas instalações devem ser entregues a partir do segundo semestre deste ano.
Hoje, o hospital conta com uma UTI clínica com 12 leitos, usada tanto no pós-cirúrgico dos pacientes que passam por cirurgia cardíaca, quanto para o paciente clínico da rede. Com a nova UTI Coronariana, o hospital vai poder fazer até quatro cirurgias dia – atualmente são feitas duas, em média – e ainda aumentar a capacidade de atendimento aos demais pacientes.

Cardiopediatria

Na área de cardiopediatria, o será construida uma UTI pediátrica de sete leitos, sendo três neonatais e uma enfermaria com 14 leitos. Além da estruturação física, está em andamento a capacitação dos recursos humanos do Hospital Francisca Mendes, a partir de parcerias em curso com duas instituições referência em cirurgias cardíacas infantis: o Instituto Nacional de Cardiologia das Laranjeiras, no Rio de Janeiro e o Hospital Beneficente Portuguesa, em São Paulo.
Atualmente, cirurgias cardíacas infantis estão sendo oferecidas na rede pública por meio de uma parceria do Governo do Estado com o Hospital Santa Julia, que é particular. A implantação do serviço na rede pública vai ampliar a capacidade do Estado de atender crianças cardiopatas.

Hemodinâmica

A unidade terá ainda a duplicação do serviço de hemodinâmica (estudo dos movimentos e pressões da circulação sanguínea) que permite o diagnóstico de doenças por meio de exames como angiografias (estudo dos vasos) em geral e a realização de alguns tratamentos que substituem as cirurgias tradicionais.
O Francisca Mendes mantém em funcionamento sete ambulatórios para atendimento cardiológico, além dos ambulatórios de Valvulopatia, Ritmologia, Insulficiência Coronária e Cardiopatia Congênita. Na área de diagnóstico, a unidade oferece diversos serviços essenciais, dentre os quais eletrocardiograma, ergometria, cintilografia e medicina nuclear.

HUFM

O Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) pertence à rede de saúde estadual, sendo administrado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a partir de uma parceria com o Governo do Estado. Desde 2005, a unidade é credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Cardiologia de Alta Complexidade e atende pacientes do Amazonas e dos demais estados da Amazônia Ocidental.
Em cinco anos, foram realizadas na unidade cerca de 1,4 mil cirurgias em pacientes adultos, evitando a necessidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), até então única alternativa para os que necessitavam ser submetidos a cirurgias do coração. A unidade também realiza serviços complementares ao diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas. Mais de 7 mil procedimentos, como cateterismo, implante de marca-passo e arteriologia foram feitos no local. (Agecom)

Nenhum comentário: